Viajar com drone pode ser uma dor de cabeça. Você não sabe se vão encher o saco na segurança e raio x, se a companhia aérea vai aceitar, se vai caber no compartimento…Claro que agora existem vários drones menores como o DJI Mavic Air, o DJI Mavic e o DJI Spark, porém viajar com a série Phantom não é fácil (e tive vários problemas com o drone no Atacama).
Esse guia para viajar com drone vai te ajudar a voar dentro da lei, a escolher o material e produtos corretos para transporte de drone, além de algumas dicas para não se preocupar, como por exemplo na imigração e como voar no inverno.
Viajar com drone: dicas para não ter dor de cabeça
1 – Saiba as leis para drones no país que irá visitar
Ignorar as leis do país que você está viajando pode te dar vários problemas. Você pode ser preso, levar uma multa, ter o drone confiscado, e, dependendo o caso, ser deportado. Sugiro sempre conferir o No Fly zones no próprio site da DJI pra ver onde pode e não pode. Até em algumas atualizações recentes, o próprio app da DJI não deixa você decolar dependendo o local.
E claro, as mesmas regras valem para todos os países:
- Verifique se não há danos ou desgastes no equipamento, se houver, substitua.
- Carregue sua bateria, seu controle remoto e seu celular.
- Voe em áreas abertas, longe de propriedades e pessoas. Não voe direto sobre pessoas ou animais.
- Voe abaixo de 400 pés para evitar colisões com naves pilotadas. Um drone PODE CAUSAR UM ACIDENTE GRAVE E DERRUBAR UMA AERONAVE.
- Mantenha contato visual com seu drone SEMPRE. Não passe atrás de obstáculos ou muito longe, que quase você não enxerga.
- Não beba ou use drogas antes de voar com seu drone.
- Mantenha suas mãos no controle mesmo com decolagem e pouso automáticos para ter controle total da operação.
- Espere por um sinal de GPS forte antes da decolagem.
- Não voe perto de aeroportos e bases militares.
- Lugares históricos, religiosos e parques normalmente restringem o uso de drones.
Em alguns lugares, os agentes da imigração do aeroporto não deixam você entrar com drone. Nesse caso, ele fica retido no aeroporto até o seu voo de saída do país e claro, você ainda paga uma taxa de pernoite.
Aconteceu com a Dani Noce na Jordânia, li alguns relatos semelhantes sobre a Nicarágua, Bahamas e Venezuela.
Muita gente não confia que o drone estará lá na hora de ir embora, então preferem não levar ou deixar em outro país, por exemplo dentro de um armário na estação de trem.
Aqui na Alemanha as leis são muito rígidas, tudo é muito sério e até aparece a mensagem na hora de voar que “não é permitido voar sem autorização e você tem total responsabilidade sobre o voo. Não dá nem vontade de voar.
Nos Estados Unidos é bem fácil voar, você faz o registro e ganha uma carteirinha e um número. É proibido voar sobre parques e cidades grandes.
Faça uma pesquisa em fóruns dos fabricantes de Drone e nos sites oficiais do governo, como este dos EUA . Também veja as infos neste site aqui
2 – Escolha a mala certa para drone
Proteger o drone é sua função primordial na hora que irá viajar, pois nada adianta chegar no destino e o drone estar quebrado. Existem inúmeros modelos de malas para drones no mercado, porém você precisa observar as características:
- leve
- confortável
- impermeável
- espaçosa
- com divisórias ajustáveis para organização
- no tamanho correto para levar como bagagem de mão
- resistente
Aquelas malas para drone duras podem ser ótimas para quem vai viajar de carro, porém se vai pegar trem ou ônibus fica mais difícil para carregar, pois não é nada prática.
