Tirano é uma das cidades mais ao norte da Itália e fica na divisa com a Suíça. Muita gente vai pra Tirano por causa do Bernina Express, um trajeto famoso com trem panorâmico da Rhätische Bahn e claro que eu fui também, já que está incluso no Swiss Travel Pass! Mas nosso trem era ao meio dia então aproveitamos para conhecer a cidade!
Tirano em um dia
Veja um pouquinho de Tirano neste vídeo!
Parte histórica de Tirano
Tirano já fez parte do cantão dos Grisões e Graubünden e é uma cidade pequena, com uma parte mais turística, próxima a Estação de Trem, e uma medieval e histórica mais afastada. Dá pra fazer tudo a pé e vale a pena um passeio pelo centro histórico! No blog Uma Senhora Viagem tem mais dicas!
Infelizmente o tempo não colaborou, só choveu, então ficamos perto da estação mesmo… Tava super triste se pegasse chuva no Bernina…mas apareceu o sol depois 🙂
Se tiver tempo conheça o Palazzo Salis, um museu com afrescos e mobília da família Salis, a mais importante da região. Tem outros lugares históricos e menores como o Palazzo Lazzaroni – Lambertengh, Palazzo Merizzi e Parravicini, além das antigas portões medievais.
Estação de trem e arredores
Há muitas lojinhas, restaurantes e hotéis já na saída da Estação de Trem de Tirano, provavelmente você irá chegar com a Trenord. O trajeto Milão a Tirano de trem sai em torno de 11,50 euros. Nós fizemos uma paradinha em Lecco, uma cidade às margens do Lago di Como, que fica no meio do caminho!
Esta é a estação que você chega e a estação do Bernina Express fica do lado direito! Você vai saber que está no lugar certo quando avistar as placas em alemão ou ver muitos asiáticos aheuah Seguimos em frente, viramos à esquerda e caminhamos até a praça da Igreja.
Basilica Madonna di Tirano
A fundação da igreja começou lá em 1505 e por dentro possui mármore branco por todo lado: as pilastras, colunas, arquivoltas e mármore negro no altar. Isso não parece nada, mas imagina lá em 1500 como levaram essas pedras até Tirano! Que sufoco!
Claro que muitas adições foram feitas depois como a fachada, a torre do sino e também o órgão gigantesco de 1600 suportado por 8 pilares de, adivinhe, mais mármore, só que dessa vez vermelho! Essa Basílica faz parte de um trajeto de peregrinação, já que a Virgem Maria é a padroeira da região Valtellina.
A praça da Igreja é muito bonitinha e dá pra ver várias cidadezinhas nos morros, além de outra igreja, a de Santa Perpetua.
O que comer em Tirano
Nós comemos no restaurante do Hotel Corona e e nossa janta teve dois pratos: um risoto de vinho e carne no forno enrolada no bacon com batatas e carne de caça com polenta esquisita. Estavam bons, mas não o suficiente para o preço ahueaheu No dia seguinte tomamos café no Merizzi Bistrot, que faz meio parte do B&B Tirano e estava incluso na diária, e foi um dos melhores da viagem!
Já no almoço demos uma economizada e pedimos uma pizza mais uma garrafa de cerveja por 9 euros no La Pecora Nera (a ovelha negra), fica na rua de frente a estação, meio escondida à esquerda. A pizza era grande e muito gostosa, sobrou metade, aí dobrei ao meio e levei na embalagem de metal mesmo, muito prática!
Onde se hospedar em Tirano
Ficamos hospedados no Hotel Corona (na real era pra ter ficado no Bed&Breakfast Tirano, porém estavam em reforma). Gostei muito da estrutura e do quarto com uma cama gigantesca e chuveiro excelente, além do atendimento do B&B que estava super preocupado por ter que nos enviar para outro hotel da rede.
Outra opção é passar por Tirano de carro, dica de Turista Imperfeito
Salve esta imagem no seu pinterest
Leia também
Adorei o post!!! Cada vez que vejo uma cidade linda na Suíça, percebi que preciso conhecer mais o país… Parabéns!!!
Não conheço Tirano. Na verdade, nunca tinha ouvido falar. Nossa, por isso adoro ler blogs de viagem. Sonho fazer esta viagem de trem e agora, quero também conhecer Tirano. Obrigada pela dica.
Nunca tinha ouvido falar em Tirano. Muito legal aproveitar o tempo e conhecer novos lugares.
Dicas anotadas. Ainda não conheço este local mas parece bem interessante.
Adorei o post e as dicas! Que lugarzinho mais lindo, como tudo na Suíça. Já quero conhecer. Ah… as guloseimas deram água na boca. BJs
Adorei o post! Conhecer a Suiça tá super nos meus planos e já tô anotando todas as suas dicas!
Esse ano eu conheci várias cidades italianas, porém Tirano ficou de fora. Quem sabe da próxima vez faço igual a você, pois parece ser uma cidezinha bem pequena e aconchegante.
Bela sugestão. Confesso que nunca fui. E um dia parece-me o adequado para explorar, com calma. Tempo para a bela gastronomia que vi nas fotos :))))
Que legal, adoro essas cidadezinhas ao pe’ da montanha e Tirano parece ser bem charmosa, mesmo.
Mais um local muito bonito a conhecer aí na região. Irei voltar de certeza!! Gostei de saber disto.
Dicas anotadas. Fiquei com duas dúvidas. Como você desceu em Lecco, pegou o proximo trem para Tirano, certo? E quando chega em Tirano pra fazer o passeio antes do horário do Bernina, onde você deixou as malas? Carrega consigo o tempo todo? Ou tem o locker na estação? Grata.
oiee acredito que carregamos as malas, ficamos ali perto pq o trem nao iria demorar muito