Apesar de ter sido feita para aventuras e esportes com muita ação, a GoPro está sendo usada por diversos mochileiros em suas viagens. Vale a pena comprar uma GoPro?
Por do sol em Punta del Este – sem filtro
Eu me arrependo profundamente de não ter comprado uma quando fui para a Nova Zelândia ou para o meu mochilão de 50 dias pela Ásia, simplesmente porque:
1 – eu não imaginava que teria um blog;
2 – nem sabia fazer filmes;
3 – tenho uma point’ n’shoot da Sony muito boa que dá pro gasto;
4 – a GoPro não era tão famosinha, nem sabia que existia;
5 – um amigo comprou e não sabia usar suas funções, por isso achei que não valia a pena;
6 – e quando decidi que queria uma, não tinha dinheiro.
GoPro 4 para viagem: dicas e review
Pois bem. Antes do dólar aumentar HORRORES este ano, eu comprei uma GoPro Hero 4 Black.
Diferenças/ Comparação GoPro Black e GoPro Silver
Ué? Mas não tem as mesmas funções? Não são iguais?
Não! Além do preço (100 dólares de diferença), a Black é mais cara que a versão Silver (que vem com a tela) porém com algumas vantagens no modo vídeo (que é o que eu queria): tem mais quadros, modos superview, 2.7 K (nova resolução), modo de vídeo com mais fotos… Veja os quadros comparando as funções.
Dados retirados do site da GoPro.
E agora tem a GoPro Session que é mais barata e compacta, porém com fotos em 8MP.
Escolhi a Black porque eu queria filmar as viagens e nem que demorasse pra eu ter um monitor 4k eu queria poder filmar em 4k (teimosia!!!), ainda mais que as coisas duram anos nas minhas mãos. Também tem melhores opções de vídeo, Superview, mais quadros por segundo e as imagens parecem melhores tanto de dia quanto à noite.
Aí a escolha é sua, veja bem o que você vai usar e gastar!
GoPro Interface e usabilidade
Como eu comprei sem a tela touch, então fica só nos 3 botões:
1- liga/seleciona função/desliga,
2 – tira foto/ muda de linha,
3 – liga wifi/exit.
Aí você tem meio que decorar as funções, dar uma boa lida no manual e fazer uns testes em casa e na cidade em que mora antes de viajar, para que não perca momentos legais durante a viagem.
O software da GoPro é muito fácil de usar, bem intuitivo. Instale o importador de imagens e vídeos para separar os arquivos em pastas por dia e função (timelapse, video) e o GoPro Studio é leve, faz automático os timelapses quando seleciona e pode adicionar música e texto. Renderiza em diversos formatos e tamanhos, o problema é que depois de uma atualização, não consegui mais abrir o programa, mesmo instalando os netframes da vida.
PORCODIOOOOO Aí agora não consigo fazer um vídeo de TimeLapse neste Pc, só no note pois é Windows 8 (vai entender).
Como eu nunca tive uma DSLR (ainda) e sei como é pesado levar uma câmera dessa (lentes, tripé etc) a GoPro é a câmera mega leve e que cabe no bolso (literalmente não financeiramente) e os acessórios são muito legais, apesar de caros. Por isso, estou fazendo os meus em casa! Veja primeiro vídeo:
GOPRO SUPORTE PEITORAL DIY
Fotos e vídeos
O resultado das fotos da GoPro decepciona e surpreende ao mesmo tempo.
Das 1234841351 que você pode tirar, talvez aproveite 10% e essas fotos, com certeza, serão fodas. A iluminação comanda na qualidade da foto, principalmente se o dia estiver nublado, pouca iluminação (à noite e em cavernas) o resultado não será dos melhores. Há uma superexposição, alguma coisa, que deixa a foto um pouco lavada, sem contrastes e que pode ser melhorada usando Photoshop, GoPro Studio e por aí vai.
Os vídeos superam, performance excelente, qualidade melhor ainda! Tem vezes que eu me impressiono com o resultado. O que deixa um pouco a desejar é o som, algumas vezes quando eu gravo em casa, somente, ouço um tutututututu no fundo e que preciso retirar usando um software específico ou gravar o áudio individualmente com um app.
Dicas para usar a GoPro
Estude a iluminação
Veja qual efeito deseja: tons do céu mudando durante o por do sol, raios do sol aparecendo com a galera em negativo…O segredo é explorar, mexer na exposição dependendo da situação, brinque! Nem sempre o resultado sairá como esperado…poderá fotografar a sua alma!
Catedral em Gramado durante a noite – add contraste
Ajuste o fish eye
Cada situação pede uma FOV (field-of-view) diferente. Por exemplo: em lugares abertos, deixe no Wide, em lugares menores no Medium e nos meus vídeos do Youtube deixo em Narrow (já que é só eu falando). Eu particularmente gosto muito do fish eye, então deixo Wide à vontade.
La Mano em Punta del Este – sem filtro
Tutorial corda de segurança para câmera
Use um pau de selfie
Apesar de ter sido considerada brega (indevidamente e culpa dos usuários de celular sem noção T-T) o bastão te ajuda a capturar momentos incríveis, principalmente se for o 3 Way da GoPro que dobra, ajusta a altura, não aparece nas fotos e ainda tem mini tripé.
E quem viaja sozinho ou com amigos preguiçosos sabe que uma foto mal batida dói no coração e na alma da gente. Bota no timelapse e tire uma sequência esperta de fotos, uma UUUUMA tem que dar certo!
Parque Tanguá em Curitiba – add um pouco de saturação e contraste
Use filtros
Nas fotos sem aquela magia original, aumente o contraste da imagem, sature com cuidado, mais brilho…só não abuse! Uma simples mudança já deixa a foto mais “viva”.
Foto com um pouco de saturação e contraste. Mais azul do céu, mais laranjas em mim, gramado mais verde, maior profundidade. Carlos Barbosa – RS
Verifique a lente
Por alguma razão obscura, se estiver muito frio lá fora e você usar a case aberta, pode ser que a lente aqueça e forme uma camadinha de “suor” na case. A mesma coisa acontece quando tem muita gente dentro do carro, tudo fechado e embaça os vidros sabe? Umidade é ruim em qualquer lugar. Também verifique se não há gotas de água ou marcas de dedo na case pra não borrar as fotos. Dizem que cuspe ajuda!Cataratas do Iguaçu lado argentino – add contraste
Verifique a case antes de entrar na água
Já aconteceu do cara usar a case aberta, não olhar e pular no mar…Já era a câmera! Então veja se é a case adequada. Recomendo também usar um filtro vermelho quando mergulhar para balancear as cores na imagem (devido ao comprimento de onda da cor vermelha, ela não chega a muitos metros debaixo da água). Apure Guria também tem física, quem diria!
Leve baterias e SD card extras
Porque acabam rapidinho! Eu não comprei aquelas chinesas porque sou cabreira (vai que explode quando tô carregando a câmera?) uso original (aliás, 2 são suficientes) mas só li coisa boa sobre as Wasabi Battery Power.
Conclusões
Vá e compre uma GoPro, vai mudar a sua vida! Foi a compra do ano definitivamente. Claro que ela não é perfeita e lembre-se que muitas fotos no site da GoPro foram feitas por profissionais e as cores foram corrigidas, balanceadas e diabo a 4. Se puder compre a tela, pois facilita horrores, por enquanto eu conecto no App do celular para achar o ângulo perfeito. <3
Trem Curitiba – Morretes – add saturação
Veja mais posts sobre GoPro
Veja mais >
COMO ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS
COMO PLANEJAR UM MOCHILÃO!
COMO NÃO ERRAR NO SEGURO VIAGEM EUROPA, AMÉRICA
30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR
Adorei! Vou comprar uma esse ano para melhorar as fotos do blog e das viagens. Mas vou de Hero 3 black por causa do controle. huahau
Bjs!
Uuu verdade, boa sacada! O controle ajuda muito!!! Eu já me acostumei na unha ali, o importante é tirar umas fotos massas! hauehaue obrigada pela visita guria!!
Cuspe ajuda sim, Angie! É o truque que a gente usa pra máscara não embaçar nos mergulhos. É só cuspir, esfregar e depois exaguar rapidamente.
Eu tenho a silver, bora fazer uns videos pra comparar? 🙂
vamo!!!!!!
Nossa admito que não conhecia o produto.
Super amei. #jaquero.
Oii!! Como você faz para tirar foto em movimento com a gopro e ficar a foto estática assim.. porque eu não consigo de jeito nenhum, sempre fica tremida!
oiee coloque modo timelapse para 0,5 ou 1 segundo!!!