Suíça

Swiss Travel Pass: ticket de trens na Suíça!

posted by Angie Julho 12, 2017 15 Comments

Usamos o Swiss Travel Pass durante nossa viagem de trem na Suíça e vou dizer que é um mega facilitador, já que não é necessário realizar reservas antecipadamente em trechos regionais, nem validar tickets e garante total flexibilidade no seu roteiro. É só olhar o horário no aplicativo da SBB, entrar no trem, ônibus ou barco e pronto! Não tem stress algum! Veja como funciona o Swiss Travel Pass!

O que é o Swiss Travel Pass

trem pilatus em lucerne swiss travel passO Swiss Travel Pass é um ticket que garante acesso completo aos principais trechos de trem por toda a Suíça, além de vários trajetos de barco e ônibus. Também cobre os custos com transporte público em mais de 90 cidades, desde S-Bahn, bondes a barcos, e também garante entrada gratuita ou descontos em diversas atrações. Os trens panorâmicos também estão inclusos mediante reserva prévia.

É um ticket de trem que só quem mora fora da Suíça e Liechtenstein podem adquirir. Você apresenta o ticket aos “guardinhas” do trem, os quais escaneam o QR Code impresso no ticket e verificam seu passaporte.

Grand Train Tour na Suíça

As rotas panorâmicas mais famosas da Suíça, como o Bernina Express, Glaciar Express e Golden Pass estão totalmente inclusas no Swiss Travel Pass! Só é necessário realizar a reserva pelo site para garantir sua vaga no trem e apresentá-la junto com o STP e seu passaporte. São mais de oito rotas que passam por cidades, vilas, vales, cumes cobertos com neve e glaciares! Veja mais detahes em grantraintour.swisstravelsystem.com

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

trem panoramico bernina express swiss travel passEu fiz três trajetos especiais: o Bernina Express (de Tirano na Itália a Chur), o Golden Pass (de Lucerna a Montreux e trem retrô) e o Montreux a Zermatt. Em breve conto como foi cada trajeto e trens especiais!

Atrações e excursões

O Swiss Travel Pass também inclui os ingressos para os principais picos da Suíça, como o Pilatus, Rigi e Schynige Platte. A subida é realizada com teleféricos ou trens cremalheira! Já o Gornergrat, Titlis, Grindelwald First e Harder Kulm garante 50% de desconto no ingresso e na Jungfraujoch Top of Europe 25%.

cruzeiro lago lucerne suica swiss travel passAlguns cruzeiros clássicos nos lagos também estão inclusos como em Lucerne e Interlaken!

Vários museus estão inclusos no Swiss Travel Pass como o Gletscher Museum em Lucerne, o Château Chillon em Montreux, o Alimentarium em Vevey… São mais de 500 museus participantes!

Tipos de Swiss Travel Pass e valores

Existem vários tipos de Swiss Travel Pass:

  • o normal de 3 a 15 dias consecutivos,
  • Swiss Travel Pass Flexi: com dias não consecutivos dentro de 1 mês,
  • Swiss Transfer Pass: para ir e voltar de um aeroporto ou estação da cidade que deseja,
  • Swiss Half Fare Card: transfer pass e desconto de 50% nas passagens normais,
  • e a versão Youth que dá desconto de 15% pra quem tem menos de 26 anos.

Acho interessante estas duas opções:

Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass Youth

Garante viagens ilimitadas de trens, ônibus e barcos, assim como os trens panorâmicos premium, transporte público, ingressos gratuitos em certas atrações além de desconto em outras. Pode escolher para 3,4,8 ou 15 dias consecutivos. Os valores estão em francos suíços!

Preço Swiss Travel Pass
Swiss Travel Pass Segunda Classe Primeira Classe
3 dias 216 344
4 dias 259 412
8 dias 376 596
15 dias 458 722

Swiss Travel Pass Flex e Swiss Travel Pass Flex Youth

Mesma coisa que o Swiss Travel Pass normal, porém você pode escolher os dias que irá utilizar dentro de um mês, 3,4,8 ou 15 dias dentro dos 30 dias. Assim você pode ficar mais tempo numa cidade e seu STP ainda será válido. Os valores estão em francos suíços!

Preço Swiss Travel Pass
STP Flex Segunda Classe Primeira Classe
3 dias 248 396
4 dias 298 474
8 dias 420 667
15 dias 502 793

Também existe o Swiss Half Fare Card que garante até 50% de desconto nas viagens de trem, ônibus e barco, além de alguns teleféricos e transporte público. Válido por 1 mês e custa 120 CHF.

Não há grandes diferenças entre as classes, só em alguns trens os bancos são melhores e mais espaçosos e há menos gente.

Importante lembrar que  crianças de 6 a 15 anos viajando acompanhadas dos pais, não pagam Swiss Travel Pass.

Ahh mas Angie, tá muito caro esse ticket!!

Ahh sim, isso vai depender do que você deseja fazer na Suíça! Como nós viajamos bastante por todo o país e não paramos direito em lugar algum (veja o nosso ROTEIRO NA SUÍÇA: 15 DIAS DE VERÃO NOS ALPES!) o Swiss Travel Pass foi excelente! Porém se você está com orçamento reduzido, sugiro montar o roteiro e anotar os gastos dos trens entre as cidades que irá visitar e atrações e fazer a conta se vale ou não comprar o STP.

Para isso, entre no site oficial da companhia de transportes da Suíça SBB e digite os trechos para simular os valores e adicionar na sua tabela. Procure pela opção de Supersaver tickets para encontrar tickets com descontos em horários com menos gente, porém nem sempre estarão disponíveis e normalmente aparecem para compra com até 20 dias de antecedência…por isso fique esperto!

passagem barata de trem suica

Nem sempre aparece esses tickets com desconto nos trens da Suíça! Encontrei este aqui no trajeto de Zurique a Interlaken, deu uma economia de 11 francos, já é alguma coisa!trem na suica como comprarNão precisa comprar antecipadamente os tickets de transporte público, é facinho comprar nas máquinas! Algumas cidades já incluem o transporte na hora do seu check in no seu hotel ou hostel! Você paga essa taxa (normalmente de 1,90 a 3 CHF por noite) e ganha um cartãozinho para usar em bus, bonde… Uma forma de evitar que a galera se locomova de graça sem pagar. No meu roteiro paguei essa taxa em Lucerna, Interlaken, Grindelwald, Montreux, Zermatt.

Se quer explorar o máximo cada cidade, compre os tickets diários! Recomendo o ZürichCard para 24 ou 72 horas em Zurique!

O Swiss Travel Pass não compensa se:

  • você vai ficar menos de 3 dias na Suíça,
  • vai viajar de carro,
  • vai ficar muito tempo numa cidade,
  • vai fazer poucos trajetos de trem.

Pra nós compensou muuito pois não tinhamos os horários definidos dos trens então só olhava no aplicativo no dia anterior e decidia aquela hora. Sem falar que perdemos alguns, então só esperamos o seguinte sem stress. Sem falar que fizemos muuuitas viagens de trem nesses 15 dias! Foram mais de 12 cidades visitadas!

trem retro especial belle epoque interlaken montreux suicaTrem Belle Epoque.

Onde comprar o Swiss Travel Pass

Você pode encomendar direto no site My Switzerland ou direto nas estações de trem nos escritórios de informações turísticas da cidade.

Salve no seu Pinterest!

Viaje de trem na Suiça, conheça o Swiss Travel Pass, ticket que reune trem, atrações e transporte publico no pais!

Leia também

ROTEIRO NA SUÍÇA: 15 DIAS DE VERÃO NOS ALPES!
AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS

Nossa viagem pela Suíça teve apoio da Swiss Travel System e os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida.

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

15 Comments

Camila Faria Julho 12, 2017 at 6:45 pm

Amei a dica e tirou minha dúvida. Pra mim acho que não vai valer pq pra região que vou tem um outro tipo.

Reply
Angie Julho 13, 2017 at 11:46 am

ahh muito bom saber disso!

Reply
Daniela Duarte Julho 13, 2017 at 10:55 am

Adorei o post! Nunca estive na Suiça mas sou louca para conhecer! Dica anotada 🙂

Reply
Laís Julho 14, 2017 at 11:45 am

Post super bem explicadinho, vai facilitar muito pra quem pensa em adquirir o pass! Achei super bom o trem, deve ser uma maravilha fazer umas viagens nele, as paisagens são show! =)

Reply
Angie Julho 14, 2017 at 12:30 pm

são varios trens de várias companhias e muiiito diferentes, mas na primeira classe tudo é bom aheuahe

Reply
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Julho 14, 2017 at 3:04 pm

oi Angie… a melhor dica é: faça conta para ver se te atende! Passei 15 dias na Suíça (8 cidades) e o Pass não valia à pena. Nenhuma modalidade! Em tempo: viajar de trem pela Suíça é uma delícia né?! bj

Reply
Angie Julho 15, 2017 at 5:16 am

ah sim, tem que somar as passagens de trem, o transporte publico em cada cidade e tambem as atrações que irá visitar! tudo na ponta do lápis ne ahueahue

Reply
Pedro Henriques Julho 14, 2017 at 3:50 pm

Post muito util para quem quer viajar de comboio pela Suiça! Os preços é que não são nada apelativos eheheh. Boas viagens!

Reply
Camila Lisboa Julho 14, 2017 at 7:34 pm

Facilita a vida total! É meio carinho sim, mas vamos lá… estamos na Suiça! =P E pelo que eu vi das fotos e stories, valeu a pena demais!

Reply
Angie Julho 15, 2017 at 5:15 am

fazendo as contas dá tudo certinho!

Reply
Francisco Piazenski Julho 15, 2017 at 10:17 am

Ótimas dicas, Angie, aquela foto que parece ser em um cruzeiro foi aonde, em Lucerne? Quando fomos a Suíça, usamos o trem, e foi muito bom, prático, rápido, melhor opção de transportes, sem dúvida!

Reply
Angie Julho 15, 2017 at 4:03 pm

sim, fizemos a primeira etapa do Pilatus que é barco!! também fizemos um em Interlaken no lago Brienz! é demais!!!

Reply
Flavia Zenke Julho 17, 2017 at 2:30 pm

Muito bacana essa dica de quem vai para Suiça. Além de ficar livre tem a possibilidade de se locomover para vários lugares de forma confortável. Será que sai mais barato que alugar um carro?

Reply
RoadTrio Julho 17, 2017 at 3:33 pm

Talvez a gente vá para a Suiça ano que vem. Essa dica já tá anotadíssima aqui! Adoramos o post 🙂

Reply
Debora Julho 18, 2017 at 9:09 am

Oi Angie! Uma dúvida… o Youth é pra menores de 26 anos né… Eu tenho 26 e meio, dai fiquei na dúvida se seriam menores de 26 ou se valeria no caso pra mim. Obrigada pelas dicas!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: