Sabia que a Eslovênia tem praias? É um pedacinho bem curtinho, uns 43km, mas muito bonito! Todo o litoral da Eslovênia pertencia a Itália, então nem parece que você está visitando a Eslovênia: arquitetura, gastronomia e até o idioma (se tiver dificuldades no inglês, fale italiano que dá certo)!
Conheça 3 cidades charmosas no litoral da Eslovênia: Piran, Koper e Izola e assista o vídeo!
O lindo Litoral da Eslovênia
Todo o litoral da Eslovênia pertencia a República de Veneza até a tomada pelo Império Austrohúngaro, depois durante a Segunda Guerra voltou a ser da Itália que perdeu o território com o fim desta. Aí virou Iuguslávia até a independência da Eslovênia em 1991. Ufa! Que confusão aheuahe
As principais cidades são Piran (onde extraem o sal do mar Adriático, praias ótimas), Izola (uma vila de pescadores charmosa com praia) e Koper (o principal porto onde param os cruzeiros).
O litoral da Eslovênia é cheio de praias bonitas e muito conhecido entre italianos, alemães e coreanos. Os italianos visitam muito a Eslovênia pela proximidade e pelos preços mais baratos.
A melhor forma de explorar é de carro, porém os estacionamentos são caros. As ruas são boas e as paisagens são repletas de morros com olivas e vinhedos, típicas da região da Ístria. É possível conhecer as três cidades num dia só.
Piran
Uma das cidades mais fofas da costa adriática da Eslovênia, Piran se desenvolveu graças à extração de sal e mantêm um dos mais bem preservados centros medievais do Mediterrâneo. A influência de Veneza fez com que a cidade crescesse economicamente e é vista na arquitetura da cidade.
A Praça Tartini é o centro da cidade desde o século 13, cercada por restaurantes e lojinhas em prédios bem coloridos. A estátua e o nome da praça vem do violinista e compositor Giuseppe Tartini que nasceu numa das casas ai do lado. Todos os sábados acontece uma feirinha de antiquidades e artesanato aqui.
Durante o verão são realizados diversos eventos na praça, principalmente concertos de música clássica.
Outras atrações da praça são: Palácio Municipal, o Teatro Tartini, o Museu Marítimo, o Aquário, a Estação Biológica Marinha, a Casa Barroca e o Palácio Apollonio. Também é possível caminhar pelos muros antigos e ver a cidade lá de cima (primeira foto deste post)
A Riva é o lugar favorito da galera, possui diversos restaurantes e dois lugares para tomar banho: ambas com banheiro e chuveiros. A água é bem transparente, não tão fria e calma, perfeita para kayak, SUP ou mergulho.
Em Pirano é extraído sal do mar Adriático desde 804, considerado um dos melhores sais do mundo e utilizado em diversos tratamentos nas termas e spas da região, principalmente na cidade ao lado Portorož, onde ficam os hoteis e spas. Desde o século XIII, monges beneditinos já sabiam que as termas tinham suas propriedades benéficas à saúde.
É possível visitar as salinas de Secovlje, Strunjan e Lucija, Portorož com tour marcado e também o Museu do Sal.
Izola
A próxima parada é Izola, uma vila de pescadores que possui um charme especial e bem mais tranquila que as cidades vizinhas. O mar parece uma piscininha e fica próximo de um parque, ótima opção para famílias e um picnic.
As ruas são estreitas com prédios de 2 a 3 andares com portas abertas e roupas secando o varal, uma paisagem que lembra muito as cidades pequenas da Itália.
Possui um porto grande em relação ao porte da cidade e se destaca com atividades esportivas e iate clubes.
Koper
A maior cidade do litoral da Eslovênia recebe os cruzeiros do Mediterrâneo e os turistas chegam facilmente ao centro charmoso da cidade. O porto é uma das fontes de economia da cidade, desde o império Romano.
A praça principal é dedicada a Tito, o presidente da Iuguslávia de 1953 até 1980 e que batalhou com os partisanos contra os nazistas sérvios e croatas durante a Segunda Guerra Mundial mesmo sem apoio oficial dos aliados. Na praça também fica a torre do relógio e a prefeitura no Palácio Praetorium , ambos no estilo gótico renascentista típicos de Veneza construídos no século 15.
Durante o verão são realizados diversos shows de música tecno na região, perfeita pra quem curte balada!! A cidade possui diversas lojas e cantinhos interessantes.
Próximo ao porto fica um “parque” com estrutura para famílias se divertirem na água e até um castelinho inflável!
A Gastronomia do litoral da Eslovênia
Com tantas olivas e a proximidade à Itália, a gastronomia da Ístria combina os ingredientes locais: azeite de oliva, trufas brancas, aspargos, alcachofra, peixes e sal marinho. Os vinhos são bem famosos também com uvas Malvazija (branco) e Refošk (tinto).
Um dos aperitivos mais encontrados é o Ćevapčići (se pronuncia tchevapitchitchi), uns bolinhos de carne compridinhos e fritos bem gostosos! Acompanhados de uma cerveja gelada é tudo de bom!
Assista o vídeo
Salve no seu pinterest
leia também:
Nunca fui, mas já fiquei morrendo de vontade de conhecer. Não sei pq, na minha cabeça seria um lugar gelado. Não sei de onde tirei isso rsrsrs
Oi Angie! Que praias belíssimas hein?! Águas transparentes. Fiquei com muita vontade de conhecer. Parabéns pelo post! 😉
Nossa a Eslovênia deve ser realmente sensacional. Além de lindas praias, as cidades são puro charme né? E não sabia do sal de Pirano! Angie também é cultura! 😀 😛
Eu adorei a Eslovénia, a capital e Bled e fiquei com imensa vontade de voltar. Vejo que vale mesmo a pena!!
Fiz essa costa pela primeira vez em 2001 e foi amor à primeira vista. Acrescentaria Rovinji. A Eslovénia é um verdadeiro encanto na Europa. E acho que esta zona retratada no post tem sido ‘esquecida’ por muitos bloggers 🙂 boa malha!
Oi Angie
Obrigada pelas dicas. Em qual das três cidades você aconselha nos hospedarmos? E existe transporte público para passearmos entre as cidades?