O Ushuaia, a Cidade mais austral do mundo, é um dos principais pólos turísticos da Argentina. Um lugar bem diferente e que foi visitado por um casal de amigos meus, a Isa e André (vulgo Rural). Eles ficaram alguns dias na cidade antes de partir para El Chalten e Torres del Paine e dão algumas dicas do que fazer, o que visitar e como economizar no Ushuaia.
Ushuaia: dicas essenciais da Tierra del Fuego!
O Ushuaia era um grande presídio lá na metade do séc. XX, cresceu lentamente com a vinda de novos colonos e administradores e também presos, claro. Na outra metade do séc. XX o presídio foi extinto e surgiram novos serviços, melhoria da estrutura com ajuda de incentivos governamentais para chamar novos moradores.
Tem neve no verão?
Depende muito! Esse ano não pegamos neve em janeiro, porém minhas tias foram ano passado e pegaram. A temperatura varia pouco, em torno de 10ºC e não passava de 19. Tem bastante chuva e víamos neve caindo na montanha, mas não na cidade. Foi capaz de encher o topo, deixar bem branquinho, de um dia para o outro!
É um clima agradável, não é muito frio, o tempo muda bastante. Como venta demais fica ruim fazer alguns passeios por causa do vento. Uma jaqueta corta vento é indispensável!
O que mais gostou do Ushuaia?
Achei muito bonita a cidade, as casinhas de madeira são ajeitadinhas e charmosas e as montanhas ao redor da cidade dão um toque especial. A cidade é cheia de subidas e descidas, cada lugar tem uma vista diferente.
A vantagem é que o Ushuaia tem uns passeios bem interessantes. Recomendo muito o passeio da Pinguinera, mas não tem o ano todo, pois os pinguins migram. Começa com navegação do canal do Beagle com observação das outras ilhas com animais, Ilhas dos lobos marinhos e aves e depois para numa estância para almoçar.
Aí separam as pessoas em grupos e vão se aproximando aos poucos dos pinguins, muito perto! Os pinguins formam buracos, em torno de um metro pra baixo, para se esconder. Então quando ele sai, fica muito próximo de você, alguns centímetros.
Como é a alimentação no Ushuaia?
A comida não é muito boa, talvez foi questão do lugar… Gostei muito de um bife a parmeggiana, pratos com centolla, paella. Recomendo comer o alfajor da marca Beagle, é excelente!
O ideal é alugar um lugar com cozinha, pois você pode cozinhar a maioria das refeições. Vale a pena experimentar alguns pratos, mas não é aquela coisa deliciosa.
Mesmo comprando as coisas no mercado saia muito caro, umas fatias de queijo saia 50 pesos, pão 30…Leva algumas coisas prontas aqui do Brasil!
Os mercados não dão saco plástico e nem caixa de papelão. Você precisa levar tudo na mão ou ir com mochila pra colocar tudo dentro. Os argentinos não ajudam muito, são meio grossos e mal educados.
O que você recomenda visitar no Ushuaia? Tem algum passeio “é uma cilada bino”?
O passeio da Pinguinera deve ser feito, eu amei!
Navegando no canal de Beagle, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, e por onde passou, a bordo do HMS Beagle, Charles Darwin em 1833. Ao fundo farol Les Éclaireurs.
O tour do Parque Nacional Tierra del Fuego é muito bonito, porém é muito caro e muito rápido, não dá pra ver nada. O ideal seria visitar com carro, pois o tour com van não compensa. Tem trilhas diferentes, uma para uma geleira e outra para o lago Esmeralda.
Quando você sobe a cidade, perto dos próximos hotéis super chiques, tem uma entrada da trilha para o Cerro Martial. Existe uma gruta com gelo super legal, a trilha não é muito difícil, em torno de uma hora de caminhada.
O trem do fim do mundo parece muito furada, pois é caro demais. É interessante pois vai lá no meio do parque, mas a paisagem é meio igual. Por paisagem não vale a pena, só pela experiência. Nós encontramos o trem enquanto passeávamos pelo parque.
City tour também não vale a pena fazer, melhor pegar um mapa e explorar por conta. O museu sobre a vida marinha é muito legal (o que está incluso no passeio da Pinguinera). Existe um passe de 2 dias para visitar todos os museus, em torno de 250 pesos.
Veja alguns ingressos que podem te ajudar nessa viagem e compre antecipadamente, fuja das filas!
Quanto custa o Ushuaia? Tem dicas de economia?
Por ser uma cidade bem turística, tudo é muito caro. Acredito que os custos são excessivos e a cidade não tem estrutura pra receber o número de turistas que recebe. Poucos ônibus e horários ruins. Dentro do Ushuaia é fácil se locomover, basicamente a pé e táxi, o qual é barato.
Pra acampar é mais complicado, pois os campings ficam longe da cidade, é necessário pegar táxi pro centro. Então seria um gasto a mais. O melhor seria dividir um apartamento com mais gente, pois só em 2 pessoas sai bem caro. Alugamos pelo AirBnB que tinha o melhor custo benefício.
Precisa reservar o lugar super antes pra dormir no Ushuaia, tudo é muito caro e os lugares mais em conta ficam cheios rapidamente! Recomendo dormir na cidade mesmo e visitar em grupo para dividir os gastos.
Vista do nosso quarto!
Vale a pena alugar o carro com amigos para fazer os passeios por conta, sai bem mais barato. Ou até alugar uma van por vários dias, existe um site Wicked Campers que alugava vans com cozinha para casal ou 3, 4 pessoas na região (mas não sabemos direito onde pega o carro).
Onde carimba o passaporte?
Pra carimbar o passaporte precisa ir no centro de informações turísticas bem na frente do porto, um bem grande. O carimbo é grátis. Tem vários tipos de carimbos. Veja também: 17 CARIMBOS LEGAIS PARA O SEU PASSAPORTE
O correio do fim do mundo fica dentro do Parquee também tem carimbo, porém paga 20 pesos, enquanto no outro lugar é grátis.
Quantos dias recomenda ficar no Ushuaia?
Recomendo ficar uma semana para aproveitar tudo, principalmente se tiver dinheiro ahueahe O lugar é super bonito, não queria ir embora. Tem muita trilha legal, porém precisa de informações, pois com guia sai muito caro e não tínhamos transporte próprio.
É isso ai galera! Espero que tenham gostado destas dicas do Ushuaia! Se tiverem dúvidas é só perguntar! Obrigada isa e Rural pelas fotos e pelo relato <3
Adorei o post!!! Tenho muita vontade de conhecer Ushuaia. As paisagens são lindisssimas!!!
Oieee….
Ushuaia é uma das minhas paixões…… uma cidade cheia de charme. Adorei o relato do casal.
🙂
Post suuuuper completinho, com todas as dicas!
Que lugar lindo.
Não vi pinguins quando eu fui. #chateada Vou ter que voltar?
Ótimo post como sempre! Tenho muita vontade de conhecer Ushuaia, adorei as dicas!
Olá… achei os cenários tão fofos. É uma natureza diferente das que eu já visitei por aí e as casinhas de madeira dão o toque final. Os carimbos são bem legais. Eu adoro! 🙂
Tem seu charme próprio!!
Ahhh! Viagem adiada do ano passado! Fiquei ainda com mais vontade! Ótimo post!
Era pra eu ter ido junto mas deu umas tretas no Chile e não deu 🙁 tb adiei ajaujsjs
Bem legal o post, Ushuaia consta na nossa carteira, e com esse post, a vontade só aumentou! Parabéns!!
Excelente post! Suas dicas são ótimas. Ushuaia esta na minha lista de viagens. Acho tão lindo esse lugar! Obrigada pelo post.
Amo pinguins! Pra ver eles até passo por cima do fato de ter de enfrentar argentinos a minha volta (brinks, não podia perder a piada)!
Não posso ler relatos de Ushuaia…estou tão louca pra conhecer que não dou conta….adorei seu post!!!!
Artigo muito util para quem vai viajar para a Terra do Fogo! Obrigado pela partilha.
Eu sou meio assim com Ushuaia porque é caro demais… acho meio overrated pelo preço – e a gente paga até pra respirar hahaha- mas é bonito pra cacete!