Se você está planejando visitar Paris na Primavera, saiba que essa é uma das melhores estações do ano para conhecer a cidade das luzes. Além do tempo que permite passeios ao ar livre, os preços estão um pouco mais acessíveis e filas com menos pessoas.
Pensando em facilitar a sua vida e te estimular a aproveitar ao máximo essa experiência da capital da França, eu separei 10 dicas de atrações e passeios que você não pode deixar passar durante sua aventura em Paris na Primavera.
Selecionei as melhores atrações para conhecer em Paris na Primavera, temperaturas, eventos especiais e atividades incríveis!
Paris na primavera: 10 coisas incríveis para fazer
Índice do Artigo
Qual a melhor época do ano para visitar Paris?
Como eu já disse outras vezes aqui no blog (e repito) Paris é uma cidade para visitar várias vezes. Isso porque em cada estação do ano a cidade fica com um charme todo especial. Mas além da variação climática, um fator que você deve levar em conta é a variação dos preços. Por exemplo, na alta temporada os preços costumam ser bem mais caros (junho a agosto), pois é verão na Europa. Nesse período do ano os dias são mais quentes, longos e é possível aproveitar muito da cidade ao ar livre. Falei sobre isso no artigo Quanto custa viajar para Paris
Já no inverno (dezembro a fevereiro) os dias mais curtos e chuvosos não fazem só a temperatura despencar, os preços também. Por isso essa época é perfeita para visitar museus, lojas e teatros. Eu até listei aqui 8 atrações para você fazer em Paris na Chuva, caso decida por essa época do ano.
Você já deve ter percebido até aqui que a melhor época para visitar Paris é na meia estação. Ou seja, outono (março a maio) que é quando acontece as folhas decoram a cidade com um ar de melancolia outonal misturada a agitação cultural que está no auge, com festas gastronômicas e de vinhos. Na primavera (março a junho), já acontece o contrário, as atrações reabrem, os cafés se enchem de pessoas e a cidade recupera suas cores com as flores!
Atenção: As Olímpiadas em Paris acontecem em julho e agosto, serão meses mais caros e muito movimentados! Evite se você não tem interesse nos jogos.
5 motivos para visitar Paris na Primavera
Clima Agradável: A primavera em Paris é uma das épocas mais agradáveis para visitar, com temperaturas amenas, dias mais longos e menos chuva. Você pode fazer passeios ao ar livre, visitar parques e jardins, além de fazer refeições em cafés ao ar livre.
Jardins (muito) floridos: Os parques, como o Jardim de Luxemburgo e o Jardim das Tulherias, se enchem de flores em plena floração. Os canteiros de tulipas e as cerejeiras em flor criam um cenário que parece saído de um conto de fadas. Você não vai querer parar de tirar fotos!
Eventos Culturais: Você pode participar de festivais de música, exposições de arte e espetáculos ao ar livre. Além disso, muitas atrações culturais, como museus e teatros, oferecem programações especiais nesta temporada.
Cafés e Terraços: Os parisienses adoram aproveitar os terraços dos cafés na primavera. É a oportunidade perfeita para relaxar, saborear um café ou um croissant, e observar as pessoas passando.
Menos Multidões: Comparada ao verão, Paris na primavera é bem menos lotada de turistas. Isso significa que você pode explorar as atrações com mais tranquilidade e desfrutar de refeições em restaurantes sem longas filas de espera.
Quando é Primavera em Paris?
A Primavera em Paris 2024 vai de 20 de março a 21 de junho, época em que as árvores começam a florescer, jovens voltam às ruas para aproveitar os amigos e o Rio Sena volta a ser o destino romântico dos apaixonados.
Maio e junho são os melhores meses para visitar Paris na Primavera!
Como é o clima de Paris na Primavera?
Paris na primavera tem uma transição adorável do frio do inverno para o calor do verão. Em março, você pode precisar de um casaco, mas em abril e maio, as temperaturas sobem gradualmente. Junho é um mês especialmente bom para viajar, com dias ensolarados e temperaturas amenas. É a época perfeita para passear pelas ruas parisienses.
Embora a primavera também traga algumas chuvas, elas geralmente são leves e passageiras. Um guarda-chuva ou uma capa de chuva dobrável na sua bolsa serão seus melhores amigos. Mas se você já leu o artigo “Como organizar a mala para 15 dias na Europa?” já sabe disso, então estará preparada!
