América do SulChile

Tour Bicicleta e Vinho em Santiago: pedala e bebe!

posted by Angie Janeiro 4, 2017 18 Comments

Nossa viagem para Santiago resultou em dois tours de bicicleta pela cidade: um pelos mercados e bairro boêmio e outro nos belos vinhedos da vinícola Cousiño Macul. Ambos são oferecidos pela La Bicicleta Verde, uma empresa que aluga bicicletas e faz diversos tours na capital chilena, Valparaíso e em San Pedro do Atacama. Veja como foi a minha experiência Bicicleta e Vinho em Santiago no vídeo (se ele não aparece para você, clique aqui).

Tour Bicicleta e vinho em Santiago

tour de bicicleta em santiago bicicleta verde A vinícola Cousiño Macul pertence a família de Don Luis Cousiño e Doña Isidora Goyenechea e foi construída em 1877. Possui vinhas de 80 anos idade, clones do Chateau Margeaux na França. A estrutura é muuuito grande e o terreno mais ainda.

O tour de bicicleta e vinho em Santiago inicia direto na vinícola Cousiño Macul, então recomendo ir cedo para não perder o início do tour, em torno de meia hora é suficiente.

cousino macul em santiago entrada

vinicola em santiago cousino macul

visitar vinicola em santiago cousino macul

Como chegar na vinícola Cousiño Macul

A vinícola Cousiño Macul fica praticamente dentro da cidade de Santiago e você pode chegar até lá tomando a linha vermelha do metrô até a estação Tobalaba e fazendo conexão com a linha azul até chegar na estação Quillín. De lá, pegue um táxi até a vinícola, custa em torno de 2200 pesos (R$13).

Atenção! Muuuito cuidado no metrô, pois roubaram o celular do Jean! Mantenha tudo na mochila e na sua frente, os caras são rápidos e possuem mãos leves.

vinicola para visitar em santiago cousino macul

O que inclui o tour Bicicleta e Vinho em Santiago

3 degustações de vinhos Cousiño Macul, bicicleta e água.

A oficina da La Bicicleta Verde fica logo na entrada e é fácil de encontrar pelas bicicletinhas verdes, lógico aheuahe
Há dois horários para fazer o tour: as 11h e as 15h, recomendo fazer este mais tarde para não pegar o sol escaldante do meio dia.la bicicleta verde cousino macul bike wine

la bicicleta verde bike wine tour santiago

Começamos pedalando pelas vinhas e fizemos várias paradas nas sombras das árvores, provamos um Riesling bem refrescante e aprendemos todas as etapas de como degustar corretamente um vinho (veja no vídeo!).

Nosso guia falava espanhol e era super simpático, explicou tudo certinho e nos contou várias curiosidades dos vinhos chilenos. A mais curiosa foi a uva Carmenère que era considerada uma Merlot com “duas variedades”: uma com folhas verdes e outra com folhas vermelhas. Só descobriram que era outra espécie quando um enólogo francês visitou os vinhedos e identificou a uva como Carmenère, um tipo que havia sumido da Europa devido a uma peste.

As mudinhas de Carmenère se misturaram com as de Merlot no transporte da França para o Chile, o que salvou a espécie da extinção.

qual vinho beber no chile santiago
guia la bicicleta verde bike wine santiago
Outra coisa interessante é que não existem rosas na “entrada” de cada vinha, como fazem em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. A rosa indica se a vinha está com alguma doença e que no Chile não existe devido a posição de Santiago, um vale protegido por duas cordilheiras (dos Andes e da Costa). Por esta razão a entrada de artigos orgânicos (como frutas, sementes…) é muito controlada nas fronteiras e aeroportos do Chile.

Não esqueça de levar protetor solar e um chapéu para se proteger do sol, pois pedala em torno de uns 40 min, sem contar as várias paradas na sombra para explicação. Também não vá com sapatos brancos pois suja rapidinho!!!

As bicicletas são suuuper confortáveis e gostosas de pedalar, o que influencia demais na experiência do tour! Queria levar uma pra casa!

vinhedos em santiago vinicola cousino macu

Depois visitamos a parte histórica da vinícola com equipamentos de produção e estoque como pipas gigantes feitas com madeira Raulí (Hoje não as utilizam mais, somente os tanques de aço inox) e a estrutura de tijolos e vigas gigantes de sequóia. Também passamos por um mini museu com vários equipamentos antigos e até um “enchedor de garrafas” feito com motor de trator e rótulos antigos.

pipas cousino macul vinicola santiago

Por mais incrível que pareça, teve um lugar que passei frio: o subsolo! Lá havia vários barris antigos feitos de carvalho e que custam em torno de mil dólares cada (cadê minha charretinha nessa hora aheuaea). Aí também fica a coleção de vinhos da família Cousiño Macul guardada a 7 chaves (vários cadeados e grades de verdade). A família bebe em torno de 3 desses vinhos ao ano somente em ocasiões especiais…então várias garrafas já não estão boas e com o vinho “avinagrado”. 🙁

barril mil dolares vinicola cousino macul

E a última parte do tour de bicicleta e vinho em Santiago envolve 2 degustações de vinho, um delicioso Syrah e um Cabernet. Maaas como fomos gente fina demais, nosso guia foi super querido e nos trouxe para provar um Sauvignon Gris (muito difícil de encontrar no Brasil) e produzido na Cousiño Macul há 50 anos! Também são servidos pãezinhos para poder sentir bem o gosto entre um vinho e outro.

vinho cousino macul chile visita

vinho cousino macul santiago chile

degustacao de vinho em Santiago do chile
Se você quer levar vinho para o Brasil, aproveite para comprar direto na vinícola pois é mais barato!

Dicas para embalar vinho na mala

Utilize uma fralda para envolver a garrafa, coloque dentro de saco plástico e coloque no meio da sua mala, enrolando com mais roupas. Assim você protege a garrafa de batidas e se ela quebrar, não vai sujar toda a sua mala.

Coloque meias dentro da taça e envolva com mais peças de roupas antes de por na mala. Assim a pressão que ela irá sentir será contra a meia, evitando que a taça quebre.

Mais informações sobre o tour de bicicleta e vinho

Horários do Tour bicicleta e vinho em Santiago: 11 e as 15h de segunda a sábado.
Precisa reservar pelo site da La Bicicleta Verde ou email info@labicicletaverde.com
Duração de 2 horas.
Preço: 50USD

O Tour Bicicleta e Vinho em Santiago foi uma cortesia da La Bicicleta Verde, porém todas as opiniões mostradas aqui são próprias e imparciais. A gente não engana os leitores do Apure Guria não, pode confiar 🙂

Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking  e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Leia também:

SANTIAGO DE BICICLETA: PASSEIO NOS MERCADOS
Hostel em Santiago: Hostal Providencia
PASSAGEM BARATA NO CHILE: SKY AIRLINES
ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!
PASSEIO DE BICICLETA NO ATACAMA

Você também pode gostar de:

18 Comments

quartodeviagem Janeiro 6, 2017 at 7:33 pm

que passeio bacana Angie, quero muito fazer esse tipo de passeio, bicicleta e vinícolas, vi um parecido na França, mas acho que iria curtir bem mais na América Latina! ♥♥

Reply
Lorraine Faria Janeiro 7, 2017 at 4:21 pm

Quaaaaase fiz esse tour Angie! Mas acabei indo na concha y toro e na falta de tempo tive que deixar pra próxima. Vendo as fotos fiquei morrendo de vontade aqui!!!

Beeeijo

Reply
Camila Lisbôa Janeiro 7, 2017 at 4:54 pm

Guria, para com isso sua MEDROSA! Eu levei as garrafas pra vocês no meio do mochilão enrolada com puro biquini ahgahahha

Reply
Angie Janeiro 8, 2017 at 5:58 pm

AEHAUEHA eu não sou medrosa, sou precavida!! com a “sorte” que tivemos no Chile, era só o que faltava haueahueha

Reply
martachantrips Janeiro 7, 2017 at 8:56 pm

Andar de bicicleta enquanto provamos vinho? Hmmm não sei se será boa ideia hahaha Mas gostei muito das fotografias e fiquei com vontade de fazer algo parecido. Os vinhos do Chile são mundialmente conhecidos, deve ter sido uma degustação bem deliciosa ^_^

Reply
Angie Janeiro 8, 2017 at 5:57 pm

com certeza Marta! os vinhos são excelentes!

Reply
nyrdagur Janeiro 7, 2017 at 9:24 pm

Vinhos chilenos são muito bons, quero muito fazer um tour desse no Chile pra poder conhecer alguma vinicula… Adorei o pedala e bebe! hahaha lugar lindo, provando uns vinho bão.. como recusar, né? 🙂

Reply
Vickawaii Janeiro 7, 2017 at 10:38 pm

Gente, que divertido! Achei super criativa a ideia de um tour de bicicleta, e super bacana o fato de passar pelas vinícolas! Eu nem era tão fã de vinho até que conheci uma de Bento Gonçalves e adorei o passeio, imagino que as bicicletas deem um quê a mais!

Beijos, Vickawaii

Reply
Marcia, blogueira do Mulher Casada Viaja Janeiro 7, 2017 at 11:24 pm

Angie, me vi pedalando nesses túneis de árvores! E esse visu da cardilheira, que lindo! Em que mês vc foi? Sei que as videiras ficam feias depois da colheita, pois recebem poda. Vc sabe se em março é uma boa época?

Reply
Angie Janeiro 8, 2017 at 10:39 am

Ah eh verdade!! Em março ocorre a colheita,então vai dar pra ver as uvas bem gordinhas!!

Reply
Patricia Janeiro 7, 2017 at 11:56 pm

Adoro passeios de bike no meio da viagem. Fiz o tour bike e vinho em Mendoza e gostei bastante!
Pedalar depois de beber um tantinho pode se um desafio. Ou uma aventura. hahaha

Reply
Klecia Janeiro 8, 2017 at 5:33 pm

Que delicia, Angie! Fiz um nesse mesmo modelo em
Mendoza, e foi uma das coisas que mais amei na viagem! Sou super fã de bike, e depois daquele tanto de vinho, os 14km passaram que nem senti! Faria de novo com certeza!

Reply
Angie Janeiro 8, 2017 at 5:57 pm

woooww 14km é chão hein!! Mendoza é incrível!!

Reply
Katarina Holanda Janeiro 9, 2017 at 1:59 pm

Eu não sei andar de bicicleta D: hahaha. Aí sempre que vejo esses tours fico me lamentando. Adorei teu passeio! E preciso aprender a andar logo, hahaha

Reply
Ju Garzon Janeiro 9, 2017 at 2:59 pm

Ixi, e como faz para voltar depois?? Hahahaha Fiz degustação de vinhos uma vez por aqui na França e fiquei feliz de não ter que dar mais do que alguns passos de volta para o carro (#sedentária).

Reply
Angie Janeiro 9, 2017 at 7:52 pm

É sofrido mas a gente consegue ahuehaus tem que comer muitos pãezinhos aheuhs

Reply
freshcoffeestains Abril 2, 2017 at 5:07 pm

Cool! I just did Bicicleta Verde’s bike wine tour from Valparaiso 🙂 I was interested in the one from Santiago and am wondering how it is? Ours was pretty good but a little rushed. Also needed more wine. Great photos!! 🙂

Tam

Reply
Angie Abril 2, 2017 at 6:20 pm

This tour was awesome! I recommend it!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: