Dresden é uma cidade bem charmosa perto de Berlim e conta com diversos prédios antigos e bonitos, porém a maioria foi reconstruída após a Segunda Guerra. É uma das cidades que mais atrai os turistas asiáticos na Alemanha (além da Rothenburg ob der Tauber) e nós geralmente nem botamos no roteiro, vou fazer você mudar de ideia, olha só o que tá perdendo! Não esquece de assistir o vídeo em Dresden!
Roteiro em Dresden
Nascimento e destruição de Dresden
Dresden possui vestígios arqueológicos de 7 mil atrás, porém a cidade em si foi fundada em 1173, um marco no Sacro Império Romano-Germânico. Toda essta ostentação foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, pois era cidade estratégica dos nazistas (tanto pela posição como comunicação). Mais de 1300 bombas foram lançadas na cidade, mais de 25 mil mortes e destruição por todo lado.
O que fazer em Dresden
Dá pra conhecer quase tudo a pé saindo da estação de trem de Dresden e dois dias são mais que suficientes. O rio Elba corta a cidade em duas partes e basicamente você ficará de um lado.
Altstadt
A cidade antiga é uma graça, cheia de predinhos coloridos, detalhes barrocos, ruas de pedras, igrejas e cafés. Vale a pena se perder por ali, nem olhe o mapa haueha
Os jardins do Zwinger
Zwinger é um museu e possui um jardim maravilhoso, fontes, detalhes barrocos em todos os lados e muitas esculturas. Foi construído la no século 17 como palácio de festas, essa realeza sabia ostentar! Se você gosta de arte vale a pena visitar o Gemaldegalerie Alte Meister, a galeria dos antigos mestres,onde está a Madona Sistina de Rafael, dica da Turomaquia . Você também pode ver uma coleção de Porcelanas e o Museu da Matemática e Física.
Igrejas de Dresden
Há duas igrejas no centrinho: a Frauenkirche e a Kreuzkirche.
Frauenkirche
A Frauenkirche fica na Neumarktplatz, possui uma cúpula gigante e um órgão mega maravilhoso no seu interior. Ela foi totalmente destruída na guerra e só foi reconstruída nos anos 2000 com ajuda do ganhador do prêmio Nobel Günter Blobel (que também ajudou na construção da Sinagoga).
Essa igreja é luterana e na frente tem uma estátua do Martinho Lutero, o fundador. Várias pessoas deixam flores ali. Nessa região tem vários restaurantes e cafés lindos como o Kurfürstenschänke. Nós comemos num mais afastado, o Freiberger Schankhaus onde 500 ml de bera custava 2,99!
Kreuzkirche
A Kreuzkirche, a igreja da cruz, é a mais antiga da cidade lá do século 12 e a maior da Saxônia. Fica pertinho da Altmarkt, onde é realizada a famosa Feira de Natal de Dresden e a mais antiga da Alemanha chamada de Striezelmarkt. Aqui perto de alguns restaurantes com cardápio mais internacional, desde churrasco a comida tailandesa. Foto abaixdo da Wikipedia
Fürstenzug
Um mural gigantesco de 101 metros de comprimento com mais de 24 mil azulejos e que conta a história dos príncipes e reis que reinaram na região. São mais de mil anos de história ali! E sim, esse mural sobreviveu às bombas!
Semperoper
Ali do ladinho você encontra a Ópera de Dresden chamada de Semperoper, onde houve a estréia de peças de compositores ilustres como Wagner e Strauss.
A vista incrível do rio Elba
Brühlsche Terrasse oferece uma vista incrível e romântica do rio Elba. É um ótimo lugar para passear ou sobreviver a primeira nevasca como foi o nosso caso ahueahe Ainda bem que fui preparada para o frio! Veja o guia ROUPA DE INVERNO NA EUROPA: ONDE COMPRAR E DICAS
Embaixo dela fica a Fortaleza de Dresden, um complexo de muros em círculos rodeados por fossos de água são as estruturas renascentistas mais antigas da cidade. Aqui fica o portão mais antigo da cidade e original, as relíquias dos sistemas de defesa medievais, a ponte da cidade velha, o pequeno bastião e as casamatas.
Großer Garten
O Grande Jardim é um parque estilo barroco inaugurado em 1676 e aberto o público em 1814. A construção principal é o Sommerpalais que atualmente se encontra em reforma e ali do lado também fica o zoológico e o Jardim Botânico. Ah e tem um mini trem que corta o parque! Se chama Parkeisenbahn e o passeio dura em torno de meia hora, são 6 km de tour e opera de abril a outubro.
Se tiver tempo, vale a pena visitar a fábrica da Volkswagen que fica nessa região! O edifício é lindo e quase todo revestido de vidro! Tem tous guiados a cada 75 min. Eu já visitei o museu da Porsche e o museu da Mercedes Benz em Stuttgart.
Neustadt
A Neustadt é a cidade nova, alternativa com vários bares que fabricam a própria cerveja. Também recomendo uma volta na Kunsthofpassage onde há vários prédios diferentes e temáticos (Hof dos elementos, dos animais, das luzes….). Vai da Haus Görlitzer Straße 25 até Alaunstraße.
Compras em Dresden
Pertinho da estação de trem tem muitas lojas e galerias de tudo quanto é jeito, das baratas até as mais caras!
Onde se hospedar em Dresden
Como dá pra fazer tudo a pé em Dresden, fica super fácil de achar hospedagem! Veja aqui uma lista de hotéis.
A Neustadt é a região perfeita para quem quer ficar no bar até tarde, tem mais coisas alternativas e galera!!
A Altstadt é ótima para quem quer ver os prédios antigos, mais tranquilo e onde ficam as cadeias de hoteis mais conhecidas como Ibis e Hilton (olha o toldo dele nesta foto pertinho do mural).
Como chegar em Dresden
Dresden fica a 2 horinhas de Berlim e é a única parada de busão de quem vai até Praga! Dá pra chegar cedinho e ver o centro da cidade e ir embora à noite pois há várias conexões. Agora se você quer aproveitar mais da cidade e está no verão, durma um dia na city!
Salve no seu pinterest
Dá play no vídeo!
Visite também no norte da Alemanha
E eu que nem conheço a neve ainda? 😛
Adorei a matéria. 🙂
Fiquei encantada com as igrejas! E estou com você! Larga o mapa e vai! rs… Amando seus passeios na Alemanha!
Que charme essa cidade, adoro quando há essa mistura de construções antigas, como essas igrejas lindas com a cidade nova Neustadt . Muito legal esse prédio.
Olha aí um lugar na Alemanha que ainda não conhecemos, que absurdo! 🙂 Realmente é bem bonito, não ?
Oiiii, brigaduuuu por citar o Turo 🙂
Eu morei pertinho de Dresden por 3 meses quando ganhei uma bolsa para estudar alemão na Alemanha em 2005. Acabei visitando Dresden umas 4 x e é uma das minhas cidades favoritas na Alemanha. A visita a fabrica da VW é super legal.. Foi pertinho de Dresden também em Tharandt que a primeira faculdade de Engenharia Florestal do mundo foi criada.. Adorei relembrar dos bons momentos que vivi em Dresden através do seu post.. Bjs
ahhh viu quanta lindeza! obrigada pelas info Oscar!
Como sempre, adoro ler seus posts sobre as cidades da Alemanha. Sempre me fazem perceber o quanto preciso conhecer desse país tão plural.
Adorei o post e as ótimas dicas! Dresden parece ser realmente um charme. As fotos estão lindas!
Que encanto de lugar! Muito bom saber que fica próximo a Berlim. Perfeito para um dia! Adoro essas construções. Fico fascinada na história! Obrigada pelas dicas.
Guria, o céu estava azul e ensolarado, de repente essa neve e tudo cinza! Ahh, mas é sempre legal pegar neve. Bem antes de tudo ficar caótico e o chão escorredio rs
Vc tá viajando muito muié!!!! Que delícia! bjs para vcs dois
Fico impressionada com a capacidade de reconstrução dos alemães. Imagina reconstruir aquela cúpula? A cidade inteira? E deixá-la linda e igual à original. Palmas pra eles. Muito bom o post
Me apaixonei por Dresden! Que arquitetura maravilhosa. Pena que fiquei poucas horas. Muita vontade de voltar, ainda mais depois desse lindo post. Incrível pensar que ela foi em boa parte reconstruída após a guerra…
adorei ter conhecido Dresden, uma pena que foi por pouco tempo, pois tinha um ônibus pra pegar até a Rep. Tcheca, queria voltar, ainda mais de ver esse video! A cidade é linda!
Quanto lugar lindo pra conhecer! Nunca tinha visto nada sobre esse lugar, mas já deu vontade de ir! Se tiver com neve então, melhor ainda <3
Que lugar lindo e fotos incriveis!!!!!!! A Alemanha ainda não conheço e adorei saber sobre essa cidade. Certeza de que vou incluir no roteiro quando for!
Dresden é puro charme e o post ficou maravilhoso. Dá pra se programar para visitar a cidade só por ele. Obrigada
Que blog inspirador… Ainda bem que encontrei! Estarei em Berlim e, infelizmente, para conhecer Dresden só teria como fazer um bate e volta e estou muito na dúvida se vale a pena. O que vc acha?
tem q ir bem cedinho, mas da pra ver a maioria das coisas sim