Existem alguns Lugares proibidos no Brasil para turistas sim! São lugares isolados, que possuem risco de vida ou possuem segredos de estado hehe Nesta lista escolhi algumas localidades onde o turismo é zero e a visita humana só permitida para pesquisadores ou militares. Quase todas são áreas de proteção ambiental com fauna e flora ríquissimas!
Aproveita e confira o vídeo com mais dicas e curiosidades de Lugares proibidos no Brasil para turistas.
4 Lugares proibidos no Brasil para turistas
1 – Ilha da Queimada Grande – SP
Localizada a 35km do litoral paulista, a ilha de Queimada Grande é famosa pelo seu outro nome: Ilha das Cobras. Essa ilha é infestada de cobras com a maior concentração destes animais no Brasil. Estimam que existem 2 mil cobras na ilha, mas diz a lenda que há 5 cobras por metro quadrado haha Clique para ver o vídeo sobre os lugares proibidos no Brasil para turistas:
Uma espécie é endêmica: a Jararaca Ilhôa, uma serpente peçonhenta e seu veneno pode levar a falência geral dos órgãos de uma pessoa em 2 horas. Essas cobras são muito rápidas, medem 70cm a 1,20m e podem ficar 6 meses sem comer.
A Ilha é protegida por leis ambientais, então apenas pesquisadores e biólogos podem atracar na ilha e todos com autorização prévia do ICMBio. Além das cobras, há diversos pássaros e animais marinhos.
Claro que ninguém em sã consciência acamparia aqui né ahah No blog Fui ser Viajante você encontra Onde acampar em SP (livre de cobras kkkkk)
2 – Atol das Tocas – RN
Esta é a primeira reserva biológica marinha do Brasil fundada em 1979 e localizada a 267km de Natal no RN. Ocupa uma área de quase 38 hectares e é riquíssima em fauna, especialmente pássaros, tartugas e tubarões! Quem cuida é o ICMBio.
Atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura de corais formando uma lago em seu centro, geralmente de cor mais clara. O exemplo mais famoso de um atol é a Maldivas, a qual é formada por 26 atóis e 1990 ilhas de coral.
Apenas pesquisadores podem ir até o atol. Esse lugar já estava nos mapas em 1502, mas foi reconhecido como um atol em 1858. Houve diversos naufrágios ali perto até que construíram um farol para evitar outros acidentes.
3 – Centro de Lançamento de Alcântara – MA
Localizada a 32 km de São Luís no Maranhão, a Base de Alcântara iniciou suas operações em 1989 e é uma das melhores bases de lançamento de foguetes e satélites do mundo devido à sua posição geográfica.
Os foguetes lançados aqui consomem 30% menos combustível pois atingem a velocidade mais rapidamente com ajuda da Linha do Equador, onde a rotação da Terra atinge sua velocidade máxima. Além disso, a localização da base permite lançamentos em órbitas equatoriais (horizontais) e órbitas polares (verticais), sem falar no clima que é bem definido o ano todo. Ou seja: fica mais fácil planejar lançamentos sem perigo de chuva e pouca visibilidade.
Já estão vendo acordos para o uso da base de Alcântara para lançamentos comerciais de pequenos satélites de empresas privadas.
Não são permitidas visitas turísticas à base, já que faz parte da Força Aérea Brasileira, mas dá pra ter uma ideia na exposição na Casa da Cultura Aeroespacial na cidade.
4 – Trindade Martim e Vaz – ES
O arquipélago de Trindade Martim e Vaz está localizado a 1200km de distância de Vitória no Espírito Santo. Apenas Trindade é habitada e a única localidade existente é o Posto Oceanográfico de Ilha da Trindade, uma guarnição militar mantida pela Marinha. Em torno de 36 pessoas ficam na ilha (entre militares e pesquisadores) e fazem diversas funções como observações e pesquisas metereológicas e maregráficas, preservação, vigilância do tráfego marítimo e ocupação.
A Ilha Martim Vaz é o ponto leste mais extremo do Brasil e onde acontece o primeiro nascer do sol no país.
Um seguidor do Apure Guria já foi duas vezes para a ilha de Trindade e contou um pouco como foi o processo. O André Luiz do instagram @odomdeviajar faz parte da Marinha e embarcou num navio que levava material, pesquisadores e militares para a ilha. Demora de 2 a 3 dias para chegar na ilha em uma velocidade de 15 nós.
Também há a possibilidade de se alistar para ser voluntário, um processo que demora até você ser escolhido. Depois é necessário ficar 3 meses na ilha, o tempo que a guarnição do Posto da Ilha é trocada e a função é garantir a soberania nacional na ilha. Essas ilhas já foram ocupadas 2x pelos ingleses, então tem que manter uma ocupação lá pra não vacilar haha
Não há como atracar na ilha, então o navio para a 100m da costa e a galera vai de bote. Como Trindade é tipo o topo de uma montanha submersa, nessa distância de 100 m de distância a profundidade é de 1000m. Mais para frente, em torno de 800 a 1000m da costa, a profundidade é de 3mil metros.
Tem internet na ilha, mas o sinal é péssimo. Para quem quiser saber mais, sugiro ver este instagram @projetoparalelo20 feito por estudantes de geologia. Há também pesquisas realizadas nas áreas meteorológicas, oceanográficas e biológicas.
Gostou destes lugares proibidos no Brasil para turistas?
Se sabe de mais algum, me conta! Leia também 30 lugares incríveis vistos do céu e Os 10 passaportes mais legais do mundo
Salve no pinterest
Nossa gente, amei esse post. Que delícia aprender um pouco mais sobre nosso país. Valeu, bjs…