Quando falam em parques de Curitiba, sempre listam Parque Barigui, Parque Tanguá, Jardim Botânico…e esquecem do belíssimo Parque Passaúna, um pequeno refúgio dos amantes da natureza e o meu parque favorito!
Parque Passaúna em Curitiba!
O Parque Passaúna é um dos maiores parques de Curitiba, possui cerca de 6,5 milhões de m² e está dentro do reservatório que abastece a capital, o qual foi formado pelo entroncamento artificial do rio Passaúna. Nesta região havia algumas olarias de tijolo, as quais foram submergidas e restou apenas uma chaminé!A primeira parada do parque Passaúna é o mirante a 12m de altura. Uma vista incrível, para onde você olha tem azul e verde! Como eu “amo mato” fiquei super feliz de estar ali. Dá pra enxergar quase toda a represa e até um pouco de Campo Largo.Escada do mirante.
A “parte de baixo” do parque Passaúna tem muita atividade aquática, como caiaque, stand up paddle e até mergulho (apesar de ser proibido, a galera pula na água e ainda pesca). Você pode alugar as pranchas por uma hora no valor de R$35 durante a semana e R$50 no fim de semana. Tem até um parquinho para as crianças e uma faixa de areia.
O parque Passaúna é uma excelente opção para correr ou caminhar, já que uma faixa de asfalto segue em paralelo a represa e encontra pontes cobertas de madeira. Em alguns trajetos dá pra pedalar, andar de skate ou roller. Também vimos algumas churrasqueiras, porém estavam meio abandonadas e havia lixo ao redor, resultado de pessoas sem noção que não cuidam do parque.
O Parque Passaúna é uma ótima pedida pra escapar do fervo dos parques mais conhecidos de Curitiba: o Barigui e o Tanguá (que no no fim de semana enche de gente meodeos, fica até meio caótico ahueahe).
Como chegar no Parque Passaúna
Acredito que a melhor maneira é de carro, pois o parque fica um pouco afastado de Curitiba. Nós confiamos plenamente no GPS (só digitar parque Passaúna como destino no Google Maps que dá certinho) e seguimos pela 376, entramos na marginal e pegamos umas ruazinhas de bairro bem esburacadas e cheias de curvas. Do centro até o parque levamos em torno de meia hora para chegar. Sem gps é impossível chegar pois não tem placas em lugar algum.
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para acessar depois este post e confira meus painéis de viagem!
Veja outros posts sobre Curitiba:
Que parque gostoso para passar o dia! Adorei a chaminé que ficou “perdida” e sozinha, deu um toque especial para o lugar.
Que lindo! Eu nunca fui para Curitiba mas sempre ouvi falar dos destinos mais comuns que você mencionou, mas nunca tinha visto nada sobre esse parque. Na minha cidade natal, Jundiaí-SP também temos o Parque da Cidade que rodeia uma represa onde antes era uma área urbana. Alí também dá pra andar de kaiak, bicicleta, tem pista de corrida, parquinhos… uma delícia!
Ahh não! Não acredito que quando fui a Curitiba não conheci ? Para de lindo!!! Quando fui realmente só fui nos mais famosos, Parque Tanguá, Memorial Ucraniano , Opera de Arame, Bosque Alemão … Bom que já tenho mais um motivo para retornar a Curitiba! Gostei muito da cidade ..
O texto está excelente ?
parques são sempre ótimos passeios, e é uma das coisas que sempre tento fazer nas viagens!
Curitiba está me cativando com todos esses posts interessantíssimos, não somente os seus mas os de outros blogueiros da região!
Angie do céu, fui tantas vezes pra Curitiba e nunca tinha ouvido falar dessa parque.. ai que tristeza! haha fui nos mais conhecidos, mas numa proxima vou querer ir dar um pulinho nesse ai também, adorei a vista de lá!
Não conhecia esse parque, mas parece ser um passeio bem divertido e diferenciado <3 Que bacana a postagem <3
Beijos, Vickawaii
Nunca tinha ouvido falar acredita e olha que na minha última visita visitei um três parques.
Cara, to passada que tendo ido pra Curitiva algumas vezes, e conhecendo TANTA gente que mora lá, nunca tinha ouvido falar desse parque. É LINDO! Demais! Você sempre mandando muito bem na programação do sul 🙂
é então, não é muito explorado!! talvez assim seja até melhor haueahe obrigada!
Perdi esse parque quando fui a Curitiba 🙁 mas também, não fazia nem ideia da existencia dele.. fica pra próxima agora! Muito lindo 😉
Não sei explicar o motivo, mas sempre quis visitar Curitiba. Adorei a dica desse parque, adoro destinos assim. Por ter churrasqueiras, assumo que também é permitido fazer pique-nique..? E que ódio dessas pessoas porcas!
simm pode fazer um churrascão de domingo !!
Não tinha ouvido falar desse parque, parece bem tranquilo, mesmo, lembra uma reserva…
Bela dica, Guria!
Foram poucos os parques de Curitiba que não conheci, este foi um deles! É um belo lugar para passar uma tarde de domingo com muita paz e tranquilidade!
eu amei esse parque, fica lotaaado no fim de semana!
Muito bonito, mas quase sem lugar para estacionar e ainda agora que a prefeitura quer a parte dela! Encheram de placas proibido estacionar e estão multando todos que só tem um final de semana para passear com a família. Chega a ter até três viaturas da Polícia Municipal para preencherem suas cotas de multas dessas famílias que muitas vezes não tem dinheiro para pagarem uma outra diversão aos filhos! Parabéns aos policiais ao incentivo de levar uma família a passear no Passauna e tenho certeza que em muitos outros lugares! E depois, tem um restaurante com ótima comida no acesso à prainha do Passauna! Só que os carros estacionam dos dois lados da rua é as vezes fecham a passagem de mão dupla, mas por incrível que pareça a polícia faz vista grossa, por que será?
Eu estava tão empolgada lendo os posts q esqueci d comentar rsrs adoro parques ? n vou deixar d visitar !!