Uma das figuras mais importantes da história da Inglaterra se chama Henrique VIII. Pertencente à família Tudor, o rei casou com 6 esposas diferentes, dividiu o país, causou várias guerras e mortes.. Tudo porque duvidavam da sua masculinidade.
Ele mudou a história da Inglaterra completamente e também do Reino Unido, já que a divisão da Irlanda em 1920 está ligada a Igreja criada por ele. Além disso, é possível ver as ruínas de várias igrejas dessa época como a Abadia de Tintern no País de Gales e em York.
Assista o vídeo e entenda as tretas do Henrique VIII!
Henrique VIII: o pior divórcio na história da Inglaterra
Índice do Artigo
Vamos nos situar na história da Inglaterra primeiro. Henrique VIII assumiu o trono após a morte do pai em 1509 e era um dos solteiros mais cobiçados na Europa. Na vida real ele era bonitão, apesar das pinturas dizerem o contrário.
No vídeo abaixo eu mostro os retratos de Henrique VIII e suas rainhas e como eles seriam na vida real hoje. Clique para assistir!
A primeira esposa
Ele casou com a Catarina de Aragão da Espanha, a qual era viúva do seu irmão. Pois é, isso com certeza estaria no programa de Casos de Família, mas naquela época era uma coisa normal. Melhor pra Catarina né, casar com o irmão mais novo do marido do que o pai dele.
Henrique já era prometido a ela desde quando tinha 10 anos. A Espanha nessa época era um dos maiores impérios com colônias, cheios do ouro e com muitos navios. Por esta razão precisavam manter a Catarina casada com a coroa da Inglaterra.
Ao completar 18 anos, Henrique assumiu o trono e casou com a Catarina que engravidou e teve uma filha que morreu um tempo depois. Ai veio um menino que também morreu. Ai finalmente veio a Mary I em 1516 que viveu por um bom tempo…. mas o rei queria muito um menino para que pudesse passar o nome dos Tudors pra frente, ele não acreditava que uma mulher poderia liderar a Inglaterra (mal ele sabia da filha que teria um tempo depois).
Tentaram mais algumas vezes, porém Catarina teve abortos espotâneos e não conseguiu dar a luz à outra criança. Nisso rolava uma fofoca que ele não fosse homem o suficiente, duvidavam da sua virilidade. Por isso ele comissionou várias obras nas quais ele tinha algo mais avantajado digamos assim do que deveria ser (naquela época não tinha como comprar um carrão e por musica alta pra aparecer por aí).
As Bolenas
Aí apareceu Maria Bolena, dama de companhia da rainha com a qual Henrique VIII teve 2 filhos ilegítimos e nunca os reconheceu.
Depois apareceu a irmã de Maria, Ana Bolena e ele ficou perdidamente apaixonado por ela, mandava diversos presentes caros e ela recusava só pra fazer joguinho com ele. Ela não queria ser amante, especialmente depois de ver o que aconteceu com a irmã. Ela falava que daria um filho a ele se ele se divorciasse e a tornasse rainha.
A grande questão que mudou a história da Inglaterra
Essa era uma das grandes questões do rei. Primeiro ele tentou anular o casamento já que Catarina era casada com o irmão e supostamente já haviam “consumado o casamento”. Ele não conseguiu e o Papa não aceitou.
Então, ele decidiu se divorciar, porém a Igreja Católica e o Papa não permitem divórcios. Não havia outra forma para ficar com ela. Aí ele teve a brilhante ideia de criar uma igreja própria na qual fosse permitido se divorciar.
Dito e feito, rompeu os laços com o Papa, criou a Igreja Anglicana e agora ele era rei e chefe da igreja. Com isso ele dividiu o país, já que muita gente não queria deixar de ser católico, houve perseguição religiosa, muitas mortes e destruição de igrejas católicas, dissolução dos mosteiros e por aí vai. Causou guerras que ele nem imaginaria e que afetariam até a divisão da Irlanda em 1920.
A segunda esposa e decapitação
Baniram Catarina da corte, foi despojada e se tornou “Princesa viúva” novamente e a filha Mary I foi esquecida. Aí ele casou com Ana Bolena que deu luz a uma menina, a Elizabeth I que se tornaria rainha muitos anos depois. Por mais que Ana Bolena quisesse, não vinha o filho que ela prometeu a ele, sem falar que ela não era submissa como o rei queria e criava inimigos facilmente.
Ela deu luz a alguns bebes natimortos e teve outros abortos espontâneos. Henrique VIII já estava de saco cheio e com uma nova amante, a Joana Seymour (ou não tava de saco cheio né).
Enfim, as fofocas continuavam sobre a virilidade dele continuavam, o povo não queria saber de Ana Bolena, a destruidora de casamento.
Não demorou muito para que todo aquele amor por Ana Bolena sumisse e a acusaram de adultério com 5 homens, incluindo seu irmão. Não havia evidências convincentes, ela não tinha como se defender e todos foram executados na Torre de Londres em 1536. Decapitados com um machado.
A terceira esposa e filho
Agora viúvo, o rei casou com a Joana 10 dias depois, a qual também foi dama de companhia da rainha. Ela deu luz a um menino chamado Eduardo em 1537 e morreu no parto. Com um filho garantido, o rei declarou Maria e Elizabeth como filhas ilegítimas com o Segundo Decreto de Sucessão.
A quarta esposa do Tinder
Aí ele resolveu casar novamente e sugiraram Ana de Cleves, irmã do Conde de Essex. Esse casamento garantiria um aliado. Ele aceitou casar com ela vendo um retrato pintado e caiu no golpe.
Sabe quando a foto de perfil é diferente das fotos marcadas na pessoa no Facebook? Então, ele achou a Ana muito muito feia e que não batia com o combinado. Nem foi consumado o casamento, tanto que foi dissolvido! Ela foi chamada de “Amada irmã do rei”, ganhou duas residências e uma pensão. Eu acredito que ela teve o melhor fim das 6 esposas: rica e viva.
A quinta esposa e decapitada
Vamos pra quinta esposa: a Catarina Howard, que adivinha, também foi dama de companhia de Ana Bolena e era prima dela. Ela era muito mais nova que ele, tinha 19 anos e ele 51. O rei a adorava e enchia de presentes, mas diz a lenda que ela se envolvia com alguns rapazes da corte.
No início ele não acreditou nas alegações até levarem mais evidências. Não se sabe se realmente ela o traiu por vontade própria ou se foi incriminada por inimigos. Ela foi decapitada em 1542.
A sexta esposa e última
Por último ele se casou com Catarina Parr em 1543, uma viúva bem rica que ajudou o rei a se reconciliar com suas filhas Mary e Elizabeth. Em 1553 ele criou o Terceiro Decreto de Sucessão que colocou as filhas de novo na linha de sucessão do Trono atrás de Eduardo… bem a tempo pois o Eduardo morreria 2 anos depois!!! Quem assumiu foi Mary I e depois Elizabeth I.
Já no fim da vida, Henrique estava obeso com uma cintura de 140 cm cheio de furúnculos e possivelmente sofria de gota. Há especulações sobre uma lesão cerebral traumática causada por um acidente com um cavalo quando era casado com Ana Bolena. Esse ferimento poderia ter contribuído para suas mudanças de comportamento, além de deficiências hormonais que poderiam ter causado o aumento do peso e sua impotência sexual. Ele morreu aos 55 anos de idade em 1547 e foi enterrado no Castelo de Windsor.
Gostou desse artigo sobre a história da Inglaterra e Henrique VIII? Comente!
Amei o seu post rs, amo historias da inglaterra!
Adorei seu blog.
Depois, assistirei a seus vídeos no YouTube.
A Era Vitoriana é intrigante.
obrigada Ricardo, espero que goste dos vídeos