O que fazer em Helsinque na Finlândia? A capital finlandesa é uma cidade cheia de charme, história e cultura! Eu fiquei muito surpresa com a simpatia dos finlandeses e também com o tempo, pois visitei durante o mês de junho e foi incrível!
Neste artigo vou te contar o que fazer em Helsinque, as principais atrações, quando visitar, dicas de viagem e muito mais para a sua viagem a Finlândia!
O que fazer em Helsinque na Finlândia: atrações e roteiro
Índice do Artigo
Você consegue aproveitar tudinho deste roteiro O que fazer em Helsinque em 2 dias + 2 dias extras de tour pela região! Daqui você pode atravessar o mar com uma balsa até Tallinn na Estônia (como eu fiz) ou continuar a viagem pela Finlândia!
Eu visitei Helsinque na metade de junho, as temperaturas estavam boas durante o dia, porém tem um ventinho mais gelado, então leve uma jaqueta ou uma blusinha de lã, mesmo no verão!
A Finlândia utiliza o euro e eu utilizei o meu cartão da Wise para fazer todos os pagamentos! Leia mais aqui Cartão Wise na Europa: como funciona a conta Wise
Como chegar em Helsinque?
Não há voos diretos do Brasil para a Finlândia, então você precisa fazer conexão em Milão ou Londres, por exemplo. A empresa aérea mais famosa do país é a Finnair e vou dizer que é maravilhoso voar com eles! Eles oferecem o MELHOR SUCO DO PLANETA!!!!
O Helsinki Airport (HEL) fica afastado da cidade, então você pode pegar um shuttle direto até o centro da cidade. Eu optei para viajar de trem, demorou em torno de 40 a 50 min e a passagem custou 4,40 euro. O mais difícil foi encontrar a saída do aeroporto para a estação de trem dentro do próprio aeroporto. Depois que achei, foi só comprar o ticket na máquina usando meu cartão da Wise e embarcar no próximo trem!
Ah e quando você chegar na estação central de trens, veja o edifício por fora, é muito interessante!
Quando visitar Helsinque?
Bem, como você deve imaginar, a Finlândia é muuuito gelada durante o inverno, pois neva bastante. Se você quer aproveitar um clima mais “ameno” sugiro ir durante o verão, como eu fiz!
Verão (junho a agosto): Melhor para explorar ao ar livre, pois os dias são muuuito longos com o Sol da Meia-Noite em junho! O clima fica muito agradável com temperaturas entre 15°C e 25°C, dá pra usar uma camiseta durante o dia e uma jaquetinha à noite. Nessa época tem muitos Festivais de música e eventos culturais, perfeito para para passeios de barco, parques e ilhas. O ponto negativo é que é mais caro e movimentado.
Outono (setembro a novembro): a Finlândia fica muito bonita nessa época devido às folhas douradas nos parques! O clima é ainda razoável no início com temperaturas entre 10°C a 15°C. Evite outubro e novembro pois chove mais!
Inverno (dezembro a fevereiro): perfeito para quem quer curtir a neve e o clima de Natal nos mercadinhos! O Frio é intenso, pois as temperaturas ficam entre -5°C a -15°C com dias muito curtos. O ponto positivo é a chance de ver a Aurora Boreal (fora da cidade lógico). Aproveite para conheceras saunas quentes e lagos congelados!
Primavera (março a maio): os dias voltam a ser longos e as temperaturas ficam entre 5°C a 15°C. No entanto, a previsão do tempo é imprevisível pois pode ficar bem frio e nevar de repente em março ou abril.
Onde ficar em Helsinque?
A cidade tem muitas opções incríveis em hotéis, sendo alguns pura phynesse! Clique no nome para verificar os preços.
Citybox Helsinki ⭐⭐⭐ Eu e minha amiga ficamos neste hotel um pouco mais distante do centro devido ao preço! Gostamos muito, a cama é maravilhosa e o chuveiro também. Não havia ninguém na recepção, você mesma faz o check-in, então guarde bem o email da reserva pois precisa por o número na tela. Também havia máquina de lavar e cozinha equipada com microondas, muitas geladeiras e torradeira. Muito prático!
Original Sokos Hotel Vaakuna Helsinki ⭐⭐⭐⭐ Esse hotel é muito famoso e fica ao lado da estação de trem, localização ótima! Os quartos são grandes e confortáveis com uma janelona!
Scandic Helsinki Hub ⭐⭐⭐esse hotel é de uma franquia bem conhecida no país. É um dos hotéis com melhores avaliações! A estrutura do hotel é muito boa, tem um bom espaço e com lindo design. O café da manhã é ótimo!
Moi Aikatalo Hostel Helsinki ⭐uma opção para quem deseja economizar! Esse hostel fica bem localizado, check-in automático e camas confortáveis
O que fazer em Helsinque na Finlândia
Helsinque é uma cidade fácil de se locomover, muita coisa você consegue fazer a pé. Eu recomendo separar 2 dias pra conhecer bem a cidade e alguns museus, mas deixar mais tempo para explorar Suomenlinna e algumas excursões bate e volta pela região, principalmente no inverno por causa da neve e aurora boreal.
No vídeo abaixo eu mostro O que fazer em Helsinque, minhas impressões ao visitar a cidade pela primeira vez, comidas diferentes e muitas dicas de viagem! Clique para assistir!
Veja as melhores atrações para conhecer na capital da Finlândia:
1 – Praça do Senado e Catedral de Helsinque
Essa é um dos cartões postais da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Helsinque!
A catedral branca com as cúpulas verdes fica no coração da cidade e nem parece direito uma catedral por causa da sua arquitetura neoclássica (bem templo mesmo). Você paga para visitar o seu interior, porém lembre-se que é uma catedral luterana, então a decoração é minimalista.
Nessa praça acontece o mercadinho de Natal e também um totem com o nome da cidade.
Do outro lado da catedral tem um restaurante MARAVILHOSO chamado Savotta! O lugar é bem acolhedor, parece casa de vó e a comida é excelente! Foi aqui que provei uma carne de rena maravilhosa, peixinho delícia e também uma sobremesa típica excelente. Só elogios a esse lugar!
2 – Fortaleza de Suomenlinna
Esse é um passeio que eu AMEI FAZER! O dia estava maravilhoso para explorar a ilha, então se você tiver a mesma sorte de um dia ensolarado, apenas vá!
Pra chegar nesta ilha é necessário pegar um barco e a viagem dura uns 7 minutinhos. Você pode reservar o trajeto de ida e volta aqui Suomenlinna e Lonna Hop-on Hop-off Cruise Este também inclui a ilha Lonna.
A ilha de Suomenlinna é bem grandona, tá pra passar várias horas explorando cada cantinho. Recomendo levar um lanche e água!
Suomenlinna é uma ilha fortificada que foi muito disputada entre a Finlândia e a Rússia! Hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO e você pode ver como era a vida na ilha, pois há muitos canhões e túneis usados pelo exército e uma parte da vila (que ainda há moradores) e museus.
Inclusive é possíver ver alguns abrigos escondidos pela grama! Como tem muita história interessante, vale a pena contratar uma excursão a pé guiada com um guia autorizado !
3 – Mercado aberto Kauppatori
Bem pertinho do píer onde sai o barco para a ilha, acontece um mercado a céu aberto com várias barraquinhas vendendo morangos, mirtilos, artesanato, roupas feitas com pele, luvas, joias belíssimas, facas, chaveiros…. tem de tudo um pouco!
Você também poderá provar algumas coisas diferentes como cachorro quente feito com carne de rena, sopa de salmão e uns mini peixinhos fritos. Só tome muito cuidado com as gaivotas porque elas roubam tua comida sem dó kkkkkk
4 – Sky Wheel
Na praça do mercado também fica a Sky Wheel, uma roda gigante com vista bem legal para esta área e um dos “compartimentos” é uma sauna!!!
Esse lugar custa 240 euros no mínimo e você pode desfrutar durante uma hora em até 4 pessoas, toalhas inclusas no preço. O pacote inclui uso privativo da gôndola da sauna, banheira de hidromassagem e sala de sauna, que tem chuveiros, banheiros e vestiários. Há também um terraço com banheira de hidromassagem para seu uso e um alto-falante bluetooth para tocar sua própria música. Você também ganha duas bebidas alcoólicas/não alcoólicas por pessoa.
5 – Catedral de Uspenski
A Uspenskin katedraali é uma igreja ortodoxa no topo de uma colina. É um edifício laranja com telhado verde, muito bonito por fora tanto por dentro. É bem diferente, vale a pena conhecer e a entrada é gratuita.
6 – Mercado Antigo de Helsinque
Do outro lado do pier, um pouco mais afastado fica o mercado coberto tradicional chamado Vanha Kauppahalli. É praticamente um sacolão com muitos vegetais, peixe fresco, caviar, muitas coisas doces… É uma oportunidade para provar iguarias finlandesas!
7 – Igreja Temppeliaukio
Essa é uma das igrejas mais diferentes que já vi, não pode ficar de fora da sua lista O que fazer em Helsinque! Ela é apelidada de Igreja de Pedra porque é esculpida diretamente na rocha e possui uma acústica incrível!
O horário de funcionamento é das 10 às 16:50, exceto terça e domingo que abre das 12 às 16:50! Compre seu Ingresso para a Igreja Temppeliaukio
8 – Esplanadi
Esse parque é muito bonito, bem comprido e rodeado por prédios antigos e com detalhes. Foi inaugurado em 1812 e é muito arborizado e frequentado pelos locais, especialmente no verão quando fazem picnics e há espetáculos de música ao vivo.
Durante o inverno colocam algumas luzinhas coloridas para deixar mais animado e natalino.
9 – Sauna Löyly
A Finlândia é famosa por suas saunas, e a Löyly é uma das melhores e mais modernas de Helsinque. Você pode visitar durante o ano todo, possui vista para o mar e um deck perfeito para relaxar.
A Löyly possui saunas públicas tradicionais feitas em madeira e com acesso a uma área externa para “se esfriar” diretamente no mar. Todo mundo usa roupa de banho nessa área (normalmente os finlandeses vão pra sauna peladões kkkk ). Se você estiver viajando em grupo, pode alugar uma sauna só para vocês por 500 euros!
O ingresso custa 26 euros e pode usar a sauna por 2 horas. A hora adicional custa 12. Há aluguel de traje de banho e os banheiros são separados por gênero.
Também há um restaurante no local com ótimos pratos! Já bota essa sauna no seu roteiro O que fazer em Helsinque!
10 – Praça Kansalaistori
Essa praça é gigantesca e possui muitos edifícios importantes a poucos passos de distância um do outro! Vale a pena dar uma passada aqui, olha só essa lista:
- Helsingin keskustakirjasto Oodi: biblioteca central de Helsinque
- Musiikkitalo: espaço para música ao vivo
- Museu Nacional da Finlândia: Conta a história do país desde a pré-história até os dias atuais, com exposições interativas e um prédio belíssimo.
- Kiasma: este museu de arte contemporânea é vibrante e inovador, com exposições interativas. Ótimo para quem gosta de arte.
- Eduskunta: este é o Parlamento da Finlândia, construído no estilo neoclássico
Para quem gosta de arquitetura e design pode ir no Arkkitehtuuri- ja designmuseo, o qual fica um pouco mais distante.
Passeios de um dia fora da cidade
Caso você fique mais dias, recomendo adicionar fazer estes passeios bate e volta! Já adiciona ao seu roteiro O que fazer em Helsinque!
Tallinn em 1 dia
Viagem de 1 dia de ida e volta de ferry para Tallinn! Explore e capital da Estônia, aproveitando para conhecer a ferry gigante que faz a travessia. Tem de tudo nesse ferry, eu adorei.
Tallin é uma cidade muito charmosa, super medieval, limpa e linda!
>> Clique aqui para reservar sua viagem de ida e volta a Tallinn! <<
No vídeo abaixo eu mostro como é a balsa, é uma aventura em si de tão grandee! Dá play para assistir
Tour gastronômico pelo Parque Nacional Nuuksio
Esse é um passeio pela natureza para conhecer um dos parques nacionais da Finlândia.
Dependendo da estação, você poderá colher frutas silvestres ou cogumelos. No inverno, dependendo do nível de neve, você pode experimentar a caminhada com raquetes de neve! Durante o verão, poderá fazer um mergulho em um lago intocado!
Também inclui um delicioso “glögi” servido com biscoitos e uma autêntica sopa finlandesa caseira servida com pão tradicional e bebida em um Laavu, o acampamento finlandês com fogueira.
> > Reserve aqui o seu tour gastronômico no Paque Nacional <<
Roteiro em Helsinque: 3 dias
Como disse anteriormente, tem muita coisa legal pra fazer na cidade e você aproveita bastante, já que as atrações ficam perto uma das outras. No verão há mais festivais e tem um parque de diversões e até o SEA WORLD, então dá pra passar mais dias.
No entanto, se a sua viagem é mais curta, sugiro este roteiro O que fazer em Helsinque:
Dia 1: Praça do Senado, Catedral de Helsinque, Esplanadi, Igreja Temppeliaukio, Sauna Löyly
Dia 2: Mercado aberto Kauppatori, Fortaleza de Suomenlinna, Sky Wheel, Catedral de Uspenski
Dia 3: Praça Kansalaistori e museus ou tour
Gostou destas dicas de O que fazer em Helsinque na Finlândia?
leia também: Qual o melhor chip de internet para viagem internacional?