Ahh as trilhas incríveis na Patagônia Argentina! El Chaltén é a capital do trekking na Argentina e uma das trilhas mais procuradas é o trekking ao Monte Fitz Roy e Laguna de los Tres. Quem fez este percurso foi o André e a Isa, saíram do Ushuaia em busca de aventuras!
El Chaltén: Trilha Fitz Roy e Laguna de los Tres
O Fitz Roy é uma montanha na Cordilheira dos Andes, bem pertinho da cidade El Chaltén. Ela é facilmente reconhecível pelos gigantes pilares verticais, paredões muito grandes que chegam a 3375m de altitude e que a tornam mortal! Muitos escaladores profissionais já morreram tentando chegar ao topo, e na semana anterior a nossa visita, uma canadense foi atingida por uma pedra e faleceu na subida. Somente pessoal credenciado pode tentar esta façanha.
Como chegar em El Chaltén?
Em El Calafate existem ônibus ida e volta para El Chaltén 3 vezes ao dia. Fomos pela empresa El Chalten Travel e pagamos 90 reais cada trecho. De El Calafate a El Chaltén são 3 horas de viagem.
Onde ficar em El Chaltén?
Em El Chaltén não tem como chegar e pegar um hostel em alta temporada, não tem lugar MESMO. Precisa reservar ou dormir em camping.
Algumas sugestões de hospedagem: Rancho Grande, Cabañas Rivendel, Latitud 49
Direto do Senhor dos Anéis, Rivendell é cidade de Elrond (no Brasil foi traduzida para Valfenda).
Tem muitas cervejarias artesanais em EL Chaltén, muito bonitinhas e cervejas diferentes. Comemos uma pizza deliciosa muito barata com um litro de cerveja Quilmes, a última pizzaria já na entrada da trilha, no “final da cidade”. No geral tudo é muito caro.
Mapa das trilhas em El Chaltén
Tem muitas trilhas para fazer, então dá para ficar mais dias, porém não tínhamos muito tempo. Aproveitamos muito a cidade e o Fitz Roy, foi uma experiência maravilhosa.
Fizemos a trilha direto do El Chalten, passando ao lago da Laguna Capri. Também tem a possibilidade de subir, fazer um caminho mais comprido porém menos puxado.
A trilha para Fitz Roy
A trilha principal sai logo da via principal, pois a cidade é muito pequena. A estrada “vira a trilha” pra você ter uma ideia. Saímos meio dia pois estava chovendo, ventando bastante e foi 8 km até chegar no camping Poincenot. O camping tem tudo sinalizado. Montamos nossas barracas, fizemos a janta com miojo do Brasil haueahe e dormimos. No dia seguinte saímos cedinho as 6:30, deixamos nossas coisas e fomos para a trilha ao Fitz Roy.
Fizemos o primeiro km muito tranquilamente até o começo da trilha da base da morro. A partir dai é um km de desgraça! Uma trilha bem puxada com pedras que viram uma escadaria com degraus grandes, praticamente o triplo do tamanho de um degrau normal. Ao todo são 2 km com um desnível de 450m de altitude…bem cansativo, precisa de muito esforço, então carregue somente o necessário na sua mochila, se você tiver um bastão de caminhada é bom elvar. Quase no final da trilha tem algumas pedras soltas, então tome muito cuidado.
Assim que chegamos um tivemos uma visão espetacular da Laguna de los Tres! Não tinha ninguém quando chegamos, estávamos praticamente sozinhos e o céu estava limpíssimo, o que dificilmente acontece. Muita sorte!
Tem uma trilha ao lado do lago que leva a outra lagoa bem azul proveniente do degelo.
Descemos o Fitz Roy, passamos no acampamento, pegamos tudo e voltamos para a cidade…Mais 8km depois de ter subido o El Chaltén. Foi inesquecível e recomendo muito!!
Assista o vídeo
Obrigada isa e Rural pelas fotos e pelo relato <3
Salve este post no seu Pinterest e conheça meus painéis de viagem!
Leia mais:
Relato incrível de um dos lugares mais lindo do mundo!!! Como sempre caprichando nas dicas 🙂
Que post legal, adorei as dicas. Ushuaia reserva lindos visuais, e eu ainda vou conhecer o fim do mundo. Parabéns!
Que bacana a trilha ao Fitz Roy, vocês fizeram com alguma agência ou foram por conta e risco mesmo? Precisa de alguma autorização especial?
foram por conta! para a trilha normal não precisa de autorização, pra escalar a montanha sim q o negócio é perigoso!!
Só lugar top o casal de amigos conheceu, hein? Fotos incrível e super dica, adorei! Aliás, gosto muito desta região e ainda não conheço El Chaltén. Anotado.
vale muito a pena passar uns dias lá!!!
Essa trilha é bem de boa fora esse km final que é do demo! Escalaminhada infinita e cansa pra cacete!
Mas vale a pena 🙂
Adorei as fotos e os vídeos, fiquei com muita vontade de conhecer, mas não sou muito atlética pra fazer essas trilhas. rs
Fiz uma por um vulcão na Costa Rica e fiquei sem conseguir andar direito por uns 3 dias…hahahaha
Que lugar incrível, pena que minha esposa ainda não gosta de trilha, mas quem sabe um dia consigo convencê-la rsrsrsrs, é muito bom saber o que levar e as dificuldades encontradas, essas experiências, mesmo não vividas, são essenciais para pessoas como eu que nunca fizeram trilha.
Sou amante de trilhas e esta sem dúvida é show de bola. O que me chamou atenção é q precisa acampar pra poder fazer a trilha no dia seguinte, realmente não é tão fácil de conhecer. Porém qt mais difícil, mais lindo é o cenário!
Bjsss!
El Chaltén é demais. A cidade é muito gostosinha e esta trilha é incrível! Mas sim, o quilômetro final é do capeta. E o tempo pode mudar em questão de segundos. Subi com sol, dia lindo, nenhuma nuvenzinha e uns dez minutos depois de chegar ao topo, fechou tudo e caiu uma chuva absurda com um vento insano. Pra ajudar, marido escorregou nas tais pedras soltas e machucou o pé. No fim deu tudo certo, mas pensa num perrengue!?
ai que sacanagem!! muito esforço pra chuva e machucado 🙁 bem q minha amiga falou das pedras soltas, tem que tomar muito cuidado!!
Olá… Necessariamente tem que acampar pra poder chegar na Laguna e mirante ou é possível fazer em um dia, saindo bem cedo de El Chalten?
Tenho a mesma dúvida , é necessário acampar ou tem como fazer direto?
obrigada
Oi Angie! muito bom o texto! Parabéns! To planejando ir pra lá em março. Vou alugar uma van pra isso. Sabes me dizer se é necessário acampar no parque ou se consigo fazer a trilha pra laguna de los tres e voltar no mesmo dia para a van?
É possível sim ir até a laguna e voltar até a van no mesmo dia, porém depende do seu preparo. São 10km de trilha quase sempre subindo, sendo que os últimos 2 são muito íngremes, e o último km é como uma escada bem inclinada , mas muita gente vai e volta no mesmo dia ( recomendo começar a trilha muito cedo pra tentar evitar as multidões). Eu e a Isa acampamos no campamento poincenot que fica 2km antes do fitz roy, é de graça mas não tem nada de estrutura, só um banheiro químico bem zoado. Porém acordamos antes das 6 e chegamos lá na laguna antes de todo mundo, em 2h estava completamente lotado, tipo um formigueiro subindo a encosta do Fitz Roy
Angie, vcs alugaram equipamentos (tipo barraca, sacos de dormir, etc) lá em El Chaltén ou levaram?
Irei para lá em outubro mas estou em dúvida se levo essas coisas daqui.
oie o mais facil eh alugar, se vc vai fazer varias trilhas talvez compense levar mesmo
Qual o saco de dormir e barraca que vocês usaram?
É possível fazer esta subida em maio? Queria estar lá no dia do meu aniversário mas como já será bem próximo do inverno queria saber se não fecham a trilha e tbm se dá pra acampar lá no meio sem morrer congelada?. Tenho 59 anos