AlemanhaEuropa

As charmosas pequenas cidades do sul da Alemanha

posted by Angie Março 18, 2017 17 Comments

Quando morei na Alemanha, tive a oportunidade de visitar algumas cidades pequenas na região Baden-Württemberg no sul do país. Ali pude ver todo o charme, cuidados e riqueza histórica alemã em todo o canto. não apenas nas cidades grandes e mais visitadas. Fiquei encantada com estas 5 pequenas cidades do sul da Alemanha e que valem um passeio de fim de semana!

As charmosas cidades do sul da Alemanha

O roteiro é este aqui: começamos por Schwäbisch Hall, Rothenburg ob der Tauber, Würzburg, Wertheim e Miltenberg. O mais recomendado é fazer este trajeto de carro, porém você pode ir de trem (mais demorado e não tão caro assim). As cidades podem ser exploradas a pé!

roteiro cidades do interior da alemanha baden wurttemberg

Schwäbisch Hall

Aqui morei por 2 meses enquanto estudava alemão e fazia estágio (leia tudo sobre a minha experiência)! Fica a 60km de Stuttgart, possui em torno de 40 mil habitantes e foi fundada no século XII. No entanto, há vestígios de uma salina celta do séc.I a.C.! A palavra Hall quer dizer sal na língua celta. Devido a essa produção de sal, a cidade era muito importante, ao ponto de ganhar o título de cidade imperial livre e a cunhar as próprias moedas de pratas, chamadas de heller.

Quando for a Schwäbisch Hall, não deixe de experimentar Maultaschen (uma massinha cozida recheada), Spätzle (tipo um macarrão de batata), Laugengebäck (Brezel gigante), Hefezopf (um pão trançado),  Apfelküchle/Beignets (docinho de massa com maçã frito) e Pfannkuchen (panqueca) enquanto toma uma cerveja no Biergarten!

Igreja St. Michael em Schwäbisch Hall

Rothenburg ob der Tauber

centro histórico rothenburg ob der tauber]

A segunda parada deste roteiro de cidades do sul da Alemanha é Rothenburg ob der Tauber! Uma das cidades mais visitadas da Alemanha pois pertence a Rota Romântica juntamente com Füssen, Landsberg am Lech, Augsburg, Donauworth, Nördlingen, Dinkelsbühl, Bad Mergentheim, Würzburg e Aschaffenburg.

Muita gente traduz a cidade como “saída de um conto de fadas”, já que é contornada por um muro com casarões muito preservados e com flores nas janelas. Aí fica a maior loja de artigos natalinos da Alemanha e também um dos poucos museus da tortura europeus (nem tudo é alegria haueah).rothenburg ob der tauber restaurante flores

Eu escrevi um texto só de Rothenburg, dá uma lida: CLIMA MEDIEVAL EM ROTHENBURG OB DER TAUBER

Würzburg

Würzburg é uma cidade reconstruída. Cerca de 85% da cidade e muitas construções importantes como a Würzburger Residenz, a catedral, pontes e monumentos foram destruídos durante a Segunda Guerra por cerca de 225 bombardeiros Lancaster em 17 minutos pela RAF (a força aérea britânica), mesmo com a presença de 40 hospitais na cidade. A destruição em escala foi muito maior do que em Dresden um mês antes. A cidade se tornou um alvo pela sua localização, é um hub de tráfego, e também para destruir o espírito da população. Nos 20 anos seguintes, os prédios foram sendo reconstruídos, no início principalmente pelas mulheres, as Trümmerfrauen, já que os homens estavam mortos ou eram prisioneiros de guerra.

roteiro cidades da alemanha interior wurzburg

Würzburg fica dos dois lados do rio Main e a vista é incrível! Não deixe de visitar a Würzburger Residenz (Patrimônio Mundial da Unesco). a fortaleza Marienberg no topo de um morro, a ponte principal Alte Mainbrücke e ver os prédios antigos como a Rathaus e Käppele. Um pouco distante da cidade fica o Würzburger Stein, um dos maiores e mais antigos vinhedos da Alemanha.

roteiro pelo interior das cidades da alemanhaUma coisa interessante é que os hospitais normalmente eram construídos pelo dinheiro arrecadado da venda de vinho doado pelas vínicolas locais. O termo Spital é uma forma arcaica da palavra hospital e existem dois em Würzburg: Bürgerspital e Juliusspital. Os dois foram hospitais e o Julius continua sendo. Quando você bebe um vinho de algum “Spitäler” você está bebendo vinho para caridade…melhor desculpa para tomar vinho haueahe

wurzburg marienburg roteiro alemanha

Wertheim

roteiro pelo sul da alemanha wertheim

A 30 km de Würzburg, fica Wertheim, outra charmosa cidade do interior da Alemanha. O rio que passa aqui é o mesmo de Rothenburg, o Tauber, e o outro é o Main, o que chega até Frankfurt. A cidade fica na divisa dos estados de Baden-Württenberg e Bayern!

Wertheim foi fundada no séc. VII e possui várias casinha lindas em enxaimel e um castelo em ruínas no topo de um morro. Pra chegar lá é só a pé, mas vale cada passo, pois a vista é incrível!

25 Coisas que você não sabia sobre a Alemanha castelo wertheimvista do castelo de wertheim alemanhaUma parte do castelo de Wertheim foi destruída em 1619 devido a uma explosão de pólvora.

Vale a pena passear ao lado do rio, depois conhecer a praça principal, a Spitzeturm (uma torre de 36m de altura que servia de vigia em tempos medievais), Maintor (a das principal entrada da cidade no séc XIII) e claro passar pelo Marktplatz e Neuplatz. Não esqueça também de ver a Engelsbrunnen, a fonte dos anjos que mistura anjos, prefeitos, vereadores e constelações do zodíaco. Loucuras da idade média haueahe

castelo alemanha wertheim cidades do interior roteiro

Se você gosta de compras, vale a pena procurar o Wertheim Village, um lugar cheio de outlets! Fica na A3 na saída 66 a 12 km de Wertheim.

Miltenberg

cidades historicas da alemanha miltenbergA última parada do roteiro por cidades do sul da Alemanha!  Engraçado como todas as cidades tem rios perto né! Aqui encontramos o Main novamente e duas florestas: Spessart e Odenwald. A cidade surgiu durante o Império Romano, quando construíram um muro ao redor de Miltenberg em torno de 150 d.C. para se proteger das tribos germânicas, as quais os expulsaram no séc III. Outra coisa interessante são as Heunensäulen, colunas super antigas, monolitos que foram encontrados na região e agora estão em Museus em Munique e Nuremberg ou na praça da catedral em Mainz.

miltenberg roteiro pelo sul da alemanha

hotel mais antigo da alemanha zum riesen

Vale a pena passear pelo centro histórico para conhecer o Schnatterloch, uma praça bem antiga e o Hotel Zum Riesen, considerado o mais antigo da Alemanha! Dar uma passada no Mildenburg, o castelo local, a Mainzer e Würzburger Tor (entradas antigas da cidade) e a igreja gótica Laurentiuskapelle. Também passeie pelas margens do rio e ver alguns cisnes! Foto de Bytfisch

o que fazer em miltenberg alemanha

hotel em miltenberg alemanha

Miltenberg fica ainda mais bonita vista de cima! roteiro pelas cidades do sul da alemanha miltenbergmiltenberg As charmosas pequenas cidades do sul da Alemanha

É isso ai galera, espero que tenham gostado desse roteiro pelas cidades do sul da Alemanha!!

Se este roteiro pelas cidades do sul da Alemanha te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia mais:
COMO É ESTUDAR ALEMÃO NA ALEMANHA
12 CASTELOS NA ALEMANHA QUE VOCÊ DEVE CONHECER!
25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA

 

Você também pode gostar de:

17 Comments

viagenseviagenseviagens Março 18, 2017 at 3:44 pm

Ah, como eu adoro essas cidadezinhas da Alemanha!!! Por mim, visitava todas… Afinal, elas são tão charmosas e fotogênicas…

Reply
Rui Baptista Março 18, 2017 at 5:08 pm

Um belo roteiro numa das mais interessantes zonas da Alemanha. Ótimo para a primavera, longe do turismo de massas 🙂

Reply
Katarina Holanda Março 18, 2017 at 7:32 pm

Ai, quanta coisa linda!! Dá vontade de mudar pra uma delas, hahaha. Nem sei dizer minha preferida pelas fotos <3

Reply
Juliana Moreti (turistando.in) Março 18, 2017 at 10:39 pm

Ótimas escolhas, Angie! Nunca me imaginaria dizendo isso, mas me apaixonei pela Alemanha. O sul è uma região que não rolou explorar, mas temos planos de retornar no ano que vem. Jà favoritei teu post!

Reply
Angie Março 19, 2017 at 10:10 am

pois é, conheço muita gente tb que não tem essa pira pela Alemanha e sim outros países, como Inglaterra ou França…acho que vai muito de influência da família, amigos!! aos poucos consigo chamar gente pro meu lado da sardinha ahueaheua

Reply
Adriana Mendonca Março 19, 2017 at 6:22 am

Vi a foto no Instagram e vim direto aqui conferir o post, sabia que ia fica encantada com as cidades que ia ver por aqui. Não deu outra! Muita vontade de poder explorar essas cidades menores na Alemanha, deve ser mesmo uma mais linda que a outra!

Reply
Leo Vidal Março 19, 2017 at 11:34 am

Que legal esse post. Essas cidadezinhas são um charme para explorar. Imagino que a comida também seja uma delícia, cheio de pratos típicos.

Reply
Angie Março 20, 2017 at 11:09 am

engordei rapidinho lá ahuehauea vish nem falo de tanta gostosura! até o pão sem nada era demais!

Reply
Ester Março 19, 2017 at 5:41 pm

A minha primeira grande viagem foi mesmo à Alemanha tinha eu uns 15 anos, para um pequeno intercâmbio entre vilas geminadas! Acabei mesmo por visitar uma pequena cidadezinha pitoresca e até hoje quero muito voltar ao país para visitar essas cidades cheias de charme! Adorei a lista!

Reply
Ana Carolina Vasconcellos Miranda Março 19, 2017 at 6:29 pm

Ainda não fui para a Alemanha, mas quero muito! Estas cidades parecem mesmo muito encantadoras! Ótima dica!

Reply
Ilionir cherem Março 20, 2017 at 7:56 am

Essa é a parte romântica da Alemanha, foi sem dúvida uma das minhas viagens inesquecíveis, desde Frankfurt até Monte Negro, realmente tem lugares encantadores, lindíssimas paisagens, voltarei se Deus quiser, pois vale a pena. Não deixe de fazer esse roteiro pela Alemanha é maravilhoso.

Reply
Angie Março 20, 2017 at 10:19 am

que legal, obrigada por compartilhar!

Reply
Alcantara Jefferson Março 20, 2017 at 11:51 am

Lindos locais e pesquisei aqui literalmente todos são quase 2 horas daqui de casa… vale as horas de viagem hehe
Abraços

Reply
Angie Março 20, 2017 at 12:55 pm

opa!! aproveita pra conhecer no fds!!! fico feliz que curtiu!

Reply
Matheus crespo Março 20, 2017 at 1:03 pm

Senhooor que cidades mais lindas ❤❤❤.
Detalhe desse rio cortando as cidades, sensacional. Adoro esses roteiros por cidades pequenas

Reply
Angie Março 20, 2017 at 8:53 pm

Alemanha é amor no coração, me sinto em casa quando estou lá aheuahe

Reply
Martinha Março 21, 2017 at 5:52 am

Nem preciso falar o quanto amei o post, sou a louca da Alemanha. Ohhh país para ter cidades lindas. Por mim passaria uma temporada por lá, para conhecer cada cantinho. Não conheço Schwäbisch Hall, mas já anotei para não esquecer. =)

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: