Charme, comida boa, muita história e vistas surpreendentes. Assim é Bassano del Grappa, uma cidade linda próxima à Vicenza (35km) e Veneza (80km) no Vêneto, região no norte da Itália. Conheça Bassano del Grappa!
Bassano del Grappa
Bassano del Grappa está localizada próxima aos Alpes e o famoso Monte Grappa deu origem ao nome da cidade. Ela é conhecida pela ponte coberta, pela grappa, pela história militar e pela cerâmica.
Dá pra conhecer bem Bassano del Grappa a pé, pois o centro histórico é pequeno e muito bonito, bem no estilo típico do Vêneto com ruas de pedra e prédios com arcos e sacadas de madeira. A atmosfera é muito tranquila, ótimo para quem quer dar uma “freiada” nos roteiros corridos na Itália.
Muitas famílias no sul do Brasil possuem origens da região do Vêneto e é uma viagem muito legal para conhecer suas origens. Visitei a região na primavera com os queridos parentes italianos do Jean, que nos levaram de lá pra cá, pra cima pra baixo, da neve pro calor… Uma viagem muito divertida e inesquecível!
Principais atrações em Bassano del Grappa
Ponte Vecchio
A principal atração é Ponte degli Alpini, também chamada de Ponte Vecchio. A ponte de madeira coberta sobre o rio Brenta foi projetada em 1569 para suportar a grande quantidade de água na primavera, proveniente da neve derretida das montanhas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, voluntários locais tentaram impedir o bombardeamento da cidade porém foram fuzilados pelos nazifascistas na ponte, a qual foi destruída um pouco depois e reconstruída pelas tropas italianas dos Alpes (Alpini). Também há um museu no fim da ponte sobre as campanhas militares que ocorreram no Monte Grappa durante a Primeira Guerra Mundial e sobre o massacre local de 31 pessoas, as quais foram mortas pelos nazistas e penduradas nas árvores da Viale dei Martiri durante a Segunda Guerra. Neste trecho da Viale dei Martiri há pequenos santuários com nome e foto de cada jovem partisão que foi assassinado ali.
Marcos de tiros da Segunda Guerra Mundial.
Mirante para a ponte
Da ponte você enxerga esse muretinha aqui, um lugar perfeito pra tirar fotos!
Museus em Bassano
O Museu della Grappa percente à destilaria Poli e aqui você pode aprender o processo de produção da grapa, o famoso licor feito das sobras da produção do vinho. Este destilado tem uma tradição forte no Vêneto, antigamente usada como rémedio e desinfetante e hoje pra alegrar qualquer momento aehuaeha A entrada para o Museu é grauita e fica pertinho da Ponte Vecchio.
No Museu Cívico há uma amostra de peças arqueológicas locais, obras de Jacopo Bassano e Antonio Canova, dois artistas muito conhecidos e do Vêneto. Um dos acervos mais antigos na região dos séculos XII ao XX. Fica no antigo convento da igreja de São Francisco.
No Museio della Ceramica no palácio Sturm há várias peças no estilo maiólico. Você pode comprar o ingresso combinado com o Museu Cívico e economizar.
Piazza Libertà
Esta seria a praça central de Bassano, possui diversas lojas e alguns cafés. O relógio do “prefeito” (Loggia dei Podestá) fica no Palácio Municipal na Pizza Libertà. Funciona desde 1430!
Aqui instalaram uma hortinha num dos cantos da praça com vários banquinhos! Plantaram alface e vários temperinhos que você pode pegar para completar o seu cardápio ahueah
Piazza Garibaldi
Na Piazza Garibaldi você encontra a Torre Cívica, construída no século 14 para avistar incêndios e evitar a destrução da cidade (uma coisa muito comum na era medieval na Europa ahueah). Lá de cima você vê toda a cidade, o ingresso custa 3 euros.
O que comer em Bassano del Grappa
Os restaurantes são bem bonitinhos e servem delícias locais como Trota del Brenta (truta do rio Brenta) e bigoli com ragù de pato (massa com carne de pato), perfeito pra sair de barriga cheia e feliz.
Se o dia estiver quente, aproveite para tomar um gelato na La Fonderia Artigiani del gelato (fica depois na ponte na Via Angarano, 65). Diz a lenda que as melhores gelaterias “escondem” o sorvete..e realmente este de pistache estava delicioso!
Também não deixe de passar na Cioccolateria Dolce Bassano (Piazza Zaine 14), tradicional chocolateria artesal de Bassano.
Algumas opções para a tarde: ciambellone bassanese (tipo um panetone), strudel de maçã e Torte di Rose.
Percorrendo as charmosas ruas de Bassano, você irá encontrar várias lojas de cerâmica local, uma opção legal de lembrança pra mãe #ficadica.
Como chegar em Bassano del Grappa
A melhor forma de chegar em Bassano é de carro ou trem. Há trens saindo de Veneza com preços baixos e a viagem dura uma hora e meia, trens de 45 min de Pádua e de Trento 2 horas.
Se for de carro, tem poucas vagas para estacionar no centro e as ruas são bem estreitas, então prefira deixar do outro lado da cidade no estacionamento da estação de trem.
Você pode conhecer Bassano del Grappa e Marostica no mesmo dia de busão. O ônibus sai da Piazzale Trento e há opções para Vicenza também.
Gostou? Salve no seu Pinterest!
Veja também
Oi Angie… Achei esta cidade tão lindinha! Bem do tipo que eu gosto: pequenina, tranquila. Que pode ser percorrida à pé, com boa comida. Triste a história da ponte né? Bj