Brasil

Viaduto 13: o (quase) mais alto do mundo!

posted by Angie Maio 13, 2015 1 Comment

O Viaduto 13 é o maior viaduto ferroviário das Américas e o segundo maior do mundo (só perde para o Mala Rijeka em Montenegro) com 143m de altura e 509 de extensão. Maaas até chegar lá, você passa por vários viadutos de concreto em meio à belas paisagens de fazendas e muito, muuuuuito verde.DCIM100GOPROGOPR1459.

O trajeto começa em Muçum no Rio Grande do Sul e foi chamado de Ferrovia do Trigo, a qual liga Roca Sales a Guaporé, construído pelo Exército durante a ditadura militar na década de 70. O viaduto 13 fica especificamente em Vespasiano Corrêa a 175km de Porto Alegre na RS 129. Guarde uns pilinhas para o pedágio….Agora onde começa e onde termina cada cidadezinha já e outra história.

Mas como chegar no Viaduto 13?

Vá para Muçum e de lá siga as placas! O caminho é estrada de chão, o rio segue ao lado da estrada e muitas plantações de soja e fumo durante o caminho..aqui e ali você avista um viaduto. O 13 não é tão pertinho como imagina, são 8km, então não crie expectativas e vá no início da tarde para não chegar lá tardão e perder um sol lindo! u.u Você saberá que é o viaduto 13 quando avistar várias tendas/lujinhas e muitos carros estacionados.
Viaduto 13 quase o mais alto do mundo! (1)
Aqui você tem duas opções: deixar o carro antes da ponte e subir 300 metros a pé, trocar umas figurinhas com a galera no caminho…ou subir tudo de carro, ignorar esse povo suado e chegar lá bem de boa, filé.

DCIM100GOPROG0581491.
Bem, agora que você chegou no viaduto 13, achou que altura era o problema??? HAAA meu caro leitor, o que pode te pegar de surpresa É UM FUCKING TREM que ainda passa ali! E não tem horário pra ele chegar, passa quando quer, tá nem aí.

trem chegando
Por isso o viaduto 13 é bem largo e tem até umas “sacadinhas”/ refúgios pra você ficar de boa, bem seguro e suave na nave…já os outros viadutos é faca na bota, se pendura na ponte mesmo gaudério véio!

Depois de admirar a paisagem é a hora de atravessar o tenebroso túnel de 350m de extensão. Se você quer realmente sentir um frio na espinha e ficar “alone in the dark” não ligue a lanterna do seu celular. Breu total e silêncio horripilante.

O único problema é que o túnel não é reto e você pode:

1. tropeçar/trupicar num dormente, cair de boca e quebrar os dentes
2. pisar nas valas próximas à parede, cair de boca e quebrar os dentes
3. cair sozinho por motivos sobrenaturais, cair de boca em um gambá/zurrilho MORTO, não quebrar os dentes e engolir uns pelos.
4. ter sorte na vida e assustar a galera que vem na direção contrária! EEEEE

tunel escuridão
E sim, o gambá não é zuera, acho que era um..mas sem cabeça estilo Stark. Após uns 5 minutos andando, ou mais, não se sabe, você pode perder a noção do tempo, há luz no final do túnel! Uma abertura para o mundo e possibilidade de mais fotos! O que importa na vida! auehaueha

DCIM100GOPROG0601537.
Se for amante das aventuras, aproveite para fazer rapel no viaduto mesmo ou caminhe pelo túnel da esquerda até encontrar a Cascata Subterrânea Garganta do Diabo!

Viaduto 13 quase o mais alto do mundo!
Partiu Viaduto 13!

Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja outros posts sobre o Rio Grande do Sul tchê!

Você também pode gostar de:

1 Comment

Me Leva Embora Estrada Afora Dezembro 22, 2016 at 7:10 pm

Esse lugar é muito massaaaaaaaaa!!! Ainda quero fazer a trilha completa. Mas, enquanto não dá, fui só no viaduto mesmo. Bjs, guria

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: