Alemanha

Nuremberg: imperdível na Baviera!!

posted by Angie Novembro 8, 2017 9 Comments

Nuremberg é uma daquelas cidades super charmosas da Baviera cheias de casinhas típicas da Alemanha, comida boa, história por tudo quanto é lado e cerveja!!! Passamos um final de semana em Nuremberg e me apaixonei, assista o vídeo!

Nuremberg em 3 dias

ponte em nuremberg entardecerNuremberg (Nürnberg  em alemão) foi uma cidade muito importante durante a Idade Média e até hoje possui prédios dessa época, além de uma muralha de 4km que a circula. Claro que muitos destes prédios foram reconstruídos, pois a cidade foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

casa em cima da agua ponte nuremberg

O partido nazista fazia diversos comícios e eventos em Nuremberg. A cidade é mundialmente conhecida por sediar os julgamentos dos nazistas após a Segunda Guerra Mundial (é possível visitar a exposição) e também algumas estruturas nazistas ainda estão de pé (como o prédio do Centro de Documentação no Complexo do Congresso do Partido Nacionalista).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Nürnbergcard

nurnbergcard vale a penaEste cartão dá acesso grátis a diversas atrações da cidade além do transporte local e até Fürth durante 2 dias! Custa 25 euros para adultos e 5 para crianças (de 0 a 5 anos não paga). Cobre o Castelo de Nuremberg, vários museus (como o Germanisches Nationalmuseum, Museu dos Brinquedos, Casa do Albrecht Dürer, Documentation Centre, Planetarium, Museu da Faber Castell entre outros).

Você pode adquirir o Nürnbergcard nos centros de informação Turísticas na cidade (Königstrasse 93 e Hauptmarkt 18). Nós gostamos muito pois é só apresentar e já ganhamos o ingresso, muito rápido.

Centro histórico

Você consegue fazer a maioria das coisas a pé, já que no centro em si não passa metrô e só alguns ônibus em determinadas ruas. Os pontos principais são estes:

Marktplatz

catedral nuremberg marktplatzA praça do mercado é a principal da cidade, pois aqui há várias tendinhas vendendo pão, Lebkuchen (pão de mel), frutas, verduras, comidas prontas e durante o Natal acontece as feirinhas de Natal, uma das mais antigas da Alemanha: a Christkindlesmarkt!

Nesta praça fica a igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche) construída em 1362 e possui diversas esculturas e obras (entrada grátis). Na frente há um relógio (Männleinlaufen) de 1506 que se move ao chegar ao meio dia: vários bonecos se movem ao redor do imperador romano sentado.

Do outro lado fica a Schöner Brunnen (literalmetne fonte bonita). Na realidade eu pensei que era uma torre e não uma fonte pois ela está desligada e existe uma grade em volta dela. Nela há diversas figuras do Sacro Império Romano, são 19 metros de coisinhas decoradas e diferentes construída em 1396 ahueahe Tem um pequeno anel na grade que “realiza desejos” então trate de girá-lo auehae

fonte dourada marktplatz nuremberg feira de natal

Ao redor da Marktplatz você encontrará as igrejas St Sebald (uma das mais antigas, de 1215, destruída durante a guerra e reconstruída em 1957) e a Lorenzkirche (com um estilo gótico com duas torres de 80m de altura datadas do século 14).catedral sankt sebaldus nuremberg

Uma fonte bizarra ao lado da Lorenzkriche aheuahe fonte bizarra agua saindo dos seios nuremberg

Castelo de Nuremberg

vista do castelo de nuremberg alemanha

O Kaiserburg (castelo imperial) fica no topo de um morro e foi um dos mais importantes castelos fortificados durante o Império Sacro Romano. Há três estruturas diferentes inclusas no ingresso de 7 euros:

  • o castelo em si com diversos itens da Idade Média como armaduras, espadas, quadros
  • a torre construída no século 13 possui fotos da destruição da Segunda Guerra logo embaixo das janelas para que você compare com o cenário atual
  • o poço de 50m de profundidade que fornecia água (obviamente).

castelo de nuremberg torre

Eu gostei muito da estrutura exterior como as casinhas, o pátio e o mirante com esta vista incrível de Nuremberg (aí não paga ingresso).

casa antiga dentro do castelo de nuremberg alemanha

Tiergärtnertor

tiergartnertor em nuremberg casa enxaimelEu adorei esse pedacinho da cidade! Descobri por acaso pois fica do ladinho do Castelo e do Museu do Albrecht Dürer. Aqui tem vários cafés e restaurantes e tem uma área um pouco mais ampla, como se fosse uma pracinha. Os prédios ao redor são lindos e em estilo enxaimel!

subida casa enxaimel alemanha nuremberg

Túneis de cerveja

cervejaria em nuremberg tour tuneis de cerveja

Daqui também sai o tour para os Túneis de cerveja! Como antigamente não havia geladeira, a galera fabricava cerveja e a depositava nos túneis para manter a temperatura baixa enquanto a bebida fermentava (o primeiro registo foi em 1380). Naquela época a cerveja era mais fraca e dada às crianças no café da manhã em vez de água, pois normalmente a água estava contaminada. Os túneis também foram usados como bunker durante a Segunda Guerra Mundial e abertos à população. O tour é guiado e sai da Altstadhof, uma cervejaria e também restaurante! Gratuito com o Nürnbergcard!

Museu Albrecht Dürer

museu albrecht durer nuremberg

Albrecht Dürer foi um dos principais artistas alemães e viveu nessa casa com sua esposa por diversos anos. A casa foi construída em 1420 e um ótimo exemplo de construção durante a Época de Ouro de Nuremberg. Os ambientes foram decorados com móveis da época e reflete como era viver no século 16. Foi o primeiro museu sobre um artista ao norte da Europa inaugurado em 1828. Várias obras de Dürer estão expostas, porém várias estão no Museu do Prado em Madrid (neste post conto como visitar o Prado de graça!).

Weißgerbergasse

weissgerbergasse nuremberg rua com casas em enxaimel antigas

Achei esta uma das ruas mais encantadoras da cidade: a Weißgerbergasse, onde vários artesãos moravam na Idade Média! O nome deriva do couro branco, uma alternativa criada pelos curtidores em comparação com o resto que era tudo vermelho. Hoje existem diversos bares e cafés.

Saindo da Weißgerbergasse você dá de cara com o rio! Procure pela Ponte Max para ter uma vista incrível da Weinstadl, onde ficava o antigo depósito de vinho e uma das maiores casas em enxaimel da Alemanha.

roteiro em nuremberg alemanha 3 dias

Germanisches Nationalmuseum

o que fazer em nuremberg alemanha

Na frente do museu você verá diversas colunas gigantes de 9 metros de altura. Este é o Caminho dos Direitos Humanos criado pelo artista de Israel Dani Karavan como uma forma de “lembrar o passado” e uma obrigação para que os crimes durante a Alemanha nazista não se repitam.

germanisches nationalmuseum nurember

O Germanisches Nationalmuseum é o maior museu sobre a cultura alemã e consta com diversas obras de todas as épocas possíveis, desde objetos da Era do bronze, tapeçarias medievais, globos de madeira á obras de Dürer (obviamente), Rembrandt, Lucas Cranach…E a estrutura do museu é demais!

museu germanico em nuremberg

E claro: se perca pela cidade!

Nuremberg é cheia das ruazinhas estreitas e sinuosas, um piscar de olhos e PLAU se perdeu aheuahe Maas não leve pro lado ruim pois você encontra várias surpresas pelo caminho!

parede coberta com folhas outono nuremberg

predios antigos lindos em nuremberg na alemanha

Onde comer em Nuremberg

nurnberger bratwurst o que comer em nuremberg

Nuremberg possui diversos restaurantes acolhedores e de madeira por dentro, muitos parecem uma taverna! Nós fomos em 3 e adoramos!

  • Bratwursthäusle: definitivamente O MELHOR PÃO COM LINGÜIÇA DA VIDA! Custa 2,50 e vem com 3 Nürnberger Würste, a linguíça típica da cidade. Reza a lenda que são do tamanho do dedo mindinho para passar pela fechadura da porta durante a Peste Negra!
  • Altstadthof – de onde sai os tours para os Túneis de Cerveja! Comida muito boa e a cerveja excelente! Não deixe de provar a cerveja vermelha (Rotbier) tradicional da cidade.
  • Hexenhäusle – fica do outro lado da muralha, um lugar bem acolhedor e pequenininho com o nome engraçado de casinha da bruxa ahueahue (na foto abaixo).

restaurantes em nuremberg

cerveja tipica de nuremberg rotbier

Esse aqui é Käsespätzle, uma massinha com queijo tradicional do sul da Alemanha.

kasespatzle nuremberg baviera

Schnitzel e Kartoffelnsalat: bife de porco à milanês e salada de batatas.

schnitzel nuremberg o que comer

E ai gostou da cidade? Comente!!!

Agradecemos ao Centro de Turismo de Nuremberg pelo convite para conhecer a cidade! Os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida em nossa estadia.

Salve este post no pinterest

Roteiro em Nuremberg 3 dias de atrações, restaurantes, tours e mais!

Leia também

OKTOBERFEST EM MUNIQUE: DICAS ESSENCIAIS!
SCHWÄBISCH HALL: UM LUGAR ESPETACULAR NA ALEMANHA
15 ATRAÇÕES GRÁTIS EM MUNIQUE: O MELHOR DA CIDADE!
AS CHARMOSAS PEQUENAS CIDADES DO SUL DA ALEMANHA

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

9 Comments

Carla Alexandra Fernandes Mota Novembro 9, 2017 at 2:08 pm

Que belo roteiro. Tudo explicadinho e cheio de lugares bonitos para explorar.

Reply
Camila Lisbôa Novembro 9, 2017 at 4:40 pm

Morreno! Comida boa, breja e um lugar assim… que viagem mais massa! Quero ir te visitar 🙂

Reply
Angela Castanhel Novembro 9, 2017 at 5:00 pm

Eu poderia jurar que era o mesmo lugar que eu tinha ido, mas ai lendo o teu post vi que eu não tinha feito nada que você estava indicando… pensei “uééééé”. Mas ai resgatei na memória que onde eu fui se chama HEIDELBERG não NUREMBERG. Uma pequena confusão hahaha (difícil lembrar esse nomes alemães). Adorei as dicas

Reply
Keul Fortes Ana Raquel Novembro 9, 2017 at 6:22 pm

Sempre fui encantada por esse lugar, lendo seu post fiquei com mais vontade de conhecer ainda. E que fotos lindas! Parabéns! Obrigada pelo “guia” perfeito.

Reply
Aninha Lima Novembro 10, 2017 at 2:32 pm

Essa arquitetura me encanta demais não tem foto ruim não é?? Rs belo post! Ja quero conhecer

Reply
Amilton Fortes Novembro 10, 2017 at 3:43 pm

Eita guria, que show de relato hein? Fotos lindas, cidade muito interessante. Confesso que nunca tinha lido sobre ela, mas com as suas palavras já fiquei me coçando aqui pra conhecer… Parabéns! Abs

Reply
Sy Novembro 10, 2017 at 4:26 pm

Gostei muito, que lindo as casinhas e que interessante essa muralha de 4km circundando a cidade. quero muito conhecer!

Reply
Juliana Moreti Novembro 11, 2017 at 12:12 pm

Que espetàculo é a Schöner Brunnen. Mesmo sendo uma fonte desligada, que bom que não é uma torre. Assim, dà para ve-la de perto!

Porém, me diverti mesmo com a outra fonte! hahahahaha

ps: saudade de um bom Schnitzel e de Kartoffelnsalat…

Reply
Tatiane Dias Novembro 12, 2017 at 10:19 am

Tão triste pensar que um lugar tão charmoso foi palco de um período tão negativo na história do mundo.
Mas que bom que agora é um lugar fofo, com ótima comida e cervejas.
Quero visitar logo.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: