A Ilha do Japonês em Cabo Frio possui águas cristalinas e calmas, perfeita para uma viagem em família. Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Ilha do Japonês pode ser acessada facilmente a pé ou de barco. Veja todas as informações para visitar e assista o vídeo para conhecer esse paraíso!
Dicas para visitar a Ilha do Japonês em Cabo Frio
1 – Como chegar na Ilha do Japonês
O acesso principal para a Ilha do Japonês passa pelo bairro Cajueiro, só seguir na rua dos Espadarte até a entrada do Parque Estadual da Costa do Sol. Essa reserva abrange uma área de 9,8 hectares.
Há uma taxa de preservação ambiental do Parque no valor de 10 reais para ao dia todo e você pode estacionar perto à ilha ou a Praia das Conchas. Durante o verão e feriados há controle de entrada para evitar fluxo muito grande de pessoas.
Indo para a direita você chega na Ilha do Japonês e o caminho da esquerda vai até a Praia das Conchas. O trajeto é estrada de chão.
Você deixa o carro estacionado e caminha uns 10 minutos dentro da reserva até chegar na rua de onde saem os barquinhos.
Pegar um barco táxi no bairro Passagem em Cabo Frio NÃO É POSSÍVEL, pois é perigoso por causa das ondas.
2 – Travessia até a ilha do Japonês
Chegar na ilha é muito fácil, porém precisa ter alguns cuidados dependendo da idade.
A pé: recomendo quando a maré estiver baixa, a água pode bater na cintura ou no peito dependendo do horário. Pessoas de idade podem ter muita dificuldade, pois a água dá uma puxadinha para direita. Crianças não devem ir a pé.
Barco: o trajeto custa 5 reais por pessoa, é a opção mais segura para crianças e idosos. Recomendo se você tiver eletrônicos (como era o meu caso).
Assista a travessia para a ilha do Japonês no vídeo abaixo
3 – Leve lanche e água
Não há nenhuma estrutura na ilha. Você só verá muitas árvores e alguns trechinhos para esticar a sua canga. Aproveite para fazer um picnic, leve água e sucos, além de lanchinhos como sanduíches e frutas numa bolsa térmica. Não esqueça do protetor solar.
Há muita gente vendendo marmita, bolo, espetinhos, sanduíches e até churrasco! UM BARCO DO CHURRASCO, COMO ASSIM GALERA
Do outro lado da ilha há um quiosque vendendo comidas e bebidas.
4 – Faça Stand up paddle ou caiaque
As águas são muito calmas, perfeitas para praticar estas atividades. As pranchas e caiaques são alugadas por hora. Tem uma parte que é mais funda, próxima à entrada da água do mar, onde pilotam jet skis, então fique atento.
leia também: DICAS PARA UMA VIAGEM A ARRAIAL DO CABO
5 – Fique hospedado próximo
Do outro lado da ilha do Japonês no bairro Passagem há diversos hotéis com boas tarifas em Cabo Frio. Daqui você também pode caminhar até a Praia do Forte e o mirante, dois lugares muito procurados na cidade.
Selecionei algumas opções boas em acomodação para facilitar a sua viagem a Cabo Frio, clique no nome para conferir as datas e disponibilidade!
- Hotel Boutique Recanto da Passagem $$$$ 9,4
- Pousada Recanto da Passagem $$$$ 9,4
- Bravo Hostel Design $$$ 9,6
- Hotel Solar do Arco $$$ 9,5
- Hotel Premium Recanto da Passagem $$$ 9,1
- Hotel Paradiso del Sol $$$ 8,7
No blog Destinos Notáveis tem mais dicas de Cabo Frio!
Gostou destas dicas para visitar a ilha do Japonês?
Leia mais:
Rio de Janeiro na chuva: 8 lugares legais
Como tirar fotos incríveis viajando sozinha
7 lugares incríveis para ver o por do sol no Rio de Janeiro