Os Geysers del Tatio estão localizados dentro da Cordilheira dos Andes no terceiro maior campo geotérmico do mundo (perdendo apenas para o Yellowstone EUA e Valley of Geysers na Rússia) e distante 100km de San Pedro do Atacama. El Tatio significa “forno” na língua indígena local (nome super apropriado). Assista o vídeo!
Geysers del Tatio no Atacama
O campo geotérmico do vulcão Tatio possui mais de quinhentas manifestações termais na superfície, como mananciais com água fervente e borbulhante, piscinas quentes abaixo e acima de 40ºC, poças de barro fervente, vulcões de barro, fumarolas e claro os geysers. os quais dão o nome ao lugar, Geysers del Tatio.
Veja a imagem acima em tamanho maior clicando aqui
Os geysers del Tatio estão a 4300m de altitude e são uma das principais riquezas turísticas e naturais do Chile, pois também abriga diversos tipos de animais, como raposas, vicunhas, suri, vizcachas e gaivotas andinas (aparece no vídeo) e plantas.
O Parque El Tatio é administrado pela Sociedade Tatio Mallku que integra as comunidades atacamenhas Caspana e Toconce desde 2006. Assim a própria comunidade cuida e é sustentada por esta atividade turística.Eu fiquei um pouco decepcionada por não haver explosões e jatos de água fervente nos Geysers del Tatio, porque já tinha visto vários num mesmo dia no Parque Geotermal Te Puia lá na Nova Zelândia e é demais! Olha só que loucura:
Quanto custa os Geysers del Tatio?
Transporte, guia e café da manhã entre 15 a 20 mil (90 a 120 reais)
Ingresso 10 mil pesos (R$60) e para estudantes 3 mil (R$24), comprado na entrada do parque.
Horários da excursão Geysers del Tatio
Começa às 5h da manhã e retorna a San Pedro de Atacama às 13h.
Mas por que tão cedo??
Porque os Geysers del Tatio estão em seu pico de atividade entre às 5 e às 7h da manhã, já que as águas estão a 85ºC, fervendo, e entram em contato com a temperatura negativa de fora, formando as fumarolas.
Apesar de ser mega cedo é impossível dormir, porque a van ~chacoalha~ demais devido aos buracos, curvas puxadas e subidas íngremes da estrada. Dá sim um medo, pois não dá pra ver naaada por causa da escuridão e dos vidros embaçados por causa do frio.
Eu poderia ter aproveitado para mergulhar nas piscinas termais, mas o problema é sair depois, já que estava em torno de -8 a 1ºc, então eu decidi viver.
Visitei em novembro e pegamos quase -9ºc, sendo que a sensação é bem mais baixa..no inverno pode chegar a -20ºC! E se nevar, a estrada pode ser bloqueada por causa da neve e consequentemente não haverá tours.
O que levar para Geysers del Tatio
Vá super agasalhado, pois é muuuito frio! Recomendo levar:
- jaqueta bem quentinha,
- calça e blusa segunda pele fleece,
- cachecol,
- gorro,
- luvas,
- meias quentes,
- bota ou tênis,
- óculos de sol,
- protetor solar e
- protetor labial. Veja O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI
Assim que começar a esquentar, vá tirando as roupas! Leve água!
Quando fazer a excursão Geysers del Tatio?
Recomendo deixar mais para o fim dos seus dias em San Pedro do Atacama devido a altitude de 4300m, pois assim, o seu corpo já estará melhor preparado para a diferença de oxigênio no ar.
O que não fazer nos Geysers del Tatio!
Não correr, não ultrapassar os caminhos sinalizados (principalmente se tiver neve ou estiver molhado), não respirar a fumaça tóxica dos geysers e não chegar muito próximo pois o solo pode ceder e você pode cair dentro de um geyser com água fervente a 85ºC, olha que maneira bizarra para morrer 🙂
Faço Geysers do Atacama ou deixo para ver os Geysers do Uyuni?
Como mostrei no post TUDO SOBRE O TOUR SALAR DE UYUNI E ROTEIRO DO PRIMEIRO DIA, os geysers do Atacama são bem diferentes do Uyuni, pois a área é bem menor e devido ao vento extremo não sobem tanto. Se você faz o trajeto do Uyuni saindo da Bolívia, irá ver os geysers pela manhã. Aparentemente sai muito mais fumaça no Uyuni, olha só:Particularmente, eu só gostei dos Geysers do Atacama pela aventura de passar frio, porque não achei tão emocionante ver as fumarolas (por ter tido uma experiência legal anteriormente).
Vado Putana
Depois dos Geysers del Tatio passamos pelo Vado Putana, uma região que engloba o Vado do Rio Putana e o Pueblo Machuca. É uma região muito bonita, cheia de lhamas, vicunhas e aves! Também dá pra ver a Cordilheira e mais vulcões.
Machuca
Visitamos o Pueblo de Machuca logo depois, uma comunidade próxima e bem pequena e rústica. Tem em torno de umas 25 casas e uma das igrejas mas antigas do Chile, lá da época do início da colonização espanhola. E em todas as casas tem uma cruz no topo, pois se não tivesse uma, correria o risco dos espanhóis tacarem fogo na casa. XABLAU! Que belo exemplo cristão né.
Aqui você pode comprar algumas coisas diferentes como empanadas, queijo de cabra, espetinho de carne de lhama..vou dizer que não sabia e que não fiquei muito feliz hauehaue Várias lhaminhas! E eu comi T-T
Se gostou desse post, salve esta imagem no seu Pinterest para conferir depois! Veja também meus painéis de viagem!
Veja outros passeios no Atacama >>>
sua cara quando soube que era lhama ahahahshsha
muita decepção aheuaheauhe
Eu adorei o Geysers del Tatio no Atacama, no dia em que visitamos tinham os jatos de água subindo há vários metros de altura, lógico que menos do que na sua visita à Parque Geotermal Te Puia. Não sei se eu já falei, mas adoro os seus vídeos <3
Adorei o post, tem muitas informações úteis, mas não deixa de ter um toque pessoal, pois você também relata como foi sua experiência. Da próxima vez que eu for ao Chile com certeza farei esse programa!
Ah o Atacama!! Viajei pela bolívia e peru na esperança de conseguir chegar no chile. Estava na companhia de 2 amigos e acabou faltando um pouco da grana pra chegar lá. Mas da próxima quero fazer a patagônia e pegar o deserto!
Hahaha adorei o gif e o ‘XABLAU’, dei muita risada aqui. Achei bem completo e adoro a forma que você escreve. 🙂 Mas ainda assim você recomenda o passeio para quem nunca viu geysers, mas já passou frio (meu caso)? Haha ou é melhor ver direto os do Uyuni?
bahh do uyuni eh bem diferente do atacama, la eh um so q vai meio horizontal enquanto esses aqui sao varios e na vertical! compensa pela aventura
Como disse Fernando Pessoa “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, mas em locais como o campo geotérmico do vulcão Tatio nem se faz esse tipo de pergunta, já que o local enche a alma… ou seja, a pergunta e o título do seu artigo deveria ser: GEYSERS DEL TATIO NO ATACAMA, AINDA NÃO FOI?? 🙂 obrigado pela partilha, haha e adorei o vídeo haha a imagem a tremer não mente, você tinha mesmo muito frio!!! ahhhh friorenta! 🙂 beijinhos desde a Polónia.
Coráji acordar de madrugada nesse frio! Mas tudo vale a pena quando a gente volta com uma boa história pra contar, né?
Olá, você fez esse passeio com qual agência?
oie!! expliquei tudo aqui nesse post, pois tive problema com uma agencia https://apureguria.com/america-do-sul/chile/roteiro-no-atacama-de-7-dias-valores/