O Museu Iberê Camargo é um prédio branco, de arquitetura singular à beira do Guaíba em Porto Alegre. Rendeu um prêmio na Bienal de Arquitetura de Veneza à Álvaro Siza, arquiteto português. Por fora e por dentro é arte: o prédio abriga mais de 5 mil obras do pintor gaúcho Iberê Camargo (1911-1994).
Museu Iberê Camargo e por do sol no Guaíba
Iberê foi um dos grandes artistas brasileiros do século XX. Ele não se afiliou à nenhuma corrente estética da época e teve obras expostas no mundo inteiro. Gostava muito de gatos e chamava o seu de cucuruco. Uma informação importante para quem se identifica com cat lovers.
Explorou vários tipos de técnicas e estilos, de retratos à abstratos. Algumas telas são lindas, com cores fortes e personalidade, já outras são muito fumadas ou infantis (tipo essas caveiras aleatórias) e que estão além da minha compreensão como entendedora e aluna de história da arte na universidade.
Por exemplo esta de 1964: eu curti muito, mas não entendi nada ahueahe E olha que assinatura linda!
Aí ele matou um homem.
waaaaaaaaaaaat
Os tiros foram dados em legítima defesa, porém o fato marca Iberê profundamente e é possível observar um escurecimento da paleta, das pinceladas e títulos obscuros.Tudo te é falso e inútil, uma série de indiretas em telas gigantes. Afinal, que artista não dá indiretas com suas obras?
Também havia uma exposição de esculturas que eu não lembro de quem infelizmente. O site do museu é meio bugado e não tem a informação. Assim fica difícil tentar explicar algumas coisa para vocês.
Mas enfim. Algumas peças engraçadas e interações!!Dá até pra ouvir o “wiii” da pessoa no cavalinho e um “pls kill me” da outra.
Provavelmente o tema desta era bailarinas….nota-se que não tenho a elegância para ser uma.
Algumas esculturas incentivam a prática de exercícios.
E na saída…um por do sol inesquecível no Guaíba!
Fica a dica para visitar o museu no fim da tarde, só não deixe para ir 17h e pouco, pois aí tem muito muito muito movimento na avenida! Atravesse a rua pelo estacionamento subterrâneo do museu. Poético e sangrento.
Museu Iberê Camargo
Av Padre Cacique, 2000 no bairro Cristal
Horário de funcionamento
Terça-feira a Domingos das 12h às 19h
Último acesso às 18h30
Estacionamento
Sob a Av. Padre Cacique, com acesso pelo lado direito da pista. Gratuito até 1h para visitantes.
Como chegar de busão
Pegue o ônibus Juca Batista (184) ou Serraria (179) embaixo do viaduto da Av. João Pessoa.
O Museu Iberê Camargo também oferece oficinas de arte contemporânea.
Veja também: