América do SulChile

Bicicleta no Atacama: Pukara de Quitor até Garganta do Diabo!

posted by Angie Janeiro 29, 2017 4 Comments

Já pensou subir numa bicicleta no Atacama e explorar a região de San Pedro de Atacama? Uma experiência beem diferente (e um pouco sofrida) para quem quer conhecer e viver San Pedro de Atacama! Dá o play no vídeo!

Bicicleta no Atacama: tour nos arredores de San Pedro

SAN PEDRO DE ATACAMA BICICLETA ALUGAR
Em vez de alugar uma bicicleta e sair por aí sem rumo, fizemos um tour guiado Pukara de Quitor e Catarpe com a empresa La Bicicleta Verde (a mesma empresa do free walking tour em San Pedro de Atacama e Bike na vinícola em Santiago). Foi super legal, pois já conhecíamos a guia Adrin, uma guria bem divertida e que manja dos paranauê.

Como o tour no Atacama é novo, a empresa ainda não tem as próprias bicicletas, então fomos até uma loja parceira escolher as mountain bikes! A grande diferença das bicicletas para as de Santiago é o banco, que as da capital eram excelentes, não doía a bunda e era de passeio mesmo.. Não sei se dariam muito certo no Atacama, pois o terreno é cheio de areia, pedra, buraco, rio…mas né, fomos com o que tinha e ficamos com dor na bunda (segundo o dono da loja super ~simpático~ “faz parte da experiência” -________- ).

Então era eu, o Jean, a Gabi do blog Estrangeira, a guia e a Tibúrcia, uma cadelinha guerreira que nos acompanhou durante todo o trajeto.

Veja também: ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!

tour de bicicleta no atacama cachorro

É importante passar muuuito protetor solar e levar bastante água, pois você cansa muito devido ao calor e também por não ter muita umidade no ar. Afinal é o Atacama!

Ruínas Pukará de Quitor

Já no início o primeiro desafio: passar um rio de bike! PQP já vi que ia me molhar inteira e cair na água com câmera e tudo!! Pedi a Odin pra dar tudo certo e passei suave já que não era fundo e me molhei pouco (a meia ficou molhada e esfregando contra a língua da bota e deu uma alergia depois -_-). Nesse caso, sugiro ir com um tênis levinho que seque rapidinho.

ruinas atacamenhas pukara de quitorAí paramos na estrada para ver Pukará de Quitor, uma antiga ruína dos Lickan Antay um antigo povo atacamenho (pukará = forte e Quitor = nome da comunidade). Nesse forte deu uma peleia forte com os espanhóis que só ganharam a batalha pois fizeram acordos/escravizaram os incas/quechuas. As ruínas ficam no topo de um morro, é possível subir lá se quiser e ver o sítio arqueológico com umas cabeças gigantes!

catarpe pukara de quitor tour atacama san pedro

Valle del Catarpe e Garganta del Diablo

Pedalamos bastante (uns 5km) até encontrar a próxima atração: o vale do Catarpe! Uma região mais verdinha devido aos rios e boa para agricultura (na medida do possível, já que é um deserto né!). Existem algumas casas aí na região, acredito que em torno de 5-8 famílias moram ainda aí. Pedalamos por outro riozinho (dessa vez tinha ponte, ufa), passamos por algumas árvores de chañar (uma avelã delícia que faz sorvete, contei mais no post O QUE COMER NO ATACAMA: RESTAURANTES BARATOS!) e chegamos na GARGANTA DEL DIABLO!!!

garganta del diablo atacama san pedro

Um lugar muuuito louco, cheio de rochas altas e uma estradinha que você sai pedalando faceira (mas não muito rápido se não bate a cabeça nas pedras! ahueaheua Só ver as tretas no vídeo). Esse trajeto é mais difícil pois tem subidinhas e descidas, sem falar que uma parte você desce da bike pra subir um pedaço. O lugar é beeem diferente e vale a pena conhecer. Faz parte da Cordillera de La Sal, a mesma do VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE NO ATACAMA.

No total pedalamos em torno de 15km em 2h. Eu cansei bastante devido ao sol e ao vento forte na volta (a tarde começa a ventar bastante no Atacama), sem falar que a altitude também prejudica o desempenho! Faça uma aclimatação antes de fazer este tour de bicicleta no Atacama!PUKARA DE QUITOR BICICLETA NO ATACAMA

Se você quer conhecer outros trajetos pra fazer de Bicicleta no Atacama, veja o post no blog o Melhor Mês do Ano

Mais informações sobre o tour de bicicleta no Atacama

Como o Tour Bicicleta no Atacama é novo, precisa reservar pelo site da La Bicicleta Verde ou email info@labicicletaverde.com. A duração é de 2 a 3 horas.

O Tour Bicicleta no Atacama foi uma cortesia da La Bicicleta Verde, porém todas as opiniões mostradas aqui são próprias e imparciais. A gente não engana os leitores do Apure Guria não, pode confiar 🙂

Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!viajar-barato-descontoReserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB

Veja mais posts do Atacama:

O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI
O QUE COMPRAR EM SAN PEDRO DE ATACAMA
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS: PERDIDOS NO DESERTO DO ATACAMA
GEYSERS DEL TATIO NO ATACAMA VALE A PENA?
SANTIAGO DE BICICLETA: PASSEIO NOS MERCADOS

Você também pode gostar de:

4 Comments

naiaraback2013 Fevereiro 1, 2017 at 1:06 pm

Guria!!! Que hilário esse teu passeio de bike. Quero muitooo <3 na próxima me leva junto na garupa?

Reply
Paula Oliveira Abud Fevereiro 2, 2017 at 10:20 am

O que mais gosto no Apure Guria são esses passeios mega legais, adoro andar de bike (apesar de não fazer isso há um bom tempo rsrs), acho que nunca vi ninguém postar passeios de bike no Atacama, agora sei que é possível 🙂 Adorei, Angie, não sei me pareceu mais acessível, apesar de cansativo, andar de bike por lugares assim é libertador né?
Beijos.

Reply
Angie Fevereiro 2, 2017 at 9:46 pm

simm com certeza!! o que mais cansa mesmo é o calor e o vento gelado, mas de resto foi tranquilo!

Reply
Edson Jr Fevereiro 4, 2017 at 12:52 pm

Que post legal! Nós também pegamos uma bicicleta e demos uma volta pelo Atacama, realmente é uma grande dica por lá.

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: