América do SulBrasil

O Melhor de Witmarsum em 2 dias!

posted by Angie Agosto 21, 2016 14 Comments

Fala galera! Hoje estamos em Witmarsum, uma colônia super charmosa a 60 km de Curitiba fundada por menonitas e vou mostrar as melhores opções para curtir em 2 dias! Dá o play no vídeo!!!

O Melhor de Witmarsum em 2 dias!

ponyland witmarsum tratorminha nova caranga aheuaheuae

Mas afinal o que quer dizer Witmarsum? Witmarsum é uma cidade catarinense de onde vieram os menonitas.
Menonita é um grupo étnico-religioso que migrou da Frísia, uma partezinha da Alemanha e Holanda, para a Rússia e depois para o Brasil….Eles foram para Santa Catarina e fundaram a cidade Witmarsum e depois migraram para o Paraná, mais especificamente na região de Palmeira há 70 anos atrás! A grande maioria dos habitantes de Witmarsum fala alemão!

O destaque da colônia é a produção de leite e queijo e se você é de Curitiba é bem provável que tenha tomado o leite daqui!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como chegar em Witmarsum

A estrada da capital paranaense até a colônia é bem tranquila. Pegue a BR 277 e em torno do km 146 já vai ter uma entrada para Witmarsum. Logo assim que entra na região, você avista fazendas e campos muito bonitos.

Confira esse roteiro para curtir o máximo de Witmarsum!

O que visitar em Witmarsum

Loja Toll

toll witmarsum artesanato alemãoNa frente da Kliewer fica a loja Toll, já de fora dá pra ver o charme! Vários artesanatos típicos da Alemanha são vendidos aqui. Ou seja só phynesse!o melhor de witmarsum toll bonecosVários bonecos lindos e itens de colecionador mesmo, feitos cuidadosamente a mão e com certificado de origem da Bavária como o Rauchermann, o homem fumaça, e Nußknacker, o famoso Quebra Nozes!toll witmarsum artesanato alemanhaAlém do artesanato, você encontra alguns jogos e livros para crianças em alemão, relógios cuco, os típicos indicadores casalzinho de chuva ou sol e alguns produtos como cerveja local e canecos lindos de chopp! Ah, e aquela lareira da primeira foto também está sendo vendida!!

A Toll teve apoio do Sebrae Paraná, veja o que ele pode fazer por sua empresa!

Ponyland

cavalos poneis witmarsumA Ponyland fica no final da rua principal, virando à esquerda (à direita volta para a rodovia). Como o próprio nome diz, é a terra dos pôneis!! O lugar abrange uma grande área com lago, vista incrível, campinho de futebol, cavalos e pôneis FOOFIIINHOS. Além disso estão finalizando um espaço para eventos de até 300 pessoas!ponyland witmarsum rio gavirovaAqui também é servido almoço por quilo, passeios para crianças de pôneis, cavalgadas e passeios de trator, cada um cobrado a parte. Diversão garantida para crianças e adultos.

Heimat Museum

No Heimat Museum você pode entender melhor a história dos imigrantes da colônia, ver vários objetos antigos e até escutar uma aula sobre geografia, história pelo Sr. Egon, o responsável pelo museu.

heimat museum witmarsum leite
Os utensílios utilizados na produção e distribuição do leite, o produto que impulsionou a economia da colônia.heimat museum witmarsumA lua apareceu durante o dia! O museu só abre a tarde das 14 as 17h  nos sábados, domingos e feriados. A contribuição é de R$ 5.

O que comer em Witmarsum

Confeitaria Kliewer

confeitaria kliewer witmarsumA primeira parada é na famosa confeitaria Kliewer, na rua principal da colônia.  Ela surgiu há 25 anos como uma forma de completar a renda da família Kliewer e aos poucos foi fazendo sucesso de boca a boca e o negócio cresceu! Hoje é ponto de encontro de várias famílias e grupos de motociclistas! Se você tiver sorte pode ver o dono da Kliewer manjando dos paranauê do acordeão.café colonial witmarsum kliewerNo café colonial está incluso broas, pães, queijos, manteiga, lingüiça, tortas, café, leite e limonada suíça. Tudo é feito aqui exceto o queijo. O Café colonial custa R$ 35, porém você pode comprar os itens individualmente se não tiver tanta fome assim 🙂  Abre terças a domingos das 8h às 18h.confeitaria kliewer witmarsum espaço
Na saída não deixe de levar alguns biscoitos e doces caseiros para seus amigos!

Bierwit

O Restaurante e Choperia Bierwit é uma ótima pedida para almoçar e jantar! Aqui servem várias comidas típicas alemãs como Eisbein, Sauerkraut, Hackepeter, Currywurst…hmm só delícias!!

comida tipica alema restaurante witmarsum bierwitRecomendo chegar cedinho para garantir um lugar no salão na hora do almoço…lota rapidinho!!! Foto: Bierwitrestaurante witmarsum bierwitRecomendo o Submarino (Chopp + dose de Steinhaeger)..minha bebida favorita!!! As cervejas encontradas lá são: Gauden, Bamberg, Coruja. O chopp é da Asgard (Curitiba)restaurante witmarsum bierwit salãoEspaço do salão. Fica na rua principal da Colônia, a Avenida Presidente Ernesto Geisel.  Abre Sábados das 11 às 23h e Domingo das 11h às 16h.

Onde dormir em Witmarsum

Pousada Katarina

pousada katarina witmarsum entradaPassamos o fim de semana em Witmarsum e ficamos hospedados na Pousada Katarina, localizada na mesma rua, mais para frente da escola. Os quartos são grandes, as camas bem abastecidas com cobertores (como a Colônia fica em um planalto, é friozinho a noite) e o chuveiro é quentinho. Não esqueça de levar um chinelinho pois o piso é de azulejo (item indispensável que eu sempre esqueço..ir de madrugada no banheiro não é fácil nesse caso aheuahea).

A Pousada tem um jardim bem grande e no fundo churrasqueira, parquinho para crianças e cabras!! Diversão garantida.pousada katarina witmarsumAh e nos fundos está sendo realizada a instalação de uma nova cervejaria! A Usina do Malte! Até o final do ano deve estar em pleno funcionamento!

É isso ai galera, espero que vocês tenham gostado de Witmarsum! Aproveita e deixa seu like no vídeo pra me ajudar, também se inscreva no canal para mais vídeos lindos de viagem!

Essa viagem foi realizada a convite de alguns empresários de Witmarsum, porém as opiniões são livres e pessoais.

viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma tranquilo!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Mais lugares para você falar alemão:

TREZE TÍLIAS: O TIROL BRASILEIRO

OKTOBERFEST EM BLUMENAU: DICAS, GUIA COMPLETO!

5 MOTIVOS PARA AMAR O SUL DO BRASIL NO INVERNO!

7 DICAS PARA APRENDER ALEMÃO

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

14 Comments

nasestradasdoplaneta Agosto 26, 2016 at 10:24 am

Adorei o lugar. O Sul é nossa região preferida neste grande Brasil. Conheço uma pessoa que vai amar este lugar (minha esposa). Logo logo vamos seguir seus rastros. Gostei demais de seu estilo.

Reply
Eloah Cristina Agosto 26, 2016 at 10:47 am

Guria guria!!
Dicas maravilhosas, mas o que ganhou destaque foi de fato a sua nova caranga. Quero dar um role nela 😛

Reply
Talita Marchao Agosto 26, 2016 at 11:21 am

As fotos do café da manhã e das refeições me deram fome! Boa dica para um fim de semana gastronômico com tudo de gostoso da Alemanha! Deu até saudade de comer currywurst!

Reply
Angie Agosto 26, 2016 at 5:12 pm

Ahhh nem fala que já to salivando só de lembrar haueahue

Reply
Murilo Pagani Agosto 26, 2016 at 3:38 pm

Já to acrescentando dois dias no meu roteiro por Curitiba para conhecer Witmarsum…
Showwww!

Abraço

Reply
deivsonsantana Agosto 26, 2016 at 8:50 pm

Que lugar show! Quero andar na caranga também, me convida hahaha. Dica anotado para quando estiver para esses lados daí.

Reply
Gê Azevedo Agosto 26, 2016 at 10:31 pm

Adoro descobrir lugarejos sobre os quais nunca havia ouvido falar. Que charme de cidade!

Reply
Lu Campos Assis Agosto 27, 2016 at 7:51 am

Parabéns pelo Post!! Está muito convidativo, eu fiquei doida pra ir!!

Reply
itamarjapa Agosto 27, 2016 at 10:26 am

Muito bom, realmente é um lugar muito legal! E bem pertinho aqui da terrinha! 😉

Reply
Dayana Agosto 27, 2016 at 8:22 pm

Já tinha visto o vídeo no YouTube, mas agora com essas dicas, o pacote está completo. Posso ir à Curitiba, alugar um carro e partir para Witmarsum. 😛

Reply
Angie Agosto 29, 2016 at 10:47 am

siim!! Venhaaaaa!

Reply
Cris Agosto 28, 2016 at 1:31 pm

Guria! Não sabia da existência desse lugar perto de Curitiba. Que interessante! Quando li o titulo pensei seu um vilarejo alemão, mas não pudia imaginar que era no Brasil. Maneiro! Apure guria é cultura! 😉

Reply
Angie Agosto 29, 2016 at 10:47 am

aehaueha viuuu!! apure não é só zuera não aheuaheuae

Reply
Guaciara Agosto 29, 2016 at 7:35 pm

Posso falar que eu nem conhecia esse lugar? E achava que era em outro país? Muito legal saber que tem tanta coisa interessante aqui pelo nosso Brasilzão!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: