O maravilhoso museu da Porsche em Stuttgart na Alemanha possui mais de 80 veículos à exposição, incluindo os 356, 550 e 911, além de algumas inovações tecnológicas de Ferdinand Porsche no início do século 20.
Stuttgart na Alemanha concentra dois renomados nomes da indústria automobilística: Porsche e Mercedes-Benz. As duas possuem museus que contam a história por meio de modelos, fotos e itens.
Confira como é o museu da Porsche em Stuttgart!
Visita ao Museu da Porsche em Stuttgart
Arquitetura Porsche
Primeiramente, vamos falar da arquitetura desse edifício que é simplesmente fantástica. Olha como é por fora…. é de cair o queixo e deixar qualquer um bobo, especialmente quando ligam as luzes à noite.
Entrei no museu assim, porque esse museu é demais, tudo de bom, tudo de design.
Visto por fora, o prédio possui formações em V e teto espelhado.
Por dentro, o museu da Porsche em Stuttgart é super espaçoso e clean com várias rampas e aberturas e dividido por seções, como a história da Porsche antes de 1948 e outra dos modelos esportivos em ordem cronológica. As paredes são todas brancas, como se fosse uma tela, para mostra a obra de arte que é um Porsche. Mídia e tipografia complementam a exposição.
A ideia do Porsche Museum é mostrar a paixão e o espírito que movem a empresa. Foto: Porsche Museum.
Quanto custa o Museu da Porsche em Stuttgart?
Os Ingressos custam 8 euros adulto e 4 euros meia. Funciona de Terça à Domingo das 9 às 6pm.
É baratinho sim, mas recomendo comprar um cartão que reúne as principais atrações e ainda o transporte público. Assim você economiza ainda mais! Ele se chama StuttCard e permite que você entre de graça em vários pontos turísticos de Stuttgart como o Museu da Porsche, Museu Mercedes Benz, Torre da Tv, Museu de História Natural, cruzeiro de 1h entre outros. Também dá desconto em ônibus hop on hop off, restaurantes (em alguns você ganha sobremesa) e lojas. Vale muito a pena!
Como chegar no Museu da Porsche em Stuttgart
O museu fica na Porscheplatz 1, 70435 Stuttgart, Alemanha. Use a linha 6 do S Bahn no sentido Weil der Stadt/Leonberg e desça na estação “Neuwirtshaus/Porscheplatz”.
Como é a visita no museu da Porsche em Stuttgart
Uma coisa que amei no museu é a interatividade. A parada da foto acima é a seguinte: você pisa no círculo preto e o som de um motor Porsche é reproduzido.
O museu conta com vários modelos interessantes e loucos da Porsche. Ferry Porsche sonhava com um carro e como ele não encontrava para comprá-lo, decidiu fazer um. Simples assim né gente, quem nunca?
Modelos de carros históricos no Museu da Porsche em Stuttgart
Fusca / VW Käfer
“Ahh como assim Angie todos já conhecem o Fusca!!” Mas nem todos sabem que eu tenho paixão por esses carrinhos <3
Ferdinand Porsche tinha algumas ideias para o carro popular, um carro pequeno, econômico e de fácil produção (o carro do povo, ou simplesmente Volkswagen). Hitler gostou das ideias de Porsche e as apoiou, já que construção de uma fábrica estatal não apenas significava empregos em uma Alemanha em recuperação da economia, como também instrumento de propaganda da capacidade tecnológica alemã.
Após cumprir algumas exigências de Hitler, superar oposições políticas, problemas técnicos, inúmeros protótipos e principalmente manter o custo, viabilização e prazo do projeto, só em 15 de agosto de 1940 foi fabricado o primeiro Fusca.
O design clássico foi finalizado por Erwin Komenda: janelas traseiras bipartidas, a tampa do motor e do capô e as portas com abertura normal (pois é, no tempo do opa elas abriam ao contrário).
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen tinha produzido poucas unidades do Fuscas para uso civil e começou a produzir veículos para a batalha com a mesma plataforma do Fusca. Acima uma versão anfíbia do Fusca, o VW Schwimmwagen Typ 166.
Cisitalia
O Type 360 ou Cisitalia (produzido para Consorzio Industriale Sportive Italia) foi criado em 1946 por Ferry Porsche, filho de Ferdinand. Uns dos diferenciais do modelo é o design totalmente fechado e aerodinânimo criado para circuitos rápidos. O projeto foi comissionado por Piero Dusio e a primeira parte do dinheiro foi utilizado para soltar Ferdinand Porsche, preso na França por causa das tretas do Fusca durante a Segunda Guerra (prisioneiros de guerra franceses e russos foram utilizados como mão de obra).
Aí esse Piero faliu e tentaram vender o projeto para o então atual presidente da Argentina Juan Perón. Não deu certo e o carro foi aposentado das pistas. Don’t cry for me Argentiiiiiiiiina
Porsche 356
Primeiro modelo em série da Porsche, o 356 teve várias versões como Coupé, Cabriolet, Speedster e Convertible D e até abril de 1965 foram produzidas 76.302 unidades. Este é o convertível D com um para brisas altos, capa maior e assentos normais. Usado pela polícia alemã e holandesa.
Imagina os policiais bem faceiros dirigindo. Detalhe especial para a sirene super charmosa.
Porsche-Diesel Super
Já imaginou um trator da Porsche? Phynesse rurallll! Um detalhe: a Lamborghini também fez alguns tratores.
Esse trator foi também uma “encomenda” de Hitler, já que os agricultores também estavam incluídos na meta “motorização em massa da população” (Massenmotorisierung der Bevölkerung). Porém, com a Segunda Guerra, só foram produzidos protótipos e veículos teste. O Volkstraktor foi então produzido e comercializado a partir de 1950 em conjunto com a Uhinger Firma Allgaier Werke GmbH.
Rothmans Porsche 956
Waaaat como assim um carro no teto?? Esse é um dos carros mais loucos do Museu da Porsche em Stuttgart.
O Rothmans Porsche 956 foi um carro de corrida criado para otimizar a aerodinâmica, para passar com facilidade “através do ar” e fazer curvas em maior velocidade do que os concorrentes. Com um motor de 600 HP o carro teria muita “força peso” (downforce) e atingiria 320 km/h, o que poderia TEORICAMENTE dirigir de cabeça para baixo e se manter grudado no teto.
Porsche 917/20
O Porsche 917/20 foi projetado para testar as pistas da Can-Am (Canadian-American Challenge Cup) e a aerodinâmica dos conceitos “low drags”. O carro foi pintado de rosa e com um diagrama de açougueiro desenhada na carroceria, ou seja, com nomes de corte de carne em alemão e pontilhados. Carinhosamente apelidado de Der Truffeljäger von Zuffenhausen (o caçador de trufas de Zuffenhausen) ou simplesmente Pink Pig.
Harley-Davidson VRSC
O modelo V-Twin Racing Street Custom ou somente V-Rod foi criado em 2002 para competir com as muscle bikes americanas e japonesas. O motor Revolution foi desenvolvido em conjunto com a Porsche e, pela primeira vez, utilizou refrigeração a ar. O motor V-twin de 60 graus, o radiador e a estrutura “hidroformada” suportam a cobertura da parte redondinha que não sei o nome logo abaixo do guidão. O tanque de combustível fica abaixo do assento, ao contrário da posição comum. A V-Rod fez muito sucesso no Brasil e representa 20% das vendas enquanto nos EUA apenas 2% (o pessoal não curte um motor refrigerado à água e mais silencioso do que os outros modelos). A V-Rod é a única moto do segmento de 1 200 cilindradas que custa cerca de 50 000 reais, custa metade do preço das motos tradicionais e tem um terço a menos de potência
Para outras informações sobre o Museu da Porsche em Stuttgart, visite o site oficial Porsche Museum
Salve no seu pinterest
E aí, qual modelo você curtiu mais? O Fusca já tá garantido na minha garagem!!
Se você quer saber mais sobre Stuttgart, veja as dicas no blog Tire a bunda do sofá!
leia também:
MERCEDES-BENZ MUSEUM: FASCINANTE!
12 CASTELOS NA ALEMANHA QUE VOCÊ DEVE CONHECER!
12 DICAS PARA VIAJAR BARATO NA ALEMANHA
15 FATOS SOBRE BEBER NA ALEMANHA
Esse é o tipo do museu que só vão os que curtem carro, como eu, deve ser muito legal, as fotos estão ótimas.
Muito legal o prédio do museu. Tanto por fora quanto por dentro. Deve ser um programa bem divertido, mesmo pra quem não curte muito carro.
Sou viciada em arquitetura!! Adorei o edifício! Certamente os carros ficariam em segundo plano…ahahah! Lindo! beijos!
normalmente estes museus de carros nao me chamam muita atenção não, mas este é lindo por dentro e por fora ne?! Achei super legal!