Alemanha

Magdeburg: atrações e mercado medieval!

posted by Angie Dezembro 12, 2017 6 Comments

Magdeburg é uma daquelas cidades pitorescas que fogem da tradicional rota turística na Alemanha. Ela fica pertinho de Berlim (em torno de 1 a 2h de distância), é a capital da Saxônia-Anhalt e foi uma das maiores cidades do Sacro Império Romano Germânico, pois o primeiro imperador da Alemanha, Otto o Grande, morava em Magdeburg. Veja as atrações de Magdeburg no vídeo!

Atrações em Magdeburg – o que ver em um dia

Magdeburg tem alguns prédios bem antigos, outros da Alemanha Oriental e alguns mais malucos no estilo Hundertwasser ou em forma de pirâmide! A cidade não é tão pequena como imaginava, porém fizemos toda a visita a pé, pois a estação principal de trem (Hauptbahnhof) fica pertinho do centro.

Alte Markt – Praça principal

estatua de ouro praca magdeburgComo fomos na época de Natal, não vimos direito a prefeitura antiga logo na frente da estátua dourada do cavaleiro. Do outro lado há uma estátua de Otto von Guericke (físico alemão) e atrás a nova prefeitura.

praca otto estatua em madgeburg centro

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A feira de Natal conta com roda-gigante, vários brinquedos para as crianças, diversas barraquinhas de comida (mas nada longe do que encontrei nos mercados de Natal em Berlim). Porém se você for na feira do lado, vai se surpreender!

feira de natal em magdeburg alemanha

Mercado medieval de Magdeburg

carne assada mercado medieval saxoniaEste sim é um mercado de natal diferente das outros, pois há muitos artesãos trabalhando no metal, vidro, tecido! Todos os comerciantes estão vestidos com trajes “típicos da era medieval”, as comidas e bebidas são mais tradicionais como o Mutzbraten (porco assado com vários temperos e ervas da Turíngia), cerveja, Baumstriezel (uma massinha enrolada no espeto, no estilo daquela que comi em Praga), alguns doces e o famoso quentão.

Esse mercado medieval / histórico fica na frente de outra igreja gótica, a Pfarrkirche St. Johannis. E lá do outro lado da rua tem uma pista de patinação de gelo. Mostro mais no vídeo!

mercado medieval magdeburg invernoroupas antigas medievais mercado natal alemanhamercado medieval magdeburg talheresfacas com cabo de cervo medieval

Grüne Zitadelle

grune zitadelle magdeburg construção hundertwasser alemanha
A citadela verde foi projetada por Friedensreich Hundertwasser, um arquiteto austríaco com um estilo próprio e que acreditava que a arquitetura deveria ser orgânica, individual e ecológica. Que deveriámos viver em espaços ondulados, fugindo das linhas retas e em meio a natureza com árvores que crescem dentro dos recintos por exemplo. No caso da Grüne Zitadelle as árvores estão na cobertura, no pátio e também nas paredes, cada coluna tortinha e marrom simboliza uma árvore.
Dentro dessa cidadela há vários escritórios, cabeleleiros, médicos, restaurantes e claro apartamentos.

predio diferente hundertwasser magdeburg alemanha

Tinha uma decoração de natal no pátio e do lado externo uma feirinha de Natal chamada Weihnachtszauber.

hundertwasser interior grune zitadelle magdeburg

feira de natal grune zitadelle magdeburginstalacao luzes grune zitadelle magdeburg

Catedral St. Mauritius und St. Katharina

primeira catedral gotica alemanha magdeburgA primeira catedral gótica da Alemanha surgiu em Magdeburg! Sua construção se iniciou no século 10 e depois foi evoluindo (um puxadinho aqui, outro ali) pelas ordens do imperador Otto (o túmulo dele está aí). Ela também é uma das maiores catedrais da Alemanha. E de praxe ela pegou fogo, foi reconstruida, bombardeada e saqueada… vale a pena uma visitinha!

catedral gotica de magdeburgorgao igreja alemanha magdeburg

igreja gotica arvores no inverno alemanha

A ponte de barcos

ponte de agua para barco rio sobre rio alemanhaUma das principais atrações pra quem é fascinado por engenharia é a Wasserstrassenkreuz, uma ponte de água para barcos, basicamente um rio sobre outro rio bem loko! Foto Bundesregierung Deutschland

Como chegar na ponte de barcos em Magdeburg

O método mais fácil é ir de carro seguindo as instruções do Google Maps. Caso você vá de transporte público há duas opções:

  • Durante a semana: pegue o S10 Barleber See até o ponto final e de lá o busão OhreBus 604 Hebewerk e descer na estação ltestelle “Magdeburg, Hebewerk”.
  • No fim de semana: S10 até o ponto final e de lá ir caminhando ao redor do lago até Schleuse Rothensee (tipo uma ponte – veja no mapa). Ai caminha mais um pouco e a ponte estará logo em frente em Trogbrücke.

mapa ponte de agua barco magdeburg

Mapa retirado daqui

Como viajamos de trem, não fizemos a visita devido ao frio, vento gelaaado com previsão de neve! Não é muito fácil de chegar lá no fim de semana, pois só o tram funciona e vai até metade do caminho. Então desistimos ahueaheu
Você também pode fazer um tour pelo canal, veja as dicas no blog Tá indo pra onde 

Para aguentar bem o frio, veja este post ROUPA DE INVERNO NA EUROPA: ONDE COMPRAR E DICAS

Caminhe pela cidade

Nos perdemos algumas vezes pela cidade e descobrimos diversos prédios antigos, esculturas e paisagens bem fofinhas. Vale a pena rodiar sem olhar no mapa!
atracoes em madgeburg o que conhecer

Curtiram as loucuras do vídeo em Magdeburg?! Comente!

leia também

NUREMBERG: IMPERDÍVEL NA BAVIERA!!
BATE E VOLTA DE BERLIM: POTSDAM E WANNSEE
7 COISAS PARA FAZER EM FRANKFURT NUMA CONEXÃO!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

6 Comments

ferscafi Dezembro 13, 2017 at 2:46 am

Ah!!! Finalmente vejo Magdeburg aparecer em outro blog ahahhaha Obrigada pela citação!

Reply
Angela Castanhel Dezembro 13, 2017 at 11:23 am

Acho que no passado eu sofri em algum castelo medieval. Qdo fui para a alemanha, entrei num calabouço e sabe uma sensação ruim? Tive até que sair do castelo, me deu um panico que não tens noção. Mas de qlqr forma, eu aprecio a cultura

Reply
quartodeviagem Dezembro 13, 2017 at 5:22 pm

que cidade fofa Angie, como sempre seus vídeos estão cada dia melhores e mais engraçados, eu adoro cidades medievais, tanto que fiquei encantada com Luxemburgo!

Reply
Gisele Prosdocimi Dezembro 13, 2017 at 9:04 pm

Que delícia de cidade, Angie, adorei! Achei essa mistura de cidade medieval com Natal uma combinação bem diferente e interessante, acho que se deu bem visitando nesta época. Ganhou duplamente! E aquela ponte, nunca tinha visto nada igual, sensacional!!!

Reply
Analuiza Dezembro 14, 2017 at 9:06 am

Que legal esta cidade: arquitetura, paisagem, catedral… De todas as descrições sobre mercados de Natal na Europa que eu li esta foi a mais legal com suas caraterísticas medievais, comidas tradicionais e artesãos trabalhando. 🙂 bjs

Reply
fabiopastorello Dezembro 15, 2017 at 10:04 am

Adorei esse prédio, muito louco. Acho que tá faltando criatividade para o povo do arquitetura, precisam inventar mais mesmo. E adorei o vídeo também, esse lugar é uma viagem no tempo, pena que o tempo não ajudou pra ir na ponte de barcos, fiquei bem curioso pra conhecer.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: