O Viaduto 13 é o maior viaduto ferroviário das Américas e o segundo maior do mundo (só perde para o Mala Rijeka em Montenegro) com 143m de altura e 509 de extensão. Maaas até chegar lá, você passa por vários viadutos de concreto em meio à belas paisagens de fazendas e muito, muuuuuito verde.
O trajeto começa em Muçum no Rio Grande do Sul e foi chamado de Ferrovia do Trigo, a qual liga Roca Sales a Guaporé, construído pelo Exército durante a ditadura militar na década de 70. O viaduto 13 fica especificamente em Vespasiano Corrêa a 175km de Porto Alegre na RS 129. Guarde uns pilinhas para o pedágio….Agora onde começa e onde termina cada cidadezinha já e outra história.
Mas como chegar no Viaduto 13?
Vá para Muçum e de lá siga as placas! O caminho é estrada de chão, o rio segue ao lado da estrada e muitas plantações de soja e fumo durante o caminho..aqui e ali você avista um viaduto. O 13 não é tão pertinho como imagina, são 8km, então não crie expectativas e vá no início da tarde para não chegar lá tardão e perder um sol lindo! u.u Você saberá que é o viaduto 13 quando avistar várias tendas/lujinhas e muitos carros estacionados.
Aqui você tem duas opções: deixar o carro antes da ponte e subir 300 metros a pé, trocar umas figurinhas com a galera no caminho…ou subir tudo de carro, ignorar esse povo suado e chegar lá bem de boa, filé.
Bem, agora que você chegou no viaduto 13, achou que altura era o problema??? HAAA meu caro leitor, o que pode te pegar de surpresa É UM FUCKING TREM que ainda passa ali! E não tem horário pra ele chegar, passa quando quer, tá nem aí.
Por isso o viaduto 13 é bem largo e tem até umas “sacadinhas”/ refúgios pra você ficar de boa, bem seguro e suave na nave…já os outros viadutos é faca na bota, se pendura na ponte mesmo gaudério véio!
Depois de admirar a paisagem é a hora de atravessar o tenebroso túnel de 350m de extensão. Se você quer realmente sentir um frio na espinha e ficar “alone in the dark” não ligue a lanterna do seu celular. Breu total e silêncio horripilante.
O único problema é que o túnel não é reto e você pode:
1. tropeçar/trupicar num dormente, cair de boca e quebrar os dentes
2. pisar nas valas próximas à parede, cair de boca e quebrar os dentes
3. cair sozinho por motivos sobrenaturais, cair de boca em um gambá/zurrilho MORTO, não quebrar os dentes e engolir uns pelos.
4. ter sorte na vida e assustar a galera que vem na direção contrária! EEEEE
E sim, o gambá não é zuera, acho que era um..mas sem cabeça estilo Stark. Após uns 5 minutos andando, ou mais, não se sabe, você pode perder a noção do tempo, há luz no final do túnel! Uma abertura para o mundo e possibilidade de mais fotos! O que importa na vida! auehaueha
Se for amante das aventuras, aproveite para fazer rapel no viaduto mesmo ou caminhe pelo túnel da esquerda até encontrar a Cascata Subterrânea Garganta do Diabo!
Partiu Viaduto 13!
Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB







Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!


Esse lugar é muito massaaaaaaaaa!!! Ainda quero fazer a trilha completa. Mas, enquanto não dá, fui só no viaduto mesmo. Bjs, guria
Muito bom o artigo. Só lamento o termo “ditadura militar”, porque não foi uma ditadura. Tenho 66 anos, vivi aquele período, pelo qual votei e presenciei todas as instituições funcionando. O termo certo é regime militar.
continua sendo a mesma coisa
Cala a boca velho retardado, todo mundo sabe que foi ditadura seu imbecil negacionista
Só para constar, é o terceiro mais alto do mundo. E não o segundo. Mas tudo bem.
Fomos aí hoje e também tinha um gambá morto sem cabeça… que coincidência kkkkkkkkk