O castelo Dunrobin está situado bem ao norte da Escócia, aproximadamente uma hora de distância de Inverness, a capital das Highlands. Considerado um dos castelos mais bonitos da Escócia, o Dunrobin atrai turistas do mundo todo para admirar seus belos jardins no estilo francês e caminhar entre os diversos quartos decorados.
Para quem vê pela primeira vez, pensa que o castelo Dunrobin está na França devido ao seu estilo arquitetônico com torres cônicas. No entanto, a base do castelo não mudou muito desde a Idade Medieval, tendo apenas passado por uma “remodelada” no fim do século 19 organizada por Sir Charles Barry, famoso arquiteto britânico responsável pelo Palácio de Westminster.
Vem conhecer o Castelo Dunrobin na Escócia e assista ao vídeo!
Castelo Dunrobin nas Highlands da Escócia
Índice do Artigo
Eu recomendo que reserve um dia inteiro para visitar o castelo, jardins, museu e as vilas próximas. Você pode ficar 2 dias em Inverness, sendo um deles para conhecer a cidade e o outro para visitar este castelo. Confira meu roteiro de o que fazer em Inverness.
Um pouco da história Dunrobin Castle
O Castelo Dunrobin foi considerado o lar dos condes e duques de Sutherland desde o século 13, uma das famílias mais poderosas da Grã-Bretanha, com muitas alianças matrimoniais e territoriais.
A base do castelo era um forte e seu nome vem do gaélico Dun Robin significa Robin’s Hill ou Fort e pode ter vindo de Robert, o 6º conde de Sutherland, que morreu em 1427.
Várias estruturas foram adicionadas ao redor desse forte conforme os anos até que fizeram uma remodelagem total em 1845 para transformar de um forte em uma casa no estilo baronial escocês com influência francesa com pináculos cônicos em todo o projeto, incluindo os jardins, baseados em Versalhes. Não queriam coisa simples não gente, pura phynesse.
No entanto, as mudanças nos interiores realizadas por Barry foram destruídos por um incêndio em 1915. A decoração atual foi feita pelo arquiteto escocês, Sir Robert Lorimer, que alterou o topo da torre principal e da torre do relógio no lado norte do edifício para o estilo renascentista escocês .
O Castelo se tornou um hospital naval durante a Primeira Guerra mundial e depois um internato para meninos por um período de sete anos a partir do final da década de 1960, antes de voltar a ser uma casa de família.
O Castelo Dunrobin faz parte da minha lista de 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer
No vídeo abaixo mostro todos os detalhes do castelo Dunrobin, clique para assistir.
Como chegar no Castelo Dunrobin
O Castelo Dunrobin está a 1,6 km da vila de Golspie nas Highlands da Escócia. A maior cidade ali perto é Inverness. A viagem até o castelo de carro dura em torno de uma hora e é o jeito mais prático, pois a melhor forma de explorar as Terras Altas é dirigindo como já contei no meu roteiro nas Highlands da Escócia. Confira a cotação para alugar carro na Rentcars, alugue pagando em até 10x em reais!
Para quem deseja viajar de trem na Escócia, a viagem dura 2h20min com baldeação e parada na estação Dunrobin Castle (DNO). Também pode ir de busão até Golspie e da estação pegar um táxi ou caminhar até o Castelo.
Uma opção legal para quem viaja sozinha é pegar esta excursão que sai de Inverness até John o’ Groats, o ponto mais ao norte da Escócia na ilha principal (antes das Shetlands e Orkney) e também passa pelo castelo Dunrobin. Clique para saber mais: Excursão John o’ Groats e Dunrobin
Valores e horários
A entrada para o castelo custa £12,50 e inclui o castelo, jardins, museu e falcoaria. Pode ser comprada diretamente no local. É importante observar que o castelo está aberto a visitantes de maio a outubro sendo que possui horários diferentes de funcionamento:
- Maio a setembro: 10 às 17h
- Outubro: 10:30 às 16:30
Como é a visita
A visita ao interior do castelo inclui diversas salas interessantes como a sala de jantar, a biblioteca com mais de 10 mil livros, a sala de brinquedos e até uma exposição das peças do banheiro, uma parte que raramente é exposta nos castelos.
O tour começa em uma escadaria linda, passando por corredores com quadros enormes até chegar em lindos salões com móveis de madeira e tetos decorados com gesso. É interessante observar que o tartan da família está exposto em vários lugares como toalha nas prateleiras com objetos e escadaria.
O castelo possui em torno de 190 cômodos e a visita deve incluir uns 50 deles (eu acredito).
Aproveite para experimentar a torta de maçã vendida no Tea Room, simplesmente uma das mais gostosas que já comi. Também gostei muito da lojinha com diversos produtos escoceses lindos como bolsas, chapéus, cachecóis, cartões, livros e ímãs. Saí de lá com uma mochilinha nova.
O castelo fica de frente para o Mar do Norte e vale a pena dar um passeio até a pequena pois há avistamentos frequentes de golfinhos-nariz-de-garrafa! Caso não tiver sorte poderá viajar até o Moray Firth, único local do grupo de golfinhos residente permanente na Grã-Bretanha.
Demonstração Falcoaria
Também é possível ver uma demonstração de falcoaria nos jardins em 2 horários diferentes do dia. O treinador conta a história da caça com aves de rapina e ligação com o homem, atividade que ajudava a “botar comida nas mesas do castelo”. Além disso faça de curiosidades e detalhes de cada espécie.
Todas as aves são de linhagem doméstica, voam diariamente e ficam soltas no aviário. Três delas voam durante 10 minutos durante a demonstração e se alimentam. Vimos Harris Hawk, espécie de gavião nativa dos Estados Unidos, e falcão peregrino, uma das aves mais rápidas do mundo chegando a 389 km/h.
Leia também: 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia
Gostaram de conhecer o Castelo Dunrobin? Comente!