Alemanha

Museu da Porsche em Stuttgart

posted by Angie Fevereiro 17, 2015 4 Comments

O maravilhoso museu da Porsche em Stuttgart possui mais de 80 veículos à exposição, incluindo os 356, 550 e 911, além de algumas inovações tecnológicas de Ferdinand Porsche no início do século 20.

Museu da Porsche em Stuttgart

 

O museu da Porsche em Stuttgart frase
A arquitetura do museu é de cair o queixo e deixar qualquer um bobo, especialmente quando ligam as luzes à noite.

porsche museum arquitetura
Foto:
Porsche Museum.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O museu da Porsche em Stuttgart 1 (1) O museu da Porsche em Stuttgart 1 (2)
Entrei no museu assim, porque esse museu é demais, tudo de bom, tudo de design.

O museu da Porsche em Stuttgart (1)
Visto por fora, o prédio possui formações em V e teto espelhado.O museu da Porsche em Stuttgart (2)
Por dentro é super espaçoso e clean  com várias rampas e aberturas e dividido por seções, como a história da Porsche antes de 1948 e outra dos modelos esportivos em ordem cronológica. As paredes são todas brancas, como se fosse uma tela, para mostra a obra de arte que é um Porsche. Mídia e tipografia complementam a exposição.

O museu da Porsche em Stuttgart (10)
A ideia do Porsche Museum é mostrar a paixão e o espírito que movem a empresa. Foto: Porsche Museum.

O museu da Porsche em Stuttgart interativo
Outra coisa que amei no museu é a interatividade. A parada da foto é a seguinte: você pisa no círculo preto e o som de um motor Porsche é reproduzido.

E para não falar somente do museu, escolhi alguns modelos interessantes e loucos da Porsche para mostrar para vocês, meus leitores phynos.

Fusca / VW Käfer
O museu da Porsche em Stuttgart (4)

“Ahh como assim Angie todos já conhecem o Fusca!!” Mas nem todos sabem que eu tenho paixão por esses carrinhos <3

Ferdinand Porsche tinha algumas ideias para o carro popular, um carro pequeno, econômico e de fácil produção (o carro do povo, ou simplesmente Volkswagen). Hitler gostou das ideias de Porsche e as apoiou,  já que construção de uma fábrica estatal não apenas significava empregos em uma Alemanha em recuperação da economia, como também instrumento de propaganda da capacidade tecnológica alemã.

Após cumprir algumas exigências de Hitler, superar oposições políticas, problemas técnicos, inúmeros protótipos e principalmente manter o custo, viabilização e prazo do projeto, só em 15 de agosto de 1940 foi fabricado o primeiro Fusca.
O museu da Porsche em Stuttgart (3)
O design clássico foi finalizado por Erwin Komenda:  janelas traseiras bipartidas,  a tampa do motor e do capô e as portas com abertura normal (pois é, no tempo do opa elas abriam ao contrário).

O museu da Porsche em Stuttgart (9)
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen tinha produzido poucas unidades do Fuscas para uso civil e começou a produzir veículos para a batalha com a mesma plataforma do Fusca. Acima uma versão anfíbia do Fusca, o VW Schwimmwagen Typ 166.

Cisitalia

O museu da Porsche em Stuttgart (12)
O Type 360 ou Cisitalia (produzido para Consorzio Industriale Sportive Italia) foi criado em 1946 por Ferry Porsche, filho de Ferdinand. Uns dos diferenciais do modelo é o design totalmente fechado e aerodinânimo criado para circuitos rápidos. O projeto foi comissionado por Piero Dusio e a primeira parte do dinheiro foi utilizado para soltar Ferdinand Porsche, preso na França por causa das tretas do Fusca durante a Segunda Guerra (prisioneiros de guerra franceses e russos foram utilizados como mão de obra).

Aí esse Piero faliu e tentaram vender o projeto para o então atual presidente da Argentina Juan Perón. Não deu certo e o carro foi aposentado das pistas. Don’t cry for me Argentiiiiiiiiina

Porsche 356

O museu da Porsche em Stuttgart (8)

Primeiro modelo em série da Porsche, o 356 teve várias versões como Coupé, Cabriolet, Speedster e Convertible D e até abril de 1965 foram produzidas 76.302 unidades. Este é o convertível D com um para brisas altos, capa maior e assentos normais.  Usado pela polícia alemã e holandesa.

