A região do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves produz vinhos maravilhosos e é uma das únicas no Brasil com Denominação de Origem (D.O) garantindo a qualidade do terroir. São mais de 30 vinícolas que estão abertas à visitação durante todo o ano e oferecem visitas guiadas, degustações e jantares harmonizados. Assista o vídeo para ver alguns pontos do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha!
Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves
Além de representar uma das principais economias de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômicos dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875, juntamente com a rota Caminhos de Pedra.
As parreiras cobrem os vales e mudam de cor conforme as estações. O trajeto é repleto de vinícolas familiares e internacionais, restaurantes, lojas de produtos coloniais, pousadas e hotéis. Ou seja, tem uma ampla infraestrutura turística! Acredito que a melhor forma de explorar o vale é de carro
Existe dois jeitos de chegar ao Vale dos Vinhedos: por dentro da cidade pelo Bairro Glória ou pela entrada na BR 470 entre Bento e Garibaldi . Veja o mapa do Vale dos Vinhedos abaixo!
Aqui vou colocando alguns lugares que já visitei e recomendo, começando pela Via Trento.
A Igreja de Vinho
Já no início do trajeto do Vale dos vinhedos, tem uma igreja roxa! A igreja da comunidade de Nossa Senhora das Neves foi contruída com vinho! Em 1904 houve uma grande seca e, como vocês sabem que os italianos são bem religiosos, a construção foi iniciada após cada família doar 300 litros de vinho mais ou menos. Três anos depois ficou pronta!
Casa Valduga
A Casa Valduga é um complexo de restaurante, loja, pousada, parreiras e possui a maior cave de espumantes da América Latina pelo método Champenoise (período de envelhecimento dentro da garrafa). Oferece curso de degustação e harmonização, além da visitação tradicional.
Vinhos Larentis
Um lugar muito bonito um pouco para frente da Casa Valduga. É possível fazer um picnic no meio dos vinhedos, minha família adorou!
Jardim Leopoldina
Um dos lugares mais bonitos do Vale dos Vinhedos! Como comentei no post UMA TARDE ENSOLARADA NO JARDIM LEOPOLDINA o local tem um sorvete delicioso e agora fabricam cervejas (as minhas preferidas são Weiss e Session), uma ótima ideia para aproveitar a tarde no gramado. Vende produtos da Casa Valduga e casa da Madeira, além de muitos produtos artesanais, malhas e produtos emcouro. Consumação R$15 aos domingos.
Vinícola Miolo
A Miolo é uma das maiores vinícolas do Vale dos Vinhedos. Em seu complexo oferecem visitas guiadas e diversos curso de degustação, além dos produtos produzidos ali.
Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection
O Spa do Vinho fica no topo do morro do outro lado da Miolo, é impossível não ver. Fica rodeado de belos vinhedos cuidados pela Miolo. Um hotel 5 estrelas, possui Spa, piscina aquecida e um lindo restaurante. A vista é incrível! Faça a sua reserva aqui.
Villa Michelon
O Hotel Villa Michelon é cercado por morros e muita natureza! Um lugar super tranquilo e perfeito para famílias, pois oferece passeios a pé e de quadriciclo, passeios pelos vinhedos próprios e também é possível avistar 25 pavões todas as manhãs! Atendimento nota 1000! Faça sua reserva!
Vinícola Almaúnica
A Vínicola Almaúnica foi uma das que mais me surpreendeu, não somente pela entrada ornamental, mas também pelo atendimento e qualidade dos vinhos e espumantes! São vinhos únicos produzidos pela combinação cuidadosa de uvas e método de fabricação. Também utilizam o método Champenoise para desenvolver espumantes com sabores complexos. Oferece visitação por todos os estágios de produção do vinho além da degustação, recomendo muuuito o Syrah e Quatro Castas.
Cave de Pedra
A Cave de Pedra tem uma estrutura incrível, um castelinho com direito a ponte e muuuita natureza! Oferece degustação e visita guiada (provavelmente só pode subir no segundo andar com o tour).
E aí curtiu o Vale dos Vinhedos? assista o video!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar depois e conheça meus painéis de viagem!
Leia também:
Lindo post já conhecemos muita coisa por lá, uma dica pra quem gosta de Parque e adrenalina vá também no Parque Aventuras Gasper é muito show e fica em Bento!
Primeiro, que cabelo fantástico!
Segundo, acho que é um sinal eu ter que ir pras regioes viniculas! nunca li tanto a respeito quanto no ultimo mes! hahah
vem logo!!!!
Uau guria! Que lugar maravilhoso! Confesso que não tinha visto nada sobre esta região ainda… Só por cima…
Ficou muito bom o post, inspirador! <3
bahhh isso q vc n viu o video hauehaue ta muito lindooo
Vi sim! Tá incrível! Aliás seus vídeos estão cada vez mais tops! Dá umas dicas aí! 🙂
Nossa, ler esse post foi igualzinho uma viagem no tempo. Estive lá há alguns anos e fiquei apaixonada por esse lugar! Adorei suas fotos! Um beijo!
Gosto muito desse vales de vinhedos, são lugares lindos, você tem um dica de algum vinho muito bom dai?
Que lugar lindo…me senti viajando com vc!! Parabéns pelo post.
Angie o vídeo está muito legal! Parabéns! Quanto profissionalismo! Adorei o post também. Um abraço!
eee muito obrigada!!!
Nossa, que demais ! Adorei o post e seu relato! Me deixou com vontade de conhecer a região.
Obrigado por compartilhar 😀
Angieee, que lugares lindos!! Tá detonando com o drone, hein?! Parabéns!! Ahh, só não entendo o problema que as pessoas têm com a palavra “top”, eu acho “mó da hora”… kkkk
eu particularmente prefiro “topzera” hauehaueh fico feliz que curtiu! já tá saindo mais um, só precisa parar de chover pra voar hauehaue obrigada pela visita!
Sou completamente apaixonado pelo Vale dos Vinhedos, assistindo ao seu vídeo e lendo seu relato consegui reviver um pouquinho desta região que é um orgulho para os Gaúchos.
Guriaaaa que vontade de voltar para o Vale dos Vinhedos!!! Eu adorei a Larentis quando fui!! Fiz um piquenique massa lá!
Abril é uma boa época pra conhecer a região?
o melhor é jan e fev por causa da vindima, mas abril é muito bonito por causa das cores do outono
Aqui está um belo Brasil que eu ainda desconheço… apetece partir já!
Ahh o Vale dos Vinhedos! Como eu amo essa região do Rio Grande do Sul! Além das belas paisagens, as temperaturas no inverno são DEMAIS! 🙂
É assim: Quando um homen tem vontade de beber vinho “TEM DE BEBER” nem que para isso faça vinho na lua ! Tou brincando… Sabia que havia locais no Brasil onde se produzia vinho, havendo condições climatéricas, porque não ?Uma parte do Brasil bem interessante, sem dúvida!
Quando bati os olhos nesse post já me deu uma nostalgia! Todas as vezes que vou à Serra Gaúcha o vinho e a alegria são garantidas! hahaha
Tenho uma curiosidade enorme em conhecer Bento Gonçalvez e conhecer um pouco mais dos vinhos nacionais.
Adoro essa região. Esse lugar sabe ser lindo gente! hahaha. Adorei as dicas! Parabéns.
Se há coisa que eu gosto é de vinho heheeh. Adorei este texto sobre o Vale dos Vinhedos, muito interessante. Achei curiosa a foto da Igreja do Vinho, se reparares os cunhais estão pintados da cor do vinho. Obrigado pela partilha.
Eu passei minha despedida de solteiro no Vale dos Vinhedos com alguns amigos, estilo aquele filme lá… preciso voltar, viu! 😀
Não sei quando vou poder conhecer a região. E pelo número de caves que você colocou aqui, acho que serão muitas viagens… Afinal, tenho que provar tudo, né? Fiquei bem curiosa principalmente pra ver como é o espumante daí
Esse lugar é incrível né? Preciso voltar com mais tempo para explorar o Vale dos Vinhedos com calma. Fiz um bate e volta em Bento Gonçalves e Garibaldi e ficou o gosto de quero mais. Amei o post