Média de Temperatura em Paris na Primavera (mês a mês):
- Março → entre 5°C e 12°C → 14 dias de chuva
- Abril → entre 7°C e 16°C → 14 dias de chuva
- Maio → entre 11°C e 20°C → 11 dias de chuva
- Junho → entre 13°C e 23°C → 12 dias de chuva
Sempre é bom levar um casaquinho por causa doi vento geladinho à noite. Leia o meu artigo Mala para Paris na Primavera: o que levar e checklist
Onde se hospedar em Paris na Primavera
Eu selecionei alguns hotéis mais afastados para você aproveitar o clima de Paris e conhecer a cidade a pé. Além disso, o metrô de Paris é bem fácil de utilizar e é uma alternativa eficiente para fazer o seu rolê por Paris na Primavera.
Essa decisão está diretamente relacionada ao valor que você pagará com hospedagem. Se preferir um hotel mais central, prepare-se para pagar um pouco mais. Mas com o bônus de perder menos tempo de trajeto. De qualquer forma coloquei 1 opção mais central para você avaliar. Dá uma olhada (clique no nome para reservar):
Montparnasse Alésia (8.1) ⭐⭐⭐: esse hotel é muito bem localizado, situado próximo a duas linhas de metrô e paradas de ônibus, o que facilita o deslocamento. Os quartos são limpos, sem muita decoração, mas a equipe simpática rende muitos elogios nas avaliações e alguns integrantes até mesmo falam português. Além disso, é possível ir a pé até o centro, à torre Eiffel e às principais atrações recomendadas aqui neste artigo.
Le Regent Montmartre by Hiphophostels (7.4) ⭐⭐⭐: muito bem localizado, essa é uma opção de hospedagem para quem curte uma vida mais animada, por estar próximo a bares, restaurantes e do metrô. O café da manhã embora simples é muito saboroso e a equipe é muito solícita com turistas. Além disso o hotel fornece o serviço de locação de toalhas, facilitando para muitos viajantes que não se importam em carregar toalhas durante o mochilão.
Hôtel Le Daum (8.4) ⭐⭐⭐: uma boa opção para quem viaja sozinho, o hotel é próximo a estação de metrô para você explorar Paris o quanto quiser. O hotel também se destaca por ser nível 2 no índice de viagem sustentável e oferecer um café da manhã saboroso e reforçado. Mas o real destaque vai para a equipe, que é muito simpática e disposta a passar dicas, sugestões e até mesmo a chamar transporte para você. O mais legal é que vários membros da equipe falam português (o que dá mais segurança aos viajantes solos).
Hotel Restaurant Au Boeuf Couronné (8.8) ⭐⭐⭐: o hotel oferece um ótimo custo benefício, e esta localizado a apenas 1 minuto de distância (a pé) do metrô Porte de Pantin. Embora o trajeto até o centro da cidade leve em torno de 50 minutos, o hotel se destaca por ser pet friendly, para quem vai levar o pet viajar por Paris é uma ótima opção! Nas avaliações você vai encontrar uma série de elogios direcionado a equipe, que é muito prestativa e paciente com o inglês “arranhado” dos viajantes e as tentativas de françoia! A decoração é um charme, usando muito o amadeirado para dar essa sensação de conforto e aconchego que a gente sempre busca, sabe?
Hôtel Emile Le Marais 7.9 ⭐⭐⭐: essa é uma opção para quem quer ficar mais próximo de tudo e passear pela cidade, indo a pé de atração a atração. Localizado no centro da região de Marais, fica a poucos metros da estação de metrô Saint-Paul e a 1km da Catedral Notre Drame. Você também pode fazer uma caminhada de 10 minutos até a Bastilha ou esticar um pouco mais as pernas até o Museu do Louvre. As acomodações são super confortáveis e bonitas, com banheira vitoriana para quem quer “luxar” um pouco mais, e os quartos são limpos e com ar condicionado disponível. A equipe de funcionários é super prestativa também, então você não vai enfrentar problemas em lidar com o temperamento parisiense.
Veja mais opções de acomodação no artigo Onde ficar em Paris
O que fazer em Paris na Primavera
A melhor maneira de explorar Paris é caminhando. Especialmente na primavera, que é a estação perfeita para visitar os jardins, fazer piquiniques, andar pelas pelas ruas parisienses ou pelas margens do Rio Sena, de onde poderá ver os monumentos, prédios e as pontes de Paris. Tudo florido e cheio de vida!
Confira algumas atrações incríveis em Paris na primavera no vídeo abaixo, clique para assistir!
Aqui estão algumas sugestões de o que fazer em Paris na primavera:
1 – Passeio pelos Jardins e Parques
E é claro que você precisa explorar os belos jardins de Paris na primavera, como o Jardim de Luxemburgo, o Jardim das Tulherias e o Parque des Buttes-Chaumont.
O Jardim das Tulherias remonta ao século XVI e está localizado entre o Louvre e a Praça da Concórdia. Apresenta majestosos canteiros de flores, estátuas clássicas, lagos e uma atmosfera serena. Esse é o meu favorito! Aqui tem até uma mini estátua da Liberdade, acredita?
O Jardim de Luxemburgo foi criado no século XVII e está repleto de flores, lagos e esculturas clássicas. Sua atmosfera tranquila atrai visitantes em busca tranquilidade, picnics ou até uma corridinha.
2 – Passeio de barco no Rio Sena
Faça um passeio relaxante pelo Rio Sena seja caminhando ou de barco. Você terá vistas deslumbrantes das pontes e edifícios históricos de Paris, tudo enquanto desfruta do ar fresco da primavera. É muito gostoso caminhar ao longo do rio, principalmente no final do dia próximo ao por do sol. Muita gente gosta de fazer picnics!
Como é um passeio muito procurado, recomendo reservar com antecedência aqui: cruzeiro de uma hora pelo rio Sena
3 – Explore Montmartre
Suba até a colina de Montmartre e visite a Basílica de Sacré-Cœur. Além disso, vá até as charmosas ruas deste bairro artístico e aproveite para conhecer os artistas locais. Falo só deste lugar no vídeo disponível previamente neste artigo!
Algumas atrações para conhecer em Montmartre são:
- Basílica de Sacré-Cœur: oferece uma vista deslumbrante da cidade de Paris! Vale a pena conhecer o seu interior, adornado com belíssimas obras de arte e vitrais. A entrada é grátis e aos domingos pela manhã tem missa.
- Place du Tertre: Uma praça famosa por suas ruas de paralelepípedos e artistas locais que exibem suas obras de arte ao ar livre.
- Moulin Rouge: Um dos cabarés mais famosos do mundo, o Moulin Rouge é conhecido por seus espetáculos e história boêmia. Visitar um cabaré é muuito legal, eu adorei! Reserve o Moulin Rouge aqui
- Cafés e Bistrôs: Passear pelas ruas de Montmartre oferece a oportunidade de descobrir cafés e bistrôs charmosos como o Cafe Deux Moulins que apareceu no filme Amelie Poulain. Recomendo visitar à noite porque vira um barzinho e não tem tanta gente!
4 – Coma em Mercados de Rua
Experimente a deliciosa comida de rua parisiense em mercados como o Marché des Enfants Rouges, o mais antigo de Paris! Localizado no Marais, oferece uma seleção de alimentos frescos, produtos gourmet, pratos preparados e especialidades locais. Prove crepes, queijos, croissants e outras iguarias locais.
Outras opções de mercados em Paris são:
- Marché Bastille: Localizado perto da Place de la Bastille, esse mercado é famoso por sua variedade de produtos frescos, queijos, pães e delícias típicas da culinária francesa.
- Marché d’Aligre: Situado no 12º arrondissement, esse mercado é conhecido por sua atmosfera animada e autêntica. Você encontrará uma grande variedade de produtos frescos, queijos, vinhos e produtos típicos franceses.
- Marché Raspail: Este mercado orgânico, localizado na Rive Gauche, é ideal para quem busca produtos frescos e saudáveis. Além disso, oferece uma variedade de alimentos prontos para consumo, incluindo especialidades francesas.
- Marché Saint-Germain: Próximo ao Boulevard Saint-Germain, esse mercado é conhecido por sua seleção de produtos frescos, queijos, vinhos e comidas preparadas. É um ótimo lugar para experimentar a autêntica culinária francesa em um ambiente vibrante.
5 – Café ao Ar Livre
Experimente a cultura dos cafés parisienses ao ar livre, Paris na primavera é demais! Encontre um café na calçada, peça um croissant e um café e simplesmente relaxe observando as pessoas passarem. Também há muitos lugares assim para almoço.
6 – Piquenique às margens do Sena
Compre alguns quitutes em uma padaria local e faça um piquenique nas margens do Rio Sena. É uma experiência parisiense clássica.
No vídeo abaixo você consegue ter uma noção melhor da região ao lado da Torre Eiffel e o Sena
7 – Faça um passeio por Paris de Bicicleta
Para quem curte andar de bike, essa é uma excelente opção para explorar Paris e aproveitar o clima primaveril. Além disso, você pode fazer o famoso passeio “Meia-Noite em Paris de Bike” e admirar os monumentos parisienses iluminados à noite.
Encontrei esse tour aqui muito legal no qual você você faz um percurso com um guia ao longo do Saint Germain des Prés, passando pelo antigo Bairro Latino e pelo Marais medieval. Confira Passeio de bicicleta pelos cantos e recantos encantadores
8 – Noite dos Museus e Nuit Blanche
Realizado anualmente, a Noite dos Museus reúne museus de toda a França (incluindo Paris). Durante essa noite especial, centenas de museus abrem suas portas gratuitamente e oferecem uma experiência única de exploração cultural. Além do acesso gratuito aos museus, muitas instituições culturais preparam atividades especiais e originais para os visitantes. Isso pode incluir exposições temporárias, performances ao vivo, palestras, concertos, visitas guiadas noturnas e muito mais. Acontecerá no dia 18 de maio em 2024, veja mais informações no site oficial.
Já o Nuit Blanche acontece no dia 1º junho é gratuito, aberto a todos e não se limita aos espaços tradicionais de museus e galerias. Pelo contrário, espalha-se por toda a cidade, transformando as ruas, praças e espaços públicos em locais de exibição artística. Durante essa noite, você pode esperar encontrar instalações de arte contemporânea, performances ao vivo, projeções de vídeo, esculturas luminosas e muito mais. Veja no site oficial
9 – Disneyland Paris
Visitar a Disneyland Paris na primavera oferece uma experiência encantadora e única por várias razões:
- Clima Agradável: A primavera traz temperaturas amenas e dias mais longos, criando condições ideais para desfrutar dos parques temáticos ao ar livre sem o calor intenso do verão ou o frio do inverno.
- Flores: Os jardins e áreas verdes da Disneyland Paris florescem na primavera, criando paisagens coloridas e encantadoras.
- Eventos Especiais: Durante a primavera, há eventos temáticos como a Páscoa, com decorações e atividades que encantam visitantes de todas as idades.
- Menos Lotado: Em comparação com os meses de verão, a primavera tende a ser menos lotada nos parques, permitindo que os visitantes desfrutem das atrações com menos filas e mais espaço para explorar.
Como é um local bem procurado, reserva o seu ingresso com antecedência! Veja as opções aqui: Disneyland Paris: ingresso de 1 dia
10 – Visite os jardins e a casa de Monet em Giverny
Essa experiência é como entrar dentro de um quadro pintado pelo artista. Durante a visita você irá conhecer os aposentos onde o artista viveu e trabalhou, incluindo seu estúdio. A melhor época para visitar os jardins de Giverny é na primavera, quando as flores estão em plena floração, criando um espetáculo de cores e fragrâncias. Os jardins de lírios d’água, que Monet pintou em várias de suas obras, são especialmente deslumbrantes nesta época do ano.
REserve a sua excrusão aqui Giverny com Casa e Jardins de Monet – Excursão de meio dia
O que fazer em Paris em qualquer época do ano
Algumas atrações podem ser visitadas o ano todo, porém é sempre bom fazer a reserva do ingresso. Clique sobre o nome da atração abaixo para mais informações!
Aqui no blog eu tenho um post inteiro esclarecendo Museus de Paris: um guia rápido você pode conferir para pegar boas dicas. Além disso, eu compartilhei aqui no blog também Roteiro em Paris 3 dias: atrações e dicas básicas para aproveitar ainda mais seus dias na cidade das luzes.
Agora que você já tem todas as informações necessárias, dicas de atrações, preços e até mesmo o que vestir, fica fácil planejar o roteiro da sua viagem à Paris na Primavera! Não esqueça de tirar muitas fotos durante a sua aventura parisiense e marcar o meu @ lá no Instagram @apureguria
Até a próxima parada, viajante!