Há muitos tipos de sopa no Vietnã além do Pho, a mais famosinha feita com macarrão de arroz, caldo com anis estrelado, canela, cravo e um pedaço de carne, normalmente bife (Pho Bo) ou frango (Pho Ga).
E eu queria provar algo diferente, bem diferente. E esse foi o fatídico dia em que eu comi água viva.
Tudo começou no cardápio de um restaurante próximo ao War Remnants Museum em Ho Chi Minh City (HCMC ou Saigon) no Vietnã.
Sopa com macarrão de arroz fresco com pedaços de peixe, “bolo de peixe” e água viva. Parecia legal….PRA QUÊ.
O prato estava bem apresentável. A cebolinha deu um tcham a mais e não estava tão apimentado. Esse bolo de peixe tem um leeeeeeve sabor de peixe, quase imperceptível.
Tomei ou comi água viva (já não sei mais)… E a textura esse negócio transparente cheio de pintinhas? Bem, depois de sentir os pontinhos com a língua, mordi. Crocante por fora e aguado bagarai por dentro. Era como comer balão com água salgada. O difícil mesmo foi tomar essa sopa com hashi (os palitinhos). Passei mal depois, fiquei na água de coco por meio dia (pra garantir né). Mas ainda assim valeu a experiência.
.
Ahhh se tivesse uma distração do meu vizinho.
Maaaas nem tudo foi em vão! Olha o prato que veio depois>
Mini panquecas com polvo servidas na bandeja rústica com folhas de bananeira, hortelã e alface e nabos picadinhos. Gourmetização da Cripsy Pancake (veja a receita de Panqueca Vietnamita aqui) Bota um limãozinho em cima e oh…perfeito! Culinária do Vietnã é amor no coração.
Veja mais delícias no post Um gostinho do Vietnã.
[…] E descubra o sabor da água viva no post O dia em que eu comi água viva Parece balão / bexiga de água salgada […]