Gent é uma mistura do charme dos canais de Bruges e o agito de Bruxelas e e a lista de o que fazer em Gent é comprida! Ela possui uma universidade enorme e por causa disso é uma das cidades mais animadas da Bélgica (tem muitos bares divertidos).
Gent possui um centro histórico medieval muito bonito cortado por diversos canais e pontes e possui até um castelo! Como a Bélgica é um país trilíngue, Gent pode virar Gante, Ghent ou Gand! Assista o vídeo e confira o que fazer em Gent!
O que fazer em Gent Bélgica
A origem do nome Gand vem de “confluência” já que a cidade foi fundada no encontro dos rios Escalda e o Lys lá em 630. Gent uma das maiores cidades durante a Idade Média, já que sua indústria têxtil era muito forte por causa do porto, o que trazia muitos comerciantes para comprar e vender produtos. Os artesãos locais se uniram e formaram guildas que controlavam os preços e a qualidade e ficaram cada vez mais ricos e surgiu a burguesia. Pra você ter ideia, Gent só perdia pra Paris em riqueza e poder!
Confira o meu roteiro na Bélgica de 6 dias
Gent pode ser explorada em um bate e volta de Bruxelas, no entanto eu recomendo mais dias porque ela é grande e linda demais, especialmente se algum festival estiver acontecendo. Quando visitei em julho, estava ocorrendo as Gentse Feesten: um festival de 10 dias de duração que acontece há mais de 175 anos! Diversos palcos são espalhados pela cidade e várias bandas tocam do dia inteiro, tem rock, pop, músicas tradicionais… E em volta muitas barraquinhas de cerveja belga e comida!
Como chegar em Gent
Gent fica no meio do caminho entre Bruges e Bruxelas, então você pode ir de trem mesmo, já que sai baratinho (em torno de 9 euros) e demora em torno de 40 min no máximo. Os trens saem a cada meia hora da estação principal de Bruxelas. Você pode conhecer Gent em um dia ou dormir em Gent (para aproveitar o agito da noite) e conhecer Bruges no dia seguinte (de Gent a Bruges custa 6,60).
Se você for no fim de semana sai ainda mais barato o bate e volta, já que o preço cai para 50% de valor final, ficando em torno de 10 euros. Leia mais no Guia de Como viajar de trem na Bélgica
Confira as dicas de outras cidades na Bélgica:
Onde ficar em Gent
Eu fiquei hospedada no KaBa Hostel, um hostel maravilhoso um pouco distante do centro e com ótimo custo benefício. As camas eram de madeira com colchão confortável, ventiladores no quarto e havia um banheiro bem espaçoso com água quente e chuveiro bom. Peguei quarto feminino para 6 pessoas.
Há outras ótimas opções de hotéis em Gent como:
- De Draecke Hostel
- Hotel Cathedral
- Holiday Inn Express Gent
- Guest 388
- The House of Trade
- Authentic 19th c. mansion with spacious garden
Atrações turísticas em Gent no Centro Histórico
Da estação de trem Sint Pieters até o centro histórico é uma caminhada de meia hora ou só pegar o bus ou tram até lá (bilhete custa 3 euros). Existe uma estação de trem mais perto do centro, mas estava em reforma e utilizei o bilhete do trem para ir com o bus até o centro. Estando no centro, tudo é feito a pé tranquilamente.
Assista o vídeo de Gent a partir dos 3 min (antes é Bruges) para ver mais dicas e como é o festival no verão
Catedral de São Bavão
A Sint-Baafskathedral é enorme, demorou quase 3 séculos para ser construída e fica bem no início do centro histórico. Lá dentro você encontra um púlpito barroco e diversas pinturas de Van Eyck que formam um painel com cenas bíblicas (entrada 4 euros). É dedicada a São João Batista.
Castelo de Gent
Também chamado de Castelo dos Condes, Gravensteen era a residência dos condes de Flandres, mas depois virou fortaleza, prisão, fábrica de algodão e hoje abriga um museu. Ele foi finalizado no século 12 e possui 24 torres com muros muito altos. Você pode fazer uma visita guiada no valor de 10 euros, mas fique ligado que não há móveis dentro dele e sim instrumentos de tortura haha A “decoração” da galera é tensa.
Campanário
Como não poderia faltar numa cidade belga, o Campanário de Gent (Belfry) oferece uma vista linda da cidade e é possível subir até seu topo por 8 euros. É basicamente a torre do relógio e servia para fazer vígilia (tanto de ataques quanto de incêndios) como para guardar tesouros da cidade.
A torre foi construída em 1442, é toda decorada, cheia de detalhes dourados e lá em cima há uma escultura de um dragão, o guardião da de Gante. Uma parte você sobe de escada e a outra de elevador.
Ali pertinho fica o Stadhuis, um prédio lindo que abriga a prefeitura.
Ponte São Michel
Uma das maiores pontes fica estrategicamente posicionada ao lado daIgreja de São Miguel com vista para a Igreja São Nicolau. Da metade da ponte você avista as diversas casinhas coloridas, outras torres medievais e vários barquinhos passeando. É um ótimo lugar para tirar fotos.
Eu gostei muito dessa região depois da ponte, há diversas lojinhas fofas e restaurantes e até um Museu do Design!
Igreja São Nicolau
Essa é bem diferente da catedral, já que possui uma torre quadrada no meio da igreja que fornece uma iluminação diferente em sue interior. No projeto inicial, a torre era muito mais alta, porém faltou grana e deixaram assim mesmo. Dentro dela há um órgão enorme e muito bonito e também a pintura Cristo na Cruz de Anthony Van Dyck.
Na frente da igreja fica a praça Korenmarkt, o antigo mercado de cereais, e ao seu redor há vários restaurantes e bastante movimento, cuidado com os trams! No topo de uma das casas há ums bonequinhos dançando feitos em ferro, antigamente esse prédio era a Guilda dos Maçons.
Praça Vrijdagmarkt
Essa praça eu nem vi quando estava em Gent pois havia tantas barraquinhas e palcos por causa do festival de verão que olha…. ahueahe Nessa praça há uma feirinha toda sexta feira, há vários restaurantes e cafés ao seu redor, como o bar Dulle Griet que serve um copão de cerveja super diferente de 1,2 litro…e pra você não levar o copo embora, precisa deixar um dos próprios sapatos como garantia. Se você quebrar o copo precisa pagar 80 euros!!
Passeio de barco
Uma das melhores formas de ver a cidade é pegar um passeio de barco de 50 minutos com um guia no valor de 7,50. Eles explicam os principais pontos turísticos e te dão até sombrinha se estiver sol muito forte (nesse dia estava particularmente lazarento de quente). Se não quiser, pode até usar o barco busão chamado Watertram que possui 6 paradas diferentes e custa 12,50.
Os barcos saem ali pertinho do Castelo e do centro turístico de Gante e funcionam das 10 às 18h. Você pode comprar o passeio de barco online para não perder tempo na fila, especialmente se fizer um bate e volta.
No inverno (novembro a março) não tem passeio de barco por causa do frio.
Rua do Grafitti
Para quem adora arte urbana e murais coloridos, pode visitar a Werregarenstraatje, uma rua com as paredes e até piso pintados.
O que comer em Gent
Os doces tradicionais da cidade se chamam Cuberdons e possuem forma de cone de todas as cores e sabores com recheio gelatinoso. São apelidados de pequenos narizes e são vendidos por peso em dois carrinhos na mesma praça. Antigamente eles brigavam demais, falavam mal um do outro e até saiu no jornal hahaha
Há inúmeras lojinhas vendendo Waffles, a sobremesa mais tradicional da Bélgica. Você pode comprar só o waffle ou botar sorvete, frutas e cobertura… recomendo você dividir pois é muito doce hauehae Esse eu quase morri pra comer e custou 6,50 euros.
Além disso, há as batatas fritas belgas que são fritas 2 vezes e por isso são bem mais crocantes. Se for inverno, recomendam provar o Waterzooi é uma sopa de frango típica da cidade (eu passei longe já que era verão né).
Gent é uma das cidades europeias onde há mais vegetarianos por habitantes, então você irá encontrar diversos restaurantes assim.
Gostou destas dicas de o que fazer em Gent Salve no Pinterest
Leia outras dicas de cidades próximas na Europa:
Roteiro em Paris 3 dias: atrações e dicas básicas
Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
O que fazer em Amsterdam: do romance à safadeza
Oi, Angie. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
obrigada Natalie!
Guria adorei as suas dicas de Gent! Sabia que eu nunca fui pra Bélgica? Morro de vontade, tudo parece tão fofo e as comidas… vamos ver se a Fabia me leva esse ano ainda!
entaoo eu demorei muuuito e me arrependo pq ai teria bebido muito mais cerveja boa hauehaue
Que cidade maravilhosa, não conhecia Gent, mas fiquei encantada com o que você nos mostrou! Amo passeios de barco então acho que esse seria meu passeio favorito na cidade.
A Bélgica é um país que ainda não conhecemos, mas a cada post que leio sobre cidades lindas como Gent vejo que quando formos não sairemos dele, nada de visitar a vizinhança e claro que o passeio de barco estará no roteiro, assim não vou nem pensar em ir entre novembro e março :).
Que legal! Tantas opçoes de coisas para fazer em Gent! Hoje a gente não se dá muita conta de como eram essas cidades na idade média…
Ai que cidade lindaaa! Eu passei só um dia em Gent, mas mesmo com tanta coisa pra fazer fiquei comendo batata frita e chocolate na beira do canal o tempo todo kkkk
Ótimas dicas do que fazer em Gent. A cidade parece até ter saído de um quadro de tão bonita. E que linda a Ponte São Michel. Já faz muito tempo que fui para a Bélgica e conheci apenas Bruxelas e Bruges. Já coloquei Gent na lista da próxima viagem.
simm e bota pra conhecer em julho quando acontece esse festival!