O maior museu Oceanográfico da América Latina fica em Piçarras! A exposição abrange quase tudo sobre os oceanos, desde a formação destes, a evolução dos seres vivos desde os mais primitivos (como corais e moluscos) até os mais complexos (peixes, cartilaginosos, aves e mamíferos por exemplo), história da oceanografia e preservação de recursos vivos e minerais.
A exposição do Museu Oceanográfico de Piçarras
Fósseis e falanges iniciam a exposição do museu, alguns da era Paleozoica do Período Cambriano (entre 542 a 488 milhões de anos atrás)!!!
Este aqui achei muito interessante, pois é fácil perceber como a mente humana era manipulada em outras épocas (não que hoje seja diferente). Neste caso, pegaram uma raia e fizeram cortes e costuras para criar um monstro chamado “diablito do mar” para evitar que os marinheiros novos ficassem nos bordos durante a noite. Esses bichinhos voavam e atacam marinheiros desavisados e sugavam todo o seu sangue…tudo para “salvar” a vida dos caras aheuae
Também falam um puco sobre Hans Hass, o pai do mergulho autônomo que inovou vários equipamentos de fotografia subaquática, como a criação do primeiro flash submarino, e ganhou vários prêmios internacionais por suas invenções e fotografias. Viajou com sua esposa, Lotte Baieri, por todos os Continentes de 1951 a 1962, sendo que ela foi inspiração e associada ao espírito aventureiro, algo raro para uma mulher na metade do século passado.
Uma das coisas mais legais que vi foi uma lula gigante! Sou apaixonada por esses animais e polvos, como se movem, seus tamanhos, o jeito que passam por qualquer espaço..e claro que uma das minhas lendas favoritas é o Kraken, o temível polvo gigante que arrastava navios inteiros para as profundezas do oceano! Mas voltando, as lulas gigantes são enormes, vivem em profundidades absurdas onde não tem luz e ainda brigam pau a pau com as cachalotes para não virar jantar.
Mais para frente é possível ver vários tipos de tubarões, raias, tartarugas, aves marinhas, moluscos, crustáceos… Muita coisa legal para aprender e ver. Infelizmente algumas plaquinhas com informações não existiam e alguns tanques estavam em manutenção.
Os tubarões realmente dão medo, imagina encontrar um desses no mar o.O Ah! Os dentes são tipo “escamas” serrilhadas que nunca param de crescer! É impressionante!
Quanto custa o Museu Oceanográfico de Piçarras
Adulto: R$20
Meia: R$10
Crianças até 5 anos estão isentas.
Como chegar no Museu Oceanográfico Univali
O museu fica no prédio da Univali – Universidade do Vale do Itajaí – na rua paralela a BR 101 na Avenida Sambaqui, 318. O mais fácil é ir por dentro pela avenida principal Getúlio Vargas e depois da ponte virar a direita (ou antes da ponte à esquerda se você estiver chegando em Piçarras).
Site oficial do Museu Oceangráfico
Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Leia também: