Viajar sozinha não é um problema. Coisas ruins acontecem do outro lado do mundo ou na esquina da sua casa, então a sensação de segurança para viajar sozinha depende só de você. Você não pode ter medo de viajar sozinha só porque está sozinha. Precisa superar esse medo e aprender a evitar situações de risco, ser badass, durona, ninja! Em todas as minhas viagens, nunca fui roubada ou atacada por outras pessoas (somente macacos, cachorros, galinhas, aranhas etc)
Hoje vou listar algumas precauções necessárias que você pode tomar para se proteger e saber o que pode encontrar pela frente.
12 dicas de segurança para viajar sozinha
1 – Pesquise
O Vietnã foi um dos lugares mais inesperados que visitei e minha mãe ficou bem nervosa quando falei que ia, mas né a “guerra dos Estados Unidos” já tinha acabado faz tempo…. E eu amei e quero muito muito voltar!
Não deixe que estereótipos, tv, vídeos loucos determinem como você irá se sentir naquele lugar. Procure notícias em jornais internacionais sobre o país, veja se realmente é verdade, pesquise em blogs de viagem em português e inglês e veja se realmente é perigoso. Se sim, não vale a pena, deixe para a próxima. Pesquisar bem é a principal dica de segurança para viajar sozinha.
Veja no Google View a rua do hostel e procure por facilidades (mercado, ponto de ônibus, metrô) e leia os comentários do Booking antes de reservar o hostel ou hotel.
2 – Avise a galera
Informe a sua família e amigos sobre o seu itinerário, número do voo, trajeto que irá fazer..Em alguns casos é interessante pesquisar se existe uma embaixada do Brasil e anotar o endereço e telefone. Se sentir necessidade, envie um email comunicando que estará visitando. Em caso de furto de cartão de crédito e passaporte, será mais fácil entrar em contato.
Também faça um seguro viagem, pois acidentes podem acontecer em qualquer lugar e momento (entenda o por que seguro viagem é necessário)
3 – Não pareça uma vítima fácil
Culturas são diferentes e se adaptar a elas é uma vantagem. Não é questão de “meu corpo, minhas regras” mas sim de não revelar que você está turistando, vestindo o de menos ou coisas caras (pelo fato de estar viajando, já sabem que você deve ter dinheiro). Já senti olhares por estar com os ombros descobertos no Vietnã e Tailândia, então carregar um casaquinho, canga ou cachecol já ajuda a dar uma disfarçada e ser discreta para não virar o “centro das atenções”. Pesquise como se vestem, principalmente em países árabes. Tente se misturar!
Eu me disfarçando com a população local do Parque das Aves em Foz do Iguaçu.
Como meu cabelo é colorido é muito fácil me notar, então posso me tornar um alvo (pois quem é louco o suficiente pra pintar o cabelo daquela cor né, imagina!) quanto me tornar um ponto de referência e de fácil memorização. “Ah a menina do cabelo azul passou por aqui e foi pro tal lugar” “ué, ela ainda não apareceu no hostel”. Então eu tento tirar vantagem da minha “desvantagem”.
4 – Não AJA COMO uma vítima fácil
Não seja maluca de ficar ostentando a carteira, tirando milhares de câmeras da bolsa, usando aquele relógio caro, gritando e bebendo até cair com os dentes na calçada. Também não seja tímida e vulnerável a um ataque. Sempre esteja atenta e nunca abaixe a cabeça. Lembre-se que a sua segurança para viajar sozinha depende só de você, então não facilite!
Use o bom senso: não caminhe por ruas escuras, sinta o seu instinto.
5 – Aja como se vivesse no lugar
Não pareça perdida, olhando no mapa, andando em círculos. Se sentir perseguida, dê tchau para alguém, fale algumas palavras locais, entre em um restaurante como se sempre fosse lá. É muito mais fácil enganar quando você parece saber o que está fazendo.
6 – Sinta-se confiante
Olhe para as pessoas com a cabeça erguida, postura badass como fosse dona do lugar. Confiança é uma das principais formas de demonstrar que está atenta e que conhece o lugar (mesmo não tendo a menor ideia de onde está).
Seja badass como a Lagertha! Olhar nos olhos na pessoa é uma coisa muito forte, principalmente se for um olhar perigoso, mortal para enganar os “atacantes”. Ele vai pensar 2 vezes antes de te atacar, vai que você é uma ninja???
Assista o vídeo MOMENTOS ASSUSTADORES DE VIAGEM
7 – Aprenda palavras úteis
Como mencionei no item 5, aprender algumas palavras locais é mega útil, pois se te oferecem ou perguntarem algo é fácil demonstrar que já está no lugar há algum tempo e sabe para onde correr. Palavras como olá, desculpe, não sei, tchau, socorro, fogo, morre seu demônio lazarento pode ser de bom uso. Baixe um bom dicionário ou apps de idiomas no seu celular e que sejam acessados sem necessidade de internet.
8 – Carregue itens que possam ser usados como armas
Basicamente objetos que são “inofensivos” como caneta, celular gigante, chaves, desodorante spray e até a própria bolsa pesada pode ser jogada na cara do maluco. Lembre-se que armas brancas (como uma faca ou até um canivetinho) podem ser usadas facilmente usada contra você se não sabe como segurar ou atacar.
Mas se for no hostel, use o travesseiro mesmo hauehae
9 – Divida o seu dinheiro
Carregue sempre um bom cadeado (nada de cadeado vagabundo) para proteger suas coisas no armário do hostel. Veja se não é fácil arrombar o armário e aí deixe metade do seu dinheiro (esconda em diferentes lugares da mochila) e passaporte original lá dentro. Deixe uma parte desse dinheiro com acesso fácil e a outra guarde em um compartimento escondido da sua mochila ou bolsa. Leve cópias do seu passaporte e tenha uma sempre com você.
10 – Finja que você mora por perto
Finja que está falando com sua família no celular, como se estivesse avisando sobre sua chegada ou até uma situação tensa e falando braba. “Estou quase chegando”, “Ahh já te vi, to chegando”, “O vizinho criou problemas de novo e chamou a policia?” Os suspeito poderá ficar com o pé atrás se você parecer agressiva e saber que alguém está te esperando.
Vale a pena também pegar a suas chaves e fazer barulho, como se fosse entrar na próxima porta e quando virar a esquina entre na primeira loja que encontrar e avise os funcionários. Chame a polícia ou um táxi para casa.
11 – Faça amizades
Quando sentir que está sendo seguida, pergunte algo a um casal ou grupo de pessoas que não sejam suspeitas. Comunique que não está segura e tem alguém cabuloso te olhando. Já fiz isso muitas vezes e me acompanharam até minha casa (em Curitiba) logo depois de um pseudoassalto. Ninguém vai tentar abordar um grupo de pessoas, então faça amigos sempre que possível! Uma das melhores dicas de segurança para viajar sozinha!
Se for pegar ônibus na madrugada ou até sair para tomar uns bons drinks, saia com o pessoal que conheceu no hostel. Muitos deles viajam sozinhos ou em dupla e ficarão felizes com a sua companhia. Tente conciliar a sua viagem com a deles e ainda economizar no táxi!
Em Kuala Lumpur saí pra balada louca de Halloween (PEIXINHOS NO TETO O.O) com a galera, não fiquei bem, queria voltar sozinha e não me deixaram pois era perigoso. Aí o cara do hostel me trouxe e nessas 3 quadras me mostrou pontos tenebrosos do caminho como venda de drogas, gente consumindo as paradas, oferecendo outros serviços…
12 – Aprenda alguns golpes
Sempre que alguém chegar muito perto, dê um chega pra lá! Distância é uma das principais dicas de segurança para viajar sozinha!
Aprender algo novo sempre é bom. Assista alguns vídeos de ataques comuns (como escapar quando alguém agarrar seu cabelo, te pegar por trás, segurar a sua mão) e ensaie alguns movimentos. Assista DEFESA PESSOAL: DICAS PARA VIAJAR SOZINHA
NO ENTANTO, SÓ AJA SE FOR REALMENTE NECESSÁRIO: SE FOR RISCO DE MORTE!
Na maioria das vezes, o atacante só quer dinheiro ou celular, então pegue o que ele quer jogue no chão e saia correndo. Ou entregue de forma pacífica se ele estiver muito nervoso. A situação varia muito, então o importante é ter calma. NÃO VALE A PENA TENTAR FICAR COM AS SUAS COISAS, SUA VIDA VALE MAIS.
A melhor dica de segurança para viajar sozinha é andar atenta e evitar esses “encontros”.
E aí gostou das dicas de segurança para viajar sozinha?? Já passou por algo tenebroso? Conta aí!
Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para visualizar depois e conheça meus painéis de viagem!
leia também
Adorei todas as dicas haha, já viajei sozinha, mas nos Estados Unidos, onde me sentia um pouco mais segura. Agora vou na minha primeira viagem solo para a América Latina e confesso que estou com um pouco de medo haha. Uma coisa que acho que ficaria insegura é de deixar o passaporte no hostel, o que você acha de andar com ele no porta doleta, aquele que guardamos por baixo da roupa. Mesmo com o cadeado, não sei se é totalmente seguro deixá-lo no hostel.
Abraços.
Acabei de voltar de um mochilão pela america do sul (passei 4 meses viajando solo). Honestamente, não vejo a necessidade de sair carregando o passaporte por ai em porta dolar, principalmente porque é muito desconfortável e por ser grossinho, fica um pouco visível. Investe nos cadeados e deixa no locker do hostel mesmo. As precauções que você deve tomar são as mesmas de qualquer viagem, não pode ficar dando bobeira. Suerte, chica!
Muito obrigada pelas dicas 🙂
Oi, Angie! Ótimo post! A minha dica de segurança é: aja como se vc estivesse em São Paulo, ou Rio de Janeiro! Infelizmente, nós brasileiros temos um treinamento desde de o nascimento para se proteger da violência. Se a gente sobrevive à violência das grandes cidades brasileiras, sobrevivemos em qualquer lugar no mundo!
obrigada Ana!!! isso aí!
Concordo com as dicas! Infelizmente nós, mulheres que viajamos sozinha precisamos redobrar os cuidados, eu nunca me senti insegura em viagens, mas sempre me planejo muito e tento passar o mais despercebida o possível, adorei as dicas!
sim!! melhor prevenir do que remediar né!
Nunca tive que usar golpes ninjas nem nada, mas já escutei tanta história (como os gringos conseguem ser tão alvo fácil, rs) que tô sempre alerta – coisa de quem é de SP também! Talvez seja por isso que nunca aconteceu nada, né?
simm!! sempre ficamos atentas as paradas…os gringos não esperam né e a gente já imagina as tretas
Adorei esse post, otimas dicas. Em setembro vou p a minha pim trip solo, vou aproveita-las. Tks
Boas dicas! Pra quem mora em qualquer grande cidade brasileira tira de letra a maioria das metrópoles do mundo, mas mesmo assim é sempre bom redobrar a atenção já que em viagem costumamos nos distrair e relaxar mais facilmente. Ótimo post!
Ótimas dicas Angie… Eu graças a Deus nunca passei nenhum aperto nas minhas viagens solo. Mas também nunca fiz nada que pudesse me colocar numa roubada. Talvez sendo brasileira, ajuda um pouco. beijo =)
Muito úteis essas dicas. Obrigado pela partilha.
Boas dicas! Faço sempre algumas que tens aqui, como dividir o dinheiro por vários locais e andar sempre com cópia do passaporte e não o original. 🙂
Dicas muito boas e essenciais, nunca é demais ter cuidado 🙂 Algumas destas dicas já pratico, há outras que vou passar a ter em atenção. Obrigada
Adorei a lista. Comigo também nunca aconteceu nada gracas a Deus, mas meu irmão foi roubado no nosso quarto privado na Tailandia. Muito chato. E na China não tinha como se camuflar: eu loira e meu marido de rasta…eramos alvos faceis hahahahahha mas não aconteceu nada.
Morre seu demônio lazarento hahahahahahah preciso aprender essa!
Viajar sozinho pode ser uma ótima experiência e livre de perigos se tomarmos as devidas precauções como essas descritas no seu artigo. Parabéns pelo conteúdo.
Excelente post, muito obrigada!
Excelente texto!! Já anotei todas as dicas. Minha dúvida é, se eu deixar o passaporte original no hostel, a cópia vai ter alguma serventia, caso precise me identificar estando na rua? Sei lá, se precisar comprar um ingresso para qualquer coisa ou precisar provar que eu sou eu mesma kkkk
Não é melhor ficar com ele na doleira o tempo todo?
Outra coisa, o que é um “bom cadeado”? Meio subjetivo isso, não?
um bom cadeado é aquele que não vai quebrar logo de primeira, escolher uma marca boa e não uma de 10 reais por exemplo.
Vc só vai precisar do seu passaporte caso atração precise comprovar que é você pelo número do passaporte, pode levar outro documento alternativo como RG caso seja só para comprar bebida por exemplo