Fala gurizada! O vídeo de hoje é sobre permissão ou visto de residência para morar e trabalhar na Alemanha ou Itália por motivo familiar, vulgo casamento com cidadão europeu. Vou contar as minhas experiências nos dois países e mostrar que nem tudo é fácil nessa vida haueahe
Visto de residência por motivo familiar na Europa
Alemanha
Para um estrangeiro sem cidadania europeia morar na Alemanha é necessário fazer o Aufenthaltstitel, o visto de residência. Esta autorização te garante permanecer no país pelo tempo determinado (o primeiro é de 6 a 7 meses e depois 5 anos) e a trabalhar ou não (se for estudante por exemplo)
No meu caso o visto de residência na Alemanha foi dado por motivos familiares: meu marido possui dupla cidadania (BR e ITA), o que permite que ele transite pela União Europeia sem problemas. Eu só precisei levar a papelada na imigração e pronto. Não houve necessidade de comprovar nível de alemão, já que meu marido não é alemão.
Atenção: para emitir o visto é necessário pagar uma taxa de 10 a 35 euros, leve em notas (5,10,20 ou 50) ou moedas. Só aceitam cartão EC (o cartão de débito alemão).
Imagina isso aqui no dia das Bruxas ahueahe
Um dos grandes problemas para quem decide se mudar para Berlim é a famosa madrugada da imigração. Apesar do Departamento de Estrangeiros em Berlim (Ausländerbehörde) ser o maior do país, não consegue atender a todos com eficiência. É muita gente pra poucos funcionários, atendem em torno de 40 pessoas por seção (dividem os países por áreas para facilitar o atendimento).
Justamente a seção europeia (seção 5) é a mais disputada devido ao interesse de imigração de turcos, italianos, espanhóis e outras pessoas de países do leste europeu. Então é necessário madrugar na frente do Ausländerbehörde Berlim para garantir que seja atendido no dia.
Chegamos à 1:20 da madrugada na imigração, enfrentamos a fila as 3:00 para poder pegar a senha as 4:00. Ainda assim peguei o número 34 de 40. Abriram as 7h e fui atendida às 11h. Saí no mesmo dia com o visto.
No vídeo mostro bem como foi essa noitada!
Lembrando que a fila é feita na tendinha branca na direita do prédio, só depois de pegar a senha que você se dirige ao bloco A. O atendimento da seção 5 é feita no quarto andar.
O atendimento do Ausländerbehörde é das 7 às 14h nas segundas e terças, quartas somente para agendamentos e quinta das 10 às 18h.
É possível realizar os agendamentos diretamente no site do Ausländerbehörde, porém as datas não são nada próximas, agendei hoje para 22 de maio. Essa era a data mais próxima! Então se você pensa em vir pra Berlim, já faça esse agendamento…qualquer coisa cancela ou remarca.
Para fazer o visto de residência na Alemanha por motivo familiar é necessário levar:
- Formulário preenchido “Angaben zur Ausstellung einer Aufenthaltskarte”
- Passaportes do casal
- Foto 35x45mm
- Anmeldung (comprovante de residência)
- Certidão de casamento traduzida e juramentada ou a versão internacional já reconhecida por outro país europeu
- Provas que pode se sustentar (contrato de trabalho, registro de autônomo, contracheques)
- Seguro saúde alemão (eu não levei esse)
Apresentei todos esses documentos e consegui um visto de permanência provisório de 7 meses para marcar um novo horário e requisitar o de 5 anos (a carteirinha).
Confira mais informações aqui
ATUALIZAÇÃO
ATENÇÃO: descobri só SETE MESES DEPOIS na minha entrevista agendada online que esse visto papel a4 que é dado na madrugada não é permitido SAIR DA ALEMANHA. Eu fui pra tudo quanto é lugar, apresentava essa carta e levava comigo sempre a certidão de casamento, carteira do seguro saúde e Anmeldung.
Não tive problemas, pois afinal nenhum oficial falava alemão e lá em Londres falaram: ” se os alemães estão felizes com isso aqui, então eu também estou”. Também levei esse documento para tirar o visto americano em Berlim.
No vídeo também comento um pouco sobre morar ilegal na Europa
Itália
Como meu marido já é italiano, não foi preciso traduzir os documentos pois já estavam no idioma certo. Eu não sei como é o departamento de imigração nas grandes cidades (se é tão cheio quanto Berlim), pois fomos em uma cidade menor e fomos atendidos na hora.
O visto de residência na Itália é chamado de Permesso di soggiorno. Fomos na Questura (polícia da imigração) e abrimos o processo em menos de meia hora. Não pediram contrato nem renda menos ainda seguro saúde. Eles ficam com a certidão de casamento e te dão um pedaço de papel (de pão aheuahe) preenchido a mão dizendo que você requisitou o Permesso di soggiorno. Mais informações no site oficial de imigração da Itália
Fique atento aos horários pois cada Questura atende diferente, algumas abrem de manhã e continuam o atendimento depois das 15h.
Aí eles marcam a próxima etapa: as digitais. Não sei por que diabos não fazem no mesmo dia, pois não leva horrores de tempo. Eu não tive sorte pois um raio queimou todos os pcs da Questura no dia do meu agendamento. Assim não consegui fazer até hoje as digitais pois vim pra Alemanha aheuahe Sei que depois disso tudo demora ainda 30 dias para vir a carteirinha para poder trabalhar.
Também é possível pedir o visto de residência pelos correios (Poste italiane) e preencher o kit permesso di soggiorno banda gialla (envelope com uma faixa amarela).
Para fazer o visto de residência na Itália por motivo familiar é necessário levar:
- Passaportes do casal
- Fotos 35x45mm
- Comprovante de residência
- Certidão de casamento traduzida e juramentada ou a versão internacional já reconhecida por outro país europeu
- Marca da bollo (selo no valor de 16 euros, compra em qualquer banquinha)
- Provas que pode se sustentar (contrato de trabalho, registro de autônomo, contracheques – não foi pedido)
Tem alguma dúvida em relação ao visto de residência na Alemanha ou Itália? Comente!
Salve no seu pinterest
Leia também
Olá! Estou indo morar na Alemanha no inicio do ano (Maio – Acho que já vou agendar, kkk) Tenho cidadania Italiana, e minha esposa irá comigo. Tenho duas dúvidas, fazemos esse procedimento na cidade de moradia, ou em pequenas cidades não há imigração, e temos de ir a grandes cidades? Segundo, Estamos indo a principio para estudar e procurar emprego seria quando chegassemos ai … você acredita que devo arrumar um emprego antes de solicitar o visto da minha esposa?
Menina, é sufôco viu, e a gente pensa que burocracia é só aqui no Brasil,rs.
Mas faz parte, espero que tenha dado tudo certo e que você aproveite bastante a nova residência.
Agora revele, era o Sam mesmo??? Hahahaha!
Isso significa que vai ficar na Europa a morar? Por tempo indeterminado? Tem que programar uma visita a Portugal.
Boa sorte com a adaptação. Abraço
Ah, esses posts salvam a vida! Mas agora, pra mim, tô na luta do visto definitivo aqui no Chile… nem pensar em me meter em mais vistos de trabalho por muitos anos hahahah
Fiz o meu permesso em cidade pequena e tbm não pediram comprovante de renda do meu marido e as digitais pegaram no mesmo dia. Até brinquei com meu marido q não faltou um cantinho sem pegar digital! ??
Boa sorte, guria, nessa nova fase! Legal compartilhar essas infos por aqui. 🙂
Adorei o post, super informativo, eu mesmo desconhecia sobre essa possibilidade. Boa sorte ae!
Nossa, que trabalho!!! mas é por uma boa causa!!! Ótimas informações, tenho certeza que vai ajudar muita gente.
