Nova Zelândia

Te Puia: o vale geotermal de Rotorua

posted by Angie Junho 11, 2013 1 Comment

O  Te Puia é um dos maiores parques geotérmicos localizados em Rotorua. Antigamente era uma fortaleza dos maoris, que utilizavam as fumarolas e lamas borbulhantes para defender estrategicamente a tribo e para fazer almoço ou aquele ovo esperto de 3 minutos (é sério). Essa técnica tem o nome lindo de Ngararatuatara.

Te Puia o vale geotermal de Rotorua cozinhar (1)
Foto: Te Puia

 Te Puia: o vale geotermal

Também é um instituto maori, no qual jovens aprendem a esculpir madeira, criar jóias com jade (considerada como ouro maoe que valem mais que dinheiro) e a tecer roupas de capim (pois é) . Além do cheiro característico de enxofre vulcânico, os geysers bombam na região.
Te Puia o vale geotermal de Rotorua pohutu geyser
Foto: Te Puia
Escolhemos a visita guiada que inclui uma explicação geral em cada lugar
The World-Famous Pohutu Geyser
Te Whakarewarewa Geothermal Valley
Kiwi House
National Schools of Carving and Weaving
Te Heketanga a Rangi (entrance)
Rotowhio Marae
Pikirangi Village
Taonga Gallery and Gift Shop
A visita guiada dura em torno de 60 a 90 minutos e custa 49,90 NZD. Também há a combinação com o Haka (dança típica maori) e almoço feito no vapor natural (Kai Ngāwha). A noite pode fazer o Te Pō, que reúne apresentações e comida maori, além de uma visita no parque sobre o céu estrelado.
te po te puia evento maori
Medo define essa foto..Foto: Te Puia
A atração principal do Te Puia se chama Pohutu Geyser, atinge 15 m de altura e explode 2 -3 vezes a cada hora por aí. O problema é enxergar o maldito já que ele tá acompanhado por mais dois geysers que fazem uma cortina de água desgraçada que bloqueia a visão u.u
te puia rotorua nova zelandia geyser (2)
Olha aí. Antes dos chineses invadirem a ponte
te puia rotorua nova zelandia landscape
Parece outro planeta né! Praticamente cenário de algum filme Temperatura Máxima tipo Inferno de Dante.
te puia rotorua nova zelandia geyser (1)
 *Braquiossauro meramente ilustrativo, sugestão para comparação da grandeza altura geyseral
Por falar em dinossauros, o parque lembra Jurassic Park, é só por umas grades ali, por uns carneiros (que estão sobrando nesse país) em vez de cabras e colocar uns dinos. Pronto, melhor que o original. Qualquer desastre é mera coincidência.
te puia rotorua nova zelandia geyser (4)
Lama borbulhante à 90 graus Celsius e 10 fucking metros de profundidade. Não é um bom lugar morar próximo ao parque devido ao cheiro..mas se bem que a cidade inteira é assim.
Outra atração do parque é um casal de kiwis!
Kiwi te puia parkFoto: Te Puia
Os dois ficam numa estrutura mais isolada do parque e no escurinho. Para que o visitantes pudessem vê-los, os responsáveis pelos bichinhos inverteram o dia para a noite e colocaram larvinhas na lama perto do vidro, pois além dos hábitos noturnos, eles são bem tímidos.
A fêmea é um pouco maior que uma galinha gorda!! Tivemos sorte, porque ela ficou toda espalhafatosa, esticando o pescoço e os pés, dando uns gritos bizarros do nada!! A guia falou que a criatura não fazia isso há uns quatro meses e que provavelmente tava chamando o macho, que tava mocado atrás de uma pedra.
Depois disso seguimos para o centro do parque onde teve uma apresentação dos maoris de grátis, na faixa. Se quisesse ver inteira, tinha que pagar mais uns $12. Pra quê, se pode ver no youtube depois. Dinheiro bem economizado.

Dá um pouco de vergonha alheia.

Te Puia Site Oficial

8.00am 5.00pm diariante
Visitas guiadas aleatoriamente durante o dia (conforme chega gente) a partir das 9 e a última as 16h.

Você também pode gostar de:

1 Comment

Robert Junho 11, 2013 at 2:37 pm

Que negócio mais waka waka essa apresentação dos maoris… muito comédia

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: