Florianópolis é uma supresa a cada visita! Desta vez conheci dois lugares encantadores na região sul da ilha da magia: Campeche e Ribeirão da Ilha! Dá o play no vídeo!!
Parte sul de Florianópolis
Campeche
A praia do Campeche possui águas frias e é muito frequentada por surfistas em qualquer parte do ano. Loucura surfar com temperatura de 12 graus…imagina na água brrrr Porém no verão a água fica super cristalina com cara de Caribe mesmo!
Muita gente caminha na praia, faz ioga, passeia com os “catioros”…
A Ilha do Campeche possui várias inscrições rupestres de 5 mil anos atrás: são desenhos geométricos, como flechas e máscaras, além de símbolos zoo e antropomorfos. Ela fica a mil metros da praia e é possível visitá-la de barco.Caso queira passar uns dias no Campeche, sugiro se hospedar no Host n’ Roll.
No acesso principal a Praia do Campeche, você encontra vários restaurantes e a maioria tem um cardápio parecido e preço uniforme. Pagamos R$ 65 por um filé de peixe com molho de camarão, porções de batata frita, arroz, feijão, pirão e salada para 3 pessoas! Valeu muito a pena.
A principal rua do Campeche é a Rua Pequeno Príncipe em homenagem ao autor do livro homônimo Antoine de Saint-Exupéry (os moradores da região chamavam ele de Zé Perri). Na década de 20, ele fazia algumas paradas na região durante o trajeto de Paris a Buenos Aires, enquanto trabalhava para os correios franceses. Pessoal mega parceiro do Pará!!!
Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha é o segundo local mais antigo de Florianópolis (o primeiro é Santo Antônio de Lisboa). Aqui você pode ver a arquitetura colonial portuguesa e açoriana dos séculos XVIII e XIX presente nas casas geminadas e coloridas e também conhecer lojinhas de artesanato, renda de bilro e azulejos pintados a mão.
Artesanato da loja Lótus – Freguesia do Ribeirão
Também existe vários restaurantes na região e lugares “gourmet”: provamos alguns doces portugueses como Pastel de Belém e Travesseiro de Sintra. Deu pra dar uma disfarçada na fome.Aqui a produção de ostras e mariscos é a maior do Brasil! Ribeirão da Ilha faz parte da Rota das Ostras com vários restaurantes a beira mar e trapiches. Tudo é bem fresquinho, pois as ostras são recolhidas do mar antes de serem servidas. Santo Antônio de Lisboa também faz parte desta rota gastronômica.
Igreja da Freguesia vulgo Igreja de Nossa Senhora da Lapa foi inaugurada em 1806. Em Ribeirão da Ilha vale muito a pena assistir o por do sol!
Onde fica Campeche e Ribeirão da Ilha e como chegar
Ambos ficam próximos ao aeroporto, se você estiver de carro, a vida é muito mais fácil! haueha Para ir de ônibus, aconselho baixar o app Fênix em seu celular para ver os horários de ônibus e linhas disponíveis na região. Se quiser dá pra pegar carona também, o pessoal da ilha é bem parceiro 🙂
Veja também no blog Nas Estradas do Planeta um relato super completinho de um passeio por todas as partes da ilha da magia! Quem também gostou de visitar Floripa no verão foi a Adriana do blog Atravessar Fronteiras e o blog Foco No Mundo
Salve no seu Pinterest
Veja também em Santa Catarina: