O Parque Güell faz parte das atrações mais famosas de Barcelona. Trata-se de um parque urbano com vários elementos do modernismo catalão projetado por Antoni Gaudí, um dos arquitetos mais geniais do mundo.
O local foi criado por encomenda do amigo Eusebi Güell e deveria ser um condomínio de luxo, porém foi um fracasso total. Nenhum burguês queria viver numa cidade jardim com formas estranhas e um estilo inovador. Sem falar que não havia meios de transporte adequados e as condições de aquisição de cada terreno eram complexas, apenas 1/6 de cada um poderia ser usada para habitação.
Felizmente foi vendido ao Munícipio de Barcelona após a morte de Eusebi e aberto à visitação em 1926, se tornando um dos lugares mais visitados de Barcelona. Foi declarado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1984, assim como todas as obras de Gaudí.
Confira como é a visita no Parque Güell e assista o vídeo!
Parque Güell: todas as informações para sua visita
Avisos antes de visitar o Parque Güell!
É bem lotado, espere muita gente nas suas fotos e tenha paciência se quiser uma foto sozinha. Você consegue, só precisa de tempo. Escolha os primeiros horários da manhã quando há pouca gente (os turistas só acordam mais tarde hehehe).
Uma parte do parque está em reforma, então verá muitos canteiros de obra, pessoas trabalhando e barulho. As reformas devem durar mais alguns anos. Quando visitei, a Praça da Natureza e uma parte da Sala da Hispotila estavam fechadas, mas nada impediu a minha visita, aproveitei da mesma forma.
Confira o roteiro de 3 dias em Barcelona
Dicas para visitar a Sagrada Família em Barcelona
Como comprar ingresso para Parque Güell
Uma parte do Parque Güell é aberta ao público e gratuita, porém a parte que a gente vê nas fotos não e é chamado de eixo monumental.
O ingresso esgota rapidinho e custa 10 euros, então sugiro comprar online e com antecedência. Assim você já garante a visita e foge das filas, sem falar que pode pagar com Paypal, recebe no email alguns minutos depois de aprovada a compra e imprime em casa. Crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 12 pagam meia. Compre seu ingresso para o Parque Güell aqui
Se quiser pode fazer uma visita com guia, disponível apenas em espanhol, inglês e francês
Horários de visitação Parque Güell
O ingresso para o Parque Güell é vendido por dia e dividido em horários, então escolha o mais conveniente para você e deixe um espaço bom de tempo entre uma atração e outra para chegar lá com folga. Você pode se atrasar um pouquinho, no máximo até meia hora, passando disso seu ingresso não será mais aceito.
- Novembro a 15 de fevereiro das 8:30 as 18:15
- 16 Fevereiro a 30 Março: 8:30 as 19h
- Abril, Maio, Setembro e outubro: 8 às 20:30
- Junho, julho, agosto 8 às 21h
Eu havia programado a visita na Sagrada Família às 11h e o Parque Güell às 14:30. Ou seja: não tive almoço pois só na Sagrada gastaria umas 3 h com folga pois subi na torre. Sai correndo e decidi ir a pé pois era domingo e o busão poderia atrasar…e como sou azarada né, era mais garantido aheuahuea
Quando você mostra o ingresso do parque ao guardinha, recebe um mapa em PORTUGUÊS, não desgrude dele!! É muito fácil se perder no parque, veja o tamanho abaixo:
Como chegar no Parque Güell
Da Sagrada Família até o Parque Güell é um retão com uma subida e algumas curvas no final, o caminho é fácil mas cansa um pouco. Levei em torno de 30 min caminhando.
O metrô mais próximo é o Vallcarca e aí é necessário ter internet no celular pois o caminho até o Parque Güell é cheio de curvas e subidas, facinho de se perder. Veja como funciona o chip para celular na Europa. Porém aestação mais convenietne é a Lesseps e seguir o fluxo da galera, é o caminho mais comum e subir várias ladeiras.
As linhas de ônibus 24, 31, 32, 74, 92 e 112 passam próximas ao parque. Verifique no Google Maps!
Caso esteja em mais gente pode dividir um Uber.
Há 3 entradas diferentes para visitar o eixo monumental do Parque Güell e eu recomendo aquela da Carrer d’Olot, onde fica a casa do guarda. Aí é só caminhar para a direita até a entradinha, pois já da de cara na escada com o lagarto. Se for pelas outras chegará por trás do pátio.
Como é o Parque Güell por dentro
O Parque Güell fica no topo do Monte Carmelo e oferece uma das vistas mais lindas de Barcelona, onde você enxerga a Sagrada Família e o mar Mediterrâneo. Fui no fim da tarde e fazia sombra em todo o parque, mas lá no fundo…era maravilhoso!
Um dos aspectos mais conhecidos de Gaudí e que pode ser visto no Parque Güell é o uso de formas orgânicas da natureza que permitem novas soluções estruturais. Sabe aquelas colunas retinhas? Gaudí as transforma e adiciona “galhos” nos topos que permitem suportar mais peso e altura por exemplo. Também utiliza restos de materais que seriam descartados como pedaços de louças e garrafas que decoram várias estruturas como se fossem desenhos e mosaicos (essa técnica é chamada de trencadís).
A criatividade usada de forma genial e que realmente funciona.
Entrada do Parque Güell
O Parque Güell é dividido por pavilhões. Na entrada principal você vê dois pavilhões que formavam a portaria do condomínio e um portão de ferro decorado proveniente da casa Vicens, outra obra de Gaudí.
A casa da esquerda é uma livraria e seria recepção e sala de espera. A da direta é a casa do Guarda, a residência do porteiro e hoje uma das partes do Museu de História de Barcelona. É uma habitação modesta, simples e prática que mantêm a riqueza formal, um dos poucos exemplos feitos por Gaudí. Observe a abóbada catalã no topo, uma técnica com várias camadas de mosaico que apresenta flexibilidade para adquirar varias formas.
Escadaria
Uma das escadarias mais lindas que já vi! Na base há uma fonte em forma de cabeça de serpente sobreo escudo da Catalunha. Mais acima o lagarto ou dragão com cores muito vivas e revestida com cerâmica. A cisterna que alimenta essas fontes está mais a cima na Sala das Colunas.
Sala Hipostila
Esse é um dos lugares mais impressionantes do Parque Guell pois 86 colunas inspiradas nos estilo clássico suportam a grande praça acima. Caminhar por elas é incrível e os detalhes estão por todo lugar, muitas formas e cores diferentes. Eu me apaixonei pelo teto com pequenas cúpulas com medalhões projetados por Jujol, colaborador de Gaudí.
Esta sala foi concebida para funcionar como um mercado coberto nos 3 espaços maiores entre as colunas. Note que as colunas exteriores são inclinadas na parte externa e formam um movimento ondulante e contrário às regras da composição clássica da arquitetura.
Pórtico das lavadeiras
Pegando a escada da direita, você chega num muro de contenção do piso superior feito de pedras e várias colunas. A arquitetura e natureza se misturam completamente aqui.
Em uma dessas colunas há uma escultura de uma mulher com um cesto na cabeça e chamada de A lavadeira.
Praça da Natureza
Acima da Sala Hipostila fica uma praça bem ampla, projetada para ser um teatro para espetáculos ao ar livre. Alguns eventos foram realizados aqui no início do século XX como eventos de esporte, balões, danças populares, manifestações culturais catalãs….Esta praça está encavada na monatanha e não se adapta ao relevo como o resto do parque.
Como o parque está em reformas, não foi possível chegar ao outro lado devido às obras. Visitei apenas o lado direito onde tive uma vista incrivel da cidade e vi os lindos bancos ondulados que rodeiam a praça. Eles foram desenhados por Jujol com blocos de concreto e revestido com peças cilíndicas de cerâmica.
Jardins de Áustria
Pegando a escadaria da direita da sala Hipostila você chega em um jardim onde duas casas foram construídas antes da compra pelo município. A primeira é a casa Trias obra de Juli Batevell e de cor branca. A segunda é a casa modelo de cor rosa feita por Francesc berenguer e onde Gaudí morou durante 20 anos. Sua casa se tornou um museu com objetos de uso pessoal e algumas obras.
Aí você pode sair pela lateral da Praça da Natureza e apreciar um pouco do parque. Saindo pelo lado esquerdo já sai nas ruas que levam até a estação de metrô.
Vale a pena visitar o Parque Güell?
Eu particularmente gostei bastante, mesmo com muita gente. Amei ver as colunas, a casa da guarda e a vista de Barcelona. Talvez durante o verão seja meio complicado por causa do calor e da alta temporada, então vá cedo e mentalmente preparado hahah
Veja mais dicas do Parque Güell e a Sagrada Família em Barcelona!
Gostou das dicas para visitar o Parque Güell?
Salve no seu pinterest
leia também:
Com certeza uma das atrações mais incríveis e imperdíveis de Barcelona! A arquitetura é fantástica, tanto por dentro quanto por fora. Aprovadíssimo!!!
As obras de Gaudí são fabulosas! Um gênio a frente de seu tempo e morreu de uma forma tão trágica! Amei visitar Barcelona e tudo que ela oferece.
Realmente é uma das vistas mais lindas de Barcelona! Dá pra ficar lá o dia inteirinho e um pouco mais,rs… A gente fica louc@ com tanto detalhe, né? Post lindo!
Uau. Já tinha visto várias fotos deste lugar, mas é a primeira vez que leio um post sobre ele! Achei que era bem menor! O lugar é bem grande e cheio de atrações! Adorei!
Achei esse parque um charme e já quero conhecer! Já anotei sua dica para quando for a Barcelona
Adorei seu post Guria, como santo de casa não faz milagre acredita que eu nunca escrevi sobre o Parc Guell? heuheuheeh espero que a reforma termine logo, o parque fica ainda mais lindo sem toda a muvuca de construção!
ehaueh sim!! nao vejo a hora de editar os videos!
Ainda não conheço Barcelona, mas com certeza irei ao Parque Güell quando estiver por lá. Lindas fotos! Ótimas dicas!
Foi um dos meus passeios favoritos em Barcelona. O Parque Guell é provavelmente o lugar mais fotogênico em que eu já estive. Principalmente o Pórtico das lavadeiras.Ótima dica!
Que lindo este parque, acho que eu iria pirar! Quanto tempo você reservou para o passeio?
oi marcia, deu quase duas horas pra ver o Parque Güell!
Que lugar incrível! Mas não à toa ninguém quis morar ali, ainda mais naquela época… maravilhoso pra se visitar, mas ver tudo isso o tempo todo deve ser mesmo cansativo.
O Parc Guell é um clássico de Barcelona, é um absurdo vir pra cá e não visitar. Lindo demais, Gaudí gênio!
Gaudí era de outro planeta! Visitar o Parc Guell é uma delícia, uma emoção. Aproveito e deixo a dica para passar num dos ótimos mercados da cidade e levar um lanche para um picnic. Tem mesas e aqueala vista!
com ctz, o cara manjava demaaaais!!
O Parque Güell é o parque mais bonita de Barcelona, como moro do lado dele, vou sempre correr lá e aproveitar a vistas do parque.