América do SulChile

Lagunas Altiplânicas: perdidos no Deserto do Atacama

posted by Angie Janeiro 13, 2017 25 Comments

A Saga das Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti! Não é nada raro uma excursão dar errado, mas furar dois pneus de uma só vez e passar 4h no deserto do Atacama tomando sol direto na cabeça não é fácil! Assista o vídeo pra saber o que aconteceu!

Lagunas Altiplânicas no Deserto do Atacama

As Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques pertecem a comunidade de Socaire, a qual preserva e faz a administração do local e promove como um turismo eco-étnico. As lagunas estão a 110km ao sul de San Pedro de Atacama e a 28km do povoado de Socaire….e é lógico que no meio do caminho aconteceu a tragédia.estrada atacama lagunas altiplanicas1Um pneu furado, todo estrupiado.

Enquanto arrumavam, tomamos nosso café da manhã com essa vista lista!

cafe da manha no deserto do atacama lagunasescursao lagunas altiplanicas pneu furadoQuase lá..até perceberem que o outro pneu também já era. ..PORCODIO

omg ace ventura

O guia saiu correndo para o nada tentando pegar sinal, pois não havia RÁDIO PARA CONTATO NA VAN. #fail

Quando vocês forem contratar uma agência, certifiquem-se que tenha isso! Algumas agências não tem noção das tretas que pode dar sem ter contato via rádio pois vários lugares do deserto não tem sinal de celular, obviamente.

8km o coitado andou no solão, sem água, sozinho e com coiotes na espreita ~mentira, mas é legal imaginar~ até chegar perto de Socaire.

“Mas por que ele foi andando? Não era mais fácil pegar carona?”
O problema é que essa estrada aí só vai para as lagunas, então a galera que estava indo de manhã, só ia voltar depois do meio dia. Então ele pegou carona na volta!

Pelo menos todo esse tempo rendeu umas fotos lindas do deserto do Atacama!

roteiro deserto do atacama lagunas altiplanicas

vicunhas deserto do atacama laguna miniqueso que fazer no deserto do atacama lagunas altiplanicas

E o pior dos casos…não tinha banheiro haueahe

there is no bathroom schwarza

Tinha que caminhar um bom tanto até chegar numas pedras e dar um jeitinho.

Ficamos parados das 9h da manhã até perto da uma hora da tarde, quando fomos resgatados por uma excursão de alemães da terceira idade ahueahea que nos levou até Socaire para almoçar. Logo apareceu o bus de 28 lugares para levar 8 pessoas até as lagunas. Na teoria poderíamos visitar o resto dos lugares, porém um casal tinha reservado o tour astronômico e precisava estar de volta a San Pedro do Atacama as 19h.

A cagada foi que eu queria muito conhecer Piedras Rojas, um dos lugares mais legais segundo a Camila do Melhor Mês do Ano. Porém, como deu tudo errado do Chile, não visitei e fico babando nas fotos. -_-tour piedras rojas deserto do atacama

Formação das Lagunas Altiplânicas

tour lagunas altiplanicas atacama valor

Antigamente as águas provenientes das cordilheiras desciam livremente nos pés dos vulcões Miscanti e Miñiques até chegar no Salar do Atacama. Em torno de 1 milhão de atrás, houve uma erupção do vulcão Miñiques que interrompeu o curso das águas, as quais começaram a se acumular.

No inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de -30ºC e a superfície das lagunas congelam! É um show de cores em qualquer estação! As lagunas são tão azuis que nem parecem de verdade!

As vicunhas usam os tais “corredores biológicos” para transitar entre as lagunas, por isso não é permitido pisar muito próximos a esses caminhos! Permaneça dentro do limite demarcado pelas pedras!

laguna miscanti atacama vicunasA região das lagunas altiplânicas contempla vários tipos de ambientes, como lagunas, estepes, ladeiras rochosas, bofedales (um tipo de pantanal) e abriga em torno de 94 espécies de animais, como patos, gaivotas andinas, vicunhas, guanacos, raposas, vizcachas (uma mistura de coelho com chinchila).

tours atacama lagunas altiplanicasEsta é a Laguna Miñiques e seu vulcão! Aqui tem mais fauna devido a composição da água!

vulcão miscanti atacama lagunas altiplanicas  laguna miscanti deserto do atacama passeioEsta é a Laguna Miscanti, a primeira que você avista quando chega no lugar, ela é maior que a sua vizinha e aquele branquinho ali é Bórax, uma mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico.

Quanto custa visitar as Lagunas Altiplânicas?

Custa 28mil pesos (R$170), inclui Socaire, Lagunas Miscanti e Miñiques, Toconoa, Piedras Rojas, café da manhã e almoço + Ingresso 5 mil (R$30). Veja os valores das outras excursões no Atacama.

Horários do tour Lagunas Altiplânicas

Das 7 às 14h.

É possível passar uma noite nas lagunas em uma cabana por 20 mil pesos e fazer o trekking Sendero Ckoiche guiado por algum local de Socaire por 5mil.

panoramica laguna miniques atacama

Qual a melhor época para visitar as Lagunas Altiplânicas?

Eu fui no verão e estava assim, toda marrom. No inverno tem neve e fica lindooo porém é muuuito mais frio, vento gelado mesmo de cortar o rosto e dependendo da situação NÃO EXISTEM TOURS! Olha só, a Patrícia do blog Viagem de Fuga foi em maio e tinha neve!laguna miscanti no inverno

O que levar para o tour das Lagunas Altiplânicas

Como fica a 4 mil metros de altitude, recomendo aclimatar alguns dias em São Pedro para ir se acostumando. Parece brincadeira, mas a altitude e falta de oxigênio dá um baque na gente. E como venta muuuito, vá agasalhado! Por isso recomendo levar:

  • folhas de coca
  • água
  • jaqueta corta vento
  • protetor solar
  • tênis
  • fleece ou moletom bem quentinho
  • calça (não vá de bermuda peloamordeODIN
  • protetor labial
  • óculos de sol

O desfecho da tragédia

Ao retornarmos pra San Pedro de Atacama, fomos até a agência Desert Adventure e pedimos nosso dinheiro de volta. A dona fez que não foi culpa dela, que tinha entregado o dinheiro para trocar os pneus e que não trocaram. Não tomou responsabilidade, mas devolveu todos os pesos certinho.

Salve este post pinando a imagem abaixo no seu Pinterest e conheça os meus painéis de viagem!

Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia também:

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE NO ATACAMA
PASSAGEM BARATA NO CHILE: SKY AIRLINES
ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!
O QUE COMER NO ATACAMA: RESTAURANTES BARATOS!

Você também pode gostar de:

25 Comments

nasestradasdoplaneta Janeiro 13, 2017 at 10:52 am

Adoramos seus posts bem humorados. É certeza de boas risadas, mesmo diante de perrengues. rssss Aprendemos muito com seu relato.

Reply
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Janeiro 13, 2017 at 1:56 pm

Oh! Quanto perrengue! Pelo menos rendeu história para contar e de qualquer forma, tinha a vista extraordinária do Atacama né? 🙂 Ana

Reply
Camila Lisbôa Janeiro 13, 2017 at 2:57 pm

Vai ter que fazer igual eu… voltar umas mil vezes no Atacama pra ver tudo =p (já fui 3 e nunca consegui fazer o tour astronomico =/ )

Reply
Juliana Rios (Juny) Janeiro 14, 2017 at 9:27 am

Nossa que perrengue! =/
Mas que bom que no final deu tudo certo e o que ficou foram essas fotos lindas!

Reply
Camila Salgueiro Janeiro 14, 2017 at 5:26 pm

Eita,que perrengue Angie!
Mas as fotos ficaram demais mesmo! *-*
E tão fofinhas vicunhas! rs

Reply
quartodeviagem Janeiro 14, 2017 at 7:15 pm

isso de ficar preso no deserto é tenso, infelizmente não conheci as lagunas, mas quero fazer o passeio todo numa próxima viagem ao Chile! As fotos das lhamas é muito 💕

Reply
Katarina Holanda Janeiro 14, 2017 at 9:23 pm

Que tenso, guria! :/ Também passamos pelo problema de fazer do deserto banheiro, haha. Esse passeio foi o que eu mais passei mal pela altitude 🙁 Mas foi também o que achei mais lindo.

Reply
Mapa na Mão Janeiro 14, 2017 at 9:33 pm

Sabes que um dos sonhos do meu marido é ir para o Atacama e eu nunca dei muita bola, porque não estava nos meus planos mais próximos. Mas vendo estes teus posts e fotos, não só este, mas os outros também, sabe que to morrendo de vontade de ir também? Obrigada guria!! Beijos.

Reply
Alessandra Fratus Janeiro 14, 2017 at 10:38 pm

Amei as fotos e a aventura. Essa viagem deve ter sido o máximo! Logo logo vou me aventurar também por essas bandas. Bjo.

Reply
Flavia Janeiro 14, 2017 at 11:53 pm

Conheci essas lagunas e são lindas, fora o visual. Adorei as fotos.

Reply
Francisco Agostinho Janeiro 15, 2017 at 4:59 am

É sempre bom haver história para contar, ao menos devolveram todos os pezinhos ! Quanto ao banheiro… não melhor e mais limpinho do que esse ao ar livre !

Reply
Em Algum Lugar do mundo Janeiro 15, 2017 at 6:47 am

Cara, isso aí foi um perrengue de qualidade hein? Hahaha
Que bom que deu pra aproveitar e ainda rendeu boas fotos!

Reply
A Culpa é do Fuso Janeiro 15, 2017 at 8:04 am

O Atacama tem paisagens difíceis de esquecer… E nada mal ficar “à deriva” num lugar desses, né!? Adorei matar as saudades de lá com seu post!

Reply
Cristina e Renato Janeiro 15, 2017 at 11:49 am

Que lugar maravilhoso!!! Preciso conhecer o Atacama. Parabéns pelo post, super detalhado e fotos lindas!

Reply
Ester Janeiro 15, 2017 at 12:59 pm

Eu costumo dizer na brincadeira que a lei de Murphy se aplica a mim quando vou em viagem, mas sem dúvida que depois de ler a sua história posso afirmar que se aplica a você também! há que ver o lado bom que é ficar ‘perdido’ num lugar magnífico como esse!

Reply
Angie Janeiro 15, 2017 at 10:24 pm

aeauehau com certeza Ester! Ainda preciso fazer um video de todos os problemas que tive no Chile, era um por dia -_- obrigada pela visita!

Reply
Boralá (@BoralaBlog) Janeiro 15, 2017 at 3:56 pm

O lugar é realmente lindo, mas você soube perfeitamente como capturar as imagens. Suas fotos são de mais!!!! Parabéns!

Reply
Matheus crespo Janeiro 15, 2017 at 8:02 pm

Guria bacana demais esse post. Estou apaixonado por esse lugar, que fotos mais maravilhosaaaaas.
Hahaha tadinha essas tretas com tour são complicadas mesmo, mas no fim acho que até deu tudo certo né

Reply
Guaciara Janeiro 15, 2017 at 11:06 pm

Muito legal, Atacama é um destino nos sonhos para mim, li o seu post com muita calma, lindas fotos!

Reply
Karilayn Areias Janeiro 15, 2017 at 11:45 pm

O perrengue acabou rendendo lindas fotos e história pra contar. Então tá de boa! 😉

Reply
itamarjapa Janeiro 16, 2017 at 1:41 pm

Hahaha, que perrengue… E que história. Imagine o tostão no sol escaldante do deserto! 😮

Reply
Patricia Janeiro 16, 2017 at 4:56 pm

Com perrengue ou sem, o Atacama continua sendo lindo, né?? Eu adoro esse lugar!
As fotos estão incríveis!
Bom, pelo menos vcs conseguiram o dinheiro de volta.

Reply
Deisy Janeiro 17, 2017 at 2:26 am

Sempre babando nas fotos do Atacama, sobre o imprevisto , valeu pela dica de contratar uma agência que tenha telefone via radio, essencial nessas situações.

Reply
Angie Janeiro 17, 2017 at 7:38 am

se não teu guia tem que sair correndo pra encontrar ajuda haeuahea obrigada pela visita!

Reply
Edson Jr Janeiro 17, 2017 at 7:00 am

Esse lugar é maravilhoso, né? Nós nao fizemos o pernoite, apenas visitamos parte. Que sdds…

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: