Curiosidades sobre Paris que você precisa saber antes da sua viagem! A cidade luz encanta turistas há anos, mas poucos sabem os seus segredos! Detalhes da construção da Torre Eiffel, a síndrome de Paris até as catacumbas repletas de ossos!
Neste artigo vou contar alguns fatos e curiosidades sobre Paris!
14 Curiosidades sobre Paris: o que não te contam!
1 – A torre Eiffel não ia durar muito
A Torre Eiffel foi construída para a Feira Mundial de 1889 para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. Ela não foi muito popular na época e seria uma estrutura temporária a ser demolida 20 anos após a sua inauguração.
Para tentar mantê-la em pé, o seu criador, Eiffel, adicionou uma antena de rádio e um transmissor de telégrafo sem fio, o qual anos mais tarde, teria atrapalhado a comunicação e retardado a invasão das tropas alemãs na Primeira Guerra Mundial.
A Torre Eiffel tem uma das vistas mais incríveis de Paris, aproveite para garantir o seu 🗼 Ingresso Torre Eiffel elevador até o topo
A torre muda de tamanho já que é toda feita em ferro e, nos dias mais quentes, a torre fica 15 cm mais alta e pode ficar inclinada. Ela também balança numa durante uma tempestade forte. Veja mais detalhes aqui Torre Eiffel: ingressos, valores e curiosidades
2 – Você sabia que tem uma estátua da Liberdade em Paris?
Na realidade são 5 estátuas e a que eu mostro no vídeo está localizada nos Jardins de Luxemburgo. Ela foi um presente de Bartholdi ao Museu de Luxemburgo, dada em 1900 durante a Exposição Universal. Foi instalada no parque e ficou até 2012 quando foi substituída por uma réplica em Bronze.
Para quem não sabe, a Estátua da Liberdade original foi um presente dos franceses para os Estados Unidos e foi projetada pelo escultor Bartholdi e a estrutura metálica foi construída por Eiffel.
Para saber mais curiosidades sobre Paris, clique no vídeo abaixo!
3 – Origem da Cidade Luz
Essa é uma das curiosidades sobre Paris que pouca gente sabe! A cidade luz não se chama assim por causa da iluminação e as luzes piscantes da Torre Eiffel. Na realidade o nome Cidade Luz tem origem nas contribuições filosóficas a partir do século 17. Durante o Iluminismo, Paris era o epicentro de troca de ideias entre filósofos e cientistas.
4 – Visita Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo foi construído às ordens de Napoleão para enaltecer as vitórias dele mesmo e do Primeiro Império Francês. O arco demorou 30 anos pra ser construído e é uma das atrações mais bonitas.
O Arco do Triunfo está localizado no final da Champs-Elyseés no centro de uma das rotatórias mais perigosas! Não tente atravessá-la! O caminho é subterrâneo e muito mais seguro! E é possível conhecer o Arco do Triunfo por dentro e ainda ver Paris do alto, uma das melhores vistas da cidade luz! Garanta o seu 🎟 Ingresso Arco do Triunfo
5 – Síndrome de Paris
Existe até uma síndrome com o nome da capital da França. A Síndrome de Paris é uma sensação de extrema decepção exibida por alguns turistas ao visitar Paris, que sentem que a cidade não era o que eles esperavam (o que normalmente acontece para quem visita Paris pela primeira vez).
Seria como se fosse um grande choque cultural ao ver que todas aquelas fotos lindas de Paris possui o lado bagunçado, sujo, agitado… A síndrome é caracterizada por uma série de sintomas psiquiátricos, como estados delirantes agudos, alucinações, sentimentos de perseguição (percepção de ser vítima de preconceito, agressão e hostilidade de outros), desrealização, despersonalização, ansiedade e também psicossomática manifestações como tontura, taquicardia, sudorese e outras, como vômitos.
Embora a síndrome tenha sido particularmente observada entre os turistas japoneses, também afetou outros viajantes ou residentes temporários do leste da Ásia, como os da China, Cingapura e Coréia do Sul. Essa é uma das curiosidades sobre Paris mais interessantes!
Para não sofrer disso, confira meu Roteiro em Paris 3 dias: atrações e dicas básicas
6 – O museu mais visitado
Com mais de 9 milhões de visitantes por ano, o Museu do Louvre é o museu mais popular do planeta. É famoso por abrigar a Mona Lisa e mais de 35.000 peças de arte estão em exibição. Se você visualizar cada peça por apenas 30 segundos você ainda precisará de 35 dias para ver tudo! Garanta o seu 🎟 Ingresso Museu do Louvre sem filas
Um fato interessante sobre a Mona Lisa é que ela ficou muito famosa em 1911 devido a um roubo! O funcionário do Louvre chamado Vincenzo Peruggia roubou o quadro de dentro do museu e o escondeu em seu apartamento na França antes de levá-lo para a Itália. Diz a lenda que ele fez isso por motivos patrióticos, já que Napoleão levou muitas obras da Itália para a França… mas essa pintura do Leonardo foi dada como presente ao rei Francis I quando Da vinci se mudou para a França.
7 – A cidade era anteriormente chamada Lutetia
Uma das curiosidades sobre Paris mais interessantes é que nem sempre foi chamada de Paris. Quando os romanos conquistaram a área que é hoje Paris em 52 aC, a cidade foi nomeada Lutetia Parisiorum. Mais tarde, passou a ser nomeado Parisius. Paris tornou-se a capital francesa em 987 dC e manteve esse nome e título desde então.
8 – Existe uma lei sobre a receita exata para baguetes
Todas as baguetes verdadeiras feitos em Paris devem atender ao Décret Pain implantado em 1993. Para ser oficialmente uma baguete parisiense, o pão deve ter uma consistência de massa específica e ter um determinado tamanho.
A lei também diz que as baguetes devem ser vendidas na premissa onde que são feitas, ou seja, não podem comprar nem revender baguetes de outros lugares. Por fim, o pão deve incluir apenas quatro ingredientes: farinha de trigo, fermento, água e sal.
Paris recebe o Le Grand Prix de la Baguette todos os anos para encontrar o melhor pão francês da cidade. Esta é uma competição que envolve em torno de 200 padeiros e i vencedor recebe um prêmio em dinheiro de pelo menos 4.000 euros e reconhecimento em toda a França.
9 – A atração mais visitada não é a Torre Eiffel
Engana-se quem pensa que a atração é a Torre! Na real, a Catedral de Notre Dame é a atração mais visitada de Paris. A catedral recebia 12 milhões de visitantes por ano e, infelizmente, esse número de visitantes caiu após o incêndio devastador que ocorreu em abril de 2019.
Já a segunda atração mais visitada é Disneyland Paris que recebe 11 milhões de visitantes por ano e foi inaugurada em 1992. Eu a visitei há alguns anos, adorei. A Disneyland Paris apresenta os personagens, passeios, shows e restaurantes favoritos da Disney.
Garanta o seu 🎟 Ingresso Disneyland aqui!
Veja mais informações sobre Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
10 – Distâncias de Paris
Já que falamos da Notre Dame, todas as distâncias de Paris eram medidas a partir da Catedral.
No chão, do lado de fora da Catedral de Notre Dame, fica uma bússola chamada “Ponto Zero” que marca o centro de Paris. Qualquer distância de e para Paris também é medida a partir daí.
11 – Paris é o lar do cabaré mais famoso do mundo
Os clubes burlescos e de cabaré fazem parte da história de Paris há séculos. Muitos ainda estão ativos, e Paris abriga o cabaré mais famoso do mundo, o Moulin Rouge. O exterior vermelho brilhante e a estrutura do moinho de vento remontam ao antigo distrito da luz vermelha em Montmartre.
Hoje, você pode parar para jantar e ver o show burlesco mais famoso do mundo. Paris também abriga o cabaré mais antigo, o Paradis Latin, que Napoleão Bonaparte fundou em 1802. Esse eu já visitei e recomendo, o show é composto de muita música, dança e piadas em francês (mas como eu não falo francês não entendi nada, mas foi divertido de qualquer forma).
Existem dois tipos de ingressos:
💃 Show Paradis Latin com janta
💃 Show Paradis Latin com champagne
12 – Mulheres não podiam usar calças
Uma lei de moda imposta em 1800 afirmava que as mulheres não podiam usar calças em Paris a menos que obtivessem permissão da polícia. Essa lei foi formalmente abolida apenas em 2012!
Quem ajudou a mudar essa mentalidade foi o Yves Saint Laurent na década de 60, quando criou um terno para mulheres. Apesar da lei, as mulheres usavam calças sem medo e não pediam permissão pra ninguém.
13 – Restos humanos embaixo das ruas de Paris
No século 1800, os cemitérios começaram a ficar tão cheios que não havia mais espaço para enterrar as pessoas. Então, o governo de Paris decidiu colocar os restos mortais embaixo das ruas da cidade nas chamadas Catacumbas. Ao total são seis milhões de pessoas que estão dispostas em túneis feitas de ossos e crânios e se estende por mais de 270 quilômetros, dos quais apenas uma seção pequena está aberta aos turistas.
É ilegal visitar as outras seções, mas muita gente já montou bares, cinemas e até nadou nos reservatórios subterrâneos.
Faça a sua visita as Catacumbas de Paris com guia de áudio
14 – Espiral em Paris
Paris é dividida em 20 arrondissements (chamados de bairros) que são numerados para se assemelhar à espiral de uma concha de caracol.
O primeiro arrondissement está localizado no centro da cidade perto do rio Sena (e abriga o Louvre). A numeração segue em uma espiral no sentido horário. Curiosamente, o caracol também é um alimento associado à França.
Gostou destas curiosidades sobre Paris? Veja quanto custa viajar para Paris