Normalmente vem uma case já com o drone, é uma opção que protege o equipamento. Eu acho a do Phantom 4 muito boas. Exemplos dos dois tipos:
Para viagem, eu prefiro levar o Mavic Air pois é compacto cabe na mochila de mão. Veja o Review do DJI Mavic Air aqui
3 – Prepare o drone para viajar como bagagem de mão
Um dos cuidados para viajar com drone é a bateria LiPo de lítio polímero que pode causar problemas. Esse tipo de bateria é instável e pode pegar fogo do nada (coisa da pressão atmosférica) por isso nunca devem ser despachadas. Para evitar dor de cabeça viajando com seu drone, faça o seguinte:
- Esvazie a sua bateria
- Separe a bateria do seu drone
- Coloque dentro de um saquinho plástico para evitar curto circuitos e umidade
- Se você encontrar, sugiro comprar uma bolsa especial para bateria LiPo à prova de fogo (fireproof LiPo safe bag). Veja a foto abaixo.
- Pesquise as restrições da companhia aérea. Normalmente você pode viajar com duas baterias acima de 100Wh e abaixo disso não há limite. Se não me engano, o Phantom 3 Standard tem 68Wh e o Mavic 43,6 Wh.
4 – Chegue antes no aeroporto
Viajar com o drone pode tomar mais tempo na inspeção do aeroporto, então chegue mais cedo que o normal para não ficar nervoso que irá perder o avião e todo aquele stress.
Deixe as baterias na mala com fácil acesso pois você precisa retirar e passar separadamente no raio x, como o notebook.
Vão inspecionar cada bateria, perguntar para o que é e checar as etiquetas e provavelmente vão ver a mala para o drone.
5 – Leve todos os acessórios
Não é todo lugar que irá ter uma loja para drones na esquina. Prepare-se e embale tudo que irá precisar como:
- Hélices extras – sempre pode dar aquele acidente né
- Baterias extras – para aproveitar mais em cada lugar
- Cartão de memória – filme tudo o que puder
- Carregador – indispensável
- Proteção do Gimbal – indispensável
- Filtros – importante se vai para lugares muito ensolarados
- Capa de chuva da mala – mesmo que a mala seja impermeável, não custa proteger mais um pouco
- Carregador portátil para celular – pois nada pior que não poder voar por estar sem bateria.
- Kit Ferramentas para pequenos reparos – algumas coisinhas você consegue reparar em casa, apertar alguns parafusos ali e ali…Assim já evita ter que pagar custos adicionais levando numa loja especializada
- Cadeados – nem sempre você estará com o seu drone, então leve o cadeado para colocar nos armários ou na própria mala. Também pode levar aqueles cabos para prender a mala na cama do hotel.
6 – Prepare-se para a temperatura
Em lugares muito ensolarados, você precisará de um filtro para obter as melhores imagens possíveis.
Outros lugares ventam muuuito, então você precisa chegar bem mais cedo (quando normalmente tem menos vento) para poder voar sem ter risco do drone ir embora.
Cuidados para voar com drone no inverno
Viajar com drone durante o inverno pode ser complicado pois as baterias não conseguem fazer voos normais devido a baixa temperatura (as baterias da DJI nem ligam o drone se estiverem abaixo de 15°C). No site do fabricante há especificações para temperatura de funcionamento que variam de 0 ou 5º a 40ºC.
Então siga essas dicas:
- Mantenha suas baterias quentinhas enroladas em alguma roupa e se possível com hand wamers (aquelas almofadinhas que esquentam por 6 a 8h, veja a foto abaixo).
- Seu celular também não irá funcionar certinho, então coloque um hand warmer nele também (prenda com um elástico atrás) e mantenha ligado a um carregador portátil.
- Use luvas touch screen! Teste as luvas para ver se o seu celular reconhece o toque sem problemas. Ninguém merece voar e congelar as mãos!
- Não coloque o drone diretamente no chão pois fica gelado rapidinho, prefira decolar da mala. Coloque a capa de chuva embaixo da mala para evitar que fique molhada.
- Deixe o drone ligado, voando e parado (hover) por um minuto para “se aquecer” antes de voar.
- Faça voos curtos e próximos e numa velocidade tranquila. Se você pedir muito da bateria pode ter problemas pois os sensores demoram a responder devido ao frio.
- Fique atento à temperatura e voltagem da sua bateria no app. Se for abaixo de 3.2v, retorne!
- Assim que a bateria atingir 30 ou 40% pare de voar, pois é muito arriscado voar em baixa temperatura.
- Não voe quando estiver nevando, pois neve é água e irá molhar o seu drone. Caso isso aconteça, retorne e imediatamente seque câmera, gimbal e rotores antes que congelem! Aí seque o resto!
- Veja o post Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas para estar preparado para o frio!
7 – Siga seus instintos!
Se achar que é arriscado voar, não voe! Sempre pense nas possíveis consequências de voar com muito vento, em cima de rios, de gente…Melhor prevenir do que remediar! Viajar com drone é maravilhoso, você volta da viagem com imagens incríveis!
Problema que tive no Atacama com o drone no vídeo
Veja os reviews do DJi Mavic, Mavic Air e Phantom 3 Standard
Gostou desse artigo sobre viajar com drone? Comente!
Salve no seu pinterest
Leia também
é muito trampo, né? Tô doida pra comprar mas ainda não tive coragem por causa de tanto detalhe… Sou preguiçosa demais pra isso kkkkk
eh teeenso, tem que se planejar bem, como se fosse um filho aheauheau
Oi, Angie. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
obaa obrigada!!
Nossa, não imaginava que seria tão trabalhoso viajar com drones assim. Obrigada pela dica!
Angie, adorei o post! A gente sempre ve as imagens de drone e fica babando… Mas não pensa na trabalheira que dá carregar, colocar pra voar, etc. Muito bom saber, assim vou pensar um pouco mais antes de arrumar mais um filho pra carregar… Rsrsrs
Recentemente vi um monte de seguranças correrem dentro do Coliseu: uma pessoa estava com drone e inclusi9ve há placas proibindo. Achei o barulho terrível, mas ando pensando em ter um drone para chamar de meu!
Ótimas dicas Guria!
Recentemente um colega só descobriu que não podia entrar com drone no país que ele estava indo quando estava prestes a atravessar a fronteira!
Deu aquela camuflada bááásica e conseguiu passar sem problemas! Mas até conseguir foi aquela tensão insuportável!
hahahahaha
Abraço!
Informações extremamente importantes para quem quer ter um drone!
Acho muito legal as fotos, mas morro de preguiça de ter um drono por causa desse tanto de coisa que precisa saber e levar na viagem.
adorei as dicas! Estamos planejando comprar nosso primeiro drone em breve e o que mais pesa são essas legislações doidas.
Isso para uma operação para agente secreto. As imagens realmente ficam incríveis, mas nunca imaginei o planeamento que levar um drone na bagagem pressupõe. Muito bom o seu post
sem falar nas tretas da legislação, pedir autorização etc
Vou fazer uma viagem pra Seychelles, Dubai e India e estou pesquisando sobre como posso levar um drone, acabei caindo no seu post. Que treta essa do Chile hein? Mas estou pensando em comprar o spark que é menorzinho, espero não ter dor de cabeça. Obrigado por compartilhar sua história. Abs
pesquisa bem se pode em Dubai, as vezes o aparelho pode ficar retido no aeroporto!
spark é uma mão na roda nesse caso aheuahe
Caramba, nunca cheguei e realmente refletir sobre como acontece todo o processo para viajar com um drone! Adorei o post 🙂
Como vários outros bloggers de viagem, também estou a equacionar a compra de um drone. E, nessa hora, surgem 1001 dúvidas. Este artigo é bem completo e faz-me pensar em tudo. Parabéns, dos que mais gostei de ler dos muitos super-interessantes que o Apureguria tem 🙂
Você leu meu pensamento pois estou pensando comprar um drone, é verdade que as regras e restrições estão a apertar mas vendo seus vídeos…a tentação é grande, e então why not ?
eu to pensando em comprar outro menorzinho, aqui na Alemanha n da pra voar em lugar nenhum praticamente sem passar por uma papelada..ai desencoraja
Acho maravilhosos os videos feitos com drone, mas quanta dor de cabeça! Eu jà sofro levando a minha DSLR com apenas uma lente (jà tentei levar duas e nem tirei a segunda da mochila), imagine um drone!
Eu vou fazer uma viagem pra Alemanha, República Checa, Hungria e Austria mês que vem. Será é permitido levar um Mavic e voar nesses país?
na alemanha neeem tente voar que eh uma burocracia so e podem te prender. hungria eles retem no aeroporto. o resto nao tenho ideia!
Vlw Angie!!!!! Vou me atentar a isso. Vou chegar pela República Checa. Vou me informar sobre a legislação em Praga para drones e pensar bastante se arriscou ou não levar rsrsrs
mande um email para o centro turistico da cidade, assim eles podem te ajudar e dar o email correto da pessoa responsavel!
Olá Cesar, tudo bem, conseguiu levar o drone em sua viagem? estou para fazer o mesmo caminho, e fiquei na duvida se levo ou nâo
Para mim é muito trampo embora adore as imagens que são feitas. Tenho uma amigo que voa de drone e faz além de fotos artísticas, vários outros trabalhos também. Ele é super responsável!
Excelentes dicas. Eu não tenho drone, mas acho que ía estar sempre com medo de perder o controle do aparelho. E com receio que caísse em cima de alguém. Mas acho lindas as filmagens.
Muito legal seu post. Obrigado pelas informações !
O que ‘e preciso para voar aqui na Alemanha? Tem mais informações sobre ?
Comprei um Spark e ate agora ainda não consegui voar com ele, pois quero pesquisar certinho antes de ter algum problema por aqui na terra da cerveja.
oie! pra fazer certas cenas é preciso de autorização do lugar e de algum orgão responsável. às vezes a polícia pode ser chamada pq os alemães denunciam (pra variar) e eles não gostam de aparecer em nada, nenhum tipo de foto ou filmagem, eles tem pavor..eh um negócio cultural isso ai
Olá Angie,
Estava buscando informações a respeito do uso de Drones no EUA. Estou indo de viagem pra lá e não sei se corro tanto risco. Tem alguma informação para me dar a respeito?
oi Thiago, nos EUA é muito fácil, vc pode emitir a carteirinha de “piloto de drone” rapidinho, colar a identificação no seu drone e obedecer algumas regras como não voar em parques nacionais, centro de cidades e atrações com muita gente.
Muito legal e divertido seu vídeo, parabéns!
Devo ir para o Chile daqui uns meses saindo de SP pela Latam. Trata-se de uma Mavic air, bem pequeno até. Enfim, posso levar tranquilo? Que outras dicas vc me daria a respeito do avião, aeroporto, imigração etc. grato!!
acho q sim, eh so seguir as dicas da bateria separada e vazia
veja mais neste link https://apureguria.com/chile
Bom dia. Li seu post e achei um máximo. Estou indo ao Chile em agosto e lendo a legislação fiquei muito na dúvida. No Atacama posso pilotar sem ter a credencial do piloto e o registro / autorização da DGAC, por não ser área urbana? E em Santiago? O meu drone pesa menos de 750 gramas. As informações não são muito claras sobre a necessidade de ter autorização para pequenos drones. Vc pegou alguma? Obrigada
oi Luana, o certo é fazer o registro né, mas eles complicam muito pois não há informações e tb n facilitam (mandei email várias vezes e nunca responderam). Então se vc for voar estará “ilegal”, escolha para voar nos vinhedos (pedindo autorização da vinícola). Não sei como será a reação da polícia, pode ser que passe susse…de qualquer forma, se voar me dê um retorno, assim atualizo o post e ajudo mais pessoas. obrigada!
Será que posso ter problemas em Malta? ou para dar um rolê pela Itália e Grécia? Tenho um Spark
Bom dia !!
Estou indo para Cancún e quero levar o Mavic Pro. Sabe informar se existe algum impedimento no aeroporto de Cancún ?
Alguém já levou drone para Cancún ?
Vc está de parabéns, excelente as informações.
Obrigado.
Vitória ES
oiee fiz uma pesquisa aqui e aparentemente vc precisa levar a nota fiscal no aeroporto, pois eles podem querer cobrar uma taxa de 6% do valor sobre o drone para entrar no país. Pode ser que eles façam uma revista mais completa dependendo da sua sorte. aparentemente não há leis para pilotar drones no México, li que não é permitido voar durante a noite e claro seguir todas as regras de bom senso e segurança. alguns lugares como chichen itza não permitem drones e há placas dizendo que é proibido.
espero que de certo na sua viagem. volte aqui para dar um feedback!
Estou indo para o Cancun daqui a 3 dias e na dúvida se levo meu Mini 2 ou não. Como foi sua experiência?
não fui para cancun
Bom dia, vou para Lisboa e Porto em Portugal, terei algum problema no aeroporto? Posso voar nessas cidades? Obrigado!
Oi! Na Europa eles são bem mais chatos quanto ao uso do Drone, pois várias pessoas acham que estão espiando elas haueahue mas por exemplo se voar sobre um rio ou mar está tudo bem, já que 10 m da praia é considerdo público. não voe sobre parques ou palácios sem permissão!
Eu terei problemas no aeroporto em Lisboa para entrar com o drone?
oiii Angie tudo bem?eu tenho um dji Tello, que é bem pequenininho, sobe no maximo 10 metros, enfim, so recreativo mesmo mas a resolucao de foto dele é legal. Vou para Belgica e França (Paris)..sera que tenho que ter essas mesmas autorizações todas? usaria somente pra algumas fotos e videos nosso bem rapidos. muito obrigada pela atenção
oiee acho q nem precisa, provavelmente se cair nem vai machucar ninguém ne ahueaheu só ficar ciente pra não sabir em lugares proibidos e cheios de gente
Boa informação, gostaria de saber se terei algum problema em levar o meu drone daqui de Portugal pro Brasil, à alguma chance de prenderem o meu drone na alfandega? ter que pgar imposto ou algo do tipo.
oie, é sempre bom andar com a NF
OI Angie. Blz?
Estou indo para Aruba e depois Miami. Estou pesquisando informações sobre drones em Aruba. E em Miami, as informações são confusas. kd lugar fala uma coisa. Vi uma resposta sua, de tirar uma carteirinha e colocar um adesivo no Drone. Onde consigo mais informações sobre essa carteirinha?
Obrigado.
Recomendo visitar o site da aviação americana, lá tem todas as informações em relação a voos em cidades e parques, além da carteirinha que te falei https://www.faa.gov/uas/
Bom dia Angie.
Achei muito legal seu artigo. Vou pra Argentina agora e verifiquei que eles exigem que tenha autorização para voar e que o drone seja registrado na ANAC deles. A questão é: isso também vale para estrangeiros? Como faço para me adequar a estes requisitos e poder usá-lo lá? Eu só quero usar para fazer fotos minhas, tenho um DJI SPARK.
oi acho que o seu não precisa pois pesa apenas 300g, se fosse maior acredito que sim. Vale a pena mandar um email para o parque ou conversar com os guias do local antes de realizar os voos.
olá, estou indo para Alemanha em Março, antes passo em Madrid e Porto, você recomenda eu levar o Drone?, é um DJI Spark, ou melhor não arriscar pra não ter dor de cabeça?
não vale a pena levar pra Alemanha, os caras são muito fissurados, sempre acham que voce esta observando ou vigiando eles, podem te denunciar e ai a policia chega em vc
Oi Angie, pesquisando sobre o assunto acabei caindo no seu blog. Muito RICO de informações por sinal. Estarei indo para Ushuaia agora em agosto/2019, ja soube de algum incidente no aeroporto de lá referente a drone? Acredito que a argentina esteja bem a par sobre regulamentação de drone. Valeuu
Você teve algum problema pra entrar com o drone no Chile? na imigração?
oque você me recomenda fazer, para não ter problemas?
estou indo para o atacama em outubro e gostaria de dicas de como levar o drone, e se eu posso ter problema?
oi Renata, o meu drone era bem grande e ai a funcionária perguntou o que era e tal. Na volta a Latam reinou que deveria ser despachado, ai briguei um monte haha
o que pode acontecer é o magnetismo do deserto do Atacama que pode influenciar no GPS, os ventos e a areia. em relação a imigração não pediram nada.
Adorei os comentários e gostaria de saber quais foram os problemas que você teve no Atacama, estou querendo ir lá em abril e levar o meu Drone é um spark