Quando fui para a Alemanha em 2011 fiz o programa aula de alemão + estágio na Alemanha conhecido como Deutsch und Berufspraktikum no Goethe Institut. Esse programa só está disponível em Schwäbisch Hall, uma cidadezinha super acolhedora e linda perto de Stuttgart.
Muito amor <3 Foto: Kiratour
Estágio na Alemanha pelo Goethe Institut
“Mas Angie, por que você não fez intercâmbio da faculdade?” Por 3 razões:
1- Não tinha um programa Ciências sem Fronteiras tão aberto, fácil e divulgado.
2- Não aguentava mais a faculdade e não via a hora de terminar. Tava de saco cheio (não sei como tem gente que suporta mais de 4 anos, fala a verdade)
3- Minha família sabia que não ia voltar se fosse estudar lá.
Aí esse programa veio bem a calhar, já que queria ficar apenas 3 meses, melhorar o meu alemão e acrescentar algo no currículo. Aí apresentei o TCC e viajei.
Meu estágio na Alemanha durou pouco tempo, em torno de duas semanas em cada empresa, e foi gratificante, porque consegui me comunicar e ainda surpreendi a alemãozada! Certeza que conseguiria um emprego lá se não tivesse que voltar pra fazer a colação da faculdade ;.; Escolhi um estágio em design de produto e outro em gráfico.
A primeira empresa é a KLAFS, fabricante de saunas phynas. Sabe aquelas saunas de madeira com gente linda e toalhas estrategicamente posicionadas?
Essa mesma. Produzem saunas personalizadas e os modelos pré fabricados são exportados para vários países e instalados em navios e até em mansões lá na Arábia Saudita (e ainda vendem uma “câmara de neve” pra dar aquele gelo depois da sauna..porque afinal, lá nem faz calor né).
Fotos:KLAFS
A empresa ganhou altos prêmios de design, como RedDot Awards, German Design Awards, IF Product Design e Plus X Award.
É interessante como os alemães são abertos quando você quer aprender mais sobre qualquer coisa. E estágio na Alemanha não é brincadeira! Me levaram para conhecer a linha de produção, vi as máquinas supremas que lixam, cortam e dão acabamento na madeira, vi um construção em uma cidade próxima com um dos chefes (e corri a uns 240 km/h na Autobahn, quase enfartei), me explicaram horrores sobre o funcionamento das saunas (tentei entender) e materiais e ainda ganhei umas madeiras de amostra (nada de mais, só algumas nórdicas lindas de morrer).
Meu segundo estágio foi no estúdio HölzerDesign. Já no primeiro dia de estágio sai com a minha chefe para tomar cerveja GRÁTIS na praça.
Bera boa, de graça e à vontade??? Melhor estágio ever!!!!11onze
A cervejaria local patrocina o time de futebol americano Unicorns, o qual ganhou a Copa Sul da Alemanha. Então a fabricante decidiu distribuir cerveja pra galera. Que gesto mais bondoso, altruísta e nobre. Só cobraram a Bratwurst no pão (1 euro)
Gente olha que miúdos os jogadores! Deve ser quebra quebra esse jogo. Só fui embora quando retiraram as tendas de cerveja.
E as duas semanas seguintes foram super puxadas, acho que nunca trabalhei tantas horas, porém sempre tinha cerveja e doritos, então foi tranquilo. Pintei parede, furei o chão, reclamei com a gráfica, comprei o tecido errado….só faltou dirigir (fiquei meio cabrera, vai que faço uma barberagem).
Fizemos uma exposição que participou de um evento na cidade chamado Nach(t)spielzeit der Haller Kunstnacht. Todo lugar havia alguma coisa relacionada à arte e cultura e o nosso tema foi “Travalínguas Schnabelzüngler”, em alemão e em português, e mostrava contraste e interatividade. Foi super engraçado ouvir a galera tentando pronunciar “Farinha fofa faz muita fofoca feia” e pra mim o pior foi “Zwischen zwei Zwetschgenzweigen sitzen zwei zwitschernde Schwalben” (boa sorte aí pra ler).
Letras flutuantes!
Uma ideia do projeto.
Essa exposição ganhou o prêmio de melhor apresentação no Face to Face 11 Germany meets Portugal em Ludwigsburg Alemanha (mazá).
Amei esse estágio, porque me senti como parte importante em cada projeto (até numa reunião do Departamento de Economia Criativa e Cultural do Governo) e a “minha boss” me considera da família, me levou em duas exposições/prêmios fora da cidade (até me emprestava o carro se quisesse fazer uma viagem por conta própria), jantei na casa deles, fui buscar o marido dela no trabalho, tomamos muita cerveja, recebi o filho dela em Curitiba um tempo depois…ih, a lista é grande! Depois que você ganha confiança, pode ter certeza que os alemães te consideram parceiro, amigo do peito!
Quais as vantagens de fazer o curso Deutsch und Berufspraktikum?
1- Você escolhe a área que quer atuar: design, engenharia, medicina…pode até fazer pão!
2- Te ajudam com CV, simulam entrevistas e todo o pacote.
3- Acompanhamento do estágio com outros alunos no bar.
4- Certificado
5- Reembolso da passagem do ônibus
6- É um estágio na ALEMANHA gnt!!!
Desvantagens:
1- Com esse euro alto…
Lá em 2011 era outra história.
2- Estar no nível B2 de alemão
3- E precisa escrever um relatório super detalhado sobre o estágio u.u
Fora isso, super recomendo!!
Gostou desse post sobre estágio na Alemanha?? Comente!
Viaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3
Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB
Leia também:
Adorei, realmente da super pra entender porque tu ficou tão feliz na Alemanha… haha
Só não me arrisquei a ler em Alemão, confesso que comecei e ai pulava as palavras, porque não dá né… haha
Beijos
http://www.frescurasdemulherzinha.com
ahh mas alemão é de boa Grazi!!! Aprende uma vez como se pronuncia e eras isso! \o/\o/ Agora entender as frases é outra coisa hauehauehae obrigada pelo comentário!!!
Olá, pelo que vi no site do Goethe, o curso é normalmente em 2 meses, sendo o estágio no segundo mês, certo ? Após a conclusão do estágio, existem boas perspectivas de conseguir um emprego fixo ? Eu teria mais interesse em trabalhar em algo relacionado à área administrativa, mas não sei se é necessário ter uma formação profissional para isso (Ausbildung).
Oi Stephan! Isso 2 meses..ai depende muito se vão gostar de você, se viram potencial..com Ausbildung é mais garantido 🙂
Oi Angie, tudo bem?
Você poderia falar mais sobre o Ausbildung? Aliás, vou procurar no seu blog e canal no Youtube.. Caí aqui de paraquedas.
Danke schön fur Ihnen Helfen mit Informationen uber der Bundesland Deutschland.
Oie!
Ausbildung é um curso profissionalizante em diversas áreas, se não me engano o governo pode pagar por você, procure um Jobcenter ou Bundesagentur für Arbeit. Você estuda uns 4 5 anos por exemplo para virar cabeleleiro e tem algum estágio.
Entendi!
Pelo que li nos comentários dos teus vídeos do Youtube que você provavelmente seria contratada pelo empregador, porém você teve que voltar ao Brasil p/ pegar o diploma, certo? É provavel/possível ser contratado pelo empregador, tirar o visto de trabalho ou o blue card lá na Alemanha mesmo e seguir por lá?
cara, eu não sei se realmente seria contratada, foi um palpite né. agora já são outros 500. o mais provável é que consiga um mini job mas não é suficiente pra pagar as suas contas e pra eles te darem um trabalho sem ser cidadão europeu é muito difícil.
Já estudei também no Goethe Institut de Schwäbisch Hall, mas somente por 1 mês. Pretendo voltar novamente, dessa vez para ficar por mais tempo, e me interesso em fazer o curso Berufspraktikum. Pelo que me informei na época, o curso é ministrado no nível B2 e é necessário escrever currículo e carta de motivação toda em alemão. Tenho perguntas sobre algumas questões que não cheguei a me informar na época, e se puder me responder eu agradeço:
1 – É necessário ter certificado Goethe B1 ao menos para fazer esse curso, ou somente comprovar proficiência no nível B1 através do teste que eles fazem no início do curso ?
2 – Há muitas opções de estágio ou é um pouco limitado em função da cidade ser pequena ?
3 – Como são as entrevistas para o estágio ? Usam um vocabulário muito rebuscado ou é tranquilo de se comunicar ?
4 – Durante o estágio também tem aulas ou somente o estágio ?
oi Klaus!! Isso aí, CV e carta de motivação precisa sim.
1 – Como eu estava fazendo aula no Goethe não precisei fazer certificado.
2 – tem bastante!!! SHA tem muitas indústrias!
3 – achei tranquilo!
4 – tem aulas também, mas não todos os dias e encontros semanais para acompanhar o desenvolvimento e etc 😀
obrigada pela visita!
Sua experiência deve ter sido incrível! Amei!!! Fazer um estágio na Alemanha deve ser tudo de bom! Fiquei morrendo de vontade…
é fantástico!! quero ir de novo! <3
Super amei essa dica de estágio na Alemanha. É tudo de bom essa experiência de aprender um novo idioma e vivenciar a cultura de um outro país. E sua experiência deve ter sido fantástica. Um curiosidade, como anda seu alemão hoje em dia hihih, ô língua chatinha de aprender.
Abraços
então, eu entendo muito bem vídeos, filmes e é tranquilo para ler, mas perdi muito vocabulário…mas é só passar umas semaninhas na Alemanha que já volta ao normal ahueaheua
demais Angie, ótima dica pra quem quer mudar de ares, além de conhecer a cultura e mais da língua né, ainda quero fazer um intercâmbio pra aprender alemão, é uma língua que me interessa muito! abraços
Curti a dica! Se fosse estudar lá também não voltava mesmo. hahahaha
Gente! Você é muito chique!
5 anos depois do post, mas caindo aqui hahha
Passei num estagio de 3 meses certinho, mas acho que a passagem vai precisar ter uns dias de folga e aí ultrapassa o tempo de turismo. Você precisa/precisou de visto pra estágio? Se sim, que tipo de visto é esse e como funciona?
olá! não dão visto se vc vai ficar apenas 3 meses, ai vc entra como turista. foi uma experiencia de 2 semanas e não foi remunerado
vc tem q se virar nos 90 dias