Innsbruck é uma das cidades que eu moraria facilmente, maaaas com certeza eu não sobreviveria no inverno ahueahe Capital do Tirol na Áustria, Innsbruck se destaca pela arquitetura charmosa, povo acolhedor e paisagens incríveis já que é rodeada pelos Alpes. Veja este pequeno roteiro em Innsbruck!
O que fazer em Innsbruck
A cidade pode ser facilmente explorada a pé e é uma delícia caminhar pelas ruazinhas! Nós ficamos pertinho da estação central e em 10 min chegamos no Centro Antigo da Cidade (Altstadt). A maioria das coisas aqui se concentram em uma rua só (na Maria-Theresien-Straße que vira Herzog Friedrick Straße na parte só pedestres), então vou começar pelo rio no Marktplatz e virar a direta até chegar no Goldenes Dachl.
Para ver o mapa amplicado clique aqui
Veja também as Dicas de Viena
Marktplatz
Da praça do mercado avistei um dos pontos mais esperados a viagem! Fiquei tão feliz em ver essas casinhas coloridas! A paisagem é incrível, o rio tem uma cor meio cinza gelada e contrasta com as cores dos sobradinhos. Esse é o rio Inn que dá nome a cidade (“brücke” significa ponte em alemão).
Na teoria aqui é a praça do Mercado, porém ele fica do lado esquerdo numa construção bem moderna: o Markhalle. Lá você encontra tudo quanto é tipo de ingrediente! E o site é bem bonitinho, dá pra conhecer quem é cada vendedor!
Goldenes Dachl
Um ponto de referência em Innsbruck é o Goldenes Dachl! Um telhado decorado com vários ladrinhos dourados construído em 1500 em homenagem ao casamento do imperador Maximilian I com Bianca Maria Sforza. Logo embaixo fica a entrada para o museu interativo sobre a construção dele, história e desenvolvimento da cidade além do lado dark! Em frente ao telhado eram realizadas batalhas sangrentas e pessoas eram queimadas vivas.
Melhor não imaginar como era antigamente….
Ahh e desses 2,657 ladrinhos dourados, apenas um foi roubado até hoje e levado para um estábulo no vale Wipp. Até encontrarem o ladrilho, no valor de 1500 euros, o telhado ficou com um pedacinho de madeira e o estábulo tava lá brilhando para as vaquinhas.
De frente para o telhado e na esquerda fica o Heibling Haus, um dos prédios mais decorados da rua, cheio de detalhes e em vários estilos arquitetônicos como barroco, gótico, rococó e,claro, o estilo local chamado Inn-Salzach… Aqui você também notará que os prédios possuem um espaço coberto entre as lojas e a rua em si decorada com grandes arcos. Isso aí foi criado em 1490 até 1520 e possibilitava que a galera fizesse as compras no seco.
Do ladinho da Rathaus (antiga prefeitura) há uma torre de 31 metros do ano 1450 (Stadtturm) pra ver a cidade do alto. Antigamente os soldados faziam vigia na torre e a base servia como prisão. Do topo você avista Bergisel, as montanhas Nordkette e Patscherkofel e o rio Inn.
Maria-Theresien-Straße
Esta rua é mais ampla, tipo um calçadão, que a anterior e está repleta de lojas e restaurantes. É fácil reconhecer, pois há a Annasäule (uma coluna gigantesca) e o Arco do Triunfo lá na saída.
Para quem gosta de visitar as igrejas, poe na lista ai Catedral St. Jakob, Hofkirche, Jesuitenkirche e a Basílica Wilten. Todas são lindas por dentro e super decoradas com outro mármore, tetos incríveis e tudo mas.
Atrações fora do centro de Innsbruck
Bergisel Ski Jump
Essa dá pra ver de longe! É a pista de ski utilizada para as Olimpíadas de Inverno desenhada por Zaha Hadid, uma arquiteta iraquiana-britânica que curtia a corrente desconstrutivista da arquitetura. A torre possui 47m de altura e o estádio comporta 28 mil visitantes, além de gondola, elevador e um café panorâmico.
Hofgarten
Esse parque fica pertinho do Landestheater (o teatro estatal) e é gigantesco com 10 hectares e que existem há mais de 600 anos. Reza a lenda que a prória imperatriz Maria Theresia cuidava das plantinhas aí (essa mesma que dá o nome a rua, a primeira e única mulher a governar os domínios habsbúrgicos). Um ótimo lugar para um picnic!
Shows no Music Hall
Nós fomos para Innsbruck para ver o show do Arch Enemy, o primeiro show do novo tour Will to Power! Compramos o ingresso de manhã na própria OE Ticket no Olympiahalle. O lugar é pequeno e como todo mundo é grande na Áustria ficamos no segundo andar e nem precisa chegar cedo pra pegar lugar bom, uma meia h antes de abrir os portões e tá beleza. A cerveja custava em torno de 3 euros e serviam uma bebida maluca com vinho e cerveja junto credo.
O show foi demais, a banda tocou muito e a Alyssa meodeos que mulher! Muita presença de palco! Não vejo a hora de vê-los de novo aheuahe Ah e a banda de abertura, Jinjer, era boa também!
Atrações na região
Swarovski Crystal World Museum
Aqui fica o museu dos famosos cristais Swarovski! Espaços temáticos malucos a céu aberto e cobertos e algumas partes interativas. No local também fica a maior loja de cristais Swarovski. Pra chegar lá é só pegar o shuttle na frente da estação principal de trem, o percurso dura em torno de 20 min.
Schloss Ambras
O castelo do século XII servia de antiga residência do regente do Tirol. Uma das principais personalidades que morou ai foi o Arquiduque Ferdinand II (1529-1595) que promoveu artes e ciências na cidade, além de estabelecer e organizar as coleções do castelo. Hoje o acervo está exposto a todos e conta com diversos objetos de arte, relíquias, armaduras de heróis famosos…
Nordkette
Perfeito para quem tem mais dias em Innsbruck! Suba até o topo do Nordkette (2334m) com funicular e teleféricos para ter uma vista incrível da cidade. Em cada parada há restaurantes, lojas, vilas e bares. Você pode aproveitar para esquiar, “snowboardiar” ou fazer trekking e mountain bike no verão. Mas suba somente quando o céu está limpo, se não não vai ver nada!
Innsbruck nas estações
Devido a sua posição, Innsbruck no inverno vira centro de esportes de inverno e já sediou as Olímpiadas de 196 e 1976, além dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2012. Nós passamos pertinho dos estádios no Olympiahalle Innsbruck, mas pra comprar um ingresso mesmo, não pra ver as pistas etc aheuhae
Também dá pra se aventurar na Igls, onde fica uma pista olímpica de bobsleigh (aquele treno maluco com 5 pessoas que atinge 99 km/h).
No verão pode fazer paragliding, rafting, canoagem, escalada, mountain bike e as diversas trilhas.
Temperatura em Innsbruck
Como fica no meio dos Alpes, a temperatura média fica em torno de 9 graus, no inverno baixa para -7 por aí. No verão fica bem maluco, parecido com a Suíça: uns dias ensolarados e friozinhos, outros com chuva, outros muito quente. Então sempre leve um casaquinho e mantenha o guarda chuva na mochila.
Onde se hospedar em Innbruck
Nós ficamos em um Airbnb muito bem pertinho e bem localizado (o link do quarto é este MAS PRIMEIRO faça o cadastro para ganhar desconto de 30 dólares com o meu link!). Entenda> AIRBNB: COMO FUNCIONA, DESVANTAGENS E DESCONTO!
Também recomendo os seguintes hotéis
- Hotel Mondschein
- Hotel Eagles Inn
- Hotel Gasthof Stefansbrücke
- Hilton Innsbruck
- Hotel Kapeller Innsbruck
- Leipziger Hof Innsbruck
- Austria Classic Hotel Innsbruck Binders Garni
Comida em Innsbruck
Nós comemos nos restaurantes pequenos e que os locais comem, mais afastados do centro. Gastamos em torno de 7 euros em cada prato. Aí estava toda animada pois achei que esse seria tipo um pierogue (uns pasteizinhos poloneses recheados com batata e ricota) e na primeira mordida….
ERA DOCE! UMA MASSA RECHEADA COM GELEIA WTF
O que achava que era queijo era açúcar aheuae no fim pegamos de sobremesa, ainda bem que tinha meio frango!
Também recomendo o City Kebap & Burger na Meinhardstraße 16! Olha o tamanho desse burguer delícia por 8 euros com batata!! E o atendimento é demais, os caras são bem legais (isso que fomos meia noite e estavam quase fechando!) Deu pra dividir tranquilamente em dois e ser feliz.
Gostou destas dicas em Innsbruck? Comente!
Salve no seu Pinterest
Vídeo de Viena
leia também:
Bem legal! A cidade parece ser linda e cheia de coisas pra fazer. Ainda deu sorte com o show, hein?! Hehehehe.
Adorei todas as dicas. Eu também moraria fácil lá!!! Adorei o gif das pessoas sendo queimadas vivas! As fotos ficaram lindas
Que cidadezinha encantadora. Eu sonho em conhecer a Áustria, sempre me imaginei a assistir a um concerto clássico por lá. Mozart talvez, que é o queridinho do país. Mas vc foi assistir a um concerto bem diferente, haha.
P.S. Então o nome da cidade é ponte sobre o Inn?
Acho que toda cidade austríaca tem a sua Maria-Theresien-Straße
hehehehehe
Otimo post e dicas! A cidade é uma graça!
Innsbruck [e muito linda mesmo. Me deu vontade de voltar la lendo o seu post. Ainda mais com esse mega sanduiche com uma cara deliciosa!
Uma pena que não irei conhecer a cidade, mas com certeza deve valer muito a pena a visita!
Que lugar mais agradável! Adorei as casinhas coloridas! E eu também super moraria em um lugar que tem um hanburguer enorme desse hahahah só que eu comeria sozinha!! hahha
Ah, Guria! Eu adoro essas cidadezinhas! Ficar sentadinha num café vendo o movimento das pessoas é o que adoro fazer!
E esses ladrilhos! Que lindo! Pena que testemunhou coisas chatas! Mas permanece lindo!
Bem gira esta cidade. Já estive na Austria mas ainda não em Innsbruck! Gostava de ir, se voltar.
Está aí uma cidade que não conhecemos ainda mas que sempre esteve beirando alguns roteiros que fizemos. Show relato, inclusive do show.
Bateu saudade de Innsbruck! Amei essa cidade! <3 Obrigada pela citação! 🙂
mais que merecida!
A minha passagem pela Austria foi demasiado breve, apenas por Viena e até esta cidade foi mal explorada. Terei que regressar para conhecer outras paragens como esta bela Innsbruck! Adorei as fotos, principalmente aquela com a montanha em pano de fundo. Parabéns.
Gostei do post mas aí vai uma dica- quando vc falou sobre uma torre de esqui super moderna com projeto de um arquiteto- não é arquiteto e sim arquitetA, Zaha Hadid. Uma mulher incrível, natural do Iran e que rompeu com o tradicionalismo e fundamentalismo típicos de seu povo.
opa! q legal, obrigada pela correção!
Que cidade adorável com o rio, casinhas coloridas e os Alpes… nem combina com queimar pessoas vivas aff!!!!
Morder alguma coisa pensando que é salgada e ser doce… rsrsrsrsrs acontece nas melhores famílias!!!! ehehe bj
Adoro Insbrunk. Coberta de neve é ainda mais bonita e mágica.
Uau, que charme de cidade e quanta coisa pra fazer! Nunca tinha ouvido falar dela, mas certamente vou colocar no meu roteiro quando for passear na região. Abs
Que lugar fofo, colorido e cheio de detalhes. Lindas as varandas com todos os adornos. E o pastel doce, hahaha, faz parte de toda a viagem essas histórias curiosas.
Que lugar lindo! Estas fotos estão maravilhosas! Fiquei morrendo de vontade de conhecer! Bjs
demais!
Maaaaano, que postão bom e que dicas boas! hahahaha curti demais o mapa e que vontade de encarar esse burger monstro! Hahaha
haeuhaue uma seguidora foi esses dias la e amoooou!! tava bem gostoso pra ela tb aha
Que paisagens incríveis! E as construções também são fantásticas. Imagino que o inverno deve ser punk mesmo!
eh otimo para quem adora snowboard ou ski!
Adorei o post e conhecer um pouco sobre esse lugar mais lindo! Amei as fotos e as ótimas dicas. Já quero conhecer.
eu quero voltar agora no inverno!
Doeu ter cortado Innsbruck desta viagem que fizemos ao Sul da Alemanha e Áustria, mas não vai escapar de quando eu voltar pras Dolomitas, afinal, Bolzano é logo ali.
ahh sim, Bolzano é uma cidade bem diferente, as placas são em italiano e em alemão aheuahe tem muita produção de maçã!
Q linda essa fto!! Como sempre , adorei a post.
A fto das casinhas coloridas e montanha haha foi maus … sorryyy
Obrigada pior citar o Blog Despachadas! 🙂
Eu amei mesmo Nordkette e super recomendo!