América do SulArgentina

El Chaltén: Trilha Fitz Roy e Laguna de los Tres

posted by Angie Abril 27, 2017 12 Comments

Ahh as trilhas incríveis na Patagônia Argentina! El Chaltén é a capital do trekking na Argentina e uma das trilhas mais procuradas é o trekking ao Monte Fitz Roy e Laguna de los Tres. Quem fez este percurso foi o André e a Isa, saíram do Ushuaia em busca de aventuras!

El Chaltén: Trilha Fitz Roy e Laguna de los Tres

trilha fitz roy lagunas de los tresO Fitz Roy é uma montanha na Cordilheira dos Andes, bem pertinho da cidade El Chaltén. Ela é facilmente reconhecível pelos gigantes pilares verticais, paredões muito grandes que chegam a 3375m de altitude e que a tornam mortal! Muitos escaladores profissionais já morreram tentando chegar ao topo, e na semana anterior a nossa visita, uma canadense foi atingida por uma pedra e faleceu na subida. Somente pessoal credenciado pode tentar esta façanha.

Como chegar em El Chaltén?

Em El Calafate existem ônibus ida e volta para El Chaltén 3 vezes ao dia. Fomos pela empresa El Chalten Travel e pagamos 90 reais cada trecho. De El Calafate a El Chaltén são 3 horas de viagem.

placa el chalten capital do trekking argentina

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Onde ficar em El Chaltén?

Em El Chaltén não tem como chegar e pegar um hostel em alta temporada, não tem lugar MESMO. Precisa reservar ou dormir em camping.
Algumas sugestões de hospedagem: Rancho Grande, Cabañas Rivendel, Latitud 49

hostel em el chalten rivendelDireto do Senhor dos Anéis, Rivendell é cidade de Elrond (no Brasil foi traduzida para Valfenda).

Tem muitas cervejarias artesanais em EL Chaltén, muito bonitinhas e cervejas diferentes. Comemos uma pizza deliciosa muito barata com um litro de cerveja Quilmes, a última pizzaria já na entrada da trilha, no “final da cidade”. No  geral tudo é muito caro.

cevejaria em el chalten argentina

Mapa das trilhas em El Chaltén

Tem muitas trilhas para fazer, então dá para ficar mais dias, porém não tínhamos muito tempo. Aproveitamos muito a cidade e o Fitz Roy, foi uma experiência maravilhosa.

 

mapa trilhas el chalten fitz roy

Fizemos a trilha direto do El Chalten, passando ao lago da Laguna Capri. Também tem a possibilidade de subir, fazer um caminho mais comprido porém menos puxado.

A trilha para Fitz Roy

A trilha principal sai logo da via principal, pois a cidade é muito pequena. A estrada “vira a trilha” pra você ter uma ideia. Saímos meio dia pois estava chovendo, ventando bastante e foi 8 km até chegar no camping Poincenot. montanha fitz roy el chaltencomo é a trilha para fitz roy laguna de los tres laguna capripatagonia argentina trekking ao monte fitz royO camping tem tudo sinalizado. Montamos nossas barracas, fizemos a janta com miojo do Brasil haueahe e dormimos. camping poincenot trekking el chaltenbarraca acampamento el chalten argentinaacampamento em el chalten fogueiraNo dia seguinte saímos cedinho as 6:30, deixamos nossas coisas e fomos para a trilha ao Fitz Roy.

Fizemos o primeiro km muito tranquilamente até o começo da trilha da base da morro. A partir dai é um km de desgraça! Uma trilha bem puxada com pedras que viram uma escadaria com degraus grandes, praticamente o triplo do tamanho de um degrau normal. Ao todo são 2 km com um desnível de 450m de altitude…bem cansativo, precisa de muito esforço, então carregue somente o necessário na sua mochila, se você tiver um bastão de caminhada é bom elvar.  Quase no final da trilha tem algumas pedras soltas, então tome muito cuidado.

trilha ao monte fitz roy patagonia argentinamonte fitz roy cordilheira de los andestrilha el chalten monte fitz royvista trilha el chalten monte fitz royAssim que chegamos um tivemos uma visão espetacular da Laguna de los Tres! Não tinha ninguém quando chegamos, estávamos praticamente sozinhos e o céu estava limpíssimo, o que dificilmente acontece. Muita sorte!fim da trilha monte fitz roy el chaltencomo chegar a trilha fitz roy el chalten
Tem uma trilha ao lado do lago que leva a outra lagoa bem azul proveniente do degelo.trilha laguna de los tres fitz roy argentina
Descemos o Fitz Roy, passamos no acampamento, pegamos tudo e voltamos para a cidade…Mais 8km depois de ter subido o El Chaltén. Foi inesquecível e recomendo muito!!

Assista o vídeo

Obrigada isa e Rural pelas fotos e pelo relato <3

Salve este post no seu Pinterest e conheça meus painéis de viagem!

Fitz Roy e Laguna de los tres, uma Trilha imperdivel em El Chalten na Patagônia Argentina

Leia mais:

USHUAIA: DICAS ESSENCIAIS DA TIERRA DEL FUEGO!
ROTEIRO PELA PATAGÔNIA DE CARRO
3 RAZÕES PARA VIAJAR ANTES DE CASAR
CURITIBA À PATAGÔNIA: A ODISSÉIA EM BUSCA DE SI MESMO

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

12 Comments

Aline DP Abril 27, 2017 at 4:09 pm

Relato incrível de um dos lugares mais lindo do mundo!!! Como sempre caprichando nas dicas 🙂

Reply
Francisco Abril 27, 2017 at 4:09 pm

Que post legal, adorei as dicas. Ushuaia reserva lindos visuais, e eu ainda vou conhecer o fim do mundo. Parabéns!

Reply
FabioJr.Alves Abril 28, 2017 at 12:52 pm

Que bacana a trilha ao Fitz Roy, vocês fizeram com alguma agência ou foram por conta e risco mesmo? Precisa de alguma autorização especial?

Reply
Angie Abril 28, 2017 at 1:25 pm

foram por conta! para a trilha normal não precisa de autorização, pra escalar a montanha sim q o negócio é perigoso!!

Reply
Mapa na Mão Abril 28, 2017 at 1:21 pm

Só lugar top o casal de amigos conheceu, hein? Fotos incrível e super dica, adorei! Aliás, gosto muito desta região e ainda não conheço El Chaltén. Anotado.

Reply
Angie Abril 28, 2017 at 1:26 pm

vale muito a pena passar uns dias lá!!!

Reply
Camila Lisboa Abril 28, 2017 at 1:43 pm

Essa trilha é bem de boa fora esse km final que é do demo! Escalaminhada infinita e cansa pra cacete!

Mas vale a pena 🙂

Reply
margarethvfurtado Abril 29, 2017 at 3:58 pm

Adorei as fotos e os vídeos, fiquei com muita vontade de conhecer, mas não sou muito atlética pra fazer essas trilhas. rs
Fiz uma por um vulcão na Costa Rica e fiquei sem conseguir andar direito por uns 3 dias…hahahaha

Reply
cleberyamamoto Abril 29, 2017 at 11:49 pm

Que lugar incrível, pena que minha esposa ainda não gosta de trilha, mas quem sabe um dia consigo convencê-la rsrsrsrs, é muito bom saber o que levar e as dificuldades encontradas, essas experiências, mesmo não vividas, são essenciais para pessoas como eu que nunca fizeram trilha.

Reply
Vaneza Narciso Abril 30, 2017 at 9:58 am

Sou amante de trilhas e esta sem dúvida é show de bola. O que me chamou atenção é q precisa acampar pra poder fazer a trilha no dia seguinte, realmente não é tão fácil de conhecer. Porém qt mais difícil, mais lindo é o cenário!

Bjsss!

Reply
Lili Maio 2, 2017 at 3:48 pm

El Chaltén é demais. A cidade é muito gostosinha e esta trilha é incrível! Mas sim, o quilômetro final é do capeta. E o tempo pode mudar em questão de segundos. Subi com sol, dia lindo, nenhuma nuvenzinha e uns dez minutos depois de chegar ao topo, fechou tudo e caiu uma chuva absurda com um vento insano. Pra ajudar, marido escorregou nas tais pedras soltas e machucou o pé. No fim deu tudo certo, mas pensa num perrengue!?

Reply
Angie Maio 3, 2017 at 8:49 am

ai que sacanagem!! muito esforço pra chuva e machucado 🙁 bem q minha amiga falou das pedras soltas, tem que tomar muito cuidado!!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: