América do SulChile

Geysers del Tatio no Atacama vale a pena?

posted by Angie Janeiro 19, 2017 9 Comments

Os Geysers del Tatio estão localizados dentro da Cordilheira dos Andes no terceiro maior campo geotérmico do mundo (perdendo apenas para o Yellowstone EUA e Valley of Geysers na Rússia) e distante 100km de San Pedro do Atacama. El Tatio significa “forno” na língua indígena local (nome super apropriado). Assista o vídeo!

Geysers del Tatio no Atacama

geysers del tatio atacama passeio quanto custaO campo geotérmico do vulcão Tatio possui mais de quinhentas manifestações termais na superfície, como mananciais com água fervente e borbulhante, piscinas quentes abaixo e acima de 40ºC, poças de barro fervente, vulcões de barro, fumarolas e claro os geysers. os quais dão o nome ao lugar, Geysers del Tatio.

principais zonas geiser do mundo atacamamapa geyser del tatio manifestacoes termais atacamaVeja a imagem acima em tamanho maior clicando aqui

Os geysers del Tatio estão a 4300m de altitude e são uma das principais riquezas turísticas e naturais do Chile, pois também abriga diversos tipos de animais, como raposas, vicunhas, suri, vizcachas e gaivotas andinas (aparece no vídeo) e plantas.

O Parque El Tatio é administrado pela Sociedade Tatio Mallku que integra as comunidades atacamenhas Caspana e Toconce desde 2006. Assim a própria comunidade cuida e é sustentada por esta atividade turística.geiser del tatio atacama vale a penagaiser del tatio atacama valor do ingressoEu fiquei um pouco decepcionada por não haver explosões e jatos de água fervente nos Geysers del Tatio, porque já tinha visto vários num mesmo dia no Parque Geotermal Te Puia lá na Nova Zelândia e é demais!  Olha só que loucura:te puia rotorua nova zelandia geyser (2)

Quanto custa os Geysers del Tatio?

Transporte, guia e café da manhã entre 15 a 20 mil (90 a 120 reais)
Ingresso 10 mil pesos (R$60) e para estudantes 3 mil (R$24), comprado na entrada do parque.

passeios no atacama geiser del tatio

Horários da excursão Geysers del Tatio

Começa às 5h da manhã e retorna a San Pedro de Atacama às 13h.

Mas por que tão cedo??

Porque os Geysers del Tatio estão em seu pico de atividade entre às 5 e às 7h da manhã, já que as águas estão a 85ºC, fervendo, e entram em contato com a temperatura negativa de fora, formando as fumarolas.

Apesar de ser mega cedo é impossível dormir, porque a van ~chacoalha~ demais devido aos buracos, curvas puxadas e subidas íngremes da estrada. Dá sim um medo, pois não dá pra ver naaada por causa da escuridão e dos vidros embaçados por causa do frio.

Eu poderia ter aproveitado para mergulhar nas piscinas termais, mas o problema é sair depois, já que estava em torno de -8 a 1ºc, então eu decidi viver.

Visitei em novembro e pegamos quase -9ºc, sendo que a sensação é bem mais baixa..no inverno pode chegar a -20ºC! E se nevar, a estrada pode ser bloqueada por causa da neve e consequentemente não haverá tours.

O que levar para Geysers del Tatio

Vá super agasalhado, pois é muuuito frio! Recomendo levar:

  • jaqueta bem quentinha,
  • calça e blusa segunda pele fleece,
  • cachecol,
  • gorro,
  • luvas,
  • meias quentes,
  • bota ou tênis,
  • óculos de sol,
  • protetor solar e
  • protetor labial. Veja O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI

Assim que começar a esquentar, vá tirando as roupas! Leve água!

Quando fazer a excursão Geysers del Tatio?

Recomendo deixar mais para o fim dos seus dias em San Pedro do Atacama devido a altitude de 4300m, pois assim, o seu corpo já estará melhor preparado para a diferença de oxigênio no ar.

O que não fazer nos Geysers del Tatio!

Não correr, não ultrapassar os caminhos sinalizados (principalmente se tiver neve ou estiver molhado), não respirar a fumaça tóxica dos geysers e não chegar muito próximo pois o solo pode ceder e você pode cair dentro de um geyser com água fervente a 85ºC, olha que maneira bizarra para morrer 🙂

Faço Geysers do Atacama ou deixo para ver os Geysers do Uyuni?

Como mostrei no post TUDO SOBRE O TOUR SALAR DE UYUNI E ROTEIRO DO PRIMEIRO DIA, os geysers do Atacama são bem diferentes do Uyuni, pois a área é bem menor e devido ao vento extremo não sobem tanto. Se você faz o trajeto do Uyuni saindo da Bolívia, irá ver os geysers pela manhã. Aparentemente sai muito mais fumaça no Uyuni, olha só:geysers salar de uyuni tourParticularmente, eu só gostei dos Geysers do Atacama pela aventura de passar frio, porque não achei tão emocionante ver as fumarolas (por ter tido uma experiência legal anteriormente).

Vado Putana

vado putana geysers del tatio

Depois dos Geysers del Tatio passamos pelo Vado Putana, uma região que engloba o Vado do Rio Putana e o Pueblo Machuca. É uma região muito bonita, cheia de lhamas, vicunhas e aves! Também dá pra ver a Cordilheira e mais vulcões.

vado putana geysers del tatio vulcoes

Machuca

pueblo machuca atacama casasVisitamos o Pueblo de Machuca logo depois, uma comunidade próxima e bem pequena e rústica. Tem em torno de umas 25 casas e uma das igrejas mas antigas do Chile, lá da época do início da colonização espanhola. E em todas as casas tem uma cruz no topo, pois se não tivesse uma, correria o risco dos espanhóis tacarem fogo na casa. XABLAU! Que belo exemplo cristão né.

xablau on fire

igreja mais antiga do chile atacama machucaAqui você pode comprar algumas coisas diferentes como empanadas, queijo de cabra, espetinho de carne de lhama..vou dizer que não sabia e que não fiquei muito feliz hauehaue pueblo machuca deserto do atacama geyserspueblo machuca atacamaVárias lhaminhas! E eu comi T-T lhamas geysers del tatio machuca

Se gostou desse post, salve esta imagem no seu Pinterest para conferir depois! Veja também meus painéis de viagem!Como é o passeio dos Geysers del Tatio no Atacama, o que levar para não passar frio, se realmente vale a pena fazer, pueblo Machuca e lhamas

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja outros passeios no Atacama >>>

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: PERDIDOS NO DESERTO DO ATACAMA
VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE NO ATACAMA
ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!
SALAR DE UYUNI: NASCER DO SOL INCRÍVEL E CEMITÉRIO DE TRENS

Você também pode gostar de:

9 Comments

hpazjunior Janeiro 19, 2017 at 1:25 pm

sua cara quando soube que era lhama ahahahshsha

Reply
Angie Janeiro 19, 2017 at 4:22 pm

muita decepção aheuaheauhe

Reply
FabioJr.Alves Fevereiro 25, 2017 at 10:37 am

Eu adorei o Geysers del Tatio no Atacama, no dia em que visitamos tinham os jatos de água subindo há vários metros de altura, lógico que menos do que na sua visita à Parque Geotermal Te Puia. Não sei se eu já falei, mas adoro os seus vídeos <3

Reply
Lid Fevereiro 25, 2017 at 1:01 pm

Adorei o post, tem muitas informações úteis, mas não deixa de ter um toque pessoal, pois você também relata como foi sua experiência. Da próxima vez que eu for ao Chile com certeza farei esse programa!

Reply
Acesso Itinerante Fevereiro 25, 2017 at 8:10 pm

Ah o Atacama!! Viajei pela bolívia e peru na esperança de conseguir chegar no chile. Estava na companhia de 2 amigos e acabou faltando um pouco da grana pra chegar lá. Mas da próxima quero fazer a patagônia e pegar o deserto!

Reply
Paula Cristina Fevereiro 26, 2017 at 7:19 pm

Hahaha adorei o gif e o ‘XABLAU’, dei muita risada aqui. Achei bem completo e adoro a forma que você escreve. 🙂 Mas ainda assim você recomenda o passeio para quem nunca viu geysers, mas já passou frio (meu caso)? Haha ou é melhor ver direto os do Uyuni?

Reply
Joao Leitao Fevereiro 27, 2017 at 5:00 am

Como disse Fernando Pessoa “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, mas em locais como o campo geotérmico do vulcão Tatio nem se faz esse tipo de pergunta, já que o local enche a alma… ou seja, a pergunta e o título do seu artigo deveria ser: GEYSERS DEL TATIO NO ATACAMA, AINDA NÃO FOI?? 🙂 obrigado pela partilha, haha e adorei o vídeo haha a imagem a tremer não mente, você tinha mesmo muito frio!!! ahhhh friorenta! 🙂 beijinhos desde a Polónia.

Reply
Gisele Ramos Fevereiro 27, 2017 at 11:07 am

Coráji acordar de madrugada nesse frio! Mas tudo vale a pena quando a gente volta com uma boa história pra contar, né?

Reply
Thamires Março 23, 2017 at 1:51 pm

Olá, você fez esse passeio com qual agência?

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: