Durante o Curitiblogando, tive o prazer de apreciar uma boa comida paranaense no restaurante Farnel. Está muito bem localizado no Centro Histórico da cidade, no Largo da Ordem, próximo ao Bar do Alemão e à fonte do Cavalo Babão.
Onde comer em Curitiba: Farnel Gastronomia
O ambiente do restaurante é muito aconchegante e o casarão pertence à família Vargas há muitas gerações. É praticamente um almoço-viagem no tempo, pois muitos móveis e objetos (como peças antigas de culinária) são realmente do tempo do epa, dando aquele toque de casa de vó.
Plaquinha perfeita para este blog!
Alguns significados dessas gírias paranaenses!
Pestiado: doente
Gasosa: refrigerante da serra, aquelas laranjinha sabe?
Vina: salsicha! Era a marca, mesmo caso da gilette.
Piá pançudo: guri que não faz nada ou só faz besteira
Ingrupir, engrupir: enganar
Prosar: conversar
Baita: muito, grande
Dolangue: mentira
Campiá: jogar futebol
Lagartiar: tomar banho de sol sem necessariamente estar de bikini.
Fincá: colocar
Voltado, nos fundos do Farnel há um espaço grande, com pátio e jardim, ideal para um almoço em dias quentes e largar os filhos pra correr na grama.
Os destaques do menu para o Curitiblogando: barreado, pierogi e farnel de frango
Barreado
O Barreado é um prato super paranaense, mas tem origem açoriana e foi trazida pelos portugueses. A palavra vem do verbo “barrear”: em um fogão à lenha, colocar a panela de barro com carne bovina e temperos (alho, louro, cominho, cebola) até que ela se desmanche…cerca de 20h(!) e fechar a tampa vedando com uma “goma” de farinha e água! Aí forma um caldo bem grosso que não muda o sabor quando requentado.
Tem todo um esquema de preparação do Barreado: primeiro você forra o fundo do prato com farinha de mandioca e acrescenta o molho de carne aos poucos até formar uma consistência. Aí corta a banana, distribui por cima e coloca arroz.
MÁ PORCOCANE POR QUE BANANA??? Ela tem a função suprema de contrabalancear a gordura presente na carne, dando mais leveza ao prato! Foto: Facebook Farnel
Pierogi
Essa foi a minha escolha! EU A-M-O de paixão pierogi! Trata-se de mini pasteizinhos de origem ucraniana recheados com ricota e batata cozidos e podem ser servidos com diversos molhos (com nata é uma delícia). O prato me surpreendeu pois não havia comido com molho de creme de leite com cúrcuma, pimenta, cebola, cebolinha e amor. E veio um mooooonte deles! <3
Farnel de Frango
Este é o prato que inspirou o nome do restaurante. Feito com farinha de milho, frango, ovo cozido e servido com polenta e figo em calda! O pessoal gostou bastante! Foto: Facebook Farnel
Sobremesa
E pra fechar bem o almoço: doce de abóbora, doce de coco e figo!! Gostei muito e olha que acho figo uma fruta estranha.
A responsável pelas delícias do Farnel é a Chef Glória Vargas que além de um amor de pessoa, cozinha bagaraaaai!!! Anna, filha da Chef, administra o negócio da família.
Foto: Facebook Farnel
Farnel Gastronomia
Aberto de terça a domingo das 12 às 15h
Os preços dos pratos variam de R$20 a R$50.
Rua Dr. Claudino dos Santos,90 São Francisco
Convênio de estacionamento com o Est. Curitiba na Rua Treze de Maio n.º 561
Reservas: 41 3324.9755 / [email protected]
Facebook Farnel
Como eu continuei o tour pelo centro Histórico de Curitiba depois desse almoço…
rrrrrrrrrrrolando!!!
Saiba mais sobre o Curitiblogando!
Hahahhaha!! Adorei o Post! Fiquei rolaaaaando o Curitiblogando inteiro! Rs. E agora estou com vontade desse barreado com essas babaninhas Nham Nham
esse encontro foi o que há de melhor na vida: diversão, gordice e passeios!!!!!! <3 Obrigada pelo comentário Amanda!!!!!!!
ficouuu uma delicia guriaaa
nham nham *-* \o/