Caramba… um trabalho danado, mas acho que vale muito a pena né. Adorei o post com essas dicas e informações valiosíssimas. Bjs
Boa sorte por aí! Parece ser bem burocrático também. Pelo jeito não volta tão cedo né? 😮
ps: Confesso que tive que ir olhar no google pra ver quem era Sam Got
Nossa! Me lembro dos meus anos de imigrante em Roma… Odiava a maldita Questura! Mesmo com agendamente, era sempre um parto.
tenho pavor so de imaginar!!
Não daria pra ter saido do Brasil com esse visto?
nao pois ele conseguiu a cidadania assim que cheguei na europa
Oi, você teve que pagar o seguro saúde de €30.000 ?
oi, esse seguro nao custa 30 mil euros, ele COBRE 30 mil e custa entre 100 a 500 reais dependendo o tempo que vc vai ficar.
esse seguro em especifico para o VISTO eh da propria alemanha, nao eh seguro viagem.
Boa tarde!
Meu marido passou em uma entrevista de emprego para Hamburg/Alemanha, ele e minha filha tem dupla cidadania (italiana), nós conversamos e decidimos aceitar a proposta (nos mudamos dia 20 de setembro para Hamburg). Minha dúvida é sobre passagem (como eu não tenho cidadania preciso comprar de ida e volta para não tem problema na imigracao?) Você conhece alguém de confiança que traduz nossa certidão de casamento para o alemão? Desde já, muito obrigada! Abracos.
olá! o mais fácil é você passar na imigração COM O SEU MARIDO. Vc deve levar o contrato dele, a certidão de casamento, dinheiro para toda a sua estadia (e uma possível compra de passagem caso perguntem). A situação do teu marido que irá garantir se você fica ou não.
Na teoria eles são obrigados a aceitar se a certidão estiver em qualquer língua da União Europeia (como o português), o governo deles assinou o tratado de Lisboa e a 2004/38/EC e eles devem acatar, mas não gostam pois a UE está acima das leis alemãs e tem preguiça… Se possível tentem valide a certidão na Itália e peça em todas as línguas
Ola, Atualmente estou morando na Itália, meu marido é italiano, só que ele está trabalhando na Alemanha, mas a empresa pra que trabalha é italiana, fora que não posso acompanhá-lo pois estou esperando o meu permesso di soggiorno. E na polizia, dizem que não posso ir com ele até que chegue o permesso. Fiz logo quando me casei em Março, e gostaria de saber se existe alguma autorização que eu possa fazer na Embaixada Alemã aqui na Itália, para que eu possa ir também na Alemanha? Fui uma vez, mas meu visto de turista ainda era válido.
oi, eu fui com o provisório q os italianos me deram. Na Alemanha perguntaram quando cheguei na Alemanha e nem deram bola pro meu visto de turismo. Se vc é casada não tem problema, desde que ele esteja com vc.
A fila da madrugada no Ausländerbehörder mudou. Agora a fila para brasileiros não é mais na tenda branca. E não tem mais senha numérica durante a madrugada. Chegue lá às 5:30 e fique na fila do portão principal. Os documentos necessários são os mesmos.
Ola, Tudo bem? Achei teu blog muito elucidativo, direto ao ponto parabens! desculpa te incomodar, mas tenho uma duvida, meu marido eh italiano, foi transferido para Hamburgo e queria obter minha residencia, nos temos uniao estavel, fiz a traducao juramentada e apostillei (aquela da Haia) sera que serviria serviria para apresentar em lugar da certidao de casamento junto com os outros documentos? obrigada desde ja.
abracos!
Lily
oie, o mais fácil mesmo é vocês casarem porque aí já é garantido o visto. União estável pode ou não ser aceita, recomendo ir atrás de um advogado alemão.
Oi Angie, obrigada. vamos fazer isso. Abs!
A versão internacional do matrimônio que tu falou ali pode ser o atto di matrimonio transcrito pela comune italiana?
oi Luiz, se for em várias línguas é esse documento sim. Esse documento está em umas 11 línguas diferentes, é uma folha frente e verso.
Na primeira parte está escrito em italiano e em francês menorzinho. Logo abaixo há uma lista de palavras indicadas com números e a tradução para as outras línguas.