O museu da Porsche em Stuttgart (7)
Imagina os policiais bem faceiros dirigindo. Detalhe especial para a sirene super charmosa.

Porsche-Diesel Super

O museu da Porsche em Stuttgart trator
Já imaginou um trator da Porsche? Phynesse rurallll! Um detalhe: a Lamborghini também fez alguns tratores.

Esse trator foi também uma “encomenda” de Hitler, já que os agricultores também estavam incluídos na meta “motorização em massa da população” (Massenmotorisierung der Bevölkerung). Porém, com a Segunda Guerra, só foram produzidos protótipos e veículos teste. O Volkstraktor foi então produzido e comercializado a partir de 1950 em conjunto com a  Uhinger Firma Allgaier Werke GmbH.

Rothmans Porsche 956

O museu da Porsche em Stuttgart (5)
Waaaat como assim um carro no teto??
O Rothmans Porsche 956 foi um carro de corrida criado para otimizar a aerodinâmica, para passar com facilidade “através do ar” e fazer curvas em maior velocidade do que os concorrentes. Com um motor de 600 HP o carro teria muita “força peso” (downforce) e atingiria 320 km/h, o que poderia TEORICAMENTE dirigir de cabeça para baixo e se manter grudado no teto.

Porsche 917/20

O museu da Porsche em Stuttgart Porsche 917 20

O Porsche 917/20 foi projetado para testar as pistas da Can-Am (Canadian-American Challenge Cup) e a aerodinâmica dos conceitos “low drags”. O carro foi pintado de rosa e com um diagrama de açougueiro desenhada na carroceria, ou seja, com nomes de corte de carne em alemão e pontilhados. Carinhosamente apelidado de Der Truffeljäger von Zuffenhausen (o caçador de trufas de Zuffenhausen) ou simplesmente Pink Pig.

Harley-Davidson VRSC

O museu da Porsche em Stuttgart (6)
O modelo V-Twin Racing Street Custom ou somente V-Rod foi criado em 2002 para competir com as muscle bikes americanas e japonesas. O motor Revolution foi desenvolvido em conjunto com a Porsche e, pela primeira vez, utilizou refrigeração a ar. O motor V-twin de 60 graus, o radiador e a estrutura “hidroformada” suportam a cobertura da parte redondinha que não sei o nome logo abaixo do guidão.  O tanque de combustível fica abaixo do assento, ao contrário da posição comum. A V-Rod fez muito sucesso no Brasil e representa 20% das vendas enquanto nos EUA apenas 2% (o pessoal não curte um motor refrigerado à água e mais silencioso do que os outros modelos).  A V-Rod é a única moto do segmento de 1 200 cilindradas que custa cerca de 50 000 reais, custa metade do preço das motos tradicionais e tem um terço a menos de potência

Porsche Museum

Porscheplatz 1, 70435 Stuttgart, Alemanha
Terça à Domingo das 9 às 6pm

Ingressos
8 euros adulto
4 euros meia

Como chegar
Use a linha 6 do S Bahn no sentido  Weil der Stadt/Leonberg e desça na estação “Neuwirtshaus/Porscheplatz”.

Para outras informações, visite o site oficial Porsche Museum

E aí, qual modelo você curtiu mais? O Fusca já tá garantido na minha garagem!!

Se você quer saber mais sobre Stuttgart, veja as dicas no blog Tire a bunda do sofá!

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

leia também:

MERCEDES-BENZ MUSEUM: FASCINANTE!
12 CASTELOS NA ALEMANHA QUE VOCÊ DEVE CONHECER!
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA
15 FATOS SOBRE BEBER NA ALEMANHA

 

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

4 Comments

cwrgutierrez Junho 6, 2017 at 7:31 am

Esse é o tipo do museu que só vão os que curtem carro, como eu, deve ser muito legal, as fotos estão ótimas.

Reply
Alessandra Junho 6, 2017 at 8:50 am

Muito legal o prédio do museu. Tanto por fora quanto por dentro. Deve ser um programa bem divertido, mesmo pra quem não curte muito carro.

Reply
Viajante Comum Junho 6, 2017 at 10:17 pm

Sou viciada em arquitetura!! Adorei o edifício! Certamente os carros ficariam em segundo plano…ahahah! Lindo! beijos!

Reply
Ana Flores Junho 7, 2017 at 6:14 pm

normalmente estes museus de carros nao me chamam muita atenção não, mas este é lindo por dentro e por fora ne?! Achei super legal!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: