O Reichstag, o parlamento alemão, é um dos lugares que você deve conhecer quando for a Berlim! Veja algumas dicas para visitar o Reichstag, um dos prédios mais icônicos da Alemanha.
Como visitar o Reichstag
Faceirinha fazendo loucuras
Como visitar o Reichstag ou Bundestag
O Parlamento alemão oferece 3 tours diferentes:
- explicação de 45 min na galeria de visitantes sob a câmara do plenário e visita a Cúpula;
- visita guiada de 90 min e cúpula;
- somente cúpula com audioguide no idioma que desejar, 20 min.
Existe tours em português, porém é necessário ter no mínimo 10 pessoas inscritas. Qualquer tipo de tour precisa ser agendado com antecedência através deste link em até dois meses. O primeiro horário de visita é 8h e o último às 22h.
Só seguir as instruções e escolher a data. Caso esteja tudo esgotado, você pode tentar a sorte no dia (e enfrentar alguma fila) ou fazer uma reserva no restaurante do Parlamento, o Käfer. Aí você manda seu nome e número do passaporte, pois é um controle normal do prédio.
Após receber o email de confirmação de visita ao Reichstag ou do restaurante, imprima e leva com você junto com o passaporte uns 15 min antes da data marcada. Lembre-se que os alemães são muito pontuais.
Como chegar no Reichstag
Como o Reichstag fica entre a Hauptbahnhof (estação central) e o Portão de Brandenburgo; fica fácil ir de trem! Qualquer um que passe nessas duas estações tá valendo, como o S1,S2, S5,S7.
De metrô é ainda mais fácil pois tem uma estação própria para o Reichstag na linha U55.
História do Reichstag
O Reichstag é onde ocorre toda a politicagem do parlamento alemão e onde vários fatos históricos aconteceram, mudando definitivamente o curso do mundo! Mas antes de ler as dicas de como visitar o Reichstag, vamos às tretas históricas!
Senta que lá vem história!
Construção do Reichstag
Decidiram construir o Reichstag logo após a unificação da Alemanha em 1871, porém no local escolhido havia um palácio chamado Raczyński. A negociação durou um tempo de DEZ ANOS, uns fliparam a mesa não queriam mais, o Otto von Bismarck ( aquele da oitava série, que você tanto leu e não lembra mais o que ele fez) e Wilhem I (primeiro imperador) deram uma forcinha aí e compraram o terreno. Expulsaram os ex inquilinos e demoliram o palácio. Abriram um concurso para arquitetos, o projeto vencedor foi construído para o desgosto de alguns.
Incêndio
Em 1933 o prédio ardeu em chamas do inferno. A polícia culpou Marinus van der Lubbe, um comunista que talvez não tivesse nada a ver com a história, ninguém sabe. Daí os nazistas usaram o fogo como prova que os comunistas iam dominar o mundo e Hitler aboliu alguns direitos da constituição pra proteger o sistema. Como o prédio ficou parcialmente destruído, não o utilizaram para reuniões parlamentares.
A principal sala de reuniões foi usada para apresentações e propaganda e durante a Segunda Guerra Mundial para decisões militares ultra secretas. Os russos invadiram o Reichstag em 1945, para tirar umas fotos massas e provar que tomaram o país.
By No 5 Army Film & Photographic Unit. Hewitt (Sgt)Post-Work: User:W.wolny Foto histórica de Yevgeny Khaldei
Reconstrução
Quase totalmente em ruínas, os alemães decidiram restaurar o prédio. Outro concurso foi feito e o vencedor Paul Baumgarten, retirou toda a parafernália clássica (monumentos, estátuas, decorações) em três anos (1961–1964), deixando um ar mais clean e moderno no Reichstag.
Reunificação
A Alemanha se tornou uma novamente em 1989 com a queda do muro em Berlin. Aí fizeram outro concurso (má já gostam de concurso hein) e o vencedor fez algumas modificações, deixou umas pichações e marcas de bala remanescentes dos russos nas paredes e fez outros adendos. Em 1999 a reconstrução foi concluída.
Traduções nada esteriotipadas: “Hitler kaputt, vodka,vodka!!! eu amo a natasha”
Na real são três russos que escreveram o nome e a data.
Como é a visita guiada ao Reichstag
Enfim, agora vamos dar um rolê no parlamento alemão. Como eu estudava alemão no Goethe Institut, fui com a própria escola. Fomos recebidos pela guia que só falava em alemão e muuito rápido ahueahe mas deu pra entender bastante coisa.
Começamos pelo porão, onde há uma espécie de instalação do artista Christian Boltanski. Cada caixa possui nome e ano e representa cada pessoa eleita democraticamente, incluindo Hitler. No entanto, uma caixa não possui nomes, seria como ela simplesmente não existisse. Ela representa os anos durante a Segunda Guerra quando ninguém foi eleito democraticamente.
A águia gigantesca de alumínio decora o salão principal e é o símbolo da Alemanha. A cúpula fica embaixo da câmara principal do parlamento.A cúpula de vidro e o cone de espelhos no topo do Reichstag possibilitam que luz natural ilumine muito bem o andar inferior. Além disso, um computador posiciona os espelhos para evitar luz direta nos olhos das pessoas no salão principal de reuniões (no andar de baixo) e possibilita a saída de ar quente do salão, agindo como um grande circular de ar. Só não faz cafezinho ;.;
Aí com o audio guide você vai subindo as escadas dentro da cúpula e a narração acompanha os passos, mostrando prédios importantes. Fica muito mais fácil de apreciar a vista de Berlim!Depois dá pra sair da cúpula e ir no terraço!
No blog Foco no mundo você pode ver algumas sugestões de hostels para se hospedar em Berlim!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest!
Se este post sobre dicas para visitar o Reichstag te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Leia também:
Por um instante pensei que fosse a sede da S.H.I.E.L.D! 😮
quase te enganei!
“Hitler kaputt, vodka,vodka!!! eu amo a natasha” ass: Yurov Kalashnikov
Guria!!! hahah a tua explicação histórica foi a mais gostosa de ler de todas que já vi. amei!!
aaheuaehaueh fico feliz que gostou Jeanne! Apure Guria dando aulas de história divertidas que as pessoas irão lembrar no futuro aheuahe obrigada pela visita :*
Nós fizemos o domo agora em fevereiro e adorei o passeio. Melhor ainda, gratuito. Muito legal o teu post, muito completo e com outras opções que acabamos não fazendo.
Só vou se for para fazer uma foto como a sua primeira do post rs
Vc daria uma divertida professora de història!
hahahahaha
Porém, tem um errinho pequeno…. o muro caiu em 89!
hehehehe
Muito bom o post! O Reichstag foi um dos locais que mais adorei visitar! Fomos duas vezes….
Beijinhos
ahh verdade, errei pois confundo com a minha data de nascimento aheuahe quero muito visitar esse ano de novo!
Obrigada pelo passeio, adorei! Lindo esse prédio.
Que massa Guria, gostei de saber principalmente da história do prédio. Bem louco como alguns lugares são palco de tantos momentos importantes.
Tanta coisa legal pra fazer na Alemanha que tenho sérias suspeitas que talvez nem volte…
E não vou achar nada ruim me “perder” por lá!
Puxa não sabia que o parlamento tinha visitas guiadas em português, mas a parte chata que tem que ter 10 pessoas. Deve ser mais fácil conseguir fazer essa visitando verão né?
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
acho q no verão deve ser mais facil pois tem mais BR, porem looootoaaa
Muito bacana e super completo o post, Angie. Como sou dessas que sempre visito os lugares históricos e prédios maravilhosos das cidades que visito, esse com certeza ta na minha lista
Ficou bem legal o seu post! Eu esqueci deste detalhe da reserva com antecedência e não pude fazer a visita. Vou ter que voltar, rsrsrs