Alemanha

Casa na Alemanha: o que tem de diferente?

posted by Angie Outubro 1, 2017 7 Comments

Viver na Alemanha tem as suas peculiaridades e começa pela própria moradia! A casa na Alemanha tem algumas coisas diferentes como a calefação, janelas duplas, separação do lixo, sapatos na entrada, cal e chumbo…Descubra alguns detalhes da nossa casa em Berlim! Assista o vídeo!

Casa na Alemanha: o que tem de diferente?

Como eu já tinha morado na Alemanha anteriormente (em Schwäbisch Hall e em Berlim) posso dizer que as casas mantêm um “padrão” para atender certos costumes dos alemães.

Entrada da casa

A primeira diferença já começa na entrada da casa, onde você encontra os sobrenomes dos moradores. Aqui eles procuram pelo nome de família. Aí você verá que os sapatos são deixados do lado de fora ou já na entradinha, pois não pode caminhar pela casa com o sapato que você anda na rua. Assim fica mais fácil de manter a casa limpa, principalmente durante o inverno que acumula água, barro e aquele salzinho que poem nas ruas para derreter a neve.

Também é comum deixarem os casacos pendurados na entrada, pois os comodos tem aquecimento e não precisa ficar de japona dentro de casa (como eu ficava no Brasil aheuahe).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Cozinha na Alemanha

A maioria dos fogões são elétricos, pois não é permitido ter botijões de gás dentro de casa devido a segurança (normalmente só em restaurantes é permitido). O fogão elétrico é ruim para cozinhar, demora mais, mas é prático para limpar.
Outra diferença na casa na Alemanha é que a água é “dura”, pois tem uma alta concentração de sais de cálcio. Isso não interfere em nossa saúde, a água é potável e própria para consumo, porém ela deixa resquícios nos eletrodomésticos e louça. Se você não secar com pano logo após lavar a louça, verá que pequenas manchas brancas vão aparecer. Elas podem ser retiradas com vinagre e prevenidas com certos produtos de limpeza chamados “Stopp Kalk Tabs” (existem outros produtos específicos para deixar as taças bem transparentes e também adicionam um tipo de sal na máquina de lavar louça).

casa da alemanha calcario agua duraEsses aqui são tabletes para a máquina de lavar roupa.

Reciclagem é um ponto super importante na Alemanha! Se você não fizer certinho, acaba levando uma multa. Todos os lixos são colocados em sacos plásticos próprios e depois jogados nos containers maiores para serem levados pelos caminhos de lixo. É muito simples:

  •  Orgânicos: tudo que for comida ou coisas que não prestam (tipo roupa velha) vão no lixo preto escrito BSR.
  • Recicláveis: embalagens de cozinha como Tetra Pak, plásticas ou latinhas de alumínio (milho por exemplo) vão neste lixo e depois para latões em amarelo escrito Leichtverpackungen.
  • Vidros: são separados por cores: transparentes em Weissglass e coloridos (marrom,verde) em Buntglas.
  • Papéis: vão no latão azul e vale para jornais, revistas, sacolas de papel.

reciclagem na alemanha

Atenção: garrafas pet e latinhas de bebidas podem ser retornadas ao mercado em troca de dinheiro!

Ao comprar esses produtos você também paga pelo conteiner e ao devolver nas máquinas “Pfandautomat” recebe um vale para gastar no mercado. Já havia comentado no post 25 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ALEMANHA

pfandautomat fail

As vezes a máquina buga e devolve a latinha aheuahe

Banheiro na Alemanha

A maior diferença na casa na Alemanha vs casa do Brasil está no banheiro!! A torneira tem um lado quente, perfeito para lavar as mãos no inverno! Torneira quente no Brasil só em casa de rico né auehaeu
Não tem lixinho para papel higiênico, já que você joga direto no vaso! Se não tiver aviso para jogar o papel no lixinho, é no vaso mesmo. Você vai até encontrar lixo no banheiro, mas é destinado a absorventes, fraldas,etc… Os canos são mais largos e não entopem!

banheiro na alemanha diferenças brasil

Os chuveiros normalmente são duchas! Pode deixar pendurada (quando o negocinho não está quebrado) e possuem reguladores de jato.

Quarto na Alemanha

Não há taaaantas diferenças assim, mas notamos que em algumas casas juntam dois colchões de solteiro para fazer um de casal e também optam por edredons menores e para cada pessoa. Assim não tem como a pessoa ficar sem coberta durante a noite hauehae O travesseiro é gigante e quadrado, bem fofo.

Nós temos um aquecedor logo atrás da cama, aí temos que diminuir a temperatura para 1 antes de dormir pois o ar seca rápido e acordamos com a garganta e nariz secos.

Diferenças na casa na Alemanha

As janelas funcionam em três posições diferentes, assim como algumas portas nas varandas. Com a maçaneta para baixo está fechada e com ela na horizontal a janela está completamente aberta. Se girar a maçaneta para cima, somente a parte de cima irá abrir, ficando a uns 75 graus, perfeita para dias de chuva. Além disso, as janelas possuem dois vidros e borrachinhas para ajudar na vedação térmica.

Casa na Alemanha o que tem de diferente

Persianas: estão do lado de fora da casa e ajudam muito na iluminação durante o verão, pois amanhece super cedo! Ninguém quer acordar às 5 da manhã com luz na cara né!

As tomadas são um pouco maiores e com dois furos redondos. A voltagem é 220v e a frequência 50Hz. Se a sua casa tiver criança, provavelmente haverá protetores nas tomadas, aí é necessário descobrir como funciona pois alguns não saem das tomadas, estão instalados dentro!

Os aquecedores estão localizados embaixo das janelas e funcionam do nível 1 ao 5 (o mais forte). Durante o inverno é comum deixar o aquecedor ligado no 1 ou 2 mesmo se não tiver ninguém em casa para não deixar a casa completamente gelada. Eles ajudam a secar as roupas também!

diferenças casa na alemanha e no brasil aquecedor

Máquina de lavar roupa: algumas ficam na cozinha ou outras no banheiro dependendo o espaço da casa. Para ajudar na lavagem, é aconselhável colocar um Kalk Stopp Tabs para deixar a água mais macias e as roupas também.

diferenças casa na alemanha e brasil

Tem mais alguma coisa diferente para adicionar à esta lista? Comente!!!

leia também

7 DICAS PARA APRENDER ALEMÃO
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA
PIRATARIA NA ALEMANHA: INTERNET VIGIADA!
EXPRESSÕES ENGRAÇADAS EM ALEMÃO

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

7 Comments

Edson Jr Outubro 2, 2017 at 6:35 am

Realmente tem bastante diferença das casas daqui com a do Brasil, demora um pokin pra pegar o ritmo

Reply
Helen Waldemarin Outubro 4, 2017 at 8:36 am

Adoro ver essas diferenças. Essa questão do aquecimento é gritante né? Quando fui pra Europa a primeira vez, fui no inverno. Na época morava em Rio Grande, no RS, e fiquei impressionada com o quanto uma casa pode ser quente mesmo estando muito frio fora. Rsrsrs

Reply
mairaps Outubro 4, 2017 at 11:58 am

Adorei ler seu relato, eu estudei alemão e uma das aulas que u mais gostava era essas análises culturais. Apesar de parecer, e ter muitas diferenças, há semelhanças também que nem imaginamos. Muito fofos os alemães! Bjos Agie, parabéns pelo post!

Reply
Analuiza Outubro 4, 2017 at 8:23 pm

Adoro conhecer estas diferenças culturais! 🙂 Algumas dessas diferenças que você menciona eu percebo pelos hotéis que já me hospedei na Alemanha, mas outras são novidade, como o sais de cálcio. rsrs Adoro este estilo de chuveiro e detesto fogão elétrico. rsrsr Acho muito massa essa coisa de reciclar lixo na Alemanha. Muito bom Angie! 🙂

Reply
Rayane Azevedo Outubro 4, 2017 at 10:14 pm

Angie, em minha última viagem pela Alemanha fiquei na cada de uns amigos de uma amiga. Aquele esquema que nós mochileiros conhecemos muito bem! haha
Então, lendo seu post relembrei totalmente minha passagem por Munique. A primeira coisa que a Geli disse foi:
– Tire o sapato, por favor!
Aí eu disse:
– Ah, que ótimo, também faço isso em casa.
Ela:
– No Brasil vocês também fazem isso?
Eu:
– Acho que a maioria não, mas eu faço.
Ela:
– Mas vocês tomam banho todos os dias, né?
Eu:
– Ás vezes, mais de uma vez por dia.
Ela:
– E não tiram os sapatos para entrar em casa, como assim?
hahahahahaha
Essa mistureba de cultura é um máximo.
Amei o post! Bjs!

Reply
Paula Oliveira Abud Outubro 8, 2017 at 12:04 pm

Adorei o torneira de água quente, no Brasil, só em casa de rico huauhauhahua Gente, são tantas coisas que diferem né? Imagino que eu iria super estranhar as coisas, mas a parte do sapato eu já AMEI porque aqui em casa é um tal de eu acabar de limpar tudo e quando vê já tem marca de sapato no chão kkkk Vou começar a adotar essa aqui em casa!

Reply
Lilly Outubro 10, 2017 at 3:47 pm

Amo essas janelas!!!! A primeira vez que vi os aquecedores ainda era verão e já comecei a sofrer pensando no tamanho do inverno que esse povo espera pra ter um trambolho desse tamanho dentro de casa 😀

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: