Planejando a sua viagem

5 dicas para criar um roteiro de viagem

posted by Angie Setembro 29, 2016 13 Comments

Fala galera!! No vídeo de hoje conto 5 dicas parar criar seu roteiro de viagem e mochilão! Como se organizar em tabelas e mapas, além de dicas de documentos e ideias de roteiros para planejar a sua viagem! Se você não está vendo o vídeo, clique aqui.

5 dicas para criar um roteiro de viagem

como-fazer-um roteiro de viagem mochilao

1 – Qual é o objetivo da Viagem?

A primeira coisa que você tem que fazer é delimitar o que você realmente quer conhecer, pois o excesso de opções pode te prejudicar muuuito principalmente se for na Europa onde tudo é legal e pertinho do outro. Prefira deslocamentos curtos para aproveitar o máximo a sua viagem.

Por exemplo: quero conhecer o leste europeu. Você começa sua viagem em Berlim, e parte para cidades perto dela como Dresden, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste. Não adianta colocar Paris ou Londres ai no meio pois foge do que você realmente quer ver e vai complicar bastante caso você não compre suas passagens aéreas antecipadamente.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Exemplo 2: quero ver o Machu Picchu mas só tenho 7 dias! Desce direto em Cusco, fica um dia em Cusco e compra sua passagem para o MP. Aproveita Cusco na volta e faz o Vale Sagrado. e Não adianta tentar fazer outras viagens pois ainda tem o soroche(mal de altitude)..aí demora pra se acostumar.

Veja o meu roteiro pelo Peruroteiro pelo Sudeste Asiático e roteiro em San Andrés no Caribe.

2 – Qual a melhor época?

perrengue na asia enchente monções
Pesquise sobre a estação do ano que você deseja estar em tal lugar. Janeiro e fevereiro são péssimos meses para visitar o Machu Picchu devido as chuvas! Tente mudar a data da sua viagem ou vá preparado com capa de chuva. Ou seja, pesquise muuuuito bem sobre as estações em cada país que visitar (e principalmente se for para a Ásia onde cada país tem um mês diferente de enchentes, tufões causados pelas monções..já contei algumas tretas no post de perrengues na Ásia, clica aí!

3 Documentação!

visto-de-trabalho-nova-zelandia-dicasVeja quais documentos são necessários para visitar os países. É necessário vistos? Quanto tempo demorar para conseguir o visto? Se for um processo longo como o visto dos EUA, vale a pena pegar o visto antes de comprar a passagem.

A maioria dos países na América do Sul só requer RG em bom estado e certificado de vacinação contra febre amarela. Não é necessário tirar vistos prévios.

Já na Europa precisa de outras coisas como comprovante de renda, passagem de volta, reserva de hospedagem..falei certinho sobre isso nos vídeos de imigração na Europa sobre documentos e perguntas…Então esteja atento ao que eles podem pedir!

Na Ásia vai depender do país, muitos você consegue na fronteira mesmo e às vezes paga uma propina pra passar sem problemas…falei de alguns nestes posts do meu mochilão no sudeste asiático.

Também se for dirigir, verifique se o país requer mesmo a carteira internacional de motorista e também um seguro para dirigir, como a carta verde no Uruguai e Argentina.

4 Mapas e Tabelas

como-fazer-um-roteiro-de-viagem-pelo-peru-machu-picchuRoteiro do meu mochilão pelo Peru.. E para facilitar a sua vida, organizei as infos neste arquivo em Excel!

Baixe a tabela de roteiro de viagem!!!

Use muuuiito o Google Maps e tabelas no estilo Excel! Essas duas ferramentas te ajudam a ver distâncias, cidades e atrações próximas e a fazer anotações com valores ou links interessantes.

Também recomendo o recém lançado aplicativo de viagem do google, o Google Trips. Ensino certinho como usar este app de viagem neste vídeo! Ele também te dá roteiros rapidinhos em várias cidades do mundo, guarda seus dados de reservas e você acessa seu roteiro de viagem offline!

5. Faça suas reservas conforme viaja

Faça a reserva de hotel das suas primeiras duas cidades. Ai conforme você vai viajando, vai pegando novas informações ao conversar com o pessoal sobre o que vale a pena, quantos dias pode passar nos próximos destinos e até diminuir alguns dependendo do trajeto e melhorando o seu roteiro de viagem. Você pode usar o Booking para reservar os hotéis ou hostels da sua próxima cidade tudo online e de forma segura!

Ahh e também não esqueça do Seguro Viagem! Entenda como funciona o seguro viagem! 

E aí gostou do vídeo de como criar um roteiro de viagem?

Salve este post no seu Pinterest para acessar depois e confira meus painéis de viagem!

5 dicas para criar o roteiro perfeito de viagem! Época para viajar, documentos e tabelas! Confira

viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Leia também:

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!

30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR

ENTENDA OS CUSTOS DE UM DESTINO

MOCHILÃO NO PERU: O QUE LEVAR

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

13 Comments

Katarina Holanda Setembro 30, 2016 at 10:07 am

Sou aloka das tabelas de roteiros, haha

Reply
Taís Setembro 30, 2016 at 12:56 pm

Eu fui pra MP em janeiro… imagina! Hahahaa
Eu tive foi muita sorte porque peguei um dia bem de boas lá.. mas em uma parada do Valle tava meio que chovendinho, eu tava doente.. e decidi não me arriscar e ai ficar mais doente ainda.
No meu planejamento inicial do mochilao tinhaincluodo uruguai, argentina, chile-norte e sul, peru e bolivia.. pra um mes! RISOS! HAHAHA ainda bem que eu pesquisei melhor e tirei o sul do chile, uruguai e argentina desse roteiro de louco aí, ufa!

Reply
itamarjapa Setembro 30, 2016 at 3:07 pm

Boas dicas guria! No meu caso, dificilmente faço um roteiro, tipo vou pra algum lugar e de lá vou vendo o que aparece no caminho, só sei onde chego e de onde volto, rsrsrs… (claro que dou uma bela olhada no que tem por perto)..

Reply
vendajaweb Setembro 30, 2016 at 6:11 pm

Ótimas dicas! Sou viciada em tabelas e sempre monto uma com a programação que quero fazer!

Reply
Ana Carolina Miranda Setembro 30, 2016 at 6:15 pm

Nunca viajo sem saber como é o clima da região, acho muito importante para ajudar no planejamento do roteiro! Sou fanática por tabelas e sempre monto algumas com tudo que tenho que fazer!

Reply
Alessandra Maróstica Freitas Setembro 30, 2016 at 11:06 pm

Também uso a boa e velha tabela para me organizar. Ajuda muito. Parabéns pelo post! Dicas super valiosas para todo viajante!

Reply
Escolho Viajar Outubro 1, 2016 at 6:42 am

Oi! Eu gosto muito dessa dica de reservar hospedagem apenas para os primeiros dias. Já fiz das duas maneiras. Teve vez em que fui com tudo reservadinho e aí me arrependei de não poder mudar depois. Depois, aprendi a relaxar mais e reservar realmente apenas as primeiras noites do roteiro. Aí, conforme vou conversando com o pessoal mudo a rota. Este ano, por exemplo, cheguei na Croácia e achei que ficaria 20 dias. Mas, estava cansada de praia, aí, encontrei pessoas que estavam voltando da Bósnia muito empolgadas com o que haviam conhecido. Então, encurtei minha estadia na Croácia e fui parar em um país que não pensava anteriormente em conhecer.

Reply
Carlos Roberto e Gleidys Outubro 1, 2016 at 7:49 pm

Post de dicas são meus prediletos. Pode não parecer para alguns, mas muita informação de qualidade está escondida neles. Adoramos

Reply
Talita Outubro 1, 2016 at 10:07 pm

Dicas excelentes! Mas admito que minhas tabelas são horríveis e sempre dão errado hahaha Tinha um pouco de medo de buscar hospedagem já durante a viagem, mas fiz isso da última vez e deu super certo!

Reply
Gisele Prosdocimi Outubro 2, 2016 at 1:01 am

Muito top o post, adorei o vídeo e já te sigo no Canal. Dicas fundamentais para um ótimo roteiro, valeu!

Reply
Adriana Magalhães Outubro 2, 2016 at 7:56 am

Vou já dar uma olhada nesse Google trips. Dicas fantásticas

Reply
Dayana Outubro 2, 2016 at 9:15 am

Dicas bacanas! Também tenho minha planilha e sou mega fanática com essa coisa de organização de trips. 😛

Mas acho que não conseguiria cumprir o passo 5… ainda mais na alta temporada! Acho que ia enfartar… kkkk

Reply
Roberta Freitas Novembro 13, 2016 at 5:05 pm

Adorei as dicas, mas confesso que vijara sem hoteis reservado ainda é um passo muito avançado! ahahahha Acho que não consigo…

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: