América do SulChile

Tour Astronômico no Atacama: o universo por olhos míopes

posted by Angie Maio 6, 2017 12 Comments

Tour Astronômico no Atacama. Pelo nome parece muito promissor, já que o Atacama é um dos melhores lugares para observar o universo devido a baixa umidade e luminosidade artificial. Um céu limpinho e cheio de estrelas. O segredo é ir sem expectativas.

Tour Astronômico no Atacama

hora da aventura ceu
Minha visão do tour aheuahea

Nós procuramos diretamente a empresa responsável pelo Tour Astronômico no Atacama, a SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations), pois assim não pagaríamos o preço exato do tour. Se você marcar por outras agências, vai pagar um extra. Quase não encontramos a SPACE pois não tem uma placa grande e legível, apenas um negocinho de madeira entalhado, então vá prestando atenção ou pergunte pra galera. O endereço é Caracoles 166.

Como o tour Astronômico no Atacama depende 100% das condições climáticas, é quase impossível você fazer a reserva e fazer o passeio no dia que deseja.

Claro que é importante fazer uma pseudoreserva pelo site só para garantir uma vaga. Você vai chegar lá, perguntar se vai ter o tour, ir embora ou pagar.

Mas não parece tão simples assim, pois o atendimento deixa muito a desejar (na verdade é uma porcaria, estava sendo amigável), nunca vi pessoas tão mal amadas na vida quanto os atendentes da SPACE. Eu imagino que deve ser um saco ficar recebendo um monte de gringo perguntando se vai ter tour, se há poucas nuvens, mas pelamordedeos é o trabalho deles, pelo menos poderiam dizer um NÃO com um sorriso no rosto né. Aí você volta no dia seguinte e é a mesma má vontade, no outro também… sem falar que não fazem questão de facilitar a vida do turista, poderiam criar um tipo de aviso pelo whatsapp, facebook, sinal de fumaça dizendo “Oh galera, o céu tá limpo e pá, venham ver com o telescópio caro que só a gente tem!”

Mas nããããão tem que voltar lá todo dia as 17h pra ter resposta de sim ou não.

ceu estrelado tour astronomicoUma foto do espaço pra deixar vocês felizes.

Quando finalmente conseguimos marcar o tour, pegamos o das 21:30 e pagamos 15000 pesos chilenos (dá uns R$90) e inclui um chocolate quente e transporte. Tem outro à meia noite que é mais caro e acredito que seja melhor, pois a angulação muda e tem uma visão melhor de algumas constelações e dependendo da época do ano é possível ver uma espiral da Via Lactea. Não tem como você conseguir um desconto no tour, pois não tem concorrência.

Como é o Tour Astronômico no Atacama pela Space

Depois de pegar o ônibus da agência SPACE descemos no observatório e fomos recebidos pela guia. Ela explicou certinho as posições das estrelas e constelações usando um laser, o qual facilitou e muito a nossa percepção do espaço. Então toda vez que ela falava sobre algum planeta, apontava para ele e surgia um risco verde que ia lááááá longe.

Depois observamos pelos telescópios, tem em torno de 10 posicionados em direções diferentes para cada corpo celeste e vou dizer que

NÃO VI NADA…

NÍTIDO.

Claro que um dos principais fatores é que sou míope e bahh era muito mais legal ver sem o óculos pois as luzes emitidas pelas estrelas se mexiam e piscavam loucamente dando a impressão que eu tinha tomado drogas haueaheu

hora da aventura drogas

O bom é que meus amigos também puderam ver, já que emprestei o óculos pra eles e conseguiram ver o que eu via. Mas no geral foi assim

tour astronomico no atacama vale a penaO segundo FAIL do tour foi tentar tirar uma foto magnífica do céu. Levei tripé, li e reli as configurações na máquina da DSLR, foco, iso, abertura, diaboa4 e

BORRÃO.

Mah que desgracera, nem com a câmera eu enxergo, PQP não tava com sorte nesse dia. Não consegui colocar as configurações (maldito foco infinito) e tinha uma galera tirando foto com flash, e meu…flash já é ruim, imagina lugar super escuro, era praticamente uma luz do inferno te cegando por alguns segundos …e como arde!

Algumas dicas para tirar foto:

  • fuja da galera
  • ISO super alto
  • Tempo de exposição prolongado
  • Foco no infinito
  • sorte

Depois fomos para outro canto ao ar livre mesmo para observar mais estrelas e tomar um chocolate quente. Vá bem agasalhada para não passar tanto frio. A guia mostrou vários aplicativos que você usa a câmera do celular  e aponta para o céu, aí aparece na tela os desenhos das constelações e planetas. Achei fantástico porque aí eu FINALMENTE CONSEGUI IDENTIFICAR ALGUMA COISA.

aplicativo para ver galaxiaOlha só a constelação de peixes na minha cozinha! Este é o app Sky View Free.

Valeu a pena?

Meeeehhhh Só se você é fissurado pelo espaço, é legal, mas se você não conseguir fazer o tour tudo bem, baixa os apps ai e seja feliz!
O tour astronômico no Atacama é em inglês, espanhol ou francês e dura de 2:30 a 3h.

O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar. Douglas Adams, O Mochileiro das Galáxias.

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking  e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja outros passeios no Atacama >>>

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: PERDIDOS NO DESERTO DO ATACAMA
LAGUNAS ESCONDIDAS NO ATACAMA: NADE NO AZUL!
BICICLETA NO ATACAMA: PUKARA DE QUITOR ATÉ GARGANTA DO DIABO!
SALAR DE TARA

Você também pode gostar de:

12 Comments

viagenseviagenseviagens Maio 6, 2017 at 5:16 pm

Adorei saber mais desse passeio… Tinha muita expectativa sobre ele, mas já vi que realmente não compensa muito…

Reply
KEUL FORTES Maio 6, 2017 at 5:16 pm

Uma experiência única para quem adora o espaço! hahaha.. Adorei a foto espectativa x realidade. No final a única coisa que importa é o que você realmente viu. =)

Reply
Eloah Cristina Maio 6, 2017 at 5:35 pm

Uau! Quer experiência formidável.

Reply
Angie Maio 6, 2017 at 6:57 pm

soh q nao aheuae

Reply
deivsonsantana Maio 6, 2017 at 10:57 pm

O tour parece bem interessante para quem manja dos paraunes todos

Reply
Camila Lisbôa Maio 7, 2017 at 1:19 pm

Mano, nunca tinha visto ninguém falar mal desse tour, mas te entendo total (e esso é um dos motivos porque em 3x nunca fiz esse tour!)

Reply
Mapa na Mão Maio 7, 2017 at 5:32 pm

heheheheeh, to rindo do post, muito divertido, mas não das experiências desagradáveis, tá? Eu gosto destas coisas, mas talvez não valha mesmo a pena né. Não é tão barato para ser mal atendido, ter de voltar várias vezes para ver se vai dar liga e chegar lá e não ver tudo aquiiiiilo, rssss. Mas vale a experiência. Beijos.

Reply
rui batista Maio 7, 2017 at 6:21 pm

Pouca gente que viaja tem a frontalidade de dizer qual não gosta de uma coisa tanto quando era suposto 🙂 Estive no Atacama, mas não fiz o tour. Nem farei da próxima 🙂 bjkss e boas viagens…

Reply
Angie Maio 8, 2017 at 5:09 pm

tem que falar mesmo pra evitar as tretas dos leitores haueah!!

Reply
Fernanda Maio 8, 2017 at 9:40 am

Tenho o mesmo super problema: sou míope e vivo me f. nas viagens 🙁
Fui ao Atacama mas não fiz o tour, pois acredite se quiser, estava chovendo. Primeira chuva em não sei quantos anos. rs

Reply
Alessandra Maio 8, 2017 at 10:20 am

Adorei o post, quero muito conhecer o Atacama.

Reply
Deisy Rodrigues Maio 8, 2017 at 6:43 pm

Não ter concorrência é complicado, a empresa tá cagando pro cliente porque sabe que é a única opção, eu adoro tudo relacionando ao espaço então ficaria tentada por esse tour, mas agora já iria com a expectativa mais moderada.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: