Há uma lista enorme de golpes na Europa, desde os mais simples até os mais sofisticados. Cuidado nunca é demais principalmente nas grandes cidades. Assista o vídeo para ver algumas dicas de segurança na viagem e alguns golpes na Europa muito comuns.
Golpes na Europa e dicas de segurança
Pulseirinha
Alguém muito amigável chega perto de você, conversa e põe uma pulseirinha no seu braço. Depois cobra um valor, por exemplo 5 ou 10 euros por ela. Se você não pagar, ela faz um escárceu e chega os ~amigos~que te pressionam para pagar a maldita pulseirinha. Um dos golpes na Europa mais comuns.
Policial à paisana
Uma pessoa diz que é policial disfarçado e pede para ver seus documentos ou seu dinheiro. Ele pode pegar tudo e sair correndo, falar que as suas notas são falsas e trocar por outras (que são as falsas de verdade) ou pedir para que você o acompanhe. Não faça nada do que ele pedir, pois os policiais são todos uniformizados e normalmente não irão puxar papo com você.
Leia também > 15 dicas para viajar para a Europa
Cardápio duplo
Alguns restaurantes possuem dois tipos de cardápio exatamente iguais, só que com preços diferentes. Quando você vai pedir te dão o mais barato e na hora de acertar as contas você percebe que está mais caro do que era. Aí eles te mostram o cardápio com preço maior. Evite comer em restaurantes meio escondidos e próximos a atrações turísticas, os quais normalmente são beeem mais caros e ruins. No geral, é recomendável comer a 6 quadras de qualquer lugar super turístico. Veja mais dicas no post ERROS ANTES DA VIAGEM: O QUE NÃO FAZER ANTES DE PISAR NO AVIÃO!
As gurias dos bons drinks
Duas gurias super bonitas chegam em você, super interessadas e flertando, pedindo para pagar alguns drinks para elas. Aí você paga, se diverte, e na hora de ir embora percebe que a conta está absurdamente errada, como cada drink custou 100 euros. Você procura pelas gurias, mas elas já sumiram e no lugar apareceram seguranças do bar te obrigando a pagar.
Ajuda para levar as malas ou comprar tickets
Não aceite ajuda de ninguém nas estações de trem, pois normalmente eles pegam suas coisas e saem correndo ou ainda compram tickets que você não deveria comprar e embolsam o resto do dinheiro.
Porém se VOCÊ pedir para alguém (que acredite que não irá te enganar) é mais tranquilo, já pedi ajuda na Alemanha e sempre foi de boa, até a velhinha que falou que não precisava comprar ticket…sendo que precisava sim aheuahe
Assinar petições
Chamam você para assinar alguma petição como ajuda aos animais, aos refugiados etc. Aí outra pessoa passa a mão no seu bolso ou mochila enquanto você está distraído ou te cobram por ter assinado a lista.
Cartão clonado
Algumas máquinas podem ter instalado um sisteminha que capta todos os dados do seu cartão, tanto na máquina de pagar quanto nos caixas eletrônicos. Prefira pagar no dinheiro, as vezes não é culpa do lugar, pode ser até um funcionário que instalou. Aí algumas semanas ou meses depois aparece um valor absurdo no seu cartão.
Prefira ATMs que tenham câmeras instaladas diretamente pra direção que elas estão, sempre cubra a sua mão ao digitar a sua senha e escolha agências abertas para sacar, pois se a máquina “comer” o seu cartão, você tem como recuperá-lo.
Bolsas furtadas
Evite usar bolsas de botão, escolha as de zíper pois te dão mais segurança, se possível zíper com buracos para por um cadeado ou algum outro tipo de fecho. Assim te dá mais segurança ao entrar em metrôs super lotados (o melhor mesmo é evitar a hora do rush, foi exatamente assim que furtaram o celular em Santiago).
Veja algumas dicas e golpes de arte marcial para usar em casos extremos > DEFESA PESSOAL: DICAS PARA VIAJAR SOZINHA
Eu prefiro usar mochila, pois são muito difíceis de puxar enquanto você está usando e tem diversos compartimentos, sendo que o melhor é o do notebook. Ali sempre coloco passaporte e dinheiro.
Quando sentar em algum lugar, mantenha a sua mochila no seu colo ou entre as pernas e coloque uma das alças em volta do pé da cadeira ou do seu pé, pois se puxarem, você irá sentir.
Mantenha o passaporte sempre com você
Pochete é um negócio muito tenebroso e gigante para usar, sem falar que é horrível uaheuae Opte pelas doleiras que são menores e mais finas, perfeitas para por na cintura e dentro da calça. Com certeza o lugar mais seguro para guardar seu passaporte e dinheiro.
Divida seu dinheiro
Coloque uma parte do seu dinheiro na doleira, outro na mochila, outra parte escondida na mala no hotel, outro na meia, no sutiã…divida o dinheiro! Nunca deixe tudo numa carteira pois se levarem já era!
Tem mais dicas no video, assista!
Salve no pinterest!
É isso aí galera, espero que vocês tenham gostado desta lista de golpes na Europa! Se foi útil pra você, curta a fanpage do Apure Guria e se inscreva no canal no Youtube que me ajuda um mooonte!E se você realizar alguma viagem, por favor, colabore com o blog usando os links aqui embaixo, vai me deixar super feliz ?
Veja também:
Ótimas dicas. Sempre procuramos seguir justamente tudo isso que tu falaste aqui. Muito bom. Obrigada por compartilhar!!
Post de utilidade publica! E pior que não vale só pra Europa, mas pra todo canto. 😉
Realmente todo cuidado é pouco! Essa do cardápio nem tinha conhecimento, que bando de picaretas!
Ótimas dicas, eu acho que até hoje tive sorte e não caí em um golpe desses, mas vou ficar esperto! 😉 Gosto de usar essas bolsinhas tipo doleira e dividir o dinheiro em vários lugares também hehe. Valeu!
Ah um post muito pertinente viu?! Obrigada por compartilhar conosco.
Adorei o post!!! Esses cuidados temos que ter ao visitar qualquer lugar… Infelizmente, os golpistas estão por toda parte… Parabéns pelo post!!!
Nossa cara, o do cartão clonado é FODA! Todos esses golpes são realmente comuns aqui, tem que ficar esperto… Adoramos o vídeo hehehehehe
Eu já fui vítima de alguns golpes na Europa! Furtada duas vezes em Barcelona, em viagens diferentes e o típico golpe da pulseirinha. Mas no final eu dei uns euros pq fiquei com pena e tava em um dia de paz, pq sou dessas que faz qualquer golpista se arrepender de ter me escolhido! Arrumo um barraco, saio no tapa, me embolo no chão até recuperar o que é meu! hahaha
Realmente é preciso estar sempre atento. Perto dos pontos turísticos sempre tem umas menininhas com listas pra assinar, sempre fugimos delas!! Kkk
ahh sim, essas ai sao tenebrosas!
Bem, já me fartei de viajar pela Europa e admito que nunca me deparei com nenhuma dessas situações! A não ser talvez a da ajuda para levar malas e assim, já me aconteceu em vários lados e é capaz de já ter acontecido pela Europa, é uma situação muito comum até. Talvez tenha sido sorte, não sei. Mas as dicas são óptimas e cuidados em viajem nunca são demais, seja na Europa ou noutro lado qualquer! Há sempre gente que se aproveita das nossas distracções 🙂
Estou pasma com esta tua lista! Nunca nenhuma dessas coisas ocorreram comigo e olha que jà zanzei muito por là! Quais cidades/países você passou? Tudo isso ocorreu com você?
Bom, sou de SP e moro no centro… to escolada com algumas coisas…..
Na Itàlia existem cardàpios diferentes, mas tudo depende se você se senta ou se come algo em pé no balcão! Mas enfim, todo cuidado é pouco!
Felizmente nunca passei por nenhum desses apuros fora do Brasil, mas várias dessas já aconteceram comigo aqui mesmo no nosso país. É sempre bom estar alerta. Ótimo post.
Muito bom! Esse post é útil para qualquer viajante. Graças a Deus nunca passei por uma dessas! Mas é sempre bom não dá bobeira. Parabéns pelo post!
Que medo!! Mas sempre bom ler essas dicas pra ficar em alerta, afinal têm golpes que podem acabar com a nossa viagem. Parabéns pelo post!
Legais as dicas… Nunca tinha ouvido falar na do cardápio duplicado. Mas sobre o passaporte… Sempre deixo no cofre do hotel… Mas para quem fica em hostel, é difícil, né? Vou compartilhar…
Temos que está ligado, a picaretagem rola solta em qualquer lugar do mundo.
Show. Super me divirto com seus vídeos. Essas dicas que você deu são ótimas.
Angie, essas dicas ajudam e muito para quem pretende viajar para a Europa. Graças a Deus quando fui para lá não tive nenhum problema, mas conheço pessoas que tiveram.
Aposto que a bandidagem na Europa ta rolando solta!
Fale-me sobre apuros na Ásia!?
Japão,Tailandia (pena de morte),Malásia,Indonesia (pena de morte),Vietnã,acredito que nem na Índia tem destas bandalhos!Antigamente a ma fama caia nos italianos,e no entanto quando fui ao ,atenção! Museu Gugenhein em Bilbao,na Espanha,para entrar as bolsas e mochilas tem que passar pelo Raio-X,em seguida tem que ficar lá no setor de segurança.Só porque eu estava com uma Vuiton da minha avó de tão velha,quando vi que a tal da Vuiton “sambada” tinha que ficar la,num passe de mágica tirei a carteirinha do dinheiro (1900 Euros),e coloquei no bolso de traz da calça de jeans,e fui visitar o grande Museu Gugenhein,pois já conhecia o de Nova York.Na volta pedi minha bolsa e fui para a cafeteria do museu.Estava cheia de senhoras norte-americanas,mas a roubada tinha que ser a brasileira,afinal aqui e a capital mundial dos malandros e bandidos.Na hora não percebi,mas observei que a bolsa não estava tão pesada assim.Olhei e não vi nada de diferente.Ao chegar em Biarritz onde estava hospedada,ao sair do carro senti frio.Fui na bolsa pegar um casaco da imaginem,C e A,e cadê?Depois fui procurar uma bolsinha aonde estavam os meus comprimidos,cadê?Meu namorado ficou furioso,achando que tinham levado meus Euros,eu disse que nao eles devem estar numa “pobreza de amargar”,quando simplesmente me lembrei de um ditado dos meus tios na infancia:me desculpem,mas já que brasileiro e ladrao,traficante e brasileira e prostituta e traficante,tenho direito de dizer a raça do ditado:”Basco e Basco! Simples assim! E gracas ao velho ditado dos meus tios,fui roubada pelos seguranças do museu,o casaco e os comprimidos!Mas o meu “passe de mágica de brasileira,os bascos e nem meu namorado viu!E não levaram o meu dinheiro!Olha so a encrenca que não ser,no Museu Gugenhein de Bilbao,Espanha,terra dos BASCOS! Bandidos!
Excelentes dicas. Em Lisboa, na Praça D Pedro IV, tentaram dar um golpe diferente. Uma jivem romena muito bonita aproximou-se da mesa onde estávamos e com um cartaz tamanho A4, pediu ajuda. Ela se mostrava desesperada e apontava para o papel que jogou em cima da mesa onde estava meu recem comprado IPhone 7plus. Disfarçadamente tentou pegar o papel, já segurando o iPhone. Tive um reflexo rápido e bati com força no papel, e falei em voz alta, assuntanda ela pegou só a folha e sumiu na multidão. Minha mulher e meu filho ficaram impressionados com meu reflexo pois, estavam olhando só para o rosto da moça.
Um outro golpe muito aplicado são dados por ciganos, geralmente senhoras vestidas de negro. Elas ficam próximas a monumentos. Em Lisboa, no Mosteiro do Jeronimos, eu as vi cercarem um turista e levarem a bolsa. Elas oferecem fitinhas, terços e te cercam. Em Florença, no Porcellino, cuidado ao jogar as moedas na fonte verifique elas caíram na grade. Os ciganos(as) ficam sempre no entorno e qualquer descuido eles agem. É bom certificar-se de que as moedas caíram na grade, dificulta o trabalho de pescarem as moedas sem que a Polícia aja.
No Peru, esse ano, fizeram comigo o da pulseirinha… Mas sem pulseirinha… Foi em Cusco: era uma fitinha colorida com alfinete que botavam na sua roupa como se fosse um broche, e aí depois te cobravam… Como era baratinho, coisa de 2 reais, não esquentei nem criei caso…
Na Itália passamos um calor na Piazza dei Popoli quando uns indianos pegaram nossa câmera, insistindo que tirariam foto nossa, e depois pra nos devolver tivemos q dar dinheiro a eles. Outros chatos são os que ficam vendendo lenço, insistindo, até a gente ser grosso com eles!
nuss essa da camera eh nova pra mim, nunca tinha ouvido falar! obrigada por compartilhar Daniele!
Em Roma, fui vítima de um golpe… primeiro dia, acabou com a viagem. Um cara de carro parou eu e meu irmão pedindo ajuda porque estava perdido e sem gasolina no carro, disse que era sócio de uma loja de grife e nos mostrou uma jaqueta, dentro do pacote parecia boa… Disse que daria pro meu irmão por ele ser gentil e que em troca meu irmão ajudasse ele com um dinheiro pra por gasolina, ficou intimidando e meu irmão acabou dando 20 euros… até porque, mesmo que fosse réplica seria um preço bom, quando foi ver depois a jaqueta era toda velha e rasgada. (DEPOIS OS BRASILEIROS QUE SAO MALANDROS)