Argentina

Ruínas jesuítas de San Ignacio Mini na Argentina

posted by Angie Dezembro 11, 2014 0 comments

As Ruínas de San Ignácio Mini podem ser consideradas as mais fantásticas das 30 missões construídas nos territórios do Brasil (em São Miguel das Missões), da Argentina e do Paraguai. O complexo é Patrimônio da Unesco desde 1984. E é claro que eu tive que visitar, porque eu amo ruínas e coisas suuuuper antigas!

Ruínas jesuítas de San Ignacio Mini na Argentina (7)
Divando *-*

Como chegar em San Ignacio Mini na Argentina

De Puerto Iguazú até San Ignácio dá em torno de umas três horas de paisagens lindas, estrada boa e pouco movimento. O ideal é fazer uma parada rápida em El Dorado, mas bem rápida, porque a cidade é mehh, suja e esquisita.

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina mapa (9)

Mas de onde vem essas ruínas jesuítas de San Ignacio Mini?

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina (1)
Prova da Unesco!

Em 1610,durante o período de colonização espanhola, os jesuítas fundaram na região brasileira de Guayrá  a missão de San Ignacio Mini, a qual sofreu ataques de bandeirantes e mamelucos (portugueses caçadores de escravos). Os jesuítas tinham a missão de evangelizar os índios guaranis e eram contra à escravidão, o que incomodava a coroa espanhola e portuguesa. Somente San Ignacio e Nuestra Señora de Loreto “sobreviveram” a esses ataques. Aí, em 1632 se mudaram para a atual província de Misiones na Argentina e 1692 foi construída os muralhas, casas e etc. Em 1817 foi atacada pelos paraguaios que quase destruíram tudo, deixando as ruínas esquecidas até a década de 40, quando houve uma restauração no local.

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina
Panorama do interior da “igreja”.

As missões de San Ignacio Mini eram auto suficientes, tipo feudal,  e cada família possuía um espaço, ou seja, uma kitinete. As áreas de produção eram coletivas e havia uma área administrativa com uma hierarquia dentro das missões (chefes indígenas e padres). Outras áreas comuns: igreja, escola, cemitério, “cantina/cozinha”,  relógio de sol e o pátio. Se algum índio cometesse algum crime, tomava uma punição em área pública para servir de exemplo e depois era levado à prisão. Um pouco pior que o bullying do recreio na escola, tipo um chazão! brinks*

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina girandoo
RODAAAANDO RODAAAANDO

Assista o vídeo  RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

Os jesuítas aproveitaram a crença guarani de não fazer o mal para “impor” o “Caminho ao Paraíso” (o equivalente a Terra sem Mal, o destino de todos os guaranis). Assim, os índios ficavam sob a proteção das leis espanholas e de praxe o governo espanhol mantinha seu domínio na região já que havia uma expansão colonial portuguesa.

Alguns líderes indígenas concordaram em construir igrejas, as quais eram símbolos de proteção divina e jurídica, fortalecendo os laços com a Companhia de Jesus. Outros, só queriam saber de guerra, destruição, fogo e canibalismo. Sim, que se dane essa sociedade cristã.
Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina (6)

Quanto custa San Ignacio Mini na Argentina?

A entrada do parque custa 60 pesos argentinos e é válida das 7 ás 19h. Às 20h há uma apresentação, um espetáculo de som e imagem refletida em “vapor dágua”. Uma sobreposição de vídeo no ambiente, tipo pseudohologramas, em todo o percurso que parecem assombrações contam a história do local. Se não me engano custa 80 pesos.

O passeio com guia é bom, porém tivemos dificuldade de entender perfeitamente o que ele dizia, pois são guias voluntários membros de uma organização de pessoas que já tiveram AVC (sem zuera).
san ignacio mini argentina
E além do mais, pegamos uma mulher chata super pentelha no grupo que ficou acusando os jesuítas de demônios e etc, quis discutir com o guia e não tivemos paciência pra acompanhar todo o trajeto.

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina (4)
Entrada do museu! Bem pequeninho com algumas coisas interessantes.

Ruínas jesuítas de San Ignacio Mini na Argentina (5)
Cemitério!!!

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina kitinetes
Vista das kitinetes! Há uma marca de porta na entrada, nada de cortininha!

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina (2)
A entrada da igreja é perfeita para fotos sensacionais em San Ignacio Mini <3

Ruínas jesuítas de San Ignacio Mini na Argentina (3)
Tô te dizendo. Don’t mess with us!

ACONSELHO FORTEMENTE A LEVAR UM REPELENTE!

Butucas do mal super venenosas do capiroto que deixaram meu corpo inchado, do tipo que doía pra andar! Só fui me recuperar uns 3 dias depois quando vim pro Brasil e passei Fenergan 🙂

pernilongos fuuu
SOCORROOOOO

Ruínas jesuítas de San Ignácio Mini na Argentina (8)
Espantada com tantos detalhes de San Ignacio Mini! Conheça mais sobre todas as ruínas jesuítas no site da UNESCO!

Gostou de San Ignacio Mini??? Comente!!!

viajar-barato-descontoViaje tranquilo com o Apure Guria! Conheça nossos parceiros e ainda ajude o blog sem pagar nada a mais por isso <3

Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB

Leia também:

MITANDO NO AVENTURA NÁUTICA NAS CATARATAS DO IGUAZÚ

CURITIBA À PATAGÔNIA: A ODISSÉIA EM BUSCA DE SI MESMO

AS CATARATAS NO PARQUE NACIONAL IGUAZÚ NA ARGENTINA

Você também pode gostar de